Re: tanques e blindados
Enviado: Qui Fev 28, 2013 1:10 pm
VIATURAS OSHKOSH M-ATV
Quando da nossa chegada ao Afeganistão, em 20 de Outubro de 2011, após uma viagem de horas, ao aeroporto militar de Caia em Cabul e cumpridas todas as formalidades inerentes, nomeadamente, controlo, recepção de bagagens, documentação e recepção de armamento do anterior contingente, fomos transportados num autocarro blindado, um género de transporte de prisioneiros como por vezes observamos nos filmes Americanos, fazendo parte da escolta outras viaturas, desconhecidas para a maioria de nós. Tal despertou-nos um certo interesse, pois não eram parecidas com nenhuma outra que conhecíamos, visto serem enormes, e até duvidamos mesmo que pudessem circular no nosso país com normalidade. De cor caqui deserto, com uma rampa de acesso ao interior por parte dos tripulantes, situada na sua retaguarda, na parte superior uma torre com cobertura onde se podia visualizar o pontador, o qual estava a uma altura razoável, mais tarde, após a escolta decorrer sem incidentes, ficamos a saber que estas viaturas eram os novos veículos blindados Americanos para substituir o tão famigerado Humevee nos teatros de guerra do Iraque e do Afeganistão. Já em Maidan – Wardak, local onde o contingente da Guarda Nacional Republicana se encontra sediado, a exercer a sua missão de mentoria na Escola Nacional de Policia Afegã (NPTC-National Police Training Center), num dia que não consigo referenciar recebemos uma patrulha Americana que tinha sofrido uma emboscada através de um ataque complexo, mediante 2 explosões de IED’s - Improved Explosive Device (Engenho Explosivo Improvisado) em simultâneo, 1 ataque directo com vários RPG’s e o uso ainda de armas automáticas, do qual resultaram 3 Americanos feridos, um dos quais com alguma gravidade. Aquando do ataque os Americanos recolheram os feridos e abandonaram as viaturas danificadas que não podiam circular, retirando-se do local do incidente o mais depressa possível, deslocando-se de imediato para o nosso Quartel, visto ser o mais próximo e possuir em permanência uma equipa médica francesa que poderia prestar os primeiros socorros até à chegada do helicóptero (MEDIAVAC) para evacuação dos feridos para o hospital mais próximo. Dois dias após o ataque, as viaturas flageladas no local do ataque, foram rebocadas para o interior do NPTC, tendo as mesmas sido colocadas junto ao ITC (International Trainers Compound), local este, onde se encontram alojados todos os contingentes internacionais. Ao vislumbrarmos tamanha destruição, perguntamo-nos como teria sido possível alguém ter sobrevivido a tal ataque. As viaturas estavam completamente carbonizadas, motores destruídos, no local dos pneus viase unicamente ferro fundido onde tinham sido anteriormente as jantes. Mas, embora tivessem sofrido tamanha destruição, o certo é que o chassis se encontrava intacto, podendo visualizarse a forma de “V” do fundo do mesmo, todos os vidros da viatura estavam intactos, percebendo então a razão de no incidente só ter resultado feridos e nenhuma baixa mortal. Com tudo isto e após algumas pesquisas, achamos que seria esta uma excelente oportunidade de dar a conhecer o porquê da aquisição destas viaturas, e algumas características das mesmas, excelentes e seguras, e que realmente podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como se encontra demonstrado nos últimos relatórios tornados públicos pelos Marines Norte-Americanos que, até à presente data, sofreram cerca de 300 ataques através de IED’s com estas viaturas e não tiveram nenhuma baixa humana a lamentar.Após terem sido conquistados todos os redutos talibãs no Afeganistão, as forças armadas tiveram necessidade de se adaptar a uma nova realidade, a mudança de estratégia dos insurgentes, que em vez de ataques directos, estes passaram a utilizar com maior frequência emboscadas com IED’s, obtendo resultados devastadores e mortíferos, o que constituía um grave problema para as forças Americanas e todos os seus aliados. Assim, em 2009 foi lançado um concurso público de aquisição de novas viaturas para substituição dos Humevee´s, viaturas utilizadas até então. As novas viaturas, para além de fornecer uma maior protecção aos seus tripulantes, não deveriam limitar a sua acção no terreno nem as capacidades tácticas que os Humevee´s ofereciam.Assim, quem se candidatasse ao concurso não teria uma vida fácil, visto que um reforço de blindagem em qualquer viatura implicaria uma perda de mobilidade, situação esta, que os responsáveis militares americanos não aceitariam. Dos 5 candidatos intervenientes no concurso, a viatura escolhida foi a OSHKOSH M-ATV MRAT (Mine Resistant Ambush Protected), que segundo o porta-voz do exército Americano, as razões da escolha incidiram no preço, visto se tratar do 2º mais barato e nos resultados dos testes, conjuntamente com as soluções apresentadas na resolução dos problemas em situações reais. O modelo M-ATV é uma Viatura fabricada pela OSHKOSH Corporation, sediada no Wisconsin, E.U.A, iniciando a sua construção em 2009 com um custo unitário de USD$470.000 sem equipamento, que poderia chegar ao USD$1.000.000 totalmente apetrechada com os mais variados e sofisticados equipamentos, nomeadamente armamento, equipa mento de visualização nocturno tanto térmico como ampliação de luminosidade, inibidores de frequência, transmissões etc… Num programa de aquisição de 8000 viaturas com um custo total 1.6 Biliões de dólares. É uma viatura de grandes dimensões, tendo uma altura de 2,70 mts, largura de 2,49 mts e um comprimento de 6,27 mts, repartido por um peso vazio de 12,500Kg e peso bruto de 14,700Kg, dependendo do modelo, visto que foram criadas várias opções, desde viaturas para patrulhamento, para transporte de mercadorias, viaturas ambulância, viaturas de transporte de pessoal, reboque etc… Para conseguir mover todo este peso a viatura foi equipada com um motor da marca Caterpillar 7.200cc, C7 Turbo Diesel, com 370 cavalos de potência, perfazendo um total de 25cv\Ton, podendo atingir uma velocidade máxima de 105Km\H, com uma autonomia para 510Km, com caixa automática e tracção 4x4, com suspensão individual, o que permite retirar todo o conjunto de suspensão\roda e coloca-lo em outro lado, se assim for necessário. Possui ainda um sistema central de enchimento automático dos pneus, mesmo que a viatura perca pressão em dois pneus é possível circular cerca de 50Km a uma velocidade de 50Km\H. Quanto ao armamento, pode ser equipada com uma metralhadora 7.62mm, , um lança granadas de 40mm, um lança misseis anticarro BGM-71 TOW e ainda 1 metralhadora pesada cal.50, esta que tem a particularidade de ser utilizada manualmente através de um militar na torre, ou electronicamente do interior com o auxilio de um joystick e câmaras que projectam a imagem num ecrã táctil, onde é possível seleccionar 5 alvos ao mesmo tempo e passar a selecção automática. Com isto tudo, e através do formato peculiar da blindagem em forma de V, a qual permite a fuga dos gases de uma explosão sem destruir o habitáculo da viatura. A composição secreta da sua blindagem, permite às forças que utilizam este tipo de viatura contar com uma arma que os ajudará neste esforço permanente na luta contra o terrorismo, aumentando a moral das suas forças, criando ainda aos insurgentes uma maior dificuldade, obrigando-os a se exporem cada vez mais para que os seus intentos tenham resultado por estes pretendidos.
Trabalho realizado por:
1º Sargento Paulo Certal
1º Sarg Fernando Riscado
http://www.gnr.pt/portal/internet/gabin ... ista94.pdf
Quando da nossa chegada ao Afeganistão, em 20 de Outubro de 2011, após uma viagem de horas, ao aeroporto militar de Caia em Cabul e cumpridas todas as formalidades inerentes, nomeadamente, controlo, recepção de bagagens, documentação e recepção de armamento do anterior contingente, fomos transportados num autocarro blindado, um género de transporte de prisioneiros como por vezes observamos nos filmes Americanos, fazendo parte da escolta outras viaturas, desconhecidas para a maioria de nós. Tal despertou-nos um certo interesse, pois não eram parecidas com nenhuma outra que conhecíamos, visto serem enormes, e até duvidamos mesmo que pudessem circular no nosso país com normalidade. De cor caqui deserto, com uma rampa de acesso ao interior por parte dos tripulantes, situada na sua retaguarda, na parte superior uma torre com cobertura onde se podia visualizar o pontador, o qual estava a uma altura razoável, mais tarde, após a escolta decorrer sem incidentes, ficamos a saber que estas viaturas eram os novos veículos blindados Americanos para substituir o tão famigerado Humevee nos teatros de guerra do Iraque e do Afeganistão. Já em Maidan – Wardak, local onde o contingente da Guarda Nacional Republicana se encontra sediado, a exercer a sua missão de mentoria na Escola Nacional de Policia Afegã (NPTC-National Police Training Center), num dia que não consigo referenciar recebemos uma patrulha Americana que tinha sofrido uma emboscada através de um ataque complexo, mediante 2 explosões de IED’s - Improved Explosive Device (Engenho Explosivo Improvisado) em simultâneo, 1 ataque directo com vários RPG’s e o uso ainda de armas automáticas, do qual resultaram 3 Americanos feridos, um dos quais com alguma gravidade. Aquando do ataque os Americanos recolheram os feridos e abandonaram as viaturas danificadas que não podiam circular, retirando-se do local do incidente o mais depressa possível, deslocando-se de imediato para o nosso Quartel, visto ser o mais próximo e possuir em permanência uma equipa médica francesa que poderia prestar os primeiros socorros até à chegada do helicóptero (MEDIAVAC) para evacuação dos feridos para o hospital mais próximo. Dois dias após o ataque, as viaturas flageladas no local do ataque, foram rebocadas para o interior do NPTC, tendo as mesmas sido colocadas junto ao ITC (International Trainers Compound), local este, onde se encontram alojados todos os contingentes internacionais. Ao vislumbrarmos tamanha destruição, perguntamo-nos como teria sido possível alguém ter sobrevivido a tal ataque. As viaturas estavam completamente carbonizadas, motores destruídos, no local dos pneus viase unicamente ferro fundido onde tinham sido anteriormente as jantes. Mas, embora tivessem sofrido tamanha destruição, o certo é que o chassis se encontrava intacto, podendo visualizarse a forma de “V” do fundo do mesmo, todos os vidros da viatura estavam intactos, percebendo então a razão de no incidente só ter resultado feridos e nenhuma baixa mortal. Com tudo isto e após algumas pesquisas, achamos que seria esta uma excelente oportunidade de dar a conhecer o porquê da aquisição destas viaturas, e algumas características das mesmas, excelentes e seguras, e que realmente podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como se encontra demonstrado nos últimos relatórios tornados públicos pelos Marines Norte-Americanos que, até à presente data, sofreram cerca de 300 ataques através de IED’s com estas viaturas e não tiveram nenhuma baixa humana a lamentar.Após terem sido conquistados todos os redutos talibãs no Afeganistão, as forças armadas tiveram necessidade de se adaptar a uma nova realidade, a mudança de estratégia dos insurgentes, que em vez de ataques directos, estes passaram a utilizar com maior frequência emboscadas com IED’s, obtendo resultados devastadores e mortíferos, o que constituía um grave problema para as forças Americanas e todos os seus aliados. Assim, em 2009 foi lançado um concurso público de aquisição de novas viaturas para substituição dos Humevee´s, viaturas utilizadas até então. As novas viaturas, para além de fornecer uma maior protecção aos seus tripulantes, não deveriam limitar a sua acção no terreno nem as capacidades tácticas que os Humevee´s ofereciam.Assim, quem se candidatasse ao concurso não teria uma vida fácil, visto que um reforço de blindagem em qualquer viatura implicaria uma perda de mobilidade, situação esta, que os responsáveis militares americanos não aceitariam. Dos 5 candidatos intervenientes no concurso, a viatura escolhida foi a OSHKOSH M-ATV MRAT (Mine Resistant Ambush Protected), que segundo o porta-voz do exército Americano, as razões da escolha incidiram no preço, visto se tratar do 2º mais barato e nos resultados dos testes, conjuntamente com as soluções apresentadas na resolução dos problemas em situações reais. O modelo M-ATV é uma Viatura fabricada pela OSHKOSH Corporation, sediada no Wisconsin, E.U.A, iniciando a sua construção em 2009 com um custo unitário de USD$470.000 sem equipamento, que poderia chegar ao USD$1.000.000 totalmente apetrechada com os mais variados e sofisticados equipamentos, nomeadamente armamento, equipa mento de visualização nocturno tanto térmico como ampliação de luminosidade, inibidores de frequência, transmissões etc… Num programa de aquisição de 8000 viaturas com um custo total 1.6 Biliões de dólares. É uma viatura de grandes dimensões, tendo uma altura de 2,70 mts, largura de 2,49 mts e um comprimento de 6,27 mts, repartido por um peso vazio de 12,500Kg e peso bruto de 14,700Kg, dependendo do modelo, visto que foram criadas várias opções, desde viaturas para patrulhamento, para transporte de mercadorias, viaturas ambulância, viaturas de transporte de pessoal, reboque etc… Para conseguir mover todo este peso a viatura foi equipada com um motor da marca Caterpillar 7.200cc, C7 Turbo Diesel, com 370 cavalos de potência, perfazendo um total de 25cv\Ton, podendo atingir uma velocidade máxima de 105Km\H, com uma autonomia para 510Km, com caixa automática e tracção 4x4, com suspensão individual, o que permite retirar todo o conjunto de suspensão\roda e coloca-lo em outro lado, se assim for necessário. Possui ainda um sistema central de enchimento automático dos pneus, mesmo que a viatura perca pressão em dois pneus é possível circular cerca de 50Km a uma velocidade de 50Km\H. Quanto ao armamento, pode ser equipada com uma metralhadora 7.62mm, , um lança granadas de 40mm, um lança misseis anticarro BGM-71 TOW e ainda 1 metralhadora pesada cal.50, esta que tem a particularidade de ser utilizada manualmente através de um militar na torre, ou electronicamente do interior com o auxilio de um joystick e câmaras que projectam a imagem num ecrã táctil, onde é possível seleccionar 5 alvos ao mesmo tempo e passar a selecção automática. Com isto tudo, e através do formato peculiar da blindagem em forma de V, a qual permite a fuga dos gases de uma explosão sem destruir o habitáculo da viatura. A composição secreta da sua blindagem, permite às forças que utilizam este tipo de viatura contar com uma arma que os ajudará neste esforço permanente na luta contra o terrorismo, aumentando a moral das suas forças, criando ainda aos insurgentes uma maior dificuldade, obrigando-os a se exporem cada vez mais para que os seus intentos tenham resultado por estes pretendidos.
Trabalho realizado por:
1º Sargento Paulo Certal
1º Sarg Fernando Riscado
http://www.gnr.pt/portal/internet/gabin ... ista94.pdf