Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

#466 Mensagem por ZeRo4 » Seg Ago 20, 2007 5:33 pm

Piffer escreveu:
levar mais munição, com menor peso e menos recuo e uma suposta "incerteza" ou levar menos munição, maior peso e mais recuo mas com uma certeza "absoluta"?

No nível individual, pode até ser que surja a dúvida. Mas para uma força armada, o peso e volume são essenciais.

Numa única aeronave ou viatura de ressuprimento, cabe três vezes mais munição 5,56 em relação à 7,62.

Concordo Piffer, mas veja o que eu escrevi durante todo o tópico e principalmente o Título dele...

Verá que fui coerente o tempo todo, não defendo nem esse e nem aquele calibre... mas é fato que para operações policiais realizadas no RJ o 7,62 tem uma aceitação melhor do que o 5,56...

Eu não acredito que um monte de policiais iria trocar o baixo peso, baixo recuo do 5,56 pelo peso, coice e barulho do 7,62... tem caroço de baixo desse angú! Existem zilhões de coisa que a ciência não consegue explicar... ou que explica de um modo e na prática é diferente, na minha humilde opinião essa é mais uma delas.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#467 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 20, 2007 6:43 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Dieneces escreveu:Escrevi esse comentário acima sem ler o que o Beraldi tinha postado anteriormente e nitidamente ele faz uma confusão entre energia dispensada por um calibre e stopping power . São assuntos diferentes .

Com certeza não há confusão, Dieneces. O que houve foi um questionamento por parte do Carlos acerca da eficácia do 5,56x45mm num post lá para trás, sendo que ele assim o faz tomando como premissa apenas uma tabela com dados relativos a energia inicial de diversos tipos de munição. Então para não alongar e não entrar no interminável assunto do stopping power, só rebati seus argumentos tomando como base a mesma premissa simples da energia do projétil.

Dieneces escreveu: Uso o mesmo argumento dele :Atirar num urso grizzly de 400kg a 25 metros com um Casull .454 é algo recomendável. Com um 5,56mm nem o mais louco dos aficcionados pelo calibre o fariam . No entanto a energia desenvolvida por ambos os calibres está na mesma casa dos 1250-1350 libras/pé-quadrado.

Até aí discordo de você, Dieneces !!! :lol: Se você for enfrentar tal urso a 25m com o Casull, significa que estará com um revólver com apenas cinco disparos. Se for o 5,56x45mm, posso estar com uma MINIMI com uma cinta de 200 cartuchos 5,56 hollow point atirando em automático... AÍ quem é o louco?

Dieneces escreveu:Acho que o Beraldi também deve ter traduzido mal algum artigo , o 7,62x39 do AK possui mais de DEZ vezes a energia na boca do cano de uma pistola em calibre 7,65mmm , bem longe de serem de igual "potência". Algo como 1530 contra 132 lbs/pé-quadrado. Me baseio nos dados do catálogo deste ano da Federal Cartridge , que tenho aqui , mas esses números não devem variar muito.

Dieneces, te peço para reler meu post: o que eu disse é que a DIFERENÇA DE ENERGIA entre um 5,56x45mm e um 7,62x39mm está na faixa dos 20 kg, e que ESTA DIFERENÇA DE ENERGIA seria tão insignificante a ponto de ser equivalente à de um 7,65 de pistola....

PS: não precisei traduzir nada porque ainda sei fazer conta de multiplicação.... :wink: :lol: :lol: :lol:
Ok , Beraldi , mas stopping power e energia não são diretamente proporcionais , no post anterior dei um exemplo que bem ilustra isso , aliás exemplo seu , Casull.454x.223 . Essa tua de caçar urso com Minimi não dá , né . :D To comparando os calibres e seus respectivos stopping powers , nitidamente o .454Casull é recomendável num tiro de 25m contra um Grizzly , ao passo que um .223 NUNCA será recomendável , em qualquer distância , contra essa classe de animais.Isso eu afirmo daqui até o Alaska , sem medo de errar. :wink: Ambos , no entanto têm energia semelhante , medindo na boca do cano. Dou o braço a torcer no caso da diferença entre o 7,62x39 e o 5,56x45 , realmente li apressadamente teu post , aliás só o antebraço : A diferença é o dobro da energia de um 7,65mm (.32ACP)e não equivalente , o que não é grande coisa , é verdade . :twisted: Grande abraço.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#468 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 20, 2007 6:48 pm

ZeRo4 escreveu:Mas tudo é muito amplo rodrigo, o que eu sei, o que eu vejo... é q o 5,56x45mm tem problemas de aceitação, não são dois, três ou quatro relatos... mas um monte e em diversos cenários!

Precisa ver o que é fato e o que é papo, pois tem muito papo que não é fato, é só papo.... Quem determina o que deve ser usado em muitas unidades policiais e militares, principalmente nos EUA e em Israel que tem INFINITAMENTE mais tempo de "chumbo" ao vivo e em diversos cenários que todas as polícias do Brasil juntas, continua afirmando que o 5,56x45mm é melhor...

ZeRo4 escreveu: (...) quem eu vejo estacionando??? Poti, Cebola e Batata... todos presentes no vídeo postado... papo vai, papo vem, e eu fui brincar com o Poti dentro do pagode e falei "Porra tem um PF na internet dizendo que o 5,56 mata a mesma coisa q o 7,62... q q tu acha disso???" ele respondeu "Ele é maluco, 7,62 é muito melhor, a desculpa de quem não gosta do 7,62 é que não gosta de carregar peso..."

Maluco é o Evan Marshall, que tem catalogados centenas de confrontos com o emprego de 5,56 e de 7,62 e diz que são equivalentes... Ou então todas as unidades CT de Israel, que combatem nas vielas da palestina (muito igual à periferia do Rio por sinal, especialmente na parte leste, junto aos montes, para quem já esteve por lá)...Ou então as unidades de elite e as SWAT dos EUA... Ou os caras do SAS, SBS, GSG9, GIGN... Ou a Bda Op Esp, etc, etc...

ZeRo4 escreveu:Apesar de todo o conhecimento do Beraldi e de outros membros aqui do fórum que defendem o 5,56 e com todo respeito... mas devo "acreditar" em quem??? Na minha opinião em algumas situações o 5,56 é insuperável e em outras o 7,62 prevalece, pq o pessoal do CIGS não troca o FAL??? Parece q o pessoal da Caatinga tbm não quer saber de 5,56...

ZeRo4, não estou pedindo para acreditar em mim... só te alerto para não entrar em "papinho de aranha"... não sei, mas já trabalhei um tempo por aí e conheço um pouco a mentalidade do pessoal em certos aspectos. Sem criticar, mas é um jeito "sui generis" de se portar...
Quanto ao CIGS e as OM de Caatinga, só não estão de 5,56x45mm porque não tem $$$$... E especialmente na Caatinga, garanto que fazer um curso de ambientação à Caatinga com um FAL e com um MD-97 é MUITO diferente.... sem contar que a técnica de combate na Caatinga preconiza emboscadas de curto alcance, no que o 5,56x45mm e seu fogo rápido é ideal...

E ZeRo4, já que você tem contato com o pessoal que apareceu naquele vídeo ( o Pote de Cebola com Batata), pergunta para eles a respeito desta info que eu recebi diretamente aí do RJ:

Esse filme foi feito, há muito tempo atrás, para um documentário americano. Pô quem já botou pelo menos um dos pés em favela viu que é pura encenação, caosada geral. Não sei se no Yotube o filme vai até o final, mas no fim deste filme a PM desce com um cara que já estava morto há um tempo como tendo sido morto naquele tiroteio de estorinha. Papagaiada.

Editado pela última vez por A.K. for T-7 em Seg Ago 20, 2007 8:42 pm, em um total de 1 vez.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#469 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 20, 2007 7:10 pm

Dieneces escreveu:Ok , Beraldi , mas stopping power e energia não são diretamente proporcionais , no post anterior dei um exemplo que bem ilustra isso , aliás exemplo seu , Casull.454x.223 . Essa tua de caçar urso com Minimi não dá , né . :D To comparando os calibres e seus respectivos stopping powers , nitidamente o .454Casull é recomendável num tiro de 25m contra um Grizzly , ao passo que um .223 NUNCA será recomendável , em qualquer distância , contra essa classe de animais.Isso eu afirmo daqui até o Alaska , sem medo de errar. :wink: Ambos , no entanto têm energia semelhante , medindo na boca do cano.

Olá Dieneces,

Não são diretamente proporcionais, mas são interdependentes, relacionando-se quase de forma direta em muitas vezes.

Esta da MINIMI foi só zoação mesmo. Agora pense comigo, o que você prefere levar para um passeio "outdoors": Um Ruger Super Red Hawk com cano de 8 1/2 pol municiado com 5 cartuchos de .454 Casull Winchester Super X de 250 grains hollow point, ou um Ruger Mini-14 com um carregador com 30 cartuchos de Hornady TAP hollow point de 75 grains?

PS: omomentum de uma TAP 75 grains 5,56 é dito como idênticoao de um .454 Casull... agora aí precisamos achar um urso para testar...
http://www.cheaperthandirt.com/67634-6708-220.html
http://www.cheaperthandirt.com/15463-14741-67.html

Dieneces
Sênior
Sênior

#470 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 20, 2007 7:55 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Dieneces escreveu:Ok , Beraldi , mas stopping power e energia não são diretamente proporcionais , no post anterior dei um exemplo que bem ilustra isso , aliás exemplo seu , Casull.454x.223 . Essa tua de caçar urso com Minimi não dá , né . :D To comparando os calibres e seus respectivos stopping powers , nitidamente o .454Casull é recomendável num tiro de 25m contra um Grizzly , ao passo que um .223 NUNCA será recomendável , em qualquer distância , contra essa classe de animais.Isso eu afirmo daqui até o Alaska , sem medo de errar. :wink: Ambos , no entanto têm energia semelhante , medindo na boca do cano.

Olá Dieneces,

Não são diretamente proporcionais, mas são interdependentes, relacionando-se quase de forma direta em muitas vezes.

Esta da MINIMI foi só zoação mesmo. Agora pense comigo, o que você prefere levar para um passeio "outdoors": Um Ruger Super Red Hawk com cano de 8 1/2 pol municiado com 5 cartuchos de .454 Casull Winchester Super X de 250 grains hollow point, ou um Ruger Mini-14 com um carregador com 30 cartuchos de Hornady TAP hollow point de 75 grains?

PS: omomentum de uma TAP 75 grains 5,56 é dito como idênticoao de um .454 Casull... agora aí precisamos achar um urso para testar...
http://www.cheaperthandirt.com/67634-6708-220.html
http://www.cheaperthandirt.com/15463-14741-67.html
To falando calibre por calibre , não muda o rumo da prosa , Beraldi :D UM PROJÉTIL .223X UM PROJÉTIL .454 . Na verdade não levaria nenhum dos dois , considerando a américado norte . Abaixo do paralelo 48 , eu utilizaria um Winchester Magnum .338/210 grains ou .30-06 /220-180grains se em Idaho, Montana ou Wyoming , e um 30-06/165-150grains nos demais estados americanos. Se em latitudes maiores (Alaska , Canadá) um .338Winchester Magnum/250 grains . Sempre com cabeças Nosler Partition. Não gosto de dar margem ao azar :twisted:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#471 Mensagem por ZeRo4 » Seg Ago 20, 2007 8:04 pm

Beraldi,

É claro que muito papo é "papo por papo", entretando dentre esses diversos relatos será que 40-50% não tem um fundo de verdade ou algo parecido??? Pq não temos relatos semelhantes no uso do 7,62?!

Enfim, é uma discussão que nunca vai ter fim... Quando eu começar a trabalhar, a enfrentar a realidade, terei uma melhor opinião sobre o assunto, mas a minha atual é que no RJ o 7,62 na maioria das favelas é mais eficiente.

Sobre o "maluko", foi apenas modo de falar, não que ele tenha chamado o cara de maluco em si... mas falar de unidades especiais tbm não me diz muita coisa, observe que TODAS unidades que você citou tem missões e operações completamente diferentes da polícia carioca... e a SWAT de Miami, que veio fazer curso aqui na CORE, ficaram loucos quando souberam que andamos aqui em viaturas sem blindagem.

A questão não acreditar ou não acreditar como eu disse, a questão como falei anteriormente é prática, mas tbm não estou dizendo que você não tem prática e volto a perguntar o que levaria alguém a trocar um "conjunto perfeito", por outro que apesar de mais potente tem diversas desvantagens?

Muito legal o seu passado com Oficial da PM de SP e sua brincadeiras na fronteira, no seu outro texto eu nem respondi para não gerar polêmica, mas sinceramente??? Acho que no Brasil ta difícil de aparecer uma situação semelhante a do RJ, talvez nas fronteiras mas em outros lugares com certeza não, eu duvido que qualquer polícia de qualquer estado da Federação encontre 7 metralhadoras 7,62, 15 mil balas e por ai vai... em uma única favela como apreenderam no Complexo do Alemão esse ano e mesmo assim os traficantes lá continuaram sustentando o tiroteio por DOIS MESES, eu duvido que em outras favelas do país o uso de fuzis, metralhadoras e granadas seja tão difundido.

E sobre o referido vídeo, ai é a minha vez de falar: "não acredite em papo", a "encenação" foi tanta que prenderam um Ruger (q foi destruído por um disparo), pistolas e granadas... quem conhece o morro dos macacos sabe o pq dakela caralhada de disparos que pareciam a esmo, infelizmente não tenho placa de captura de TV, mas tenho mais dois tiroteios gravados por eles na mesma localidade, se desejar o audio posso providenciar... finalizando a única parte que é pura zuação naquele vídeo, é a parte da granada... o resto é tudo pura realidade! Pra quem fez esse comentário, fala pra postar aqui no fórum... eu passo o ID do Nextel e coloco eles pra falarem na hora ;) simples assim!

E ahhh... não é "pote de cebola com batata", Poti, Cebola e Batata, são três amigos do meu irmão, pertencentes a essa guarnição e que eu conheço pessoalmente, o resto da guarnição eu não conheço.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#472 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 20, 2007 8:47 pm

Diecenes:

Só sacanagem, meu velho. Agora que o 5,56 TAP 75 grains dá um descarrego... Só não sei como fazer para dizer se é igual o do Casull ou não.... Quanto a garantias, ideal seria uma Class III e ir de MINIMI mesmo... :lol:

ZeRo4:

Tirei um pedaço da minha resposta anterior porque fiquei com a consciência pesada de ter escrito certos fatos...

Quanto ao "Pote de Cebola com Batata" foi só zoação mesmo...

Quanto ao 7,62, polícia do Rio e situação local, como eu disse, cada macaco no seu galho...

Mas depois que você resolver trabalhar com 7,62, desistir e resolver optar pelo 5,56... não deixe de me falar, ok? :lol: :lol: :lol:

Só zoação, meu velho... o que interessa é "fogo neles!!!" 8-]

Carlos Mathias

#473 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 20, 2007 11:13 pm

Não sou eu que digo isso, é a maior autoridade internacionalmente reconhecida no assunto, com vários livros pulicados, e que é baseada não em achismos ou em "o fulano disse por que UMA VEZ VIU...", mas em métodos científicos e amplamente aceitos, baseados no estudo de CENTENAS DE CASOS REAIS catalogados, analisados e estudados....

Bem Beraldi, vou me ater apenas a esta parte final do seu post, por considerá-la pouco elogiosa, prá dizer o mínimo.

Estas fontes reconhecidas que você cita são as mesmas que todos nós podemos acessar, portanto, o que eu escrevo aqui não é baseado em achismos ou fulano me disse.

Basta pensar em cada calibre, com suas munição convencional padrão, qual é mais efetivo? Se formos pensar apenas em garrafão, podemos ir ao extremo, que é caçadores russos usarem .22 na Chechênia, com tiros exclusivamente no rosto. Mas podemos também considerar que, mesmo o sr Marshall, considera apenas disparos no tórax ou tronco em que o alvo "parou" em menos de dez segundos. Assim, se nós analisarmos que 99,99% dos policiais do mundo não são campeões de tiro nem usam munições especiais expansivas, temos que considerar o calibre que vai incapacitar o meliante independentemente de garrafão e etc. Ora, sabemos o efeito de um tiro de 7,62 OTAN(munição usada nas polícias em geral, nada de ponta oca, SS-109 e etc) numa perna ou braço, é bagaço total, lixo. Como desconheço pessoa que continue atirando sem braço ou perna, este tiro foi suficiente para o fim desejado, a incapacitação. SE formos adentrar no mundo das munições especiais, a capacidade do 7,62 será extraordinariamente elevada. Um tiro de Glaser nesse calibre é devastador. Mas para efeito de comparação, temos que nos ater a coisas iguais, pontas iguais.

Finalmente, eu realmente não tenho nenhuma experiência real de tiroteios, minhas opiniões são totalmente baseadas em tudo o que li em 40 anos de vida. Inclusive estas que você citou.

scyther
Intermediário
Intermediário

#474 Mensagem por scyther » Ter Ago 21, 2007 3:44 am

Munições de PDW... alguém sabe algo sobre?

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#475 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Ago 21, 2007 9:35 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não sou eu que digo isso, é a maior autoridade internacionalmente reconhecida no assunto, com vários livros pulicados, e que é baseada não em achismos ou em "o fulano disse por que UMA VEZ VIU...", mas em métodos científicos e amplamente aceitos, baseados no estudo de CENTENAS DE CASOS REAIS catalogados, analisados e estudados....

Bem Beraldi, vou me ater apenas a esta parte final do seu post, por considerá-la pouco elogiosa, prá dizer o mínimo.

Estas fontes reconhecidas que você cita são as mesmas que todos nós podemos acessar, portanto, o que eu escrevo aqui não é baseado em achismos ou fulano me disse.

Basta pensar em cada calibre, com suas munição convencional padrão, qual é mais efetivo? Se formos pensar apenas em garrafão, podemos ir ao extremo, que é caçadores russos usarem .22 na Chechênia, com tiros exclusivamente no rosto. Mas podemos também considerar que, mesmo o sr Marshall, considera apenas disparos no tórax ou tronco em que o alvo "parou" em menos de dez segundos. Assim, se nós analisarmos que 99,99% dos policiais do mundo não são campeões de tiro nem usam munições especiais expansivas, temos que considerar o calibre que vai incapacitar o meliante independentemente de garrafão e etc. Ora, sabemos o efeito de um tiro de 7,62 OTAN(munição usada nas polícias em geral, nada de ponta oca, SS-109 e etc) numa perna ou braço, é bagaço total, lixo. Como desconheço pessoa que continue atirando sem braço ou perna, este tiro foi suficiente para o fim desejado, a incapacitação. SE formos adentrar no mundo das munições especiais, a capacidade do 7,62 será extraordinariamente elevada. Um tiro de Glaser nesse calibre é devastador. Mas para efeito de comparação, temos que nos ater a coisas iguais, pontas iguais.

Finalmente, eu realmente não tenho nenhuma experiência real de tiroteios, minhas opiniões são totalmente baseadas em tudo o que li em 40 anos de vida. Inclusive estas que você citou.

Carlos,

Não escrevi o que escrevi para ofender ou elogiar ninguém, mesmo porque estamos aqui neste fórum para passar e adquirir conhecimento: esta foi a intenção, pois ninguém vem aqui para ficar fazendo adulação, com exceção de nosso Diecenes e o Pai de Santo, que se amam... Mas aí vamos dar um desconto, afinal eles são GAÚCHOS... :lol: :lol: :lol: Se bem que toda minha família por parte de mãe é de Porto Alegre. :oops: ... bom pelo menos não é por parte de pai! :twisted:

Não vou me alongar neste assunto, pois o resultado está sendo uma discussão em sentido negativo,e não algo que possa contribuir para a união e o engrandecimento do debate, ou o aprimoramento individual. Só quero dizer que:

1) Quando me referi a achismos ou fulano disse, não fiz nenhuma refência a você, e nem teria motivo para isso. Não sei por quevocê se ofendeu.
2) Não existe calibre que vai incapacitar o indivíduo de forma imediata com disparo que não seja no garafão. Nem um .50 BMG faz isso. Tem relatos na SOF de maio deste ano, se não me engano, bem como numa das últimas Guns and Weapons for Military and Police, que dão conta de egajamentos de snipers no Afeganistão usando .50 BMG e .408 Cheytac que não conseguiram cessar a ação de guerrilheiros que usavam armas pesadas (metalhadoras, canhões AA) por conta de disparos periféricos.
3) Você afirmar que um 7,62x51mm provoca a cessação imediata da ação do indivíduo por conta de amputação, transformando-o em "bagaço ou lixo" é achismo - e agora eu digo isso, pois é uma afirmação que não tem embasamento técnico ou fático nenhum que seja conhecido na literatura (bem ampla) que tenho consultado em todos estes anos. Muito pelo contrário: são vastos, e não raros, casos de indivíduos atingidos por munições potentes (12, 7,62x51mm, .30-06, .50 BMG, até por um RPG!!!) que continuaram combatendo até serem adequadamente atingidos em zonas de incapacitação imediata. Só um exemplo: segundo Marshall, em 38 casos com o emprego de munição Winchester 7,62x51mm Hollow Point, o stopping power foi de 96%... O mesmo stopping power do cal. .40S&W com munição Cor Bon (32 casos)... Ou seja, nem com disparos no "garrafão" o 7,62x51mm dá esta garantia toda que o pessoal acha... E só para comparação: o stopping power do 5,56x45mm com munição Federal v-max hollow point de 40 grains em 133 casos foi de 99%... Pode checar: o 5,56 hollow point foi bem melhor que o 7,62, e num número muito maior de casos...
4) Afirmar que 99,99% dos policias do mundo não são bons atiradores e não usam munição capaz de poduzir um stopping power adequado não é verdade. Esta sua afirmação pode refletir a realidade do Brasil e de outros países que tratam a segurança pública como brincadeira, mas não de países sérios. Para variar cito como tradicional exemplo o país com o maior número de órgãos de segurança pública do mundo, os EUA. Lá se você não passar na qualificação, que normalmente é semestral, podendo ser trimestral, mensal e até semanal (no SRT do FBI), você simplesmente é colocado em atividades administrativas e vira motivo de chacota. Então todos tem que colocar "no garrafão" em distâncias que normalmente vão de 1 até em torno de 25m, podendo chegar a 50m em alguns órgão policiais no Alaska, por exemplo (não lembro de outros exemplos, mas há...)
5) Quanto a munições especiais, no Brasil, que eu tenha certeza, no DPF, nas PM de SP, MT, MS, PR, só das que eu lembro, usa-se normalmente munição 5,56x45mm soft point. Na PC de SP chega-se ao luxo de usar 5,56x45mm TAP...

Mas é isso. Não meleve a mal, nem como alguém querendo tratar você de forma deselegante: só estou debatendo o tema que chegou neste tópico e argumentando nas mesmas bases propostas por você.

No hard feelings... :wink:

Beraldi.

Carlos Mathias

#476 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 21, 2007 10:42 pm

Sem problema, como disseste, estamos todos aqui prá aprender. Aliás, hoje mesmo falei com um amigo que anda no Caveirão. É unanimidade, 7,62 neles, nada de melissinha.

Agora, um pouco mais sério.

O que eu escrevi foi VISTO, na hora, testemunha ocular no ato. Se nem isso vale, aí lascou mesmo.

Agora as polícias. Estamos no Brasil e ao menos no Rio, não vejo o povo das polícias usando estas munições especiais não. É CBC ball prá todo mundo. Agora, realmente as unidades especiais e especialmente as americanas e européias, devem usar tudo de bom.

3) Você afirmar que um 7,62x51mm provoca a cessação imediata da ação do indivíduo por conta de amputação, transformando-o em "bagaço ou lixo" é achismo

Olha, perneta correr assim tá difícil Beraldi. Um tiro de 7,62 se pegar na perna acabou, não dá prá correr. O cara até pode ficar caído berrando, mas fica ali mesmo, até sangrar e morrer.

Ficamos assim, A PMERJ com sua vastíssima experiência prática diz que o 7,62 OTAN é mais incapacitante. Eu acho que os caras tem uma boa vivência de tiroteios.

Dieneces
Sênior
Sênior

#477 Mensagem por Dieneces » Qua Ago 22, 2007 2:04 am

Vou deixar a minha experiência pessoal de quem já atirou com armas longas em calibre .223 , .243 , .25-06 , 7x57Mauser(bastante) , 7,65Mauser Argentino ,.308 , .30-06 , 7mm Remington Magnum ,.300 e .338 Winchester Magnum , estas duas só uma vez cada , .375 Holland&Holland , .458 WM (uma vez tb), só pra citar calibres de melhor balística . A ÚNICA VANTAGEM que vejo no .223 é seu tamanho pequeno que permite sejam carregados mais projéteis , no caso de uso policial e/ou militar . A "diferença de coice" para qualquer um dos calibres citados acima até o .308 é mínima . O efeito do tiro ao acertar ao alvo é inferior , embora eu nunca tenha atirado numa pessoa e espero nunca ter que fazê-lo . Já atirei em animais de quase uma tonelada . Sei a diferença entre um tiro de 7X57 que acerta em cheio nos pulmões de um boi alçado e o derruba e um do mesmo calibre que nem cócegas fez ao acertar em zonas não vitais . Nunca atiraria num animal pesado e perigoso com um .223 , jamais , nem com um .243 ou um 25-06. Nunca vi quem recomendasse . E o 7x57 que eu citei acima , e com o qual tenho boa experiência é inferior ao .308 , que além de tudo é um calibre bastante eclético . Hoje em dia já existe muito calibre "melhor " e de igual dimensão que o .223 para utilizar com pequenos animais , tais como os WSMs e tantos outros . Pode parecer uma análise distinta do emprego policial , mas posso afirmar que distingue bem um calibre do outro , sem no entanto retirar o mérito tático-policial-militar da melhor portabilidade do 5,56mm.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#478 Mensagem por Matheus » Qua Ago 22, 2007 11:41 am

o único animal grande que eu matei com arma foi uma vaca(uns 300-400kg)com um único tiro de .40 "ponta oca" CBC Gold, hehehe.

Dieneces
Sênior
Sênior

#479 Mensagem por Dieneces » Qua Ago 22, 2007 11:50 am

MCD-SM escreveu:o único animal grande que eu matei com arma foi uma vaca(uns 300-400kg)com um único tiro de .40 "ponta oca" CBC Gold, hehehe.
Uma hora eu conto sobre os bois alçados ( arredios , selvagens) da costa do Taquarembó . Divisa de Lavras do Sul com Dom Pedrito , local onde invernei uns bois , na fazenda de uns parentes meus , entre 2000 e 2005 .

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#480 Mensagem por Matheus » Qua Ago 22, 2007 11:55 am

Dieneces escreveu:
MCD-SM escreveu:o único animal grande que eu matei com arma foi uma vaca(uns 300-400kg)com um único tiro de .40 "ponta oca" CBC Gold, hehehe.
Uma hora eu conto sobre os bois alçados ( arredios , selvagens) da costa do Taquarembó . Divisa de Lavras do Sul com Dom Pedrito , local onde invernei uns bois , na fazenda de uns parentes meus , entre 2000 e 2005 .

o que matei foi em Dom Pedrito....início de 2006....

Responder