Página 316 de 454

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Ter Mai 24, 2016 10:51 pm
por Marechal-do-ar
gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 12:34 am
por gabriel219
Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...
Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).

Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.

Abs

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 7:50 am
por Marechal-do-ar
Mas, mesmo o Havoc tem mais espaço interno que o Guarani, o que estou querendo dizer é que não é uma escolha entre proteção e espaço interno, mas de definir bem o espaço interno necessário para dimensionar o veículo de acordo, essa questão do espaço interno no Guarani não existiria se ele fosse 1 metro mais longo.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 8:13 am
por gabriel219
Mas o Havoc é maior e mais largo que o Guarani. Não é só colocar mais um eixo, é alongar o Guarani.

É como eu disse, conservadorismo. Lembro ainda que o Urutu III, como era chamado o Guarani em seu projeto conceitual, era 8x8 e quiseram mudar...

Abs

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 10:43 am
por FCarvalho
Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg

Na verdade acho até que esta será uma evolução natural do projeto. Mas não agora, não agora.

abs.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 10:48 am
por Wingate
Sem qualquer intenção de ironia, não seria mais fácil (e mais barato) tentar "adaptar o tamanho da mochila e os apetrechos" ao espaço do veículo do que modificar o veículo para acomodar toda a tralha?

Desculpem-me pela pergunta de leigo....

Wingate

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 2:12 pm
por Clermont
FCarvalho escreveu:Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.
Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?

1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 3:38 pm
por Túlio
Clermont escreveu: Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?

1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?

Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):

http://orkut.google.com/c210762-t11c8879b19254b0d.html

Para fazer um 8x8 (citado no link que apontei acima) sairia uma baba, não tem como converter simplesmente os 6x6 existentes, seria necessário um amplo, longo e caro reprojeto. Mais simples seria passar logo à aquisição da VTR na qual é baseado, ou seja, o SuperAV, que custa algo em torno de USD 2 a 2,5 mi.

Outro texto tri é do Professor Expedito (forista ECSB no DB), link abaixo:

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... x6e8x8.pdf

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 3:56 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).

Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.

Abs

Nas verdade o Guarani ficou "pronto" tão rápido porque não é mais do que uma adaptação da versão 6x6 do SuperAV (notar que havia 3 versões desta VTR, uma delas o então chamado SuperAV APC 6X6, que atualmente é chamado, após algumas modificações, de...GUARANI.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 5:31 pm
por Clermont
Túlio escreveu:Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):
Valeu, Túlio.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 6:27 pm
por Marechal-do-ar
Calma ai Túlio, nas discussões sobre um possível Guarani 8x8 você sempre foi o primeiro a dizer sobre o custo de desenvolvimento, e agora diz que o Guarani é uma versão 6x6 do SuperAV? Se há custos em transformar um 6x6 em 8x8 também há custos em fazer o contrário, então, o 8x8 já exista, pagamos extra pelo 6x6? E pagaríamos de novo para reverter para 8x8?

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 7:13 pm
por gabriel219
Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.

Abs

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 7:34 pm
por Reginaldo Bacchi
gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.

Abs
Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.

Bacchi

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 7:42 pm
por FCarvalho
Desculpem, mas, ninguém em sã consciência converte um bldo 6x6 em 8x8. É mais simples e lógico comprar ou desenvolver um 8 x 8 do mesmo.

Se o Guarani 6x6 anda na faixa dos RS 3 milhões, podemos supor que um 8 x 8 custe em torno de uns RS 4 a 5 milhões. Isto se falando em custos iniciais de produção, com os lotes de pré-produção e LED. Quando da linha instalada, e supondo que possam ser encomendados em maiores quantidades, por lotes subsequentes, talvez o preço final até se aproximasse do 6X6.

Ainda sou de opinião que um VBTP 8x8 Guarani seria a melhor opção para a cavalaria mec e blda, e deixa a inf mec com os 6X6. Isto também valeria para as versões VBR do bldo. Comercialmente isto seria muito bom para exportações e para o próprio EB que ganharia uns trocados com isso.

Mas o EB não trabalha nesta perspectiva. Trabalha com o que dá, com o que tem, e principalmente, com o que pode.

abs.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Qua Mai 25, 2016 7:50 pm
por gabriel219
Reginaldo Bacchi escreveu:
gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.

Abs
Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.

Bacchi
Também concordo com isso, mas ele teve uma certa inspiração do SuperAV. E isso não é algo ruim, pois colocaram no Guarani justamente soluções que se viram melhores que no SuperAV e considero o Guarani superior a ele e a muita coisa por ai no mundo e não é falta de espaço interno para carga que vai me fazer pensar diferente.

Disse e reitero, se pra ser VBTP tem que carregar muita carga, fecha a fábrica e compra caminhões.

Ou poderíamos ter feito em 8X8, mais longo, mas lembremos do Boxer e de outros 8x8 que tem menor proteção que o Guarani e ainda menos espaço (não estou falando do Boxer), mas ainda assim são usados e muito bem pelos seus respectivos países.

Abs