TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45676 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 01, 2010 11:00 pm

Até eu que não sei de nada sei que a FAB assinou o relatório.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45677 Mensagem por orestespf » Sex Out 01, 2010 11:13 pm

AlbertoRJ escreveu:Até eu que não sei de nada sei que a FAB assinou o relatório.

[]'s
Alberto, não teve um post aqui mesmo, da imprensa (esqueci o nome do autor), dizendo exatamente isto, ou seja, que a FAB (mais precisamente o Cmd. Saito) assinou o tal relatório apontando o Rafale como vencedor? Veja, não é especulação de entusiastas de fóruns, é alguém da imprensa (que pode, claro, ser, igualmente, especulação).

Eu, heim! Supondo que realmente tal coisa aconteceu (assinatura), como estas pessoas ficarão daqui por diante? Falo isso porque sempre foram muito "seguras" no que afirmam, né? Mas como não sei de nada e nem quero saber(...) fico apenas com o benefício da dúvida mesmo. :? :?


Abração, amigo véio!




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45678 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 01, 2010 11:17 pm

Mestre,
Pois eu acho que o NJ nunca entregaria um relatório não assinado pela FAB ao Lula e nem este o aceitaria.
E você está certo, já saiu na imprensa e, salvo engano, com declaração do ministro. 8-]

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45679 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 01, 2010 11:19 pm

Falavam que ninguém da FAB assinaria do lado esquerdo, prá não se meter na sujeira e roubalheira, blá, blá, blá.
Que os EC-725 ninguém da FAB tinha assinado do lado esquerdo(lembram do detalhe do lado da assinatura?) ainda pelo mesmo motivo.
Era tudo uma falta de assinatura do cacete.

Ah!
Teve até um general do EB, se não me engano, que teria saido cooptado para assinar as sujeiradas.
Ou foi da MB, que depois descobriram que o cara estava assinado uma mutreta escondido do comando e tal...

Agora, todas as coisas estão caminhando.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45680 Mensagem por orestespf » Sex Out 01, 2010 11:24 pm

AlbertoRJ escreveu:Mestre,
Pois eu acho que o NJ nunca entregaria um relatório não assinado pela FAB ao Lula e nem este o aceitaria.
E você está certo, já saiu na imprensa e, salvo engano, com declaração do ministro. 8-]

[]'s
É isso!

X2 em tudo!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45681 Mensagem por orestespf » Sex Out 01, 2010 11:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Falavam que ninguém da FAB assinaria do lado esquerdo, prá não se meter na sujeira e roubalheira, blá, blá, blá.
Que os EC-725 ninguém da FAB tinha assinado do lado esquerdo(lembram do detalhe do lado da assinatura?) ainda pelo mesmo motivo.
Era tudo uma falta de assinatura do cacete.

Ah!
Teve até um general do EB, se não me engano, que teria saido cooptado para assinar as sujeiradas.
Ou foi da MB, que depois descobriram que o cara estava assinado uma mutreta escondido do comando e tal...

Agora, todas as coisas estão caminhando.
Lembro-me do assunto e de você questionando o lado da assinatura!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nem canhoto! :? :? :?


PS: o que veio depois o "ah!" foi para provocar uma pessoa importante daqui. :wink:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45682 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 01, 2010 11:28 pm

Só maldade no coração, só maldade... :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19313
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2099 vezes
Agradeceram: 2658 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45683 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 02, 2010 2:15 am

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Tem gente jurando de pé junto que a FAB não assina o relatório final aprovando e recomendando a compra do Rafale.

Eu tenho os nomes e posts. 8-]
Pepê Rezende escreveu: É tarde, já assinou...

Abraços

Pepê
Hader escreveu:O documento já tá assinado CM...
Amigos Pepê e Hader, acredito que o Carlos tenha sido sarcástico, pra lá de ácido, só que não quis dar nome aos bois (ou apenas boi, no singular mesmo). :wink: :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço aos três!

Sim "apenas boi" e não bois. E acrescentando, é uma pessoa de outro Fórum...

Sabem uma das coisas que me preocupam? Termos mais atrasos significantes na conclusão do FX2, devido a SAAB, que ao contrário da Boeing e da GIE Rafale está muito ativa para conquistar o contrato aqui no Brasil, utilisando uma forte campanha de marketing para conquistar a opinião pública, lobbies no Congresso e acões junto a outros políticos que tem comunicacão direta com politicos que tem comunicacão direta com membros do PT em altos cargos (como exemplo, o Luis Marinho com o Lula) . Ao meu ver, a SAAB tem esse forte empenho, maior que os outros concorrentes porque, ao contrário da companhia estadunidense e francesa, tem sua forca baseada praticemente em aeronaves militares-somente o Gripen atualmente- ainda não tendo encomendas do caca oferecido e atualmente apresenta uma baixa producão de Gripens C/D -parte das vendas e leasings estão feitas com unidades oriundas dos estoques da Flvpnet). Mas vale ressaltar que a SAAB procura oferecer uma boa oferta junto as empresas bélicas aeroespaciais nacionais (mais isso não é exclusividade dela, os outros concorrentes procuram o mesmo, sejam em diferentes níveis para cada área, e depende, obviamente do julgamento de cada empresa receptora beneficiária e da própria FAB).

O receio do atraso com a conclusão do FX, por mais que seja sob auspícios de obter uma vitória "justa" (que diga-se de passagem essa "vitória justa" depende do ponto de vista de cada um, afetado pelas preferências), pode, refrisando, pode, ter o mesmo desfecho dos 2 FX anteriores, que por conflitos de interesses, levar a FAB a ficar novamente sem um caca novo.

Abracos




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45684 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 2:21 am

Dessa vez acho que não Knight7.
Aaaaaaacho que não, mas também não garanto/aposto nada.

Acho que apenas uma reviravolta na eleição pode atrasar/melar a parada.

Se por um milagre (vide pesquisas) a Dilma perder, o Lula joga a bomba no colo do sucessor, e este que arque com o custo político de cancelar tudo e deixar o país sem defesa aérea decente, começar tudo outra vez e colocar a sua própria marca na escolha, se houver alguma.

Se for Serra, eu acredito em mela-mela e uma penca de F-16MLU e a FAB cala a boca.
Se der Marina, a FAB vai ganhar o que a Luzia ganhou atrás da horta, uma cepa cabeçuda chamada F-5M forever.

Tudo isso é apenas a minha opinião. :wink:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19313
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2099 vezes
Agradeceram: 2658 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45685 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 02, 2010 2:41 am

Deus te ouca, CM.

A Dilma vai ganhar (seria muito difícil ela perder. Falo isso com base nos índices das pesquisas).



Não acredito que ela escolha o SuperHornet. O PT apresenta uma politica exterior clara de fazer aliancas com nacões, orientada ao fortalecimento da multipolarizacão, contra a unipolarizacão, representada pelos EUA.

Mas mesmo ela ganhando, não me tira a preocupacão, por motivos que expus no post anterior.
E acrescentando ao que havia escrito, o GripenNG (embora tenha o "coracão" dos EUA) acho que pode dar uma "trucada" no processo do FX2, o que seria o pior dos mundos.

Abracos




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45686 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 02, 2010 2:57 am

knigh7 escreveu:E acrescentando ao que havia escrito, o GripenNG (embora tenha o "coracão" dos EUA) acho que pode dar uma "trucada" no processo do FX2, o que seria o pior dos mundos.

Abracos
E é isso que tem gente doida para que ocorra...

Só que querer... não é poder...

:wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19313
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2099 vezes
Agradeceram: 2658 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45687 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 02, 2010 3:07 am

Eu não estou acompanhando as discussões do Tópico. Talvez tenham colocado essa matéria aqui, feita recentemente.

Estou colocando-a para mostrar o posicionamento da SAAB e de empresas beneficiárias no Brasil para reforcar o que eu disse acima.

A SAAB adotou uma interessante estratégia de posicionamento no FX2 (um bom "case de estratégia competitiva"): realisou contrato com empresas, como a AKAER, adiantando-se, tomando a posicão de virtual vencedora da competicão.
Akaer: Novidades à espera do anúncio do F-X2

Empresa nacional de engenharia aeronáutica virtualmente desconhecida fora de São José dos Campos antes do programa F-X2, a Akaer surgiu na imprensa como a primeira empresa a se associar ao programa Gripen NG, mesmo sem a garantia que este seria o modelo de caça escolhido para substituir os atuais caças da FAB. “Nosso trabalho conjunto com a Saab, a participação no programa Gripen NG, está completando, agora, um ano. Ao fim deste período já trocamos muita informação com os suecos, criando juntos os planos de manufatura, de investimento, de qualidade, de produção e de engenharia para o novo modelo. Nossos engenheiros, em seus computadores aqui no Brasil, acessam remotamente a rede corporativa da Saab. Para poder fazer isso tivemos que criar novos ambientes de trabalho que fossem seguros, tanto física como logicamente”, contou a ALIDE, César Silva, diretor da empresa.

“Nosso trabalho neste projeto se inicia com o detalhamento (projeto em CAD) do formato final das portas do trem de pouso e de cada uma das peças que compõem as asas e os módulos da fuselagem central e traseira. Depois disso, virá a fase da ‘preparação para a industrialização’, que envolverá a fabricação das ‘cabeças de produção’, ou exemplares de referência (a grosso modo, os ‘protótipos’) dos componentes desenhados no sistema CAD. Nos próximos dias devemos chamar a imprensa brasileira para anunciar formalmente, a ‘liberação da primeira peça’, a conclusão do primeiro desenho 3-D feito no Brasil para a Saab”.

“Sabemos agora, passado este ano, que a Saab já confia muito na gente”, complementa César. Para o diretor da empresa brasileira esta “confiança” é justamente o que os qualifica para receber cada vez mais negócios dos suecos. Eles vêem a empresa brasileira como uma forma de reduzir custos em diversos programas, não apenas no do Gripen NG, sem comprometer a qualidade. A Saab se encontra neste momento desenvolvendo, e fabricando, portas para o Boeing 787, além de diversos outros componentes para os aviões da Airbus.

Perguntado sobre o impacto industrial de uma eventual seleção do Gripen pela Força Aérea da Índia, César disse: “o que nós já tivermos desenvolvido, não fará qualquer sentido recriar do zero, assim, para a Akaer, isso até que seria uma oportunidade de agregar a HAL (Hindustan Aeronautics Limited) como um novo cliente de nossos serviços de engenharia”.

A Akaer faz parte do consórcio brasileiro “T1” que pretende ocupar um novo nicho na cadeia de fornecedores da indústria aeroespacial nacional e internacional. Diferente da Embraer, que visa desenvolver desde o conceito seus próprios produtos, a Akaer e a T1 preferem ser terceirizados de grande escala, assumindo o detalhamento de projeto e a subsequente montagem de sub-conjuntos para grandes fabricantes como a própria Embraer e a Saab.

Perguntado sobre a recente visita do novo CEO da Saab ao Brasil, Cesar Silva contou que “A importância do programa brasileiro da Saab está clara na vinda de Hakam Buskhe ao Brasil, passados apenas 24 dias de ele ter assumido seu cargo. Ele visitou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para se apresentar e em seguida foi a São Bernardo do Campo para conhecer o prefeito Luiz Marinho, grande entusiasta do programa de fabricação do Gripen NG no Brasil. Em Brasilia Bushke falou à imprensa sobre o interesse de sua empresa de montar aqui um centro de pesquisa que trabalhasse bem de perto tanto da indústria como da academia brasileira. Este centro visa, além do programa Gripen, iniciar desenvolvimentos nas áreas de aviônica, radares e de sistemas de segurança pública, objetivando particularmente os grandes eventos (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016) previstos para acontecer no país nos próximos anos”. As três áreas enfocadas não são ainda muito desenvolvidas no Brasil e marcam uma importante evolução na base tecnológica do país. Na entrevista de Brasília, a Saab anunciou que o novo centro seria feito em São Paulo, mas após a conversa com o prefeito paulista foi anunciado que ele seria criado em São Bernardo. Em meados de outubro virá ao Brasil o Diretor da Área de Pesquisa da Saab para definir os detalhes deste projeto que deve consumir um investimento entre 40 e 50 milhões de dólares, neste momento uma equipe de suecos está no Brasil desenvolvendo os estudos e os business plans desta nova empreitada.

César disse também que “o NG representa uma mudança profunda no programa Gripen. Para o Brasil a participação direta da nossa indústria neste programa nos daria a capacidade de seguir evoluindo esta plataforma, no futuro, mesmo sem a participação dos suecos. Este avião é nosso! A campanha de ensaios será toda realizada no Brasil”.

Sobre a sugerida versão naval do NG, César contou que “o trabalho de sua empresa na estrutura do NG já leva em conta a perspectiva de reforço estrutural no futuro, caso seja decidido o desenvolvimento desta nova versão. Ter isto em mente neste momento simplificará muito o trabalho do desenvolvimento do Sea Gripen mais tarde, não partiremos do zero. E só podemos fazer isso porque a Saab já concluiu os primeiros estudos desta variante. Como o Sea Gripen será mais pesado que o NG, a estrutura que estamos criando agora modelo terrestre já levará em conta as demandas futuras, os novos envelopes de carga, as velocidades de descida e de parada, etc. As especificações definitivas de desempenho serão estabelecidas pela Marinha do Brasil, e caberá à Saab refinar o projeto básico para atendê-las”. Concluindo, César falou que “Um dos pontos mais positivos do Sea Gripen é que ele esta sendo pensado para poder usar tanto catapultas tradicionais quanto os ski-jumps, de acordo com a preferência da Marinha. A Embraer, naturalmente, seria a principal empresa brasileira neste programa de criação do Sea Gripen”.

Para além dos projetos com a Saab a Akaer ainda se encontra neste momento envolvida no programa de atualização dos Bandeirantes da FAB junto com a empresa gaúcha Aeroeletrônica. Coube à Akaer aqui ser responsável pelo projeto de modernização estrutural e pela produção dos kits mecânicos e elétrico, empregados neste programa.


fonte: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... io-do-f-x2




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Out 02, 2010 9:26 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceu: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45688 Mensagem por varj » Sáb Out 02, 2010 8:41 am

Sem entrar em qualidades técnicas sobre as aeronaves.Se der Gripen, o que não acredito, como ficará a defesa aérea até ele estar operacional?Virão tampões?Qual prazo máximo para o projeto estar pronto?E se não ficar?São mais inúmeras questões que prefiro não me alongar pois neste forum existem pessoas bem mais qualificadas para tal.Mas sou da opinião que já ultrapassamos em muito o tempo para melhorar nossas defesas aéreas.Não esta na hora de arriscar, principalmente no quesito tempo.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45689 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 3:51 pm

Olha, tem empresas brasileiras envolvidas com todos os competidores, a SAAB apenas está jogando as dela na mídia prá fazer estardalhaço e ganhar no tapetão, na pressão política.
O que a SAAB conseguiu foi adiar o anúncio do FX-2 para depois das eleições presidenciais, e por enquanto é só.

Agora estão divulgando que a SAAB já fez três apresentações sobre o Gripen-NNGBRi para a MB.
Quem quer acreditar , lê isso e pensa:

- Hmmmm... Então quer dizer que se fizeram três apresentações, é porque a MB acredita e quer o avião, é lógico!!!!!

Bem, podem fazer um milhão de apresentações, até de um F-35 sueco.
Mas segundo consta e nossos bons amigos estão confirmando, já era.

Porém, esse tipo de "notícia" pode ter o pendão de municiar quem queira contestar mais à frente a escolha de outro avião.

Por outro lado, acho que não viram o que a MB fez com quem tentou melar o acordo dos submarinos.
Todos os "artigos" escritos na mídia contrários à ação da MB foram tecnicamente chamados de lixo, esgoto, titica.

Então, o que pode acontecer se esses atores levantarem a voz após o anúncio e começarem a bater no resultado, é que uma Força pode até ficar quieta, mas eu acho que uma outra vai se levantar, municiar-se de um calhamaço de justificativas e estudos técnicos, e de posse disso arrasar e jogar no esgoto essas afirmações "técnicas" que poderiam/serão usadas para atacar a escolha, escolha essa conjunta e assinada pelos dois cmtes.

Ou então a caravana andará e os cão (apenas usando a imagem do ditado) continuarão ladrando à margem da estrada, só isso.




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45690 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 02, 2010 5:33 pm

O que eu sei é que aquela diretiva obriga as forças armadas a padronizar onde for possível , no caso da aviação da FAB e MB ela foi clara e precisa... eu nem quis falar nada sobre isso ai la no BM, mas estou desinformado sobre estas três aparições e testes.

Não estou mais afim de polêmicas... não este fim de semana, melhor deixar passar tudo de boa! 8-]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder