NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4666 Mensagem por orestespf » Dom Nov 11, 2007 2:02 pm

rcolistete escreveu:
Skyway escreveu:
Visite mesmo, vale mesmo apena conversar com Expedito, muito produtivas. :D

Terei que ficar alguns dias por lá : conversar com o Orestes (gravando a conversa para depois fazer o relatório de NNN páginas que será postado no fórum DB, será o 1o tópico que na 1a mensagem terá mais de 100 páginas... ;-) ), com o Expedito Bastos (conheci na LAAD 2007, eu fiquei de "bicão" no setor de imprensa comendo biscoito, tomando suco e conversando com a turma, eheheheh), o pessoal de Física da UFJF e, last but not least, a mulherada de Juíz de Fora, que ninguém é de ferro, pows !

[]s, Roberto

Não sou "nativo" de JF, então falo de forma "imparcial": as mulheradas... Hummm Não conheço um lugar tão privilegiado assim, é de doer, putz!!! :D :D :D :D

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#4667 Mensagem por Beronha » Dom Nov 11, 2007 3:17 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:
rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:Apesar de ter condições plenas para ser um professor (ele é de fato), o Expedito não é professor da UFJF, ocupa o cargo de técnico administrativo. Porém suas qualidades transcendem tanto que ele foi colocado no grupo de Pesquisadores da UFJF (mais do que possível). Talvez seja um dos Pesquisadores que mais publica nesta universidade, tem trabalhos em várias revistas especializadas, inclusive várias internacionais. Goza de prestígio no exterior, onde já realizou várias visitas a convite.

Abraços,

Orestes

Incrível, uma universidade brasileira que dá espaço para um pesquisador em função do que ele faz realmente, não seus títulos, posição funcional (prof. titular, etc) ! Ohhh, meritocracia ! Orestes, +1 ponto para eu visitar a UFJF...

[]s, Roberto

Obs.: não estou sendo irônico.

Você o conhece pessoalmente, Skyway? Se não, dá um pulo aqui em JF, minha humilde casa o acolherá, será um prazer. Podemos conversar com ele pessoalmente, tem mais gente interessante no grupo.

Abraços,

Orestes

pows , se for ter um churrasco eu faço , sei fazer um costelão de frango no fogo de chao , bao demais... :lol: :lol:

e o professor benedito vai ter de me explicar sobre o A1 , ah vai...

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#4668 Mensagem por Morcego » Dom Nov 11, 2007 3:19 pm

Beronha escreveu:
orestespf escreveu:
Skyway escreveu:
rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:Apesar de ter condições plenas para ser um professor (ele é de fato), o Expedito não é professor da UFJF, ocupa o cargo de técnico administrativo. Porém suas qualidades transcendem tanto que ele foi colocado no grupo de Pesquisadores da UFJF (mais do que possível). Talvez seja um dos Pesquisadores que mais publica nesta universidade, tem trabalhos em várias revistas especializadas, inclusive várias internacionais. Goza de prestígio no exterior, onde já realizou várias visitas a convite.

Abraços,

Orestes

Incrível, uma universidade brasileira que dá espaço para um pesquisador em função do que ele faz realmente, não seus títulos, posição funcional (prof. titular, etc) ! Ohhh, meritocracia ! Orestes, +1 ponto para eu visitar a UFJF...

[]s, Roberto

Você o conhece pessoalmente, Skyway? Se não, dá um pulo aqui em JF, minha humilde casa o acolherá, será um prazer. Podemos conversar com ele pessoalmente, tem mais gente interessante no grupo.

Abraços,

Orestes

pows , se for ter um churrasco eu faço , sei fazer um costelão de frango no fogo de chao , bao demais... :lol: :lol:

Povo apaixonado HEAHEAH.

Junker
Sênior
Sênior

#4669 Mensagem por Junker » Dom Nov 11, 2007 3:55 pm

O Brasil se arma
A América Latina entra numa corrida armamentista, na maior movimentação militar desde a época das ditaduras, e o ministro Nelson Jobim diz que "se alguém entrar no espaço brasileiro vai ter problemas"

Artigo completo:

http://www.terra.com.br/cgi-bin/index_f ... 6195-1.htm

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#4670 Mensagem por Morcego » Dom Nov 11, 2007 4:00 pm

Junker escreveu:O Brasil se arma
A América Latina entra numa corrida armamentista, na maior movimentação militar desde a época das ditaduras, e o ministro Nelson Jobim diz que "se alguém entrar no espaço brasileiro vai ter problemas"

Artigo completo:

Bem, será mesmo que não da pra operar RAFALE FULL no A-12?

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#4671 Mensagem por Sniper » Dom Nov 11, 2007 4:02 pm

morcego escreveu:
Junker escreveu:O Brasil se arma

Artigo completo:

Bem, será mesmo que não da pra operar RAFALE FULL no A-12?

Pergunte ao Túlio, o mais novo defensor do Rafale! [009]

O Rafale pode operar Full sem problemas no São PAulo.

Pode-se fazer algumas alterações, pequenas, tipo uma Sky Jump e uma guaribada na catapulta para dar uma melhor margem, uma sobra. :wink:

Imagem
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#4672 Mensagem por Skyway » Dom Nov 11, 2007 4:05 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:
rcolistete escreveu:

Abraços,

Orestes

[]s, Roberto

Abraços,

Orestes

Conheco sim Orestes.

Agradeço o convite, mas não tenho mais a disponibilidade para viagens como eu tinha antes, agora só Rio-Brasília. :?

AD ASTRA PER ASPERA
rcolistete
Sênior
Sênior

#4673 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 11, 2007 5:24 pm

morcego escreveu:Bem, será mesmo que não da pra operar RAFALE FULL no A-12?

Caro Morcego-santista-mas-que-é-corinthiano,

Nem no NAe R91 Charles de Gaulle o Rafale M F2 pode operar full ! Aliás, vários caças embarcados não podem operar com capacidade completa devido às limitações de pouso e decolagem em pista curta, acelerações elevadas no pouso e decolagem, etc. Isso é válido para aviões embarcados dos EUA, etc.

Sendo mais direto, o Rafale M F2 opera até 22,2 ton. no R91 CdG, isso ocorreu em meados de 2007, quando um Rafale decolou com configuração de reabastecimento em vôo para outros caças (Super Etendard) : 4 tanques externos de 2.000 l cada, pod de reabastecimento no pilone central, totalizando 10 ton. de combustível interno e externo. Há também configurações pesadas de ataque como 6 bombas inteligentes AASM de 250 kg e tanques externos de 2.000 l, mais uns 4/6 mísseis ar-ar MICA. Outra é um Scalp ou Exocet central, 2 tanques externos de 1.250 ou 2.000 l e mísseis ar-ar.

Para operações não embarcadas, o Rafale pode operar com peso máximo de 24.500 kg : 2 Scalps, 3 tanques externos, etc.

Ah, o Rafale cabe sim nos elevadores do A-12 São Paulo : um elevador lateral de popa com 16m x 11m (15 ton.), outro na proa central com 17m x 13m (15 ton.). Isso permite levar o Rafale M para o convôo como em todo NAe : desarmado por razões de segurança (há elevadores específicos para levar armamento para o convôo). O Rafale tem 10,80 m x 15,27 m, cabendo em ambos elevadores. No elevador lateral pode ou não ficar com parte para fora pegando brisa... vide foto abaixo :

http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/photo18.htm

onde se verifica que o elevador da popa tem 11m na extensão perpendicular ao eixo do A-12, portanto aviões grandes podem ficar com deriva para fora, etc.

Citando um texto meu de meados de 2006 :

" Ora, vejamos sobre o Rafale M :

- o peso vazio é de 9,8-9,9 ton.;
- peso máximo de 21,4 ton. (* agora é 22,2 ton. *) para catapultagem menor do que as 24,5 ton. máximas do Rafale B/C da Armée de l'Air - AdlA);
- peso máximo de 15,7 ton. para pouso em porta-aviões;
- 4,1 ton. de combustível interno máximo;
- há fotos dele operando no R99 Foch com tanques externos, se estavam cheios ou não é uma questão em aberto;
- eu li há um tempo atrás num site (que perdi...) que os testes do Rafale M no R99 Foch chegaram a usar 3 tanques externos (se eram 3 x 1.300 l ou 1 x 2.000 l + 2 x 1.300 l, eu não sei) e mísseis ar-ar.

Minha opinião é que :

- o Rafale M F1 seria operado no R99 Foch com configuração sempre até 20 ton. na decolagem, na maior parte das vezes menos, com 14 ton. (peso vazio+máx. comb. interno) + 1 ton. de mísseis ar-ar (uns 6 Mica) para configuração externa limpa com 15 ton. total, ou umas 18 ton. totais com mais 2 tanques externos;

- com 20 ton., daria sim para ter uma configuração ar-superfície com 6 ton. de cargas externas repartidas entre combustível externo e armamento (ar-ar e ar-superfície), o que digamos supera em muito todos os aviões da FAB. Uma configuração típica seria 4 Mica, 2 tanques de 1.300 l e um AM-39, totalizando umas 18 ton.;

- o PAN R91 Charles de Gaulle tem catapultas de 22 ton. e 75 m de trilhos (versus 20 ton. e 50 m no A-12), assim pode aproveitar melhor a capacidade do Rafale M. O A-12 São Paulo sub-utilizaria o Rafale M em pelo menos 2 ton. a menos."

Abraços,

Roberto

Editado pela última vez por rcolistete em Dom Nov 11, 2007 5:31 pm, em um total de 3 vezes.
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#4674 Mensagem por Morcego » Dom Nov 11, 2007 5:27 pm

Obrigado Roberto, só um detalhe EU SOU CORINTIANO ehahe.

Tigershark
Sênior
Sênior

#4675 Mensagem por Tigershark » Dom Nov 11, 2007 7:09 pm

rcolistete escreveu:
morcego escreveu:Bem, será mesmo que não da pra operar RAFALE FULL no A-12?

Caro Morcego-santista-mas-que-é-corinthiano,

Nem no NAe R91 Charles de Gaulle o Rafale M F2 pode operar full ! Aliás, vários caças embarcados não podem operar com capacidade completa devido às limitações de pouso e decolagem em pista curta, acelerações elevadas no pouso e decolagem, etc. Isso é válido para aviões embarcados dos EUA, etc.

Sendo mais direto, o Rafale M F2 opera até 22,2 ton. no R91 CdG, isso ocorreu em meados de 2007, quando um Rafale decolou com configuração de reabastecimento em vôo para outros caças (Super Etendard) : 4 tanques externos de 2.000 l cada, pod de reabastecimento no pilone central, totalizando 10 ton. de combustível interno e externo. Há também configurações pesadas de ataque como 6 bombas inteligentes AASM de 250 kg e tanques externos de 2.000 l, mais uns 4/6 mísseis ar-ar MICA. Outra é um Scalp ou Exocet central, 2 tanques externos de 1.250 ou 2.000 l e mísseis ar-ar.

Para operações não embarcadas, o Rafale pode operar com peso máximo de 24.500 kg : 2 Scalps, 3 tanques externos, etc.

Ah, o Rafale cabe sim nos elevadores do A-12 São Paulo : um elevador lateral de popa com 16m x 11m (15 ton.), outro na proa central com 17m x 13m (15 ton.). Isso permite levar o Rafale M para o convôo como em todo NAe : desarmado por razões de segurança (há elevadores específicos para levar armamento para o convôo). O Rafale tem 10,80 m x 15,27 m, cabendo em ambos elevadores. No elevador lateral pode ou não ficar com parte para fora pegando brisa... vide foto abaixo :

http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/photo18.htm

onde se verifica que o elevador da popa tem 11m na extensão perpendicular ao eixo do A-12, portanto aviões grandes podem ficar com deriva para fora, etc.

Citando um texto meu de meados de 2006 :

" Ora, vejamos sobre o Rafale M :

- o peso vazio é de 9,8-9,9 ton.;
- peso máximo de 21,4 ton. (* agora é 22,2 ton. *) para catapultagem menor do que as 24,5 ton. máximas do Rafale B/C da Armée de l'Air - AdlA);
- peso máximo de 15,7 ton. para pouso em porta-aviões;
- 4,1 ton. de combustível interno máximo;
- há fotos dele operando no R99 Foch com tanques externos, se estavam cheios ou não é uma questão em aberto;
- eu li há um tempo atrás num site (que perdi...) que os testes do Rafale M no R99 Foch chegaram a usar 3 tanques externos (se eram 3 x 1.300 l ou 1 x 2.000 l + 2 x 1.300 l, eu não sei) e mísseis ar-ar.

Minha opinião é que :

- o Rafale M F1 seria operado no R99 Foch com configuração sempre até 20 ton. na decolagem, na maior parte das vezes menos, com 14 ton. (peso vazio+máx. comb. interno) + 1 ton. de mísseis ar-ar (uns 6 Mica) para configuração externa limpa com 15 ton. total, ou umas 18 ton. totais com mais 2 tanques externos;

- com 20 ton., daria sim para ter uma configuração ar-superfície com 6 ton. de cargas externas repartidas entre combustível externo e armamento (ar-ar e ar-superfície), o que digamos supera em muito todos os aviões da FAB. Uma configuração típica seria 4 Mica, 2 tanques de 1.300 l e um AM-39, totalizando umas 18 ton.;

- o PAN R91 Charles de Gaulle tem catapultas de 22 ton. e 75 m de trilhos (versus 20 ton. e 50 m no A-12), assim pode aproveitar melhor a capacidade do Rafale M. O A-12 São Paulo sub-utilizaria o Rafale M em pelo menos 2 ton. a menos."

Abraços,

Roberto

Roberto,

Em outro post,creio que no Naval, perguntei se não seria possível operar eo Rafale no A-12,e me responderam que não daria,porque os elevadores não caberiam,que ele não poderia ficar ao relento no convôo,que as catapultas não teriam capacidade,etc.Em suma,diante desta sua análise,o que seria melhor,um Rafale M meia -boca ou um F-18?As tonelagens não são similares em modo full?

orestespf
Sênior
Sênior

#4676 Mensagem por orestespf » Dom Nov 11, 2007 7:18 pm

Beronha escreveu:
orestespf escreveu:
Skyway escreveu:
rcolistete escreveu:

Abraços,

Orestes

[]s, Roberto

Abraços,

Orestes

Já está convidado, mas troque a carne, se vier costelão de frango vão dizer por aí que os russos lhe subornaram também. :D :D :twisted: :twisted: :twisted:

orestespf
Sênior
Sênior

#4677 Mensagem por orestespf » Dom Nov 11, 2007 7:20 pm

Skyway escreveu:
orestespf escreveu:
Skyway escreveu:
rcolistete escreveu:

Abraços,

Orestes

[]s, Roberto

Abraços,

Orestes

Conheco sim Orestes.

Agradeço o convite, mas não tenho mais a disponibilidade para viagens como eu tinha antes, agora só Rio-Brasília. :?

Fico feliz por conhecer pessoalmente uma grande pessoa como o Expedito, mas triste pela ocupação o impedir de aparecer em JF. Oportunidades não faltarão.

Abraços,

Orestes

rcolistete
Sênior
Sênior

#4678 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 11, 2007 8:15 pm

Tigershark escreveu:
Roberto,

Em outro post,creio que no Naval, perguntei se não seria possível operar eo Rafale no A-12,e me responderam que não daria,porque os elevadores não caberiam,que ele não poderia ficar ao relento no convôo,que as catapultas não teriam capacidade,etc.Em suma,diante desta sua análise,o que seria melhor,um Rafale M meia -boca ou um F-18?As tonelagens não são similares em modo full?

Olá Tigershark,

Os dados que citei são públicos. O Rafale M não pode ser operado no A-12 São Paulo tal como é operado no R91 Charles de Gaulle, porém ainda assim teria capacidade de carga externa apreciável, tal como listei acima.

O que alguém pode insinuar é que a capacidade atual da catapulta, elevadores, etc, do A-12 é pior do que a capacidade nominal. Mas essa informação não é pública e ao que parece o A-12 saiu da reforma 100%.

O F/A-18 A/B tem peso menor do que o Rafale M (bem próximo, na verdade), se não me engano. Além disso, como é usado e mais antigo, seria mais barato. Por isso acho mais provável a Marinha Brasileira escolher F/A-18 A/B modernizados, por questões de custos.

[]s, Roberto

PRick

#4679 Mensagem por PRick » Dom Nov 11, 2007 9:11 pm

rcolistete escreveu:
Tigershark escreveu:
Roberto,

Olá Tigershark,

Os dados que citei são públicos. O Rafale M não pode ser operado no A-12 São Paulo tal como é operado no R91 Charles de Gaulle, porém ainda assim teria capacidade de carga externa apreciável, tal como listei acima.

O que alguém pode insinuar é que a capacidade atual da catapulta, elevadores, etc, do A-12 é pior do que a capacidade nominal. Mas essa informação não é pública e ao que parece o A-12 saiu da reforma 100%.

O F/A-18 A/B tem peso menor do que o Rafale M (bem próximo, na verdade), se não me engano. Além disso, como é usado e mais antigo, seria mais barato. Por isso acho mais provável a Marinha Brasileira escolher F/A-18 A/B modernizados, por questões de custos.

[]s, Roberto

Não podemos esquecer que o Rafale será o F-3, com uma turbina ainda mais potente, quanto aos F-18A o custo é menor, mas será que os EUA vão liberar os AIM-120 só para a MB.

Um Rafale F-3 M, com Meteor será muito superior aos F-18, com AIM-120B ou C-5 por exemplo. Mas sem dúvida a compra dos Rafinhas pela MB terá que ser uma decisão de governo, dado os gastos adicionais.

Por sinal, quem se lembra deste vídeo, dá para ver a facilidade e a sobra de potência dos Rafinhas, e o F-3 será melhor. :wink:

http://br.youtube.com/watch?v=Bcwahy_n4dM

[ ]´s

rcolistete
Sênior
Sênior

#4680 Mensagem por rcolistete » Dom Nov 11, 2007 9:54 pm

PRick escreveu:Não podemos esquecer que o Rafale será o F-3, com uma turbina ainda mais potente, quanto aos F-18A o custo é menor, mas será que os EUA vão liberar os AIM-120 só para a MB.

Prick, não vi nenhuma confirmação oficial que o motor M88-2 do Rafale F3 ou mesmo pós-F3 ("road map") será diferente do F1 e F2. Isso era dito há alguns anos mas a França mudou de planos e alguns sites, revistas e livros mais antigos ainda relatam tal M88-3 para o Rafale F3, o que é um erro.

A versão mais nova, M88-2E4 (etapa 4) oferece menores consumo de combustível e custo de operação, com maior durabilidade para partes críticas do motor, e está sendo usada nos Rafale F1, F2 e será nos Rafale F3. Os avanços M88-3 foram parcialmente absorvidos no M88-2E4.

Pelo menos é isso o que está sendo divulgado de 2005 para cá.

[]s, Roberto

Responder