Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#466 Mensagem por saullo » Seg Ago 13, 2007 2:56 pm

Leandro,
Já vi algumas fotos na internet, com desenhos e fotos dele em construção, mas não me lembro do endereço. São navios parecidos com os da nova Classe Mistral da Marinha Francesa, em tamanho e capacidade.

Abraços

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#467 Mensagem por luis F. Silva » Seg Ago 13, 2007 4:24 pm

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#468 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 13, 2007 4:35 pm

saullo escreveu:Leandro,
Já vi algumas fotos na internet, com desenhos e fotos dele em construção, mas não me lembro do endereço. São navios parecidos com os da nova Classe Mistral da Marinha Francesa, em tamanho e capacidade.

Abraços

A classe Mistral eu já conhecia, e são barcos bem grandes. Até gostaria de ver a MB com um navio destes, mas não é exatamente deste tipo de barco que estou falando. O que proponho seria algo como uma fragata grande e rápida, com armamento e sensores AS completos, sem o/os canhões maiores e mísseis SS (e nem pensar em defesa aérea de área), mas com um bom convôo (que não precisa ser corrido) e hangares para manter permanentemente 6 ou 8 helis da classe de peso de um Cougar naval ou um NH-90.

A idéia é que um barco destes pudesse manter sozinho uma patrulha constante de helis com 2 aeronaves no ar a maior parte do tempo e pelo menos uma o tempo todo, lançando sonobóias à frente do GT para no mínimo manter os subs à distância. Os helis dos demais navios do GT ajudariam a evitar falhas na patrulha.

Com o grande alcance dos torpedos atuais e os mísseis lançados de sub`s ficando populares (imaginem a Venezuela com Brahmos), acho uma temeridade contar com os sonares dos navios para fazer uma patrulha constante, pois os sub`s poderiam detectar o GT, encontrar a melhor posição e atacá-lo muito antes de serem detectados.

Acredito que com um bom projeto um navio assim poderia ter entre 6 e 8 mil tons. Dá para pensar em substituir 2 das 8 fragatas de emprego geral que a MB já está planejando por dois barcos assim, com um custo apenas um pouco maior. E em caso de cenários como o Haiti, onde a ameaça de sub`s é inexistente, o mesmo barco teria flexibilidade para embarcar 8 ou 10 panteras e esquilos do EB (ou 6-8 Cougars/Blackhawks), para dar apoio às tropas em terra.

É claro que nesta missão específica um Mistral ou um Austin seriam ainda melhores, mas aí já é outra categoria de barco, e não faria sentido se trocar fragatas por eles.

Espero ter esclarecido melhor a minha idéia.

Leandro G. Card

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#469 Mensagem por alex » Seg Ago 13, 2007 4:44 pm

Leandro, eu já postei uma idéia semelhante a sua algum tempo atrás.
A minha idéia era baseada na classe San Giorgio italiana de 8.000 toneladas , construída com padrões de navios mercantes para ficar mais barata na aquisição. Seria usada em substituição ao SP quando a frota precisa-se de um porta-heli em vez da função de de um PA.
Seria usada para guerra anti-sub, desembarque de tropas.

Carregaria de 6 a 8 helis e um sistema Aspide.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#470 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 13, 2007 5:25 pm

alex escreveu:Leandro, eu já postei uma idéia semelhante a sua algum tempo atrás.
A minha idéia era baseada na classe San Giorgio italiana de 8.000 toneladas , construída com padrões de navios mercantes para ficar mais barata na aquisição. Seria usada em substituição ao SP quando a frota precisa-se de um porta-heli em vez da função de de um PA.

Oi Alex,

Este sim está bem mais próximo do que eu imagino. Tirando-se os 400 soldados que o San Giorgio pode carregar ele poderia receber instalações para operar 6 ou 8 helicópteros.

A construção em padrão mercante com dois motores diesel relativamente pequenos poderia ser adotada por uma questão de custo, mas aí a velocidade máxima de 21 nós tornaria meio difícil acompanhar um GT centrado em um PA moderno, ou acompanhar outras escoltas se estas dessem uma arrancada por qualquer motivo.

Eu preferiria um casco mais longo e estreito e uma propulsão mais potente. Isto abriria espaço um armamento de autodefesa AA e sensores AS mais adequados, e permitiria uma velocidade compatível com outros navios da frota.

Mas o conceito é por aí.

Abraços,

Leandro G. Card

saullo
Sênior
Sênior

#471 Mensagem por saullo » Seg Ago 13, 2007 6:12 pm

LeandroGCard escreveu:
alex escreveu:Leandro, eu já postei uma idéia semelhante a sua algum tempo atrás.

Oi Alex,

Este sim está bem mais próximo do que eu imagino. Tirando-se os 400 soldados que o San Giorgio pode carregar ele poderia receber instalações para operar 6 ou 8 helicópteros.

A construção em padrão mercante com dois motores diesel relativamente pequenos poderia ser adotada por uma questão de custo, mas aí a velocidade máxima de 21 nós tornaria meio difícil acompanhar um GT centrado em um PA moderno, ou acompanhar outras escoltas se estas dessem uma arrancada por qualquer motivo.

Eu preferiria um casco mais longo e estreito e uma propulsão mais potente. Isto abriria espaço um armamento de autodefesa AA e sensores AS mais adequados, e permitiria uma velocidade compatível com outros navios da frota.

Mas o conceito é por aí.

Abraços,

Leandro G. Card

Leandro,
você já viu a Classe Absalon dinamarquesa? É um misto de fragata com navio de assalto e que leva até 3 helicópteros na popa. Acho que uma Absalon bem encorpada é próximo do que você quer. Creio que poderiam ser classificados até como Cruzadores.

Abraços

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#472 Mensagem por pafuncio » Seg Ago 13, 2007 6:22 pm

O Rui Elias Falcão Maltês (aka Relíquia Macabra) e o P 44 (vulgo Prepe) vivem falando da classe Absolon: linda, portentosa, barata e mui eficiente.

Um pequeno adendo, supérfluo ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
saullo
Sênior
Sênior

#473 Mensagem por saullo » Seg Ago 13, 2007 6:25 pm

Pessoal,
postem alguma foto das Absalon, quem tiver.

Abraços :roll:

gral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#474 Mensagem por gral » Seg Ago 13, 2007 8:07 pm

saullo escreveu:Pessoal,

Toma aí um site russo:

http://www.worldnavy.info/specification ... salon.html

http://www.worldnavy.info/specification ... ss_ps.html

o link de cima é da classe Absalon, o de baixo das futuras fragatas de patrulha dinamarquesas, que usam o mesmo casco, mas têm hangar menor e são melhor armadas

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#475 Mensagem por Tigershark » Seg Ago 13, 2007 8:09 pm

Amigo saulo,

Segue endereço de e-mail com foto da Absalon Class:

http://www.marinehistorie.dk/English/Th ... Class(2004).htm

Um Abraço,

Tigershark

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#476 Mensagem por Tigershark » Seg Ago 13, 2007 8:15 pm

Amigo saulo,

Um Abraço,

Tigershark

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#477 Mensagem por Beronha » Seg Ago 13, 2007 8:34 pm

Bem vindo ao DB tigershark... contamos com muitos posts seus.

Saudaçoes

saullo
Sênior
Sênior

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#478 Mensagem por saullo » Seg Ago 13, 2007 9:09 pm

Tigershark escreveu:

Amigo saulo,

Um Abraço,

Tigershark

Obrigado Tiger

Abraços :)

saullo
Sênior
Sênior

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#479 Mensagem por saullo » Seg Ago 13, 2007 9:10 pm

Tigershark escreveu:

Amigo saulo,

Um Abraço,

Obrigado,
Valeu mesmo caro Tigershark

Abraços :)
Tigershark

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#480 Mensagem por Lord Nauta » Seg Ago 13, 2007 9:38 pm

Prezados Senhores

Tudo indica que as fragatas Bosisio e Rademacker e que serão modernizadas . A Greenhalgh não vai ser modernizada, mas continuara operando por mais algum tempo.

Sds

Lord Nauta

Editado pela última vez por Lord Nauta em Ter Ago 14, 2007 5:36 pm, em um total de 2 vezes.
Responder