Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Anderson TR
Sênior
Sênior

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4651 Mensagem por Anderson TR » Sex Mai 15, 2009 4:40 pm

A RÚSSIA TERÁ UM HELICÓPTERO SUPERVELOZ
Imagem

Na Rússia foi iniciada a criação do helicóptero superveloz do futuro. O diretor da Corporação Industrial Unida “Oboronprom” Andrei Réus deu esta informação numa conferência de imprensa em Moscou. A projeção e produção de primeiros exemplares desta aeronave vão levar cerca de sete anos.
Trata-se, na realidade, da aeronave da nova geração, com características totalmente diferentes, — ressalta Andrei Réus.
- Todas companhias aéreas do mundo estão empenhadas em resolver o problema de aumento da velocidade dos helicópteros. É preciso elevá-la a 500 – 550 quilômetros horários. Uma velocidade mais alta altera radicalmente as características destas aeronaves e a sua capacidade de transportar cargas e passageiros. E quem for o primeiro a ocupar este nicho, vai obter uma certa prioridade neste setor.
A companhia “Helicópteros da Rússia” já deu início à criação destas aeronaves. Os dois maiores gabinetes de projetos “Kamov” e “Mil” apresentaram as suas idéias, propostas e projetos. Está progredindo o processo de determinação do aspecto do helicóptero e das suas características. Os projetistas russos encontram-se mais ou menos na mesma fase que os seus concorrentes estrangeiros das companhias “Eurocopter” e “Sikorski”. Agora ambos os gabinetes de projeto estão empenhados na elaboração de dois projetos – helicóptero com capacidade de 8 – 10 toneladas de carga e de 15 toneladas. Depois do respectivo estudo será escolhido um projeto – piloto, na base do qual será criado um veículo real. O helicóptero veloz é apenas uma das prioridades de desenvolvimento da indústria de helicópteros, que, falando a propósito, quase não sentiu a influência da crise. O número de pedidos neste setor não diminui – varia apenas o volume de créditos concedidos. De acordo com as estimativas de peritos, um ramo é considerado competitivo desde que no mínimo 10% da sua produção seja fornecida para a exportação. Este índice da companhia – holding “Helicópteros da Rússia”, que congrega os maiores gabinetes de projeto e empresas produtoras, é bem mais alto, chegando agora a 70%. Fala Andrei Réus.
- Não pretendemos perder as nossas posições nos mercados estrangeiros, trabalhamos de uma forma especialmente ativa nos mercados da Índia, China e Arábia Saudita. Temos em vista fazer que as nossas aeronaves voem também na Europa. Ao todo, temos mantido relações comerciais com quarenta países do mundo, as nossas aeronaves voam em mais de 80 Estados. Companhias russas têm vários projetos, relacionados à modernização. Importa-nos saber como funciona este parque de nossas aeronaves, que voam pelo mundo inteiro.
Uma obra prima da indústria russa de helicópteros é o helicóptero médio Mi-8, — já foram produzidos mais de 9 mil exemplares desta aeronave. Esta aeronave é utilizada em mais de 50 países. Uma particularidade deste helicóptero é que ele pode trabalhar nas regiões montanhosas. É esta uma das causas da sua longevidade. Até a CIA dos EUA teve que alugar vários Mi-8 para operações no Afeganistão. Agora está sendo realizado um programa de modernização profunda do helicóptero – o novo Mi-8 terá cabine feita só de vidro. Esta aeronave vai corresponder a realizações mais modernas na esfera de aviônica.

http://www.ruvr.ru/main.php?lng=prt&q=6 ... 15.05.2009
15.05.2009

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#4652 Mensagem por Piffer » Sex Mai 15, 2009 7:44 pm

Cabine de vidro é glass cockpit, não?

E helis voando a 300 kt é meio forçar a barra não? Para chegar a isso, tem que deixar de ser um helicóptero puro.

Abraços,

Carpe noctem!
Carlos Mathias

#4653 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 15, 2009 8:08 pm

Mas acho que é por aí mesmo Piffer, alguma coisa híbrida.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4654 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 15, 2009 8:10 pm

Mas é esse daí da maquete?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 415 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#4655 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mai 15, 2009 8:17 pm

:shock:

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Piffer
Sênior
Sênior

#4656 Mensagem por Piffer » Sex Mai 15, 2009 8:18 pm

A velocidade do helicóptero é limitada pela dissimetria lateral de sustentação. É um batente aerodinâmico; chega uma hora que não adianta mais botar motor e transmissão, que o bicho desmonta em voo.

Carpe noctem!
Carlos Mathias

#4657 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 15, 2009 9:26 pm

Já vi um desenho de um com pequenas asas laterais e com empuxo a jato. Depois de X velocidade, o rotor para e fica sustentado pelas tais asinhas.
E antes que falem que isso é sonho dos comunistas, é um desenho americano, acho que da Boeing.

Piffer
Sênior
Sênior

#4658 Mensagem por Piffer » Sex Mai 15, 2009 9:40 pm

Pois é... Eu vi isso também. Mas acho bem mais viável um tilt-rotor, como o V-22 do que algo assim. Rotor parado é um trambolho que dá arrasto, dissimetria e mais um monte de coisas ruins imagináveis apenas pelos engenheiros.

Carpe noctem!
Jacobs
Sênior
Sênior

#4659 Mensagem por Jacobs » Sex Mai 15, 2009 10:10 pm

O missil anti-tanque do Mi-35 é o mesmo do Ka-50, que cai em espiral?

Imagem
Piffer
Sênior
Sênior

#4660 Mensagem por Piffer » Sex Mai 15, 2009 10:17 pm

Todos os mísseis Beam-rider tem uma trajetória mais ou menos em espiral. A do Vikhr é mais nítida que na maioria dos outros.

Se não me engano, o Vikhr só é disparado pelo Ka-50/52 e pelo Su-25/39. Alguém confirma?

Carpe noctem!
Junker
Sênior
Sênior

#4661 Mensagem por Junker » Sex Mai 15, 2009 10:29 pm

E aquele tal de 'X2 LTH' da Sikorsky? Não seria igual a esse russo aí?

viewtopic.php?p=4885035#p4885035

papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#4662 Mensagem por papagaio » Sáb Mai 16, 2009 12:51 pm

Eu ouvi a "lenda" que a Sikorsky estaria confiante nesta nova configuração tilt-rotor com uma hélice atrás, e que se desse certo, seriam lançadas versões dos seus helicópteros já consagrados (UH-60, CH-53, ...) adaptados nesta nova configuração. É esperar alguns anos pra ver.
Abraços,

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4663 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 16, 2009 1:57 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Sikorsky Unveils X2 TECHNOLOGYTM Light Tactical Helicopter Concept

May 04, 2009

NASHVILLE, Tennessee - Sikorsky Aircraft Corp. today unveiled its X2 TECHNOLOGYTM Light Tactical Helicopter (LTH) design at the Army Aviation Association of America annual convention. The new mockup reflects Sikorsky's concept for potential military application of the high-speed enabling X2 TECHNOLOGY. Sikorsky is a subsidiary of United Technologies Corp. (NYSE:UTX).

"These technologies can potentially bring new rotorcraft capabilities that, to date, have been unachievable by the industry," said Sikorsky President Jeffrey P. Pino. "In addition to doubling the speed of helicopters, this technology can improve hot/high performance, maneuverability and low acoustic signature. Sikorsky's Light Tactical Helicopter concept demonstrates a way to package these capabilities into an airframe that is tailored to meet a range of military missions."

The X2 TECHNOLOGY Light Tactical Helicopter multi-mission capabilities will meet both regular U.S. Army and Special Operations future requirements in a variety of combat roles. Sikorsky Aircraft has invested in the LTH concept to illustrate its commitment to developing future capabilities that are achievable and affordable. X2 TECHNOLOGY is scalable to a variety of military missions including assault, armed reconnaissance, close-air support and combat search and rescue, and unmanned applications.

Sikorsky Aircraft announced an initiative in June 2005 to develop an integrated suite of technologies called X2 TECHNOLOGY. The technology demonstrator aircraft, which achieved first flight in August 2008, is progressing toward the milestone of achieving 250 knot cruise speed. The project is funded entirely by Sikorsky.

The X2 TECHNOLOGY demonstrator combines an integrated suite of technologies intended to advance the state-of-the-art, counter-rotating coaxial rotor helicopter. It is designed to demonstrate a helicopter can cruise at 250 knots, while retaining such desirable helicopter attributes as excellent low speed handling, efficient hovering, autorotation safety, and a seamless and simple transition to high speed.

Among the innovative technologies the X2 TECHNOLOGY demonstrator employs are:
- Fly-by-wire flight controls
- Counter-rotating rigid rotor blades
- Hub drag reduction
- Active vibration control
- Integrated auxiliary propulsion system

http://www.sikorsky.com/vgn-ext-templat ... mt=default

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#4664 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 18, 2009 5:37 pm

Piffer escreveu:Cabine de vidro é glass cockpit, não?

E helis voando a 300 kt é meio forçar a barra não? Para chegar a isso, tem que deixar de ser um helicóptero puro.

Abraços,
Piffer isso é possível e foi provado a cerca de mais de 40 anos!!! :shock: :shock: :? :? , acho que se chama de tecnologia Puher( eu ACHO, me dêem um desconto), e pelo que eu andei vendo aqui no DB nas duas últimas semanas o Nukualofa77 deve ter umas fotos do dito cujo, tratava-se d uma versão de um concorrente do AH-1 ccobra se não me engano que utilizava um rotor "virado para trás" e pequenas "asas" que o faziam superar os 250kts. SE a minha porca memória não me trai a aeronave(demosntradora de tecnologia) era da Piaseki, que aliás desenvolve projeto na mesma linha usando como prova de conceito uma célula de UH 60 modificada.

Tem uma matéria resumida neste link, mas desconfio que se trata de fonte já antiga

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -june.html

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Piffer
Sênior
Sênior

#4665 Mensagem por Piffer » Seg Mai 18, 2009 7:47 pm

Então...

Se a gente coloca uma hélice no bicho, ele deixa de ser um helicóptero puro, que é impulsionado apenas pelo rotor.

Dos vários conceitos nessa direção que apareceram, o único que foi realmente pra frente foi o V-22. E mesmo assim, foi aos trancos e barrancos, sem mostrar muito a que veio ainda.

O nome do negócio que você citou acho que é "pusher", não? Serve tanto para designar esse helis com uma hélice na cauda como também o tipo de empuxo do rotor de cauda (pusher ou tracker).

Abraços,

Carpe noctem!
Responder