morcego escreveu:Bem, será mesmo que não da pra operar RAFALE FULL no A-12?
Caro Morcego-santista-mas-que-é-corinthiano,
Nem no NAe R91 Charles de Gaulle o Rafale M F2 pode operar full ! Aliás, vários caças embarcados não podem operar com capacidade completa devido às limitações de pouso e decolagem em pista curta, acelerações elevadas no pouso e decolagem, etc. Isso é válido para aviões embarcados dos EUA, etc.
Sendo mais direto, o Rafale M F2 opera até 22,2 ton. no R91 CdG, isso ocorreu em meados de 2007, quando um Rafale decolou com configuração de reabastecimento em vôo para outros caças (Super Etendard) : 4 tanques externos de 2.000 l cada, pod de reabastecimento no pilone central, totalizando 10 ton. de combustível interno e externo. Há também configurações pesadas de ataque como 6 bombas inteligentes AASM de 250 kg e tanques externos de 2.000 l, mais uns 4/6 mísseis ar-ar MICA. Outra é um Scalp ou Exocet central, 2 tanques externos de 1.250 ou 2.000 l e mísseis ar-ar.
Para operações não embarcadas, o Rafale pode operar com peso máximo de 24.500 kg : 2 Scalps, 3 tanques externos, etc.
Ah, o Rafale cabe sim nos elevadores do A-12 São Paulo : um elevador lateral de popa com 16m x 11m (15 ton.), outro na proa central com 17m x 13m (15 ton.). Isso permite levar o Rafale M para o convôo como em todo NAe : desarmado por razões de segurança (há elevadores específicos para levar armamento para o convôo). O Rafale tem 10,80 m x 15,27 m, cabendo em ambos elevadores. No elevador lateral pode ou não ficar com parte para fora pegando brisa... vide foto abaixo :
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/photo18.htm
onde se verifica que o elevador da popa tem 11m na extensão perpendicular ao eixo do A-12, portanto aviões grandes podem ficar com deriva para fora, etc.
Citando um texto meu de meados de 2006 :
" Ora, vejamos sobre o Rafale M :
- o peso vazio é de 9,8-9,9 ton.;
- peso máximo de 21,4 ton. (* agora é 22,2 ton. *) para catapultagem menor do que as 24,5 ton. máximas do Rafale B/C da Armée de l'Air - AdlA);
- peso máximo de 15,7 ton. para pouso em porta-aviões;
- 4,1 ton. de combustível interno máximo;
- há fotos dele operando no R99 Foch com tanques externos, se estavam cheios ou não é uma questão em aberto;
- eu li há um tempo atrás num site (que perdi...) que os testes do Rafale M no R99 Foch chegaram a usar 3 tanques externos (se eram 3 x 1.300 l ou 1 x 2.000 l + 2 x 1.300 l, eu não sei) e mísseis ar-ar.
Minha opinião é que :
- o Rafale M F1 seria operado no R99 Foch com configuração sempre até 20 ton. na decolagem, na maior parte das vezes menos, com 14 ton. (peso vazio+máx. comb. interno) + 1 ton. de mísseis ar-ar (uns 6 Mica) para configuração externa limpa com 15 ton. total, ou umas 18 ton. totais com mais 2 tanques externos;
- com 20 ton., daria sim para ter uma configuração ar-superfície com 6 ton. de cargas externas repartidas entre combustível externo e armamento (ar-ar e ar-superfície), o que digamos supera em muito todos os aviões da FAB. Uma configuração típica seria 4 Mica, 2 tanques de 1.300 l e um AM-39, totalizando umas 18 ton.;
- o PAN R91 Charles de Gaulle tem catapultas de 22 ton. e 75 m de trilhos (versus 20 ton. e 50 m no A-12), assim pode aproveitar melhor a capacidade do Rafale M. O A-12 São Paulo sub-utilizaria o Rafale M em pelo menos 2 ton. a menos."
Abraços,
Roberto