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Enviado: Seg Abr 09, 2007 7:59 pm
por orestespf
Wolfgang
Sabe o que eu acho Orestes? Os EUA chegaram ao limite desta tecnologia no F-22. Como eles precisam de um caça "low", que tome o lugar do F-16, estão buscando, na verdade, fazer "um remendo" de F-22 no F-35, dexiando bem claro, que é um belíssimo remendo...rs
Hehehehe... Estava doido pra falar ou ouvir isso.... rsrsrs
E isto é assumido de forma indireta por eles, dizem que será(ão) o(s) último(s) vetor(es) tripulado(s) que farão... Será??? rsrsrs Mas um coisa você tem razão, eles chegaram no limite desta tecnologia, qualquer coisa nova, será totalmente diferente deste modelo atual. Basta ver o quanto já gasto e o que ainda gastarão. A pergunta clássica e básica é: compensa? Quanto grana foi usada nos B-1,2 e F-117 e qual o retorno real? Conhecimento teórico e prático! Excelente!!! Mas efetivamente não puderam usá-los de forma a justificar toda a grana, mas talvez tenham o argumento de manter a supremacia...
Só mais um pouquinho de lenha (mas nada de anti-americanismo, pois gosto dos equipamentos deles e do país em si): até hoje tem político (e parte de sua população) que questionam o fato da necessídade do F-22 e F-35. Alguns maldosamente até sugerem que certos combates simulados entre o F-15 e Su-30 na Índia foram meio armados para justificar a comprar e desenvolvimento destes projetos... A nós só cabe especular...
Grande abraço,
Orestes
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:00 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:Fábio (Wolfgang),
gostei do seu penúltimo post, complementou mesmo o que eu disse. Até as conjecturas que fez sobre o PAK-FA me parece razoável. Porém, temos que levar em consideração que a disponibilidade de grana é o fator decisivo no projeto russo.
Se o PAK-FA será (ou terá) uma versão barata, para concorrer no mercado com os americanos, confesso que não sei. Não adianta a rússia desenvolver uma versão (boa ou não) de um caça de 5ªG e não ter comprador, o mercado dita as regras sempre. O que não dá pra dizer é que o preço será $xxxx,xx, o caso do F-35 é um exemplo clássico. Qual o preço final dele? Uma incógnita!
Por isso, analisando o atual cenário, dá pra ver que a Rússia "busca" parceiros para o projeto (veja a Índia) e precisa de mais de um. Se não aparecer tal ou tais parceiros, o projeto tende a demorar muito mais do que você sugeriu. O Brasil sabe disso e até se interessa pelo "assunto", porém as questões políticas podem sugerir outra escolha.
A retória Bush-Lula-Álcool, não tem só como objetivo primário o fortalecimento da imagem do Lula na AS em contraposição ao Chaves e Fidel, isto implicará em outras conseqüências de maior envergadura política. As "coisas" estão aí e para bom entendedor, meia palavra basta. rsrsrs
Abraços,
Orestes
PS: a sua cordialidade e perspicácia é algo extremamente desejável nos debates. Sinta-se a vontade para discordar também, nunca pedirei fontes... rsrsrs
Orestes, muito agradecido pelas pelavras. No entanto, acho que o mérito é todo seu por levantar questões relevantes e que longe de mistificar, clareia nossos debates. Eu é que agradeço sua participação.
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:08 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:Wolfgang
Sabe o que eu acho Orestes? Os EUA chegaram ao limite desta tecnologia no F-22. Como eles precisam de um caça "low", que tome o lugar do F-16, estão buscando, na verdade, fazer "um remendo" de F-22 no F-35, dexiando bem claro, que é um belíssimo remendo...rs
Hehehehe... Estava doido pra falar ou ouvir isso.... rsrsrs
E isto é assumido de forma indireta por eles, dizem que será(ão) o(s) último(s) vetor(es) tripulado(s) que farão... Será??? rsrsrs Mas um coisa você tem razão, eles chegaram no limite desta tecnologia, qualquer coisa nova, será totalmente diferente deste modelo atual. Basta ver o quanto já gasto e o que ainda gastarão. A pergunta clássica e básica é: compensa? Quanto grana foi usada nos B-1,2 e F-117 e qual o retorno real? Conhecimento teórico e prático! Excelente!!! Mas efetivamente não puderam usá-los de forma a justificar toda a grana, mas talvez tenham o argumento de manter a supremacia...
Só mais um pouquinho de lenha (mas nada de anti-americanismo, pois gosto dos equipamentos deles e do país em si): até hoje tem político (e parte de sua população) que questionam o fato da necessídade do F-22 e F-35. Alguns maldosamente até sugerem que certos combates simulados entre o F-15 e Su-30 na Índia foram meio armados para justificar a comprar e desenvolvimento destes projetos... A nós só cabe especular...
Grande abraço,
Orestes
Também concordo, Orestes. Em verdade, o grande desafio dos EUA atualmente não se combate com Raptors. O problema é ter que se misturar à areia e ao sangue... E o pior é que mesmo assim, eles nunca fugiram da raia...
Incríveis esses americanos, mas se eles fomentassem mais o desenvolvimento, Raptors seriam desnecessários (longe de mim afirmar que a função das Forças Armadas é irrelevante). O custo benefício é muito baixo... there´s no more enemies in the front, only behind it.
Vc está certo
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:10 pm
por Pepê Rezende
soultrain escreveu:Boas,
Sobre tecnologia Stealth, não foi baseado em teoremas e calculos de um cientista Russo que o F-117 foi desenvolvido?
[[]]'s
Sim. Toda a parte teórica foi criada sobre um modelo matemático criado por Pyotr Ufimtsev.
Pepê
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:10 pm
por orestespf
Olá Lima
Nao sei se limite seria a palavra correta a ser utilizada... eu acho que no momento eles estao "expandindo" o envelope com a adicao de areas como "redes" e interferencia e deteccao eletromagnetica pesada al'em de armas para "1st shoot, 1st kill".
Seu argumento é bom e está correto, mas levanta a seguinte dúvida: este método não poderia ser usado em qualquer outro vetor? Esta idéia que você sugere está mais associada os vetores de 4ªG. Além disso, a "filosofia" "1st shoot, 1st kill" já foi adotada pelos americanos desde o final dos anos 60, sendo melhor implementada nos anos 70 com os F-14 e etc.
Acho que a tal da furtividade é a palavra do momento, mas claro que esta expressão é muito vaga, pois como você sugeriu, interferência eletrônica faz parte da idéia da palavra em si (entre outras coisas). Eu acho que a novidade do F-22 "e cia" é a capacidade Stealth em seu llmite de operacionalidade, mesmo que perdendo alguma coisa em termos de manobrabilidade (pelo menos esta é a aposta dos americanos).
Prezados amigos do DB e moderadores, me desculpem por tratar de assuntos não diretamente relacionados ao tópico... Porém, as questões levantadas sobre o PAK-FA passam por estas nuances paralelas, e às vezes fica difícil evitar algumas comparações e comentar as diferenças e comunalidades dos diferentes projetos...
Cordialmente,
Orestes
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:15 pm
por Túlio
Nenhum problema, está é SENSACIONAL!!!
Conversei semana passada com a turma da Rússia
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:15 pm
por Pepê Rezende
Alguns pontos:
1. Já existe um modelo em tamanho real do PAK-FA
2. A construção do protótipo já começou
3. Existe bastante dinheiro para terminar o programa (russo e indiano). O preço do petróleo trouxe um grande superávit para a Federação Russa.
A imagem virtual do modelo em construção já pode até ser vista no site da Saturn, que fabricará os AL-41:
http://www.npo-saturn.ru/!new/photoshow.php ?slang=0&id=29_
Tem outros papos em andamento, dessa vez ligados ao Brasil, mas não posso contar.
Abraços
Pepê
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:15 pm
por orestespf
Olá Pepê,
Sim. Toda a parte teórica foi criada sobre um modelo matemático criado por Pyotr Ufimtsev.
Conheço bem o modelo por ser matemática e ter estudado bem o assunto. Só não tinha a certeza de que ele tinha sido o primeiro, fico feliz em saber. Uma piadinha dos americanos (em particular) é que tudo que eles fazem em matemática e física teórica, é desmentido por um russo que diz que fez primeiro... rsrsrs Daí a minha dúvida. Porém os russos sempre tiveram conhecimento excepcional em matemática e física teória. Os americanos são mais força e persistência do que inspiração... rsrsrs
Abraços cordiais,
Orestes
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:21 pm
por orestespf
Pepê
Tem outros papos em andamento, dessa vez ligados ao Brasil, mas não posso contar.
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas é por aí mesmo... rsrs
Tenho várias informações quentes sobre isso, mas por aqui o vento muda de rumo a todo instante, então não dá pra arriscar. Assim, o que hoje é quente como informação (de fonte segura e de "relevância diplomática"), amanhã poderá está mais fria que pedra de gelo. rsrsrs
Abraços,
Orestes
Re: Conversei semana passada com a turma da Rússia
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:28 pm
por Wolfgang
Pepê Rezende escreveu:Alguns pontos:
1. Já existe um modelo em tamanho real do PAK-FA
2. A construção do protótipo já começou
3. Existe bastante dinheiro para terminar o programa (russo e indiano). O preço do petróleo trouxe um grande superávit para a Federação Russa.
A imagem virtual do modelo em construção já pode até ser vista no site da Saturn, que fabricará os AL-41:
http://www.npo-saturn.ru/!new/photoshow.php ?slang=0&id=29_
Tem outros papos em andamento, dessa vez ligados ao Brasil, mas não posso contar.
Abraços
Pepê
Pepê, e quanto ao F-X2? Como andamos?
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:31 pm
por soultrain
when radar was invented just prior to World War II, emphasis shifted toward evading electronic detection. During the aerial Battle of Britain in 1940, the British and Germans both tried jamming each others' radar systems, but were easily able to counter each others' electronic trickery. The British, however, got the idea of creating an aircraft that was more difficult for radar to spot. They built the De Havilland Mosquito, a bomber with a wooden exterior instead of metal, which made the aircraft reflect less of the radiation that radar systems bounce off objects to identify them. (It was an early use of what engineers call RAM, or radar-absorbing material.)
After the war, British and American aircraft manufacturers continued to search for a way to achieve a low radar cross section, or RCS, the measure of a plane's visibility to radar. Both experimented with "flying wing" designs that would be less visible on radar screens. In the 1950s, the Americans developed the U2 and SR-71 reconnaissance aircraft, which utilized plastic honeycomb in the wings and were coated with a special iron-based paint with RAM properties.
In the 1970s, a key piece of the stealth formula emerged when the Americans discovered an obscure 20-year-old scientific paper by Pyotr Ufimtsev, a Russian scientist who had proposed reducing RCS by building an aircraft with flat surfaces and irregular angles, rather than the usual aerodynamically streamlined profile. Bill Schroeder, a mathematician for aircraft maker Lockheed (now Lockheed Martin), developed a computer program that made it possible to predict precisely the RCS of such an aircraft exterior.
Eventually, Schroeder's methodology led to a design in which the exterior's facets focused incoming radar radiation into narrow beams and redirected the beams away from the enemy's radar equipment. Designers jokingly called it "the hopeless diamond," because its shape was less than ideal for flying, but stealth was on its way to becoming a reality.
http://dsc.discovery.com/convergence/st ... ticle.html
Professor Ufimstev is considered the seminal force behind modern stealth aircraft technology, the fact that his work was utilized during the cold war and without his knowledge, devloped to be used as weaponry against the same country of his birth and residence makes for one of the most ironic stories in aviation history
Re: Conversei semana passada com a turma da Rússia
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:31 pm
por Bolovo
Pepê Rezende escreveu:Alguns pontos:
1. Já existe um modelo em tamanho real do PAK-FA
2. A construção do protótipo já começou
3. Existe bastante dinheiro para terminar o programa (russo e indiano). O preço do petróleo trouxe um grande superávit para a Federação Russa.
A imagem virtual do modelo em construção já pode até ser vista no site da Saturn, que fabricará os AL-41:
http://www.npo-saturn.ru/!new/photoshow.php ?slang=0&id=29_
Tem outros papos em andamento, dessa vez ligados ao Brasil, mas não posso contar.
Abraços
Pepê
Não consigo ver o link. Nem copiando ele por completo no navegador.
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:36 pm
por Benke
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:39 pm
por Túlio
orestespf escreveu:Pepê
Tem outros papos em andamento, dessa vez ligados ao Brasil, mas não posso contar.
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas é por aí mesmo... rsrs
Tenho várias informações quentes sobre isso, mas por aqui o vento muda de rumo a todo instante, então não dá pra arriscar. Assim, o que hoje é quente como informação (de fonte segura e de "relevância diplomática"), amanhã poderá está mais fria que pedra de gelo. rsrsrs
Abraços,
Orestes
Pois o que falei no post cujo link disponibilizo é quentíssimo, embora a fuente não seja do tipo fardada, mas lembrou de um certo numeral, que achou engraçado numa charla da qual participou HOJE...
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 23#4586523
Enviado: Seg Abr 09, 2007 8:41 pm
por orestespf
Olá Soultrain,
o modelo matemático do russo diz respeito aos "ângulos" na forma física do caça e que implica na redução do RCS. Porém, a capacidade Stealth atualmente é muito mais do que isso, basta comparar as formas do F-22 com o F-117. As reflexões de ondas do canopi e das entradas de ar do(s) motor(es), o uso de material compósito e o uso de material absorvente, não estava previsto em tal modelo. Porém, está claro pelas formas do F-117 principalmente, qual foi o modelo usado... rsrsrsrs
E para aqueles que gostam de especular, dá pra imaginar o que pode ter acontecido com aquela fatídica queda do F-117... rsrsrs
Abraços,
Orestes