Centurião escreveu:
Opa Professor Orestes,
Eu achava que essa notícia já tinha se espalhado tanto que não seria necessário postar fontes. Mea culpa. Além disso, eu deveria especificar a pesquisa.
Dando uma rápida olhada, eu não achei a fonte da pesquisa que foi feita pela Thompson/Reuters. Dado que cada instituto usa uma metodologia diferente (i.e. as publicações em que estão inseridos os trabalhos), não é possível dizer se outras pesquisas têm resultados coincidentes. O detalhe é que, na matéria, a previsão de avanço futuro do Brasil no ranking foi dada pelo presidente do Capes.
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil deve chegar nos próximos anos ao ranking dos dez países que mais produzem artigos científicos no mundo. "Assim como o país já possui um dos dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, o objetivo é chegar nesse mesmo patamar dentro dos próximos anos", disse ele durante coletiva de imprensa para divulgação da avaliação trienal de cursos de pós-graduação.
.
.
.
De acordo com o levantamento de 2009, feito anualmente em referência ao ano anterior pela empresa Thomson Reuters, o país ocupa a 13ª posição em produção de artigos científicos, atrás de Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Inglaterra, França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul (respectivamente do 1º ao 12º). O levantamento deste ano (referente a 2009) ainda não foi divulgado.
Mais em:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/ ... &id=129649
Abração
Olá Centurião,
obrigado pelas infos, alguma coisa já tinha escutado, outras não. O problema não está na "info", mas na veracidade dela.
Explico com um exemplo: durante anos as universidades brasileiras foram "avaliadas" através de uma revista para público adulto masculino. Durante este mesmo período a pós-graduação do país era "avaliada" por um grande jornal paulista.
Certa vez este mesmo jornal apresentou o seu ranking de pesquisa no Brasil, colocando a Matemática lá pra baixo do roda-pé. Pois bem, ouve um rebuliço no meio matemático brasileiro e partiram para o confronto e o direito de contra-resposta. Bem, a pesquisa em matemática no Brasil passou para o primeiro lugar!!!
O que houve? A metologia (se é que se pode usar esta expressão para o caso do jornal) usada levava em conta a quantidade de artigos publicados em periódicos internacionais e só isso. Depois eles faziam um ranking baseado na média obtida entre o número de pesquisadores por área e pelo número de artigos (SIC). Pois bem, a turma da Matemática brasileira disse, grosso modo, que o ranking deveria levar em consideração a média brasileira em relação a média internacional, pois aí haveria um parâmetro real de comparação. Este virou o padrão.
Pois bem, a média de publicação em matemática no Brasil era mais do que o dobro (se não mudou, pois isto apresenta variação de ano pra ano) da média internacional. O segundo lugar (prefiro não citar outra área que não seja a minha; soaria de forma pejorativa) nacional atingia um terço da publicação da média internacional. Então...
Amigo Centurião, existem fatos e fatos, metodologias e metologias, e pense assim: Deus inventou a Matemática, já a contraparte do diabo foi a Estatística (nada pejorativo, amigos da Estatística, apenas um trocadilho). Se ainda não fui claro: apresente um problema a um matemático e ele resolverá o mesmo, lhe fornecendo um número no final (modelo determinístico); apresente o mesmo problema a um estatístico e ele lhe perguntará sobre qual é o resultado que você deseja no final, aí ele realiza cálculos, via "adequação de médias", e leva a gausiana para o número que você deseja (modelo probabilístico). Um exibe os números de maneira nua e crua, o outro pode manipular (não no sentido pejorativo) os números para onde quiser.
Não estou criticando os Estatísticos (os profissionais em si), mas sim a possibilidade que a teoria estatística permite. Os estatísticos são sérios (ao menos todos os que conheço), mas a abordagem teórica, que se baseia em dada metodologia, é pra lá de questionável. Pra muita gente, não, mas pra mim (e outro tanto), sim. Cada um que tenha a sua opinião.
Isto tudo para dizer que os russos publicam mais e em melhor qualidade do que o Brasil. Mas este parâmetro, por si só, não me diz nada (assim como apenas o PIB de uma dada nação). Basta ver a trajetória de um país como a Rússia e a do Brasil para ver quem é quem em conhecimento e domínio tecnológico. A Rússia está em franca queda, mas por falta de investimento, não por competência e habilidade.
Mas extrapolo dizendo que não sou pró-Rússia, sou pró-Brasil (sempre!), mas ignorar este país (gostando ou não dele, inclusive eu mesmo) chega a ser palhaçada, é ofensivo (a eles, a mim não). Os dados estatísticos são importantes, e nos tempos modernos, são fundamentais, mas é preciso saber interpretá-los, não ao pé da letra, porém considerando vários outros fatores e índices.
Forte abraço!!!!