Mensagem
por Moccelin » Sáb Jan 17, 2009 11:55 pm
Cabeça, volatando àquele comentario que eu fiz do GATE-SP... O que mata é que não podem alegar falta de treinamento não... É de conhecimento público por aqui que a PMSP é uma das mais bem treinadas e equipadas do Brasil (creio que só deva perder pra PMDF)!!! E isso é que me matou de raiva!
Tipo, no caso do ônibus 147, que o BOPE da PMERJ (esse vc deve conhecer de fama) cagou o pau FEROZMENTE também, pô, na época era sabido que a PMERJ estava capenga, o BOPE era bem treinado sim, mas pra combater em favela, subir morro, essas coisas, ações anti-terror não eram o forte deles, e tem até comentários no documentário falando isso (um ex-BOPE falando que eles viviam pedindo dinheiro pra treinamentos do tipo que era sempre negado). E depois daquilo tudo mudou, tem 2 tipos de formação no BOPE, aquele que sobe o morro, e o que é treinado para ações anti-sequestro, etc.
Hoje em dia, se fosse uma PM das que sofrem com falta de verba tipo a dos estados nanicos do Nordeste, até que ia, mas ver isso acontecer com a PMSP é triste... Se a "nossa melhor PM" deu essa mancada horrenda, imaginem se acontecer em um estado com a PM mal treinada, e mal remunerada?!?!?!?
Ah, antes que eu me esqueça, não sei se vc ficou sabendo mas a operação foi um desastre TOTAL... Os caras ficaram negociando MAIS DE 5 DIAS, e nesse meio tempo uma das reféns RETORNOU AO CÁRCERE. Tudo bem que parece que ela tomou essa decisão sozinha, estava lá pra tentar convencer o sequestrador e acabou indo na direção dele, mas como dizia um comandante meu, explica mas não justifica... Mas ainda não tinha acabado, para o GRAND FINALE temos uma ação DESASTROSA, onde NÃO USARAM nenhum tipo de arma atordoante (luz e som, gás, o qualquer coisa que o valha), e perderam o efeito surpresa porque: A) um dos policiais demorou demais pra subir uma escada E não tinha ninguém descendo de rapel pelo lado de cima; ou B) a coordenação furou tanto que os caras que iam entrar pela porta estouraram, ou pelo menos tentaram, antes do cara chegar no alto da escada... A opção C, que seria a surpresa com o início de tiros no interior parece que já está descartada.
Agora me explique... Se EU, que tenho 24 anos e apenas 2 anos como cadete do Corpo de Bombeiros e 1 ano de Aluno da EsPCEx (valor militar, nesse caso, próximo a zero) saquei NA HORA que tinha sido uma bagunça sem tamanho, imaginem as pessoas com experiência que se aposentaram e trabalham como consultores dos jornais e revistas!!! E o pior, COMO o comandante de um grupo que é a ELITE de uma das Polícias mais bem equipadas e treinadas do país, que, ao contrário do BOPE do caso "Ônibus 147", é treinada com muito mais ênfase ao anti-sequestro, anti-assalto a banco, etc. consegue deixar passar um erro GRITANTE desses? É de se assustar!
Já pedindo desculpas pelo post enorme, mas parece que o erro começou desde o começo. Parece que pela legislação em vigor o certo alí seria o seguinte, durante as negociações a PMSP cuidaria da segurança do perímetro, a Polícia Civil da negociação, e o GATE da PMSP ficaria responsável pela ação tática quando as negociações chegassem a um ponto crítico. No caso a PMSP ficou com tudo. O que acaba ocorrendo? Por richas entre as duas Polícias ocorre a sobrepossição de funções por parte das duas. E parece que isso ocorre em todo o país. E aproveitando, quem gosta do assunto vejam a série "Flashpoint"... É Canadense e conta a história de um grupo de ações táticas em todos os níveis, negociação, ações planejadas de ante-mão como realização de prisões, e por aí vai, muito boa mesmo.
The cake is a lie...