JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#4636 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 15, 2008 6:08 pm

soultrain escreveu:
Plinio Jr escreveu: Os Mig-29s foram os únicos vetores da antiga Alemanha Oriental que permaneceram em operação com a unificação, naquela oportunidade, era um dos principais vetores das forças soviéticas e proporcionaram a OTAN milhares de horas em treinamento, simulações e exercícios e com a entrada dos Typhoon 2000, foram retirados de operação antes mesmos que os veteranos F-4F Phantom II.
E continuam a ganhar os combates wvr aos F-16 da Polônia.

[[]]'s
A Polônia já tem em terra os AIM-120C e os AIM-9X. Já passou a era do mito...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4637 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 15, 2008 7:12 pm

alexandre lemos escreveu:O tópico está muito desviado. Aqui, o foco é o caça sueco.

Uma contribuição ao pequeno grande caça sueco: (das antigas).

:mrgreen:

Salu2, alexandre.
Bombardeiem o infiel otimista! [003]

Imagem

Imagem

[003] [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
soultrain
Sênior
Sênior

#4638 Mensagem por soultrain » Ter Jul 15, 2008 7:48 pm

Bolovo escreveu:
soultrain escreveu: E continuam a ganhar os combates wvr aos F-16 da Polônia.

[[]]'s
A Polônia já tem em terra os AIM-120C e os AIM-9X. Já passou a era do mito...
Mito? ok...

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4639 Mensagem por faterra » Ter Jul 15, 2008 10:36 pm

Imagem

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4640 Mensagem por Penguin » Qua Jul 16, 2008 8:15 am

soultrain escreveu:
Bolovo escreveu: A Polônia já tem em terra os AIM-120C e os AIM-9X. Já passou a era do mito...
Mito? ok...

[[]]'s
Os F-16 da Polonia estao equipados com AIM-9X e JHMCS.
O mito Mig+R-73+HMD durou ate a introducao de outros misseis off-boresight (Iris-T, Python 4/5, ASRAAM) + HMDs.
Ate um F-5BR+HMD+Python 4/5 pode ser mortal para um Mig-29 em WVR.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
soultrain
Sênior
Sênior

#4641 Mensagem por soultrain » Qua Jul 16, 2008 8:59 am

Se vocês dizem...Foi me dito por um piloto da FA da Polônia que os Mig-29 velhinhos batiam consistentemente os F-16 em exercicios wvr, não tive oportunidade de alongar a conversa e saber mais pormenores já que foi em negócio e no meio de mais pessoas, mas se vocês dizem...

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#4642 Mensagem por Túlio » Qua Jul 16, 2008 10:11 am

Acho meio que esquisitinho, afinal, off-boresight or off-boresight, HMS por HMD e sendo o MiG mais manobrável - bem mais - que o F16, além de ter IRST...sei não... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#4643 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 16, 2008 11:06 am

Há quanto tempo os poloneses usam Mig-29 e há quanto tempo o F-16 está em operação por aquelas bandas... :?:

Pensando deste jeito, seria bom os alemães pararem de receber Tiffies porque os Phantons deles deram uns cacetes nos Rafales franceses....

Não é bem por aí não.....
:idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Mathias

#4644 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 16, 2008 11:12 am

Aaaaah sei, sei, não é bem por aí não... :idea: :idea: :idea: :idea:

soultrain
Sênior
Sênior

#4645 Mensagem por soultrain » Qua Jul 16, 2008 11:19 am

Plinio Jr escreveu:Há quanto tempo os poloneses usam Mig-29 e há quanto tempo o F-16 está em operação por aquelas bandas... :?:

Pensando deste jeito, seria bom os alemães pararem de receber Tiffies porque os Phantons deles deram uns cacetes nos Rafales franceses....

Mas desde quando é que se compram vectores deste tipo numa analise 1x1 wvr? Isso é filme e grupinho de discusão na internet.

[[]]'s

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4646 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 16, 2008 1:22 pm

soultrain escreveu:
Plinio Jr escreveu:Há quanto tempo os poloneses usam Mig-29 e há quanto tempo o F-16 está em operação por aquelas bandas... :?:

Mas desde quando é que se compram vectores deste tipo numa analise 1x1 wvr? Isso é filme e grupinho de discusão na internet.

[[]]'s
Acho que o que o Plinio está dizendo é que uma aeronave que acabou de entrar em serviço vai levar desvantagens contra uma aeronave já em serviço e nesse quesito a experiência conta... além disso a doutrina tem que ser formada e isso leva anos.

Existe o outro ponto da questão é que o Mig-29 é extremamente manobrável e creio até que seja mais manobrável do que um F-16 com aquele calombo nas costas :mrgreen:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4647 Mensagem por Penguin » Qua Jul 16, 2008 3:18 pm

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu: Mas desde quando é que se compram vectores deste tipo numa analise 1x1 wvr? Isso é filme e grupinho de discusão na internet.

[[]]'s
Acho que o que o Plinio está dizendo é que uma aeronave que acabou de entrar em serviço vai levar desvantagens contra uma aeronave já em serviço e nesse quesito a experiência conta... além disso a doutrina tem que ser formada e isso leva anos.

Existe o outro ponto da questão é que o Mig-29 é extremamente manobrável e creio até que seja mais manobrável do que um F-16 com aquele calombo nas costas :mrgreen:

[]s
CB_Lima
O que não falta são informações sobre o comparativo F-16 x Mig-29.
Resumidamente o que se diz é que o Mig leva vantagem em baixas velocidades e baixas altitudes e o F-16 em maiores velocidades (incluindo supersonicas) e maiores altitudes e que o resultado depende do piloto e dos sistemas de cada aeronave.

O Cmdte da FA polonesa disse na última edição da Aircraft Illustred que a missão típica do Mig-29 dura 45min, ou seja é um caça de defesa de ponto devido ao seu curto alcance.

Outro detalhe, de uma forma geral, os pilotos de Mig-29 acham que ele é melhor e o mesmo dizem os pilotos de F-16.

No mundo real... :twisted:

Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 16, 2008 7:41 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#4648 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 16, 2008 6:51 pm

As pessoas esquecem que doutrina, treinamento e acostumar-se com um novo vetor não acontece do dia para noite, leva-se tempo para isto.

Os poloneses acabaram de receber o ultimo lote de F-16s, que estão substituindo unidades que anteriormente eram equipadas com Mig-21s e Su-22s, enquanto que os Mig-29 são operados há décadas exclusivamente na função de interceptação e defesa aérea e agora serão complementados pelos F-16s.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
soultrain
Sênior
Sênior

#4649 Mensagem por soultrain » Qua Jul 16, 2008 7:38 pm

Vamos lá,

Onde está a seriedade desta discusão? Eu disse que os MIG-29 polacos batiam consistentemente os F-16 polacos em wvr, não que A é melhor que B, nem que a Polónia devia comprar mais MIG, nem que o MIG tinha um alcance continental, nem que o MIG-29 era o supra sumo dos ares, nem mesmo, que a FAB deveria comprar MIG-29.

Primeiro disseram que era mito, depois que era impossível, que o blk52++++, mais AIM-9x, mais JHMCS, mais XPTO matava tudo num alcance de milhares de km, a seguir vêm com doutrina e que o piso está inclinado e o arbrito só marca faltas contra?

O que eu disse foi o que me transmitiram, e significa tão só o que eu escrevi, nada mais, é uma situação especifica, não quer dizer que o MIG-29 é melhor que o F-16 (já estão mais descansados pelo quase sacrilégio?). Nenhuma aeronave Russa, Europeia ou Asiática actual consegue chegar perto de um F-104 desarmado, quanto mais de um F-16, F/A-18E e F-35 nem falar. F-22 nem precisa descolar, no chão abate com ataque electrô-magnético, qualquer aeronave, em qualquer lugar do mundo.

[[]]'s :mrgreen: :mrgreen:

Menos torcida meus amigos.

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4650 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 16, 2008 7:48 pm

Olá

Acho que nessa conversa o meio de campo está bem embolado.

Como esse tópico não é sobre o Mig-29 ou o F-16, retornemos ao Gripen pois o tópico é dedicado a ele.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder