MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#4561 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Ago 19, 2014 8:18 pm

LeandroGCard escreveu:Como bem disse o nosso colega mmatuso, o FGTS vai muito além de ser uma simples forma de arrecadação do governo, ele funciona como um desincentivo à troca desordenada de funcionários pelas empresas (pela multa sobre o saldo) e como um seguro para manter o trabalhador por pelo menos algum tempo quando ele ficar desempregado.
Antes (ou no período de transição) do FGTS havia uma multa de um salário por ano trabalhado que o patrão tinha que pagar por demitir por justa causa, com o FGTS o valor dessa multa caiu pela metade, o empregado recebe ainda menos e o saldo só serve como forma de forçar o empregado a tentar ser demitido e não pedir as contas.
LeandroGCard escreveu:Se fosse simplesmente extinto as empresas incorporariam o valor ao seu lucro mas não o repassariam aos trabalhadores, e se fosse recolhido e entregue a eles simplesmente se diluiria, as empresas logo descontariam o valor nos salários nominais oferecidos e muito em breve os trabalhadores receberiam no total a mesma coisa que recebem hoje
Salários seguem a lei da oferta e da procura, se faltam funcionários se oferece mais, as leis devem impor condições mínimas no contrato, mas a partir dai é com o mercado, se as empresas só repassassem o que a lei obriga ninguém receberia mais que um salário mínimo e os salários jamais aumentariam mais que o dissídio.
LeandroGCard escreveu:, e ainda forçaria o governo a criar novas despesas para a seguridade social sob pena de ver crises sociais homéricas a cada vez que surgisse qualquer probleminha na economia. Ou seja, a emenda poderia acabar sendo muito pior que o soneto.
A "seguridade social" no Brasil é uma piada, o governo DEVE criar essas novas despesas de qualquer jeito, se necessário aumente uma alíquota de imposto (e não criar novo imposto como os deputados adoram), mas esse imposto disfarçado de fundo não dá.

Resumindo o FGTS até aqui, ele resolve alguns problemas mas resolve da pior forma possível, deveria ser substituído por outras soluções.
LeandroGCard escreveu:Além disso o FGTS segue regras até que bem simples se comparado a outros impostos, dá para montar o cálculo em uma planilha Excel em uma hora ou menos (meu chefe fez exatamente isso e nunca teve nenhum problema, pelo contrário, corrige as burradas da contabilidade). Os impostos sim, tem que seguir milhares de normas e procedimentos diferentes dependendo do estado, do município, do ramo de atividade, do faturamento, do número de empregados e por aí vai. Hoje as regras são tão complexas e absurdas que chegam a ser conflitantes, e na prática nenhuma empresa no Brasil por mais que se esforce consegue estar totalmente dentro da lei na questão tributária, até porque se estiver certa com relação a uma norma estará necessariamente infringindo alguma outra :roll: .
O FGTS é mais um cálculo, mais uma forma de calcular juros, mais uma coisa para se preocupar, da para criar impostos simples, por exemplo, 50% do salário acima de R$ 5.000,00, mas com uma dúzia de impostos e alguns deles com nomes esquisitos e disfarçados é de enlouquecer qualquer um.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#4562 Mensagem por mmatuso » Ter Ago 19, 2014 8:45 pm

O maior retorno de investimento da minha vida foi o FGTS que eu peguei umas migalhas e participei do programa da vale do rio doce de compra de ações.

Em uns 4 anos tive retorno de 1000% e ainda pude sacar no final. [003]

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#4563 Mensagem por nveras » Ter Ago 19, 2014 11:02 pm

19/08/2014 - 15h40m
Conta de luz aumenta 35% em 228 municípios atendidos em SP e MS
Agência Brasil/Pedro Peduzzi
Reprodução
A partir do dia 27, a conta de luz de 2,4 milhões de consumidores será reajustada em 35,7%.
A partir do dia 27, a conta de luz de 2,4 milhões de consumidores será reajustada em 35,7%.
Brasília - A partir do dia 27, a conta de luz de 2,4 milhões de consumidores residenciais atendidos pela Elektro será reajustada em 35,7%. No agrupado para consumidores de baixa tensão, o aumento será 35,9%. As novas tarifas foram aprovadas nesta terça-feira (19), durante reunião de diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A medida afetará 223 municípios localizados no estado de São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Aneel, o item que mais impactou o reajuste da Elektro foi o aumento dos custos que a empresa teve com compra de energia. Fatores como aumento nos custos com transporte de energia e pagamento de encargos setoriais também influenciaram. Para os consumidores de alta tensão, o aumento será de 40,7%. Com isso, o efeito médio do reajuste ficará em 37,78%.

Para calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano – cálculo que inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário. Entre eles, a compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Tags: Aneel, Aumento, Conta de Luz, Elektro, Municípios

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#4564 Mensagem por GustavoB » Qui Ago 21, 2014 10:30 am

Segurem essa, urubus:

IBGE APONTA QUADRO DE PLENO EMPREGO NO BRASIL

Taxa de desocupação em julho ficou estável nas quatro regiões metropolitanas pesquisadas – São Paulo (4,9%), Recife (6,6%), Rio de Janeiro (3,6%) e Belo Horizonte (4,1%) – e mostram mínimas histórias de desemprego no País; a despeito de todas as previsões de recessão na economia, dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) apontaram essa semana que rendimento real médio do trabalhador cresceu 3,18% em 2013 e que o Brasil gerou 1,49 milhões de empregos formais no período; para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, números refletem que o mercado de trabalho continua em expansão e não há indícios de retração; "Nossos percentuais em todos os setores da economia são altamente positivos. O País vem mantendo a geração de postos, seguindo o crescimento do PIB"

21 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 10:02

247 – Dados divulgados nesta quinta-feira 21 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para uma situação de pleno emprego no País. As quatro regiões metropolitanas pesquisadas mostraram estabilidade na taxa de desocupação de junho para julho desse ano: Recife (6,6%), Belo Horizonte (4,1%), Rio de Janeiro (3,6%) e São Paulo (4,9%). Em relação a julho de 2013, houve estabilidade em Recife e Belo Horizonte, e recuos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Este foi o terceiro mês que o IBGE não divulgou os dados completos da mostra em razão da greve de seus servidores. Ficaram faltando as regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. Em abril, última vez que o instituto divulgou a pesquisa completa, o índice de desemprego registrado foi de 4,9%, o menor da história para o mês.

Mesmo diante de todas as previsões negativas para a economia brasileira, por parte de analistas e consultorias econômicas, dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) apontaram um cenário inverso essa semana. O rendimento real médio do trabalhador brasileiro cresceu 3,18% em 2013, alcançando R$ 2.265,71 em dezembro contra R$ 2.195,78, registrado em dezembro de 2012.

No ano passado, o Brasil também gerou 1,49 milhão de empregos formais, segundo a Rais. O número é superior aos dados de 2012, quando foram registrados 1,14 milhão de empregos. O montante de vínculos empregatícios também cresceu, passando de 47,45 milhões em 2012 para 48,94 milhões em 2013.

Na avaliação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, os dados positivos refletem que o mercado de trabalho no Brasil continua em expansão e não há indícios de retração. "Nossos percentuais em todos os setores da economia são altamente positivos. O País vem mantendo a geração de postos, seguindo o crescimento do PIB. Criamos vagas de emprego e tivemos ganhos reais de salários, como demonstra a Rais", afirmou.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6544 vezes
Agradeceram: 6907 vezes
Contato:

#4565 Mensagem por Túlio » Qui Ago 21, 2014 12:41 pm

Tenho certeza que por "urubus" te referes às figurinhas conhecidas da mídia "contra" e não a colegas nossos.

Isso posto, digo que se tem uma coisa que nunca canso de ver e achar LINDO é, estando no centro de Osório ou Tramandaí, o que não falta é placa de PRECISA-SE oferecendo emprego...

Porque não estava acostumado a ver isso.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#4566 Mensagem por Boss » Qui Ago 21, 2014 1:17 pm

Vamos ver por quanto tempo crescendo com as super taxas que experimentamos desde 2011 (e só vem caindo), a coisa continua assim... :roll:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#4567 Mensagem por rodrigo » Qui Ago 21, 2014 1:19 pm

Na Argentina também está tudo fantástico, comprovado por respeitadíssimos institutos de estatísticas.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6544 vezes
Agradeceram: 6907 vezes
Contato:

#4568 Mensagem por Túlio » Qui Ago 21, 2014 1:26 pm

Boss, só posso falar do que VEJO. Gente pregando que o Brasil vai acabar tem desde o tempo do D. Pedro, só que não acabou. E nos comparar com a DEFAULTINA, Rodrigo véio, é ignorar que temos reservas que bastariam para pagar sua dívida no pior dos cenários, ou seja, todo mundo recebendo 100% do que lhe devem. E não chegamos a tale ponto por MÁ GESTÃO, creio eu... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
mmatuso
Sênior
Sênior

#4569 Mensagem por mmatuso » Qui Ago 21, 2014 2:11 pm

Apesar das seguidas tentativas de implantar um regime comunista, não acredito que o brasil vá ficar muito ruim, mesmo apesar de barbeiragens administrativa e politica que vemos sempre.

A coisa só anda porque o país é muito grande, bom mercado de consumo e muitos recursos naturais.

Entrar em recessão até os maiores entram e pode acontecer, mas ferrar de vez não acredito e dar calote em tudo duvido muito.

nveras
Sênior
Sênior

#4570 Mensagem por nveras » Qui Ago 21, 2014 2:15 pm

Calma pessoal. Não estamos tão mal assim, mas estamos a caminho. :twisted:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#4571 Mensagem por GustavoB » Qui Ago 21, 2014 2:33 pm

Sim matuso, é o nosso destino. Melhor, obra divina.

mmatuso
Sênior
Sênior

#4572 Mensagem por mmatuso » Qui Ago 21, 2014 2:58 pm

GustavoB escreveu:Sim matuso, é o nosso destino. Melhor, obra divina.
Sem dúvida, ainda mais que os comunistas são ateus. [003]

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2744 vezes
Agradeceram: 1123 vezes

#4573 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 21, 2014 4:14 pm

mmatuso escreveu:O maior retorno de investimento da minha vida foi o FGTS que eu peguei umas migalhas e participei do programa da vale do rio doce de compra de ações.

Em uns 4 anos tive retorno de 1000% e ainda pude sacar no final. [003]
Também apliquei parte do meu FGTS na Vale, utilizei para dar entrada em minha casa e me arrependo até hoje de não ter comprado ações da Petrobras na época que o FHC liberou :cry: ... ali[as essa foi a mais eficiente política de distribuição de renda da história do Brasil!!! :wink:

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2744 vezes
Agradeceram: 1123 vezes

#4574 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 21, 2014 4:17 pm

Esse pessoal do IBGE tá de brincadeira... pleno emprego? Então esse pessoal que vem todo dia pedir emprego na empresa que trabalho tá praticando caminhada? meu Deus, estão argentilizando o IBGE...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
nveras
Sênior
Sênior

#4575 Mensagem por nveras » Qui Ago 21, 2014 4:18 pm

Jornal do Brasil. Hoje

Criação de empregos cai 71,5% em julho, diz ministério
Comparação é com igual mês de 2013. Resultado para julho foi o pior dos últimos 15 anos

Responder