Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Sáb Jul 21, 2007 2:16 am
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#466 Mensagem por capsantanna » Ter Jan 07, 2014 9:33 pm

Sea Gripen só sai se sair a grana para o A-13.
E mesmo assim pode não sair...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#467 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 07, 2014 9:39 pm

Li um PAED que mostrava 2 Esquadras com 2 NAe's (um cada), e 2 Esquadrões de AN, com 24 caças cada. Não sei se mudou algo, mas se a MB quer 2 NAe's, não faz sentido ter 24 caças navais.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#468 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 11:08 pm

Entre gastar $$$$ desenvolvendo avião, com opções prontas e testadas no Mercado e construir mais navios para a Marinha... fico com a segunda opção.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#469 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 07, 2014 11:20 pm

Claro, ainda mais se for Rafale.

Quando eu falava aqui do MiG-35 naval, nossa senhora...

"Mas temos que desenvolver nossa industria, mas isso e aquilo".

Agora que sou a favor do Sea Gripen, vamos ás compras?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#470 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 11:23 pm

gabriel219 escreveu:Claro, ainda mais se for Rafale.

Quando eu falava aqui do MiG-35 naval, nossa senhora...

"Mas temos que desenvolver nossa industria, mas isso e aquilo".

Agora que sou a favor do Sea Gripen, vamos ás compras?
Não entre nessa onda... senão o debate perde o sentido, ok? ;)

Existem mais opções além do Rafale... o SHornet e o Mig-29k por exemplo além do F-35C (improvável, mas não deixa de ser uma "Opção").

Se já existisse um Gripen Naval voando e novinho pronto para comprar e totalmente desenvolvido e pago, eu colocaria ele na lista, mas como seríamos nós a entrar em uma Aventura dessa, eu prefiro comprar fragatas e aviões que já estão prontos.

Só isso.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#471 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 07, 2014 11:31 pm

Não, EU estou falando que se for o Rafale seria uma boa, pois o SH acaba por aqui e o MiG-29K também.

Mas é preferível desenvolver o Sea Gripen, mesmo que não tenha "DNA de caça naval".

Existe alguma coisa sobre o FS2020? Então porque estávamos discutindo sobre ele?

Se precisasse existir algo voando para comprarmos, porque pegamos o Gripen NG?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#472 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 11:34 pm

gabriel219 escreveu:Não, EU estou falando que se for o Rafale seria uma boa, pois o SH acaba por aqui e o MiG-29K também.

Mas é preferível desenvolver o Sea Gripen, mesmo que não tenha "DNA de caça naval".

Existe alguma coisa sobre o FS2020? Então porque estávamos discutindo sobre ele?

Se precisasse existir algo voando para comprarmos, porque pegamos o Gripen NG?
A MB só vai precisar de um caça daqui a uns bons anos... até lá SHorner ou Mig-29k seriam perfeitamente possíveis.

E como eu disse antes, entre uma fragata e gastar Bi desenvolvendo o sonho de um Gripen Naval... Fragata ganha a minha preferência 15 de 10 vezes. :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#473 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 07, 2014 11:41 pm

Mas o que a Fragata tem a ver com o Sea Gripen???? [049] .




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#474 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 11:47 pm

gabriel219 escreveu:Mas o que a Fragata tem a ver com o Sea Gripen???? [049] .
Tudo.

Entre gastar $$$$ para desenvolver um Sea Gripen do Zero (vai custar "Bi" doletas) e comprar mais fragatas para a MB (que também custarão "Bi" Doletas) eu fico com a fragata e uso o $$$ do desenvolvimento do Sea Gripen para comprar um avião naval já existente.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#475 Mensagem por jambockrs » Ter Jan 07, 2014 11:50 pm

Carlos Lima escreveu:
gabriel219 escreveu:Não, EU estou falando que se for o Rafale seria uma boa, pois o SH acaba por aqui e o MiG-29K também.

Mas é preferível desenvolver o Sea Gripen, mesmo que não tenha "DNA de caça naval".

Existe alguma coisa sobre o FS2020? Então porque estávamos discutindo sobre ele?

Se precisasse existir algo voando para comprarmos, porque pegamos o Gripen NG?
A MB só vai precisar de um caça daqui a uns bons anos... até lá SHorner ou Mig-29k seriam perfeitamente possíveis.

E como eu disse antes, entre uma fragata e gastar Bi desenvolvendo o sonho de um Gripen Naval... Fragata ganha a minha preferência 15 de 10 vezes. :lol:

[]s
CB_Lima
O NA "São Paulo" não possue catapultas com capacidade de lançar o SH ou Mig-29K. Problema de peso. Quando era o "Foch" houve experiências com o Rafale naval, aliviado no peso (liso, pouco combustível, etc)




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#476 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 08, 2014 12:10 am

jambockrs escreveu:
Carlos Lima escreveu: A MB só vai precisar de um caça daqui a uns bons anos... até lá SHorner ou Mig-29k seriam perfeitamente possíveis.

E como eu disse antes, entre uma fragata e gastar Bi desenvolvendo o sonho de um Gripen Naval... Fragata ganha a minha preferência 15 de 10 vezes. :lol:

[]s
CB_Lima
O NA "São Paulo" não possue catapultas com capacidade de lançar o SH ou Mig-29K. Problema de peso. Quando era o "Foch" houve experiências com o Rafale naval, aliviado no peso (liso, pouco combustível, etc)
Ele não está falando do São Paulo, mas sim de seu substituto, do projeto PRONAE, um novo PA de 50.000 toneladas, que deve dar as caras na próxima década...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#477 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 08, 2014 12:46 am

gabriel219 escreveu:
Carlos Lima escreveu::shock:

Cara... o Mig-29K é muito diferente do Mig-29 normal. São mais de 100 modificações diferentes.

O trabalho é bem complexo.

[]s
CB_Lima
Sim, então significa que o MiG-29 NÃO tinha ou tem DNA para caça naval.

Claro que não tinha.
Da mesma forma o Su-33 não surgiu do 0. Veio do Su-27 que também não tinha DNA naval.
O F-18 surgiu do YF-17 que também não tinha DNA naval. E assim por diante.

As alterações são profundas mas como cada exemplar do caça custa dezenas de milhões, este custo não é assim tão exorbitante a ponto de inviabilizar o negócio.

A SAAB precisa de um cliente. Mas, claro que não possuo fontes, mas vou colocar minha opinião: Mesmo que a MB encomende apenas 12 unidades, a SAAB fecha negócio e nós teremos 12 Sea Gripen e mais baratos que Rafale e Super Hornet.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#478 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 08, 2014 12:52 am

Vou repetir o que disse no outro tópico.
Vocês já pararam para pensar na hipótese de que esta encomenda de 36 podem virar 60, se FAB e MB resolverem juntar os trapinhos em 2014 e fazer da versão naval do Gripen NG a padrão para ambas as forças no negócio do contrato do FX?
E que compramos literalmente um caça que nem protótipo tem e que ainda está sendo, na prática, desenvolvido?
Então para que tanto alarde com o desenvolvimento de um Gripen naval a posteriori, se os seus requIsitos podem ser simplesmente integrados no pacote oferecido a FAB no FX, donde poderemos ter não um caça em duas versões, mas uma única versão para duas instituições.
Tal qual o F-18 ontem e hoje, opera por aí tanto nos Air Carriers da Navy quanto nas pistas asfálticas australianas.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#479 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 08, 2014 1:19 am

FCarvalho escreveu:Vou repetir o que disse no outro tópico.
Vocês já pararam para pensar na hipótese de que esta encomenda de 36 podem virar 60, se FAB e MB resolverem juntar os trapinhos em 2014 e fazer da versão naval do Gripen NG a padrão para ambas as forças no negócio do contrato do FX?
E que compramos literalmente um caça que nem protótipo tem e que ainda está sendo, na prática, desenvolvido?
Então para que tanto alarde com o desenvolvimento de um Gripen naval a posteriori, se os seus requIsitos podem ser simplesmente integrados no pacote oferecido a FAB no FX, donde poderemos ter não um caça em duas versões, mas uma única versão para duas instituições.
Tal qual o F-18 ontem e hoje, opera por aí tanto nos Air Carriers da Navy quanto nas pistas asfálticas australianas.

abs.
Eu sou tão contra essa ideia que até cometeria atos terroristas na linha de produção para impedir.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#480 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 08, 2014 5:06 am

O problema é que um Gripen Naval seria uma criatura bem diferente do Gripen E por conta da 'maledita' falta de DNA Naval. ;)

Estaremos com 2 aeronaves bem diferentes porque atuam com exigências bem diferentes. E eu D-U-V-I-D-O que Suiça e Suécia concordariam em alterar as suas aeronaves para que os seus Gripens tivessem características que ajudariam e barateariam a produção de um Gripen Naval para o Brasil.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder