SAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Scout
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 7:40 pm
Localização: Calvi

#46 Mensagem por Scout » Qua Nov 21, 2007 2:17 pm

Edu Lopes escreveu:De qualquer maneira, queria ver esse cara no programa do BOPE, imagina: “24, pede pra sair!”.


Com todo o respeito mas, certamente, um cara do SAS acharia o curso do BOPE brincadeira de criança... o BOPE tá na moda mas não vamos exagerar!




Qui ose gagne
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39129
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2773 vezes

#47 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 21, 2007 2:48 pm

Eu acho é que a maior parte dos Brasileiros nem sabem muito bem o que é o BOPE!

No video do GOE (a unidade anti-terrorista Portuguesa), um Brasileiro meteu que era tudo um bando de frouxos que o BOPE é que é duro. Eu respondi-lhe que o BOPE tem missões que nada têm a ver com o GOE, na verdade tem mais a ver com o Corpo de Intervenção, ou seja, é uma unidade de manutenção da ordem pública. Depois há que dizer que o que não falta para aí é unidades onde o treino é brutal (e isso incluo outras unidades Brasileiras).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#48 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 21, 2007 2:50 pm

Olha o curso do BOPE pode não ser a coisa mais dificl do mundo... mas mesmo assim até um operador do SAS não ia levar na gaita... não mesmo.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#49 Mensagem por Moccelin » Qua Nov 21, 2007 11:09 pm

Esse negócio de levar na boa é bem subjetivo... No próprio BOPE existem membros que devem ter achado o curso mais fácil ou mais difícil... Tem gente que tem facilidade em aguentar pressão, mas que se fosse fazer um curso onde fosse necessário mais cabeça ele ia se dar mal, do mesmo jeito que pode existir um cara que é excelente atirador, domina bem técnicas de progressão etc e tal, porém tem mais dificuldade em aguentar algumas características da primeira fase do curso... Acredito que vai muito do momento da pessoa também...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#50 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 21, 2007 11:50 pm

É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39129
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2773 vezes

#51 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 22, 2007 8:51 am

ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


Olha que a fase de selecção do Curso de Operações Especias do GOE tem tb muita pancada...até eu nos Páras tive teste de agressividade para entrar e uma vez lá temos boxe, judo e as praxes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#52 Mensagem por Moccelin » Sex Nov 23, 2007 12:25 am

ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


Discordo de você. Se a primeira fase tem sentido nos FE, Comandos etc então tem no BOPE...




The cake is a lie...
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#53 Mensagem por RenaN » Sex Nov 23, 2007 12:32 am

ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


O BOPE deixou de fazer serviço de polícia faz tempo, aquilo lá é guerra. Em uma situação normal, num treinamento de Forças Especiais de Polícia eu também acharia desnecessário. Mas no caso do BOPE, virou guerra. Os caras usam pistola em situação extrema, ao contrário das polícias em outros estados que usam Fuzil em situações extremas.

Sds.




[<o>]
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#54 Mensagem por ZeRo4 » Sex Nov 23, 2007 12:43 am

vilmarmoccelin escreveu:
ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


Discordo de você. Se a primeira fase tem sentido nos FE, Comandos etc então tem no BOPE...


Quando eu digo "sem sentido", digo pq muita das privações da primeira fase do curso, são privações que só se passa em tempos de guerra. Quem viu o filme "Tropa de" Elite tem uma noção do que eu estou falando.

Quando se treinam FEs, Comandos e unidades similares, eles passam por essa provação pq é o ambiente que eles podem encontrar, por ficarem muito tempo atrás das linhas inimigas. ou coisas do gênero.

Diferente de um policial, o teste físico extremo eu até concordo... já que o físico faz parte da coisa! mas acho que tem outras coisas que no ramo policial deveriam ser REPENSADAS! Tem muita gente boa na polícia, tanto na PCERJ, quanto na PMERJ que hoje não está na BOPE ou na CORE por causa disso... e nem por isso eles são piores ou menos eficientes do que o BOPE! não tiveram o mesmo treinamento, mas aprenderam na CARNE, levando muito tiro e sangrando a própria pele...

Um bom exemplo é a galera que eu costumo dizer aqui, todos conhecidos meus, um inclusive sócio do meu irmão... são os mesmos que sempre aparecem em filmagens pela inet! são conhecido como "Os Galáticos", talvez o ícone mais famoso seja o Batata e sua Madsen. Já limparam vários batalhões do RJ... tem duas semanas que eles foram para o 16o BPM (quem conhece sabe que é batalhão mais PICA do RJ...) e já mataram 8! na mega-operação no Complexo do Alemão, dos 20 e tantos que a polícia matou (foram mais de 1.000 policiais...), eles mataram "apenas" 18! Se o critério for por "morte" (critério adotado pelo BOPE...) eu diria que eles são até melhores.... e seriam melhores ainda se tivessem o treinamento e os aprendizados do CAT e do COESP. Alguns deles já fizeram o Estágio de Aplicações Táticas (EAT) e o Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR) no BOPE mas nada como o próprio CAT ou COESP.

Não tem pq ter um treinamento de FEs ou Comandos se o BOPE é tudo menos isso, ouso dizer que nem "Op. Especiais" eles são... não no estrito significado da palavra, mas isso é um outro assunto.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#55 Mensagem por ZeRo4 » Sex Nov 23, 2007 12:50 am

RenaN escreveu:
ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


O BOPE deixou de fazer serviço de polícia faz tempo, aquilo lá é guerra. Em uma situação normal, num treinamento de Forças Especiais de Polícia eu também acharia desnecessário. Mas no caso do BOPE, virou guerra. Os caras usam pistola em situação extrema, ao contrário das polícias em outros estados que usam Fuzil em situações extremas.

Sds.


No BOPE tem muito mito. Sem dúvidas nenhuma são a melhor tropa de combate urbano do MUNDO mas não passam disso! Guerra é outra coisa... com a chegada do filme, tivemos mais um mito de que o BOPE entra em locais que nenhuma polícia entra... AFF! Entravam sim! Quando nenhum BPM tinha carro blindado e eles dispunham (foram os primeiros a receber...), hj qualquer batalhão que tem blindado consegue entrar em qualquer favela... exemplos não faltam! 3o BPM, 9o BPM, 14o BPM, 16o BPM, 22o BPM... todos entram e não necessitam mais do auxílio do BOPE.

Na boa??? Pica pra mim são os caras que trabalham nos GATs, PATAMOs, os que bancam RP de madrugada sozinhos na pista... os que entram em favela com quatro, cincou ou seis policiais...

PTz, entrar na favela com 50, 100, 200, cheio de carregador sobressalente e de blindado é mole... como diz um funk aqui no RJ: "De blindado é mole... quero ver subir a pé!".




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#56 Mensagem por Edu Lopes » Sex Nov 23, 2007 6:52 pm

ZeRo4 escreveu:Quando eu digo "sem sentido", digo pq muita das privações da primeira fase do curso, são privações que só se passa em tempos de guerra. Quem viu o filme "Tropa de" Elite tem uma noção do que eu estou falando.

Quando se treinam FEs, Comandos e unidades similares, eles passam por essa provação pq é o ambiente que eles podem encontrar, por ficarem muito tempo atrás das linhas inimigas. ou coisas do gênero.


Concordo com você. Realmente não há a menor necessidade de um treinamento tão "guerra" para um policial, mesmo que de elite. A única explicação que encontro para isso é a legislação que diz que a PM é força auxiliar do EB. Falei besteira?

[]s.




ImagemImagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#57 Mensagem por rodrigo » Sex Nov 23, 2007 7:41 pm

Os cursos de operações especiais tem currículo semelhante no mundo todo. Em cada lugar vamos encontrar uma ênfase em alguma parte mais essencial ao combatente, como mar, selva, montanha, pqd, mergulho e etc. A chamada ´´semana de rusticidade`` é um teste que poucas pessoas conseguem passar, seja no campo físico ou psicológico. Sua presença no curso, como peneira, é tão importante que somente são reconhecidos os cursos que o possuem. Outro aspecto interessante é que geralmente só são empregados instrutores que já possuem algum tipo de curso OE(real, não esses pagos de fim de semana), o que confere uma qualidade acima da média.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#58 Mensagem por alcmartin » Sáb Dez 22, 2007 10:10 am

SAS escreveu:
Piffer escreveu:
SAS escreveu:Man vs. Wild está passando no discovery channel :D



o nome do programa é "À Prova de Tudo", e vai ao ar todas as terças, a partir de 17 de julho, às 22 horas


Pois é... Eu vi o programa hoje (terminou agora). Foi na selva, na Costa Rica. Achei muito legal mesmo.

Mas uma coisa é certa: o programa é didático e não um reality show.

Ele não faz todas as coisas que são mostradas (e nem teria tempo pra fazer), não conhece todas as coisas que ele fala e faz coisas que não faria numa situação real (faz apenas para demonstrar a técnica).

Nào estou reclamando não. O programa é muito bom; gostei muito. Mas o cara não é um super-homem e o negócio não é um reality.

Abraços,



realmente, eh um progama didatico, e nao um reality show.

os abrigos q ele faz sao perfeitos demais para serem construidos por alguem cansado, com fome e perdido.. :lol:


nos creditos finais de cada episodio aparece o "survival expert" q eles consultaram para demonstrar as tecnicas de sobrevivencia de cada ambiente

´
Olá, SAS!

É...realmente, passados mais episodios e a euforia de ter mais um programa p/os aficcionados :D , dá p/ver que não é lá essa brastemp...

Acabo preferindo os antigos programas do Ray Mears, que passavam no Discovery Travel. Ele não é de combate e tais, mas o camarada era muito didático e mostrava ele fazendo tudo, dos abrigos a alimentação (que era seu forte, era gordinho... :D ). E quando ele não dava conta, não tinha vergonha de apelar p/os nativos. O que a meu ver, só dava mais credibilidade. Tipo o que fez na Siberia e Africa.
E com ele não tinha essa estoria de pederneira, não...fogo era no pedacinho de pau, mesmo...
Gravei seus programas em Video e estou passando p/dvd. Se aprender a jogar no youtube, aviso o povo,hehe... :oops:

abs!




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#59 Mensagem por RenaN » Sáb Dez 22, 2007 11:50 am

ZeRo4 escreveu:
RenaN escreveu:
ZeRo4 escreveu:É por isso que eu acho essa primeira fase um tanto quanto besteira... para as Forças Especiais do EB, CFN e etc, tudo bem... são tempos de guerra! mas pra polícia eu acho um pouco desnecessário!


O BOPE deixou de fazer serviço de polícia faz tempo, aquilo lá é guerra. Em uma situação normal, num treinamento de Forças Especiais de Polícia eu também acharia desnecessário. Mas no caso do BOPE, virou guerra. Os caras usam pistola em situação extrema, ao contrário das polícias em outros estados que usam Fuzil em situações extremas.

Sds.


No BOPE tem muito mito. Sem dúvidas nenhuma são a melhor tropa de combate urbano do MUNDO mas não passam disso! Guerra é outra coisa... com a chegada do filme, tivemos mais um mito de que o BOPE entra em locais que nenhuma polícia entra... AFF! Entravam sim! Quando nenhum BPM tinha carro blindado e eles dispunham (foram os primeiros a receber...), hj qualquer batalhão que tem blindado consegue entrar em qualquer favela... exemplos não faltam! 3o BPM, 9o BPM, 14o BPM, 16o BPM, 22o BPM... todos entram e não necessitam mais do auxílio do BOPE.

Na boa??? Pica pra mim são os caras que trabalham nos GATs, PATAMOs, os que bancam RP de madrugada sozinhos na pista... os que entram em favela com quatro, cincou ou seis policiais...

PTz, entrar na favela com 50, 100, 200, cheio de carregador sobressalente e de blindado é mole... como diz um funk aqui no RJ: "De blindado é mole... quero ver subir a pé!".


Zero4, sem dúvida acredito que tenha muito "mito" no BOPE. Quando eu disse o BOPE quis dizer toda a polícia do RJ, não específicamente o BOPE. Como já pude presenciar, qualquer "patrulhinha" lá o carona está armado com fuzil, isso pra mim é guerra. :cry:

Sds.




[<o>]
Avatar do usuário
SAS
Avançado
Avançado
Mensagens: 547
Registrado em: Dom Jan 14, 2007 10:36 pm

#60 Mensagem por SAS » Sáb Dez 22, 2007 10:53 pm

alcmartin escreveu:Acabo preferindo os antigos programas do Ray Mears, que passavam no Discovery Travel. Ele não é de combate e tais, mas o camarada era muito didático e mostrava ele fazendo tudo, dos abrigos a alimentação (que era seu forte, era gordinho... :D ). E quando ele não dava conta, não tinha vergonha de apelar p/os nativos. O que a meu ver, só dava mais credibilidade. Tipo o que fez na Siberia e Africa.
E com ele não tinha essa estoria de pederneira, não...fogo era no pedacinho de pau, mesmo...
Gravei seus programas em Video e estou passando p/dvd. Se aprender a jogar no youtube, aviso o povo,hehe... :oops:

abs!



nao conhecia esse ray mears, vou dar uma pesquisada sobre ele...

para colocar videos no youtube vc tem criar uma conta, o q eh bem facil e rapido, (so precisa de um email e inventar um nome de usuario e uma senha) depois eh so adicionar os videos do seu computador :wink: e segundo o youtube os videos nao podem ter mais de 10 minutos e 100 MB

eu ainda nao coloquei nenhum video, mas ja vi varios com mais de 10 minutos.. entao eu nao sei como eh q funciona isso da duraçao ou do tamanho do video direito, talvez algum outro forista possa te esclarecer isso melhor(e a mim tambem :mrgreen: )




"Quem ousa Vence"
Responder