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Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:06 pm
por Ilya Ehrenburg
Skyway escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Esse tópico virou uma piada tão grande, que conseguiram dizer que o CR-42 se inscreveu na história, como um caça vitorioso, e não um alvo obsoleto.
É brincadeira!

Vamos ser sérios: O Kfir C-10 não é páreo para os SU-30. Ponto!

Sugiro uma enquête:
Qual dessas duas opções, você gostaria de brindar a FAB:
1- SU-30.
2- Kfir C-10.

Qual seria o resultado?
Ilya, sua opinião é uma coisa, agora, jogar ela para o público é outra.

Me diga, por qual motivo o Kfir C10 não é páreo para o Su-30MKV?

Um abraço!
Por ser uma plataforma obsoleta, inferior em tudo ao rival!
Em tudo!
E por larga margem.

Só isso.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:14 pm
por prp
Daqui a pouco vão falar que f5 mega super, dá pau em SU30 35 200 1000 e talvez nos Kfir.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:21 pm
por Skyway
Ilya Ehrenburg escreveu:
Skyway escreveu: Ilya, sua opinião é uma coisa, agora, jogar ela para o público é outra.

Me diga, por qual motivo o Kfir C10 não é páreo para o Su-30MKV?

Um abraço!
Por ser uma plataforma obsoleta, inferior em tudo ao rival!
Em tudo!
E por larga margem.

Só isso.
Poderia por favor ser mais específico? Pois as duas plataformas são da década de 70, ambas passaram por uma reengenharia de sua estrutura nos anos 90 e ambos possuem sistemas eletrônicos modernos com capacidades equivalentes.

Gostaria de dados, detalhes por favor.

Um abraço!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:24 pm
por Skyway
prp escreveu:Daqui a pouco vão falar que f5 mega super, dá pau em SU30 35 200 1000 e talvez nos Kfir.
Só o fato de comparar Su-30MKV com Su-35 e propor um combate aéreo já não se encaixa na discussão que temos.

Discutimos...na verdade discutem...minha afirmação de que Su-30MKV e Kfir C.10 são equivalentes.

E estou esperando ainda alguem me explicar por que não seriam.

Um abraço!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:30 pm
por Bolovo
Pô, Sky. O Kfir é baseado no Mirage 3. Mesmo com motor novo e tal, continua com a alma de um Mirage. E o Mirage é um projeto dos anos 50. O Flanker é um projeto do final dos 70, na realidade só entrou em operação no final dos 80. É um projeto completamente diferente. O avião é todo feito em titânio e material composto, tem fly-by-wire, tem uma motorização muito mais moderna do que o J79 do Kfir, enfim, é outra classe de caça, outra geração de caça. Agora quanto a eletrônica eu não entendo muito, podem ser equivalentes, não sei, mas o Flanker por ser maior, um caça de defesa aérea, no mínimo deve ter um radar mais potente. Quanto ao armamento, um R-77 é bem superior a um Derby (pelo menos para mim) e até não estou sabendo nada de Derby na FAC, diferente dos R-77 da FAV que são umas 100 unidades. Comparar cenários entre Venezuela e Colômbia já é difícil demais pra mim, treinamento e tal, mas pode acontecer qualquer coisa, igual os F-5M que conseguiram 14x0 na Red Flag contra F-15 e F-16. Mas se for para escolher um dos dois, sinceramente, prefiro o russo.

Saudações

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 10:48 pm
por Ilya Ehrenburg
Bolovo escreveu:Pô, Sky. O Kfir é baseado no Mirage 3. Mesmo com motor novo e tal, continua com a alma de um Mirage. E o Mirage é um projeto dos anos 50. O Flanker é um projeto do final dos 70, na realidade só entrou em operação no final dos 80. É um projeto completamente diferente. O avião é todo feito em titânio e material composto, tem fly-by-wire, tem uma motorização muito mais moderna do que o J79 do Kfir, enfim, é outra classe de caça, outra geração de caça. Agora quanto a eletrônica eu não entendo muito, podem ser equivalentes, não sei, mas o Flanker por ser maior, um caça de defesa aérea, no mínimo deve ter um radar mais potente. Quanto ao armamento, um R-77 é bem superior a um Derby (pelo menos para mim) e até não estou sabendo nada de Derby na FAC, diferente dos R-77 da FAV que são umas 100 unidades. Comparar cenários entre Venezuela e Colômbia já é difícil demais pra mim, treinamento e tal, mas pode acontecer qualquer coisa, igual os F-5M que conseguiram 14x0 na Red Flag contra F-15 e F-16. Mas se for para escolher um dos dois, sinceramente, prefiro o russo.

Saudações
Aí está, Bolovo abreviou-me o Latim.

Em geral, quando discutimos sobre aeronaves, alertamo-nos para o fato que a qualidade de quem opera e as condições, também se fazem presentes, usando um termo: "cuidado com o Super Trunfo".

Mas, no caso havido, as disparidades são tão grandes, que não há o que se discutir. É manutenção de ego, apenas.

Bolovo:
Pelo que me lembro, foram 14 x 10. Razão de 1.4:1. Pode ser outra a proporção, pois, nada é mais traidora do que a memória, mas, não pode ser algo muito diferente.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 11:10 pm
por Skyway
Bolovo escreveu:Pô, Sky. O Kfir é baseado no Mirage 3. Mesmo com motor novo e tal, continua com a alma de um Mirage. E o Mirage é um projeto dos anos 50. O Flanker é um projeto do final dos 70, na realidade só entrou em operação no final dos 80. É um projeto completamente diferente. O avião é todo feito em titânio e material composto, tem fly-by-wire, tem uma motorização muito mais moderna do que o J79 do Kfir, enfim, é outra classe de caça, outra geração de caça. Agora quanto a eletrônica eu não entendo muito, podem ser equivalentes, não sei, mas o Flanker por ser maior, um caça de defesa aérea, no mínimo deve ter um radar mais potente. Quanto ao armamento, um R-77 é bem superior a um Derby (pelo menos para mim) e até não estou sabendo nada de Derby na FAC, diferente dos R-77 da FAV que são umas 100 unidades. Comparar cenários entre Venezuela e Colômbia já é difícil demais pra mim, treinamento e tal, mas pode acontecer qualquer coisa, igual os F-5M que conseguiram 14x0 na Red Flag contra F-15 e F-16. Mas se for para escolher um dos dois, sinceramente, prefiro o russo.

Saudações
Até que enfim uma alma veio com bons argumentos! :D
Tinha que ser o Bolovo. :mrgreen:

Vamos lá...minha afirmação foi a seguinte... Su-30MKV e Kfir C.10 são aeronaves equivalentes.
Por que eu disse isso? Porque é o que vejo, é minha conclusão analisando as duas aeronaves em seus contextos.

Não penso em super-trunfo...idade da aeronave, em quem se baseou e etc. Penso em algo além, mais profundo.

Pegue todo o cenário, pegue o emprego das aeronaves em suas forças aéreas, pegue as doutrinas, e aí sim some alguns detalhes de super trunfo que são básicos, detalhes que não vão determinar, mas vão apenas ajudar a chegar a essa conclusão.

O que é nescessário saber? Primeiro que todo avião é abatível, que nenhum é invencível e que eletrônica e treinamento, nesse contexto, contam muito.

Presume-se que são dois países experientes em eletrônica embarcada e sabem usar o que tem a disposição, assim como sabem evitar o que está a disposição do inimigo.

Presume-se também que ambos são bem treinados em manobras, estratégias e táticas de ataque, defesa, e emboscada.

Segundo, quais são os detalhes super trunfo que precisam ser conhecidos? Como eu disse, a eletrônica é fundamental, e isso ambos tem equipamentos equivalentes. Os radares tem praticamente o mesmo alcance, e a os sistemas de contra-medida e guerra eletrônica são muito bons. Ou seja, possuem capacidades equivalentes de detecção e de interferência. Esse ponto é importante quando se coloca mísseis BVR na equação, pois essas armas são inteiramente dependentes dessa eletrônica. Portanto, não importa se é Derby ou R-77. Esse dado é puro super-trunfo que não nos serve.

A plataforma tem desempenhos similares com boas velocidades e muito manobráveis. Mais um ponto de equivalência.

Esses são os pontos fundamentais para mim, e é por isso que digo que os dois são equivalentes.

Nunca disse que eles eram da mesma classe, até por que não estou generalizando sobre os modelos, estou sendo bem específico..Su-30MKV e Kfir C.10. E estou inserindo eles em algo muito mais amplo.

Para facilitar, tenha em mente o seguinte: o Kfir C.10 da Colômbia é o mais moderno da família, e o Su-30MKV é o mais capado da família.

Acho que respondo quem fala de F-5EM ou por exemplo o Ilya quando fala da "superioridade" do Su-30MKV apenas para deixar claro o que eu quis dizer, e não ser mal interpretado como infelizmente venho sendo nesse tópico por quem só lê a casquinha e não procura entender o sentido da coisa.

Um abraço!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 11:14 pm
por Skyway
Ilya Ehrenburg escreveu:
Mas, no caso havido, as disparidades são tão grandes, que não há o que se discutir. É manutenção de ego, apenas.
Mais preciso impossível! Mas não so eu quem está fazendo essa manutenção de ego, não é Ilya? :wink:

Um abraço!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 11:17 pm
por prp
Eu entendi, só que a Colombia e Venezuela são equivalentes, como voce esta dizendo, ai neste caso o pais que tiver uma plataforma melhor tem vantagen, e entre os dois Kfir e SU 30, o Su-30 é superior, na minha opinião.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Dom Jul 18, 2010 11:24 pm
por Carlos Mathias
Não, o Kfir é operado pelos azuis, então, obrigatoriamente tem que ser melhor.
Os SU-30 são operador pelo comunista do Chávez, então, obrigatoriamente tem que ser piores.

Os caras que voam o Su-30MKV hoje, até alguns poucos anos atrás eram... Azuis!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Voavam aviões azuiszinhos, mas ao subirem num caça russo, são tomados por forças malignas que lhes idiotizam completa e definitivamente.
Aliás, definitivamente não, se eles voltarem para os F-16 e P-51 Mustang, renascerão das cinzas bolcheviques e bla´, blá, blá.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Seg Jul 19, 2010 1:44 am
por Skyway
Carlos Mathias escreveu:Não, o Kfir é operado pelos azuis, então, obrigatoriamente tem que ser melhor.
Os SU-30 são operador pelo comunista do Chávez, então, obrigatoriamente tem que ser piores.

Os caras que voam o Su-30MKV hoje, até alguns poucos anos atrás eram... Azuis!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Voavam aviões azuiszinhos, mas ao subirem num caça russo, são tomados por forças malignas que lhes idiotizam completa e definitivamente.
Aliás, definitivamente não, se eles voltarem para os F-16 e P-51 Mustang, renascerão das cinzas bolcheviques e bla´, blá, blá.
:lol: :lol: :lol:

Ta de saca né? :mrgreen:

O Kfir C.10 Colombiano não é equivalente ao F-16A Venezuelano por exemplo, é muito superior ao F-16A.

O Su-30MKV é uma plataforma dedicada a Ar-Terra com uma capacidade Ar-Ar muito boa, e é empregada na Venezuela majoritariamente como Ar-Terra, independente de eles terem problemas para operar ou não. Já o Kfir C.10 Colombiano é uma aeronave também com muito boa capacidade Ar-Ar e boa capacidade Ar-Terra, e é empregada majoritariamente como Ar-Ar pela Colombia.

É tão difícil assim acreditar que sejam equivalentes? E olha que ainda estou cogitando equivalência entre uma aeronave Ar-Ar e uma Ar-Terra! :lol: E querem me convencer que a Ar-Terra é melhor em um combate aéreo que uma Ar-Ar que possui sistemas e desempenhos equivalentes! :mrgreen:

Um abração véio!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Seg Jul 19, 2010 2:34 am
por Skyway
prp escreveu:Eu entendi, só que a Colombia e Venezuela são equivalentes, como voce esta dizendo, ai neste caso o pais que tiver uma plataforma melhor tem vantagen, e entre os dois Kfir e SU 30, o Su-30 é superior, na minha opinião.
Não é bem assim, o país que tiver a melhor plataforma tem vantagem... Os MiGs deram um balé nos Sabres na Coréia, e eram inferiores em muitos aspectos considerados modernos na época, como a mira ajustada por radar.

Os Harriers deram um balé nos Mirage nas Malvinas, e eram considerados menores, menos ágeis, mais lerdos e menos "caça".

Ou seja, exemplos existem.

Acho que o problema é a definição de melhor plataforma. O que é a melhor plataforma? A mais moderna e melhor em números? Ou a que melhor se encaixa no cenário?

Pra mim, muitas coisas devem ser vistas para se definir qual a melhor plataforma em um determinado contexto. E nesse contexto entre Su-30MKV e Kfir C.10, vejo as duas no mesmo patamar quando imagino um combate aéreo.

Mas por exemplo, o Su-30MKV é sem a menor dúvida muito superior ao Kfir C.10 se o contexto for ataque ao solo ou navio a média/longa distância.

Entende?

Um clássico exemplo de "melhor plataforma" no lugar errado é o F-117. Impecável na Guerra do Golfo, e tomou uma jabulani nos córneos em Kosovo.

Um abraço.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Seg Jul 19, 2010 1:01 pm
por Carlos Mathias
O Su-30MKV é uma plataforma dedicada a Ar-Terra com uma capacidade Ar-Ar muito boa
Sim...
o Kfir C.10 Colombiano é uma aeronave também com muito boa capacidade Ar-Ar
Sim...

E o que resta para lhes diferenciar enquanto vetores isolados num combate 1 X 1 ?

Persistência?
Segurança?
Alcance?
Aceleração?
Velocidade?
Degradação do desempenho aerodinâmico conforme a carga ?
Espaço para antena do radar (antena maior=melhor alcance e sensibilidade).
Etc.
Etc.
Etc.

Sky, o Kfir é um M-III, um remendo lambão para FAers duras, ou que confiam no patr]ão para defender-se de alguém, como a Colômbia. Lamento dizer isso, mas é nisso que acredito.
Porque senão vejamos, o Chile optpu por caças muito mais modernos e novos, os F-16 MLU e B-50.
O Perú, MIG-29SMT.
O Brasil por Rafale/Gripen/F-18E.
A argentina... Bem, deixa prá lá. :?

Enfim, só a Colômbia viu que com Kfir ela se equivale a uma FAer equipada com SU-30MKII, o resto é tudo burro e gastou/está gastando os tubos.

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Seg Jul 19, 2010 1:20 pm
por Skyway
Carlos Mathias escreveu:
O Su-30MKV é uma plataforma dedicada a Ar-Terra com uma capacidade Ar-Ar muito boa
Sim...
o Kfir C.10 Colombiano é uma aeronave também com muito boa capacidade Ar-Ar
Sim...

E o que resta para lhes diferenciar enquanto vetores isolados num combate 1 X 1 ?

Persistência?
Segurança?
Alcance?
Aceleração?
Velocidade?
Degradação do desempenho aerodinâmico conforme a carga ?
Espaço para antena do radar (antena maior=melhor alcance e sensibilidade).
Etc.
Etc.
Etc.

Sky, o Kfir é um M-III, um remendo lambão para FAers duras, ou que confiam no patr]ão para defender-se de alguém, como a Colômbia. Lamento dizer isso, mas é nisso que acredito.
Porque senão vejamos, o Chile optpu por caças muito mais modernos e novos, os F-16 MLU e B-50.
O Perú, MIG-29SMT.
O Brasil por Rafale/Gripen/F-18E.
A argentina... Bem, deixa prá lá. :?

Enfim, só a Colômbia viu que com Kfir ela se equivale a uma FAer equipada com SU-30MKII, o resto é tudo burro e gastou/está gastando os tubos.
Pô CM, lógico que não né.
Você realmente acha que a América do Sul está se armando por conta da presença do Su-30MKV? Lógico que não. A presença do Su-30MKV representou um disparo nas modernizações da américa do sul não por sua capacidade, mas por evidenciar a necessidade de modernização da região.

F-16MLU E B-50, MiG-29SMT e Rafale são equivalentes ao Su-30MKV? Nem a pau, exceto talvez o MiG-29SMT e o MLU, os outros são muito melhores que ele. A Venezuela comprou o que podia com o que tinha, e quando o fez, deu um pontapé para a modernização da área, o que não quer dizer de forma alguma que ela possui o melhor vetor da área!

O Su-30MKV é a melhor plataforma da região para ataque ao solo, sem a menor dúvida e é maluco quem pensar o contrário, mas não é a melhor plataforma Ar-Ar da região e isso chega a ser óbvio.

Lembre-se que estamos falando do MKV, não do MKI que é sim uma puta plataforma Ar-Ar.

Não entendo como podem achar o contrário, juro que não entendo.

Outra coisa...o Kfir é um MIII recauchutado, e o que é o Su-30 se não um Su-27 recauchutado? Ambos são baratos e modernizações de aeronaves antigas. Ambos já não possuem a mesma estrutura da aeronave que deu origem(MIII e Su-27), mas o desenho, o design, apesar de alguns detalhes, segue o mesmo em ambos os casos.

Um abraço!

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Enviado: Seg Jul 19, 2010 1:41 pm
por Carlos Mathias
Então tá bom, vivas ao kfir!