SMB-10

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#466 Mensagem por Túlio » Dom Fev 03, 2008 1:26 pm

Talvez a batalha seja por sua Indústria de Defesa inteira... :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#467 Mensagem por Marino » Dom Fev 03, 2008 1:28 pm

Túlio escreveu:Talvez a batalha seja por sua Indústria de Defesa inteira... :shock: :shock: :shock: :shock:

Lembra a Embraer X Bombardier.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#468 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 03, 2008 1:42 pm

Marino escreveu:
Túlio escreveu:Talvez a batalha seja por sua Indústria de Defesa inteira... :shock: :shock: :shock: :shock:

Lembra a Embraer X Bombardier.


Essa é uma ótima oportunidade para o Brasil. O Brasil tem que ser PARCEIRO, não apenas comprador. Tem que desenvolver junto. Se pudermos desenvolver juntos, a França consegue manter sua independencia em relação ao guarda chuva da OTAN (ganho de escala para a industria francesa?) e nós conseguiríamos "queimar" algumas etapas importantes em busca de tecnologia.

Esse acordo pode ser muuuuuuuiiito interessante... :twisted:


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#469 Mensagem por Túlio » Dom Fev 03, 2008 1:53 pm

Sem dúvida, desde que não seja daquele tipo em que eles entram com a frente e a gente com os fundos... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#470 Mensagem por Corsário01 » Dom Fev 03, 2008 3:40 pm

Os espanhois queriam um sub maior com sistemas da LM/Raytheon, segundo li em algum lugar.
Como isso seria criar um novo sub, surgiu um atrito com os franceses.
Então os espanhois seguiram carreira solo no S-80.
Não sei se é verdade, se alguém tiver mais dados, eu agradeço.

Mas com certeza, aqui no Brasil, seja qualquer modelo de sub a ser adquirido, o sistema será LM/Raytheon.




Abraços,

Padilha
PRick

#471 Mensagem por PRick » Dom Fev 03, 2008 4:01 pm

Battleaxe escreveu:Os espanhois queriam um sub maior com sistemas da LM/Raytheon, segundo li em algum lugar.
Como isso seria criar um novo sub, surgiu um atrito com os franceses.
Então os espanhois seguiram carreira solo no S-80.
Não sei se é verdade, se alguém tiver mais dados, eu agradeço.

Mas com certeza, aqui no Brasil, seja qualquer modelo de sub a ser adquirido, o sistema será LM/Raytheon.


Gente,

Os Franceses fizeram uma parceria com os Espanhóis, repassando tecnologia de projeto e construção naval na área dos subs, algo que a Espanha nunca teve. E esta parceria visava o mercado externo, tanto quanto o mercado espanhol.

É claro que quando os Espanhóis falaram em colocar sistemas dos EUA nos seus submarinos, com as devidas modificações associadas, a DCN entendeu isto como rompimento do acordado anteriormente. Daí disseram: então vamos comercializar subs para terceiros sozinhos. Para tal criaram o Marlin, um desenvolvimento do Scorpene.

É por isso que eu falo, é necessário fazer bons contratos, depois quando os problemas surgem, se o contrato não tiver sido bem negociado, acabamos com impasses e prejuízos.

[ ]´s




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#472 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Fev 03, 2008 4:15 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Outra continha, então: 4 Tupi, 1 Tikuna, 2 Scorpénes/Marlin e 2 SNAs... :idea:


Scorpénes/Marlin <= 7. :twisted: :twisted: :twisted:

O CM quando esteve na comissão (defesa? não lembro o nome) no Senado disse que a MB precisa de 12 subs convencionais e mais um ou dois nucleares. Alguns senadores questionaram se 12 seria um número ideal, visto a imensidão da Amazônia Azul. Ele disse que realmente é pouco, porém é o suficiente para a MB garantir a segurança marítima do Brasil. Os senadores compreenderam as explicações e acharam sensato a MB "pedir menos" do que o ideal.

O CM foi muito claro, a MB pretende hoje ter 4 Tupis, 1 Tikuna e mais 7 novos subs convencionais, totalizando 12 unidades.

O mesmo foi questionado sobre a eletrônica da LM que será utilizada nos 5 subs atuais e o que seria feito nos novos subs. Ele disse que haverá comunalidade entre todos. Minha leitura: ele sugeriu que os novos subs terão os mesmos equipamentos da LM que serão usados nos 5 subs convencionais. Será? rsrs


Abração,

Orestes


Então eu não estava caducando :lol: :lol: :lol: :lol:
Tinha certeza que tinhas comentado que o número de novos subs seriam 7 :twisted:
Mas Professor, tem um problema na equação: em 2020 os Tupi já devem começar a dar baixa, então ou construímos mais unidades do Scorpéne/Marlin, ou desengavetamos o SMB-10.


[ ]s




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#473 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Fev 03, 2008 4:18 pm

orestespf escreveu:
Marino escreveu:
orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Outra continha, então: 4 Tupi, 1 Tikuna, 2 Scorpénes/Marlin e 2 SNAs... :idea:


Scorpénes/Marlin <= 7. :twisted: :twisted: :twisted:

O CM quando esteve na comissão (defesa? não lembro o nome) no Senado disse que a MB precisa de 12 subs convencionais e mais um ou dois nucleares. Alguns senadores questionaram se 12 seria um número ideal, visto a imensidão da Amazônia Azul. Ele disse que realmente é pouco, porém é o suficiente para a MB garantir a segurança marítima do Brasil. Os senadores compreenderam as explicações e acharam sensato a MB "pedir menos" do que o ideal.

O CM foi muito claro, a MB pretende hoje ter 4 Tupis, 1 Tikuna e mais 7 novos subs convencionais, totalizando 12 unidades.

O mesmo foi questionado sobre a eletrônica da LM que será utilizada nos 5 subs atuais e o que seria feito nos novos subs. Ele disse que haverá comunalidade entre todos. Minha leitura: ele sugeriu que os novos subs terão os mesmos equipamentos da LM que serão usados nos 5 subs convencionais. Será? rsrs


Abração,

Orestes

Excelente caro irmão.
Não me lembrava que o CM disse o nº 12 no Senado.
Não acredito em 7 agora, mas paulatinamente, passo a passo.
Para os que não se lembram, o cabalístico 9 era o nº de subs que a Marinha bovina tenciona comprar na Rússia.
Temos 5.
Conta de mineiro ( Copirata :lol: Orestes): 9-5=4
Não acredito nos 4 de uma vez agora e sim em algo como 2+2.


Tempos atrás você indicou aqui no DB o horário da reprise da entrevista do CM na TV Senado, meu irmão. Foi de lá que tirei estes números.

Foi bom você ter explicado o "9" bovino, que muitos já se esqueceram. O número é tão cabalístico que podemos usá-lo de outras formas também. :twisted: :twisted: :twisted:

Eu também não acredito que teremos 7 novos subs, no máximo 4 (2+2), podendo chegar a 7 (se necessário. rsrs). Este 2+2 me parece muito sensato, pois 2 seriam fabricados lá (França? rsrs) e depois mais 2 aqui. Algo razoável, visto que os 2 de lá viriam mais rapidamente, mas seria o tempo necessário para aprendermos sua construção, bem como termos tempo para "adaptar" o local para construção no País.

Não sei se estou viajando, mas me parece razoável este raciocínio. Se bem que atualmente ando me surpreendendo com um monte de coisas que anda acontecendo. rsrs

Forte abraço,

Orestes



Surpreendendo positivamente?


[ ]s




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#474 Mensagem por Degan » Dom Fev 03, 2008 4:44 pm

Los franceses fueron desde un principio muy flexibles respecto a las alternativas de sistemas que podrían incluir el Scorpene, estos se hacen a solicitud del cliente, pero existe un modelos “estándar" sobre el que se puede variar.

Acá tenemos un ejemplo caro, originalmente el Scorpene se ofrece con motores Diesel franceses SEMT-Pielstick, Chile los pidió con los MTU 16V 396 SE84 (los mismos de los U-212/214).

El S-80 siempre fue una aventura individual de España, bastante anterior al Marlin o concurso pakistaní (que fue el que agrió la relación), el S-80 se basa en el Scorpene, pero es bastante más grande y usa otros sistemas.

Entiendo que el sistema C2 de lokheed Martin es un sistema en base a protocolos estándar occidentales, eso hace que la arquitectura sea abierta desde el principio.

No logro entender este objetivo:

a) Se tendrá 5 submarinos con sistemas C2 de USA y sonares y periscopios alemanes (las modernizaciones del sonar son a nivel C2)
b) Se tendrá algunos otros (creo que difícilmente más de dos), de base tecnológica francesa, con sistemas C2 que por lógica deberían ser LM y sonares y periscopios que “deberían se alemanes”... :?




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#475 Mensagem por alex » Dom Fev 03, 2008 6:43 pm

se comprarmos Scorpene e sua tecnologia iremos pagar de novo alguns itens já comprados dos alemães? Ou iremos adquirir apenas o que não sabemos?




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#476 Mensagem por Marino » Dom Fev 03, 2008 6:48 pm

alex escreveu:se comprarmos Scorpene e sua tecnologia iremos pagar de novo alguns itens já comprados dos alemães? Ou iremos adquirir apenas o que não sabemos?

O cardápio é feito pela MB.
Tudo o que quisermos colocar no novo sub será autorizado.
Não vamos reinventar a roda.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#477 Mensagem por alex » Dom Fev 03, 2008 6:51 pm

Marino, parece que os tubos de torpedos do Tupi/Tikuna exigiam o lançamento do torpedo pelos proprios meios deste. Isto parece que selecionou alguns torpedos como Mk48, acredita que haverá mudanças neste equipamento?




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#478 Mensagem por Marino » Dom Fev 03, 2008 7:09 pm

alex escreveu:Marino, parece que os tubos de torpedos do Tupi/Tikuna exigiam o lançamento do torpedo pelos proprios meios deste. Isto parece que selecionou alguns torpedos como Mk48, acredita que haverá mudanças neste equipamento?

Não tenho certeza, o Walter e agora o Subnauta podem clarear isto melhor do que eu, mas creio que foi uma exigência da MB que os torpedos tivessem capacidade de swin-out, ou seja, saírem dos tubos por meios próprios, sem necessitarem de mais aparatos para o lançamento, devido a restrição de espaço nos subs.
O MK-48 possui esta capacidade, nada alterando para nós.
Como ele também será o Tp dos novos subs, não reinventamos a roda no que já usávamos.
Forte abraço




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#479 Mensagem por Morcego » Dom Fev 03, 2008 10:25 pm

Marino escreveu:
Alcantara escreveu:Marino, uma perguntinha. Scorpéne / Marlin com sistemas LockMart não é mais ou menos o que os espanhóis fizeram, criando o S-80?

Os françuá aceitam desenvolver conosco um "S-80"? rsrsrrsrsrs.... :shock: :roll: :D :wink:


Abraços!!! 8-]

Os franceses estão fazendo qualquer negócio.
Acho que foi o Sut que escreveu que estavam acessíveis a qualquer demanda chilena quanto a este aspecto. São bem flexíveis neste ponto.
Não se esqueça de que estão em uma batalha de vida e morte para a sobrevivência do produto.


Talvez o Marino possa confirmar, mas foi me comentado mesmo que os FRANCESES, jogaram aquele degaulismo na lata do LIXO, a eleição do Sarkozy é um reflexo disso, os francese querem é GANHAR DINHEIRO, por isso pararam com aquele negócio de querer GUARDAR O RAFALE pra eles e exportar o MIRRAGE, lembro que no FX1 tinha essa questão de os franceses não oferecerem o RAFALE, mas ao que parece os FRANÇUA AGORA QUEREM SABER É DE GRANA, BUFUNFA, FAZ-ME-RIR.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#480 Mensagem por Morcego » Dom Fev 03, 2008 10:26 pm

Marino escreveu:
alex escreveu:Marino, parece que os tubos de torpedos do Tupi/Tikuna exigiam o lançamento do torpedo pelos proprios meios deste. Isto parece que selecionou alguns torpedos como Mk48, acredita que haverá mudanças neste equipamento?

Não tenho certeza, o Walter e agora o Subnauta podem clarear isto melhor do que eu, mas creio que foi uma exigência da MB que os torpedos tivessem capacidade de swin-out, ou seja, saírem dos tubos por meios próprios, sem necessitarem de mais aparatos para o lançamento, devido a restrição de espaço nos subs.
O MK-48 possui esta capacidade, nada alterando para nós.
Como ele também será o Tp dos novos subs, não reinventamos a roda no que já usávamos.
Forte abraço


a PERSPECTIVA DA mb É operar APENAS O mk-48? e tipo, sei la, mais de 50 UNTIS?




Responder