Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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FCarvalho
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#451
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mar 28, 2014 10:50 pm
Em termos de capacidade e funcionalidade as CV-3 estarão dentro da classe destes dois navios.
São navios generalistas, bem ao estilo "pau pra toda obras" de qualquer marinha.
Como disse, eles tem que ser bons e simples para executar desde o trabalho de OPV's até escoltas de FT de Nae's.
Enfim, não precisa ser best of the best, mas também não pode ser só "arroz com feião"
Equilibrar esta questão em um navio de 3000 tons é que vai ser o grande desafio..
abs
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cabeça de martelo
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#452
Mensagem
por cabeça de martelo » Qua Abr 09, 2014 8:49 am
cabeça de martelo escreveu:Num debate sobre os NPO da Marinha Portuguesa num outro fórum, um individuo que trabalhou nos ENVC disse que os navios foram construido em aço classe A, que os mesmos têm duplo casco. Entre o exterior e o interior existe agua, ou ar e o duplo casco é usado como tanque de lastro do navio que serve como estabilizador. Para além disso têm estabilizadores ativos.
Eles estão compartimentados em 5 pavimentos e 10 anteparas estanques sobrevivendo com 5 anteparas e pavimentos continuos completamente alagados, os motores diesel ou eletricos, e os grupos geradores estão posicionados de forma a que com qualquer antepara alagada mesmo com 5 o navio continue a ter energia e propulsão.
Com mais de X (esta parte é segredo de estado) anteparas e pavimentos contínuos alagados o navio parte ao meio e mesmo assim as anteparas não alagadas flutuariam (a parte alagada afundaria), o control de danos e avarias é completamente automatizado desde os censores de incendio e sistema de extinção por CO2 e limitação da ocurencia com fecho automatico de compartimentos.
O control de alagamento, com fecho automático das portas das anteparas e pavimentos estanques. E quem se encontrar lá dentro, sai por escotilhas de fuga instaladas no teto dos pavimentos.
Todos os sistemas do navio são redundantes capazes de substituir automaticamente ou manualmente um componente avariado por outro.
Os tanques de combustível são revestidos por borracha balística em caso de perfuração por um projectil a borracha fecha o buraco não permitindo derrame de combustivel.
As vossas antigas corvetas têm esses sistemas? E as que estão a ser projectadas?
Alguém sabe?
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
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#453
Mensagem
por Marino » Qua Abr 09, 2014 11:01 am
Nossos navios possuem estabilizadores ativos, nao usando o sistema de alagamento de casco duplo.
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#454
Mensagem
por cabeça de martelo » Qua Abr 09, 2014 11:39 am
Tanto a Classe Inhaúma como a Barroso?
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#455
Mensagem
por Marino » Qua Abr 09, 2014 12:06 pm
Os tanques de combustível podem ser alagados, pois os navios possuem separadores de óleo e água, mas é uma prática que tentamos evitar para nao existir uma possível contaminação de combustível.
É melhor um reabastecimento no mar e completar os tanques, quando possível.
Os tanques de água doce sao repostos pelo sistema de osmose reversa dos navios.
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#456
Mensagem
por cabeça de martelo » Qua Abr 09, 2014 12:39 pm
As corvetas Classe Inhaúma estão operacionais? Eu lembro-me da grande polémica que houve no DB por causa dos navios desta classe.
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#457
Mensagem
por Marino » Qua Abr 09, 2014 1:43 pm
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#458
Mensagem
por Hermes » Qua Abr 09, 2014 5:10 pm
Lembrei de uma conversa que li em algum lugar, não me lembro onde, onde alguém sugeria que em vez de projetarmos novas corvetas baseadas nas Barroso, que esticássemos os Amazonas, pois seriam projetos mais modernos e aí alguém comentou que os Amazonas, apesar de sua modernidade e conforto, não teriam a construção segundo os padrões militares, que envolve tudo isso citado acima, aço especial, tanques, compartimentos estanques, etc. Por isso seriam ótimos OPVs, mas não navios realmente de combate, por isso o reprojeto da Barroso seria mais adequado. Creio que seja verdade.
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#459
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Abr 09, 2014 5:36 pm
Hermes escreveu:Lembrei de uma conversa que li em algum lugar, não me lembro onde, onde alguém sugeria que em vez de projetarmos novas corvetas baseadas nas Barroso, que esticássemos os Amazonas, pois seriam projetos mais modernos e aí alguém comentou que os Amazonas, apesar de sua modernidade e conforto, não teriam a construção segundo os padrões militares, que envolve tudo isso citado acima, aço especial, tanques, compartimentos estanques, etc. Por isso seriam ótimos OPVs, mas não navios realmente de combate, por isso o reprojeto da Barroso seria mais adequado. Creio que seja verdade.
Pelo que entendi, você estica um Amazonas e vai no máximo de OPV para "Corveta"... você estica a Barroso vai de Corveta para "Fragata".
Daí é melhor ficar com a Barroso 'esticada'
[]s
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#460
Mensagem
por Hermes » Qua Abr 09, 2014 5:47 pm
Isso ai
e se toma um tiro a mais "militar" tem maior probabilidade de sobreviver.
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#461
Mensagem
por FCarvalho » Ter Abr 22, 2014 7:07 pm
Novidades sobre o congelamento do projeto da CV-3? A questão dos mísseis AAe e demais sistemas de armas está resolvida ou ainda pendente?
abs.
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#462
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mai 14, 2014 6:49 pm
FCarvalho escreveu:Novidades sobre o congelamento do projeto da CV-3? A questão dos mísseis AAe e demais sistemas de armas está resolvida ou ainda pendente?
abs.
Já estamos em maio, adentrando o mês de junho e nada de definições sobre este projeto. Afinal, para quem quer começar a construir um navio ainda no final do ano, deixar para última hora a definição sobre diversos sistemas importantes não seria o mais recomendável. Mesmo com as parcerias tecnológicas estabelecidas.
Daqui a pouco acaba a copa, termina agosto, e começa novembro e nada de se saber que fim levou o projeto das CV-3.
abs.
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#463
Mensagem
por WalterGaudério » Seg Mai 19, 2014 9:15 am
FCarvalho escreveu:FCarvalho escreveu:Novidades sobre o congelamento do projeto da CV-3? A questão dos mísseis AAe e demais sistemas de armas está resolvida ou ainda pendente?
abs.
Já estamos em maio, adentrando o mês de junho e nada de definições sobre este projeto. Afinal, para quem quer começar a construir um navio ainda no final do ano, deixar para última hora a definição sobre diversos sistemas importantes não seria o mais recomendável. Mesmo com as parcerias tecnológicas estabelecidas.
Daqui a pouco acaba a copa, termina agosto, e começa novembro e nada de se saber que fim levou o projeto das CV-3.
abs.
Vai que a coisa já foi decidida...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
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