Debate RAFALE X Typhon Eurofighter
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- Einsamkeit
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Só o Gripen que nao deve estar gostando, afinal é papo de gente Grande!!!!!
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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Olá pessoal,
Voltei. Sobre CFT's (Conformal Fuel Tanks) no Rafale, e combustível interno e externo em geral :
Fox3 n. 2 (http://www.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... /index.htm)
* 5.750 l (1.519 galões americanos) internos;
* 5 cabides suportando tanques de 1.250 l (330 galões americanos) e os 3 cabides mais internos suportando também tanques 2.000 l (528 galões americanos)
* os tanques internos podem ser preenchidos em 4 minutos devido ao reabastecimento por pressão para tanques internos e externos;
* sonda de reabastecimento em vôo no lado direito do nariz, à frente do cockpit;
* 2 tanques de combustível conformais (CFT) de 1.150 l (303 galões americanos) cada podem ser montados no dorso da fuselagem (a montagem ou desmontagem gasta menos de 2 horas), de qualquer versão do Rafale (naval, biplace, etc). O 1o võo ocorreu em 12/04/2001, e já foram testadas configurações com 3 tanques de 2.000 l, 4 Mica, 2 Scalp e 2 CFTs;
* são 10.800 l (2.853 galões americanos) de combustível externo com 5 tanques externos e CFTs, ou total de 16.550 l (4.372 galões americanos) de combustível interno + externo.
Sobre capacidade de carga externa :
Rafale 9.500 kg x Eurofighter 8.000 kg externo. Detalhe que o Rafale é aprox. 1 ton. mais leve (vazio) que o Eurofighter.
Eurofighter : 3 x 1.250 l = 3.750 l (somente isso ou tem tanques maiores ?). Tem fotos do Eurofighter (voando ?) com CFT' mas eu não sei a capacidade e a fonte das fotos.
Conclusão : 8.500 l (ou 10.800 l) do Rafale > 3.750 l (ou ???) do Eurofighter. Viram, com o Rafale como FX-2, teremos um substituto para os KC-137
Do documento "Rafale PressRelease Dassault 2002-02.pdf" (não tenho o link) :
- os CFT (Conformal Fuel Tanks) tem 7,5 m de comprimento em estrutura de alumínio, juntos armazenam 2.300 l de querosene e geram menos arrasto que um único tanque externo descartável. Podem ser reabastecidos em vôo e removíveis no solo em menos de 2 horas. Todos os painéis do Rafale continuam acessíveis e mesmo troca de motores são possíveis. O aumento de alcance é da ordem de 20% a 25%.
Tem mais material sobre isso, mas por hora fico aqui.
Enfim, Sintra, ambos, Rafale (com certeza, já voou e com cargas externas pesadas) e Eurofighter (pelo jeito) já passaram da fase de túneis de vento com seus CFTs.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Voltei. Sobre CFT's (Conformal Fuel Tanks) no Rafale, e combustível interno e externo em geral :
Fox3 n. 2 (http://www.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... /index.htm)
* 5.750 l (1.519 galões americanos) internos;
* 5 cabides suportando tanques de 1.250 l (330 galões americanos) e os 3 cabides mais internos suportando também tanques 2.000 l (528 galões americanos)
* os tanques internos podem ser preenchidos em 4 minutos devido ao reabastecimento por pressão para tanques internos e externos;
* sonda de reabastecimento em vôo no lado direito do nariz, à frente do cockpit;
* 2 tanques de combustível conformais (CFT) de 1.150 l (303 galões americanos) cada podem ser montados no dorso da fuselagem (a montagem ou desmontagem gasta menos de 2 horas), de qualquer versão do Rafale (naval, biplace, etc). O 1o võo ocorreu em 12/04/2001, e já foram testadas configurações com 3 tanques de 2.000 l, 4 Mica, 2 Scalp e 2 CFTs;
* são 10.800 l (2.853 galões americanos) de combustível externo com 5 tanques externos e CFTs, ou total de 16.550 l (4.372 galões americanos) de combustível interno + externo.
Sobre capacidade de carga externa :
Rafale 9.500 kg x Eurofighter 8.000 kg externo. Detalhe que o Rafale é aprox. 1 ton. mais leve (vazio) que o Eurofighter.
Eurofighter : 3 x 1.250 l = 3.750 l (somente isso ou tem tanques maiores ?). Tem fotos do Eurofighter (voando ?) com CFT' mas eu não sei a capacidade e a fonte das fotos.
Conclusão : 8.500 l (ou 10.800 l) do Rafale > 3.750 l (ou ???) do Eurofighter. Viram, com o Rafale como FX-2, teremos um substituto para os KC-137
Do documento "Rafale PressRelease Dassault 2002-02.pdf" (não tenho o link) :
- os CFT (Conformal Fuel Tanks) tem 7,5 m de comprimento em estrutura de alumínio, juntos armazenam 2.300 l de querosene e geram menos arrasto que um único tanque externo descartável. Podem ser reabastecidos em vôo e removíveis no solo em menos de 2 horas. Todos os painéis do Rafale continuam acessíveis e mesmo troca de motores são possíveis. O aumento de alcance é da ordem de 20% a 25%.
Tem mais material sobre isso, mas por hora fico aqui.
Enfim, Sintra, ambos, Rafale (com certeza, já voou e com cargas externas pesadas) e Eurofighter (pelo jeito) já passaram da fase de túneis de vento com seus CFTs.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
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Patton escreveu:Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.
Los Franceses han pagado muy caro su desarrollo independiente. El Rafale, aunque equivalente es inferior al Thyphoon. Despues de leer multitud de informes y paginas queda evidente.
Tienen problemas financieros y quiza el mas grave sean las ventas al exterior para financiar el programa. Cualquier comprador pide contraprestaciones industriales y el Rafale no las ofrece. Tratan desesperadamente de colocar sus aviones a paises como Marruecos o Libia.
Tambien esta el problema de los repuestos y arsenales. Armamento frances muy caro y que dejaria al posible comprador a merced de los intereses Franceses..
- Matheus
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old escreveu:Patton escreveu:Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.
Los Franceses han pagado muy caro su desarrollo independiente. El Rafale, aunque equivalente es inferior al Thyphoon. Despues de leer multitud de informes y paginas queda evidente.
Tienen problemas financieros y quiza el mas grave sean las ventas al exterior para financiar el programa. Cualquier comprador pide contraprestaciones industriales y el Rafale no las ofrece. Tratan desesperadamente de colocar sus aviones a paises como Marruecos o Libia.
Tambien esta el problema de los repuestos y arsenales. Armamento frances muy caro y que dejaria al posible comprador a merced de los intereses Franceses..
Old,
o Rafale pode usar armamento não francês, e as dificuldades de vendas pode ser benéficas($$) em uma proposta para o Brasil.
Siendo el Rafale un avión con más potencial que el EFA, con más alcance y capacidad de carga....se quedó muy atras en su desarrollo, llegando al punto de ser dudoso su futuro comercial.
Así, el precio conocido del Rafale es más que dudoso (pues es un producto no terminado y con dificultades de desarrollo).
Por su parte, el EFA si tiene más apoyo financiero y su desarrollo avanza más confiadamente, pero eso no quita que sea un avión CARISIMO y no muy imaginativo...
En esas condiciones, una vión tipo F-15 modernizado tiene muchas más ventajas, tal como lo ha demostrado el resultado comercial.
Así, el precio conocido del Rafale es más que dudoso (pues es un producto no terminado y con dificultades de desarrollo).
Por su parte, el EFA si tiene más apoyo financiero y su desarrollo avanza más confiadamente, pero eso no quita que sea un avión CARISIMO y no muy imaginativo...
En esas condiciones, una vión tipo F-15 modernizado tiene muchas más ventajas, tal como lo ha demostrado el resultado comercial.
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Senhores,
Sempre li que o Typhoon foi desenvolvido primordialmente para arena ar-ar, mas foi dito que não, no entanto, vendo a imagem abaixo pergunto, será que os engenheiros da EADS realmente projetaram desde o início que os SCALP's ficariam nesta posição exótica ?
Configuration
Fonte: http://www.eurofighter.com/Typhoon/SwingRole/
Existem mais usuários do Typhoon que do Rafale e isto deveria ser um benefício para o Typhoon, na prática não é o que ocorre já que os programas de integração do Rafale estão muito mais adiantados que no Typhoon.
Um abraço a todos,
Heronim
Sempre li que o Typhoon foi desenvolvido primordialmente para arena ar-ar, mas foi dito que não, no entanto, vendo a imagem abaixo pergunto, será que os engenheiros da EADS realmente projetaram desde o início que os SCALP's ficariam nesta posição exótica ?
Configuration
- 2 x Stand-Off Missiles
2 x Alarm
4 x AMRAAM
2 x ASRAAM
2 x 1500 litre fuel tank
1 x 1000 litre fuel tank
Fonte: http://www.eurofighter.com/Typhoon/SwingRole/
Existem mais usuários do Typhoon que do Rafale e isto deveria ser um benefício para o Typhoon, na prática não é o que ocorre já que os programas de integração do Rafale estão muito mais adiantados que no Typhoon.
Um abraço a todos,
Heronim
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Así, el precio conocido del Rafale es más que dudoso (pues es un producto no terminado y con dificultades de desarrollo).
Por su parte, el EFA si tiene más apoyo financiero y su desarrollo avanza más confiadamente, pero eso no quita que sea un avión CARISIMO y no muy imaginativo...
En esas condiciones, una vión tipo F-15 modernizado tiene muchas más ventajas, tal como lo ha demostrado el resultado comercial.
Dois custos são importantes em um projeto de avião : o custo de
desenvolvimento e o de produção, que somados dão uma fatura total. Os 59 Rafale F3 (agora são 51, com 8 sendo convertidos para desenvolvimento de radar AESA, versão nova de OSF, Spectra, etc), por EUR 3,114 B, resultam em EUR 52 mi por avião. Mas o custo total do Rafale é de EUR 33,274 bi (estudo, produção, suporte, etc), resultando em um custo unitário de EUR 113 mi quando o 294o exemplar for entregue em 2023. Mas tal custo deve ser comparado com o custo unitário global de EUR 175 mi do Eurofighter.
Logo, para vendas pode ocorrer qualquer preço entre EUR 52 a 113 mi, dependendo do que está incluído no pacote, relações entre os países, quantidades, etc.
Mas quero ver a partir do momento (2015, 2020 ?) em que os EUA não mais se interessarem em integrar novos armamentos aos seus caças antigos (F-15, etc). Quem vai bancar isso ? Os recentes compradores, Coréia do Sul, Singapura, etc...
Por exemplo, o F-14 nunca teve integrado o AMRAAM por questões de custos, da ordem de várias dezenas de US$ mi (às vezes mais de uma centena de US$ mi). O Irã não reclamou pois não poderia mesmo comprar o AMRAAM... eheheh !
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
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Degan escreveu:Siendo el Rafale un avión con más potencial que el EFA, con más alcance y capacidad de carga....se quedó muy atras en su desarrollo, llegando al punto de ser dudoso su futuro comercial.
Así, el precio conocido del Rafale es más que dudoso (pues es un producto no terminado y con dificultades de desarrollo).
Por su parte, el EFA si tiene más apoyo financiero y su desarrollo avanza más confiadamente, pero eso no quita que sea un avión CARISIMO y no muy imaginativo...
En esas condiciones, una vión tipo F-15 modernizado tiene muchas más ventajas, tal como lo ha demostrado el resultado comercial.
Si, mas alcance,(logico es un multirol) pero peores prestaciones, menos potencia,menos capacidades. El EFA esta diseñado como Aire-Aire , aunque en la T2 ya incorpora unas respetables capacidade Aire Suelo.
Respecto a precio del EFA...se ajusta a sus capacidades, siendo quiza el unico avion a dia de hoy capaz de plantarle cara al costosisimo F22..
Los F15 quedaron muy atras en el tiempo y mas que quedaran, aun colean los resultados de ciertos ejercicios en los que un Thypoon derribo 3 F15s.. en no se que pais Oriental. Respecto a la carrera comercial..Depende de motivos politicos mas que de otra cosa.
Respecto al desarrollo..pues ya esta en servicio operativo real en 4 paises, faltando las entregas a otros 2.
Informacion sobre el Rafale y su AESA (se retrasa hasta el 2012)
Modern fighter radars
Military Technologies – July 2006 – Stefan Nitschke
The advent of AESA Technologies
The Link 16 Datalink, GPS-guided precision weapons and modern radars are the latest advances incorporated into fourth-generation fighters. The next step is the replacement of mechanically scanned antennas by AESA radars. Examples of fighter radars with ESA antenna are the Thales RBE2 and the Russian SBI-16 ZASLON, Phazotron ZHUK Ph and NIIP N-011M BARS. The enabling technology for AESA is the Gallium Arsenide Microwave Monolithic Integrated Circuit (GaAs MMIC) or microwave circuit on a single chip. The phase shifters are replaced by T/R modules, thus eliminating the central transmitter and receiver. These technologies have become mass industrial products over the past two decades. The upcoming RfP for the Indian Air Force's multi-role fighter programme could dictate a requirement for all contenders to be equipped with AESA radar. This would eliminate all European contenders and would leave the F8A-18E/F (AN/APG-79) and the F-16E/F or F-16C/D Block 50/52+ (AN/APG-80) to face the single rival bid of the MiG-35 with EL/M-2052 radar.
In 1993, the GTDAR consortium of BAE Systems, Thales and EADS began working on the Airborne Multi-mode Solid-state Active array Radar (AMSAR) programme, which aims to demonstrate the capabilities of AESA radars for combat aircraft. AMSAR is planned to offer a 50% range increase over the CAPTOR and the capability to track up to 20 airborne targets simultaneously. In addition Thales has been working on an updated version of the RBE2, dubbed RBE2-AA, that would use an AESA array in place of the current ESA model. This variant is scheduled to enter service with the french Air Force after 2012 as part of the RAFALE F4 configuration.
Ahora informacion sobre el Eurofigther y su AESA (estara listo en el 2009) mucho antes que en el Rafale. Como dato curioso añadir que la conversion del Captor en Caesar es un paso sencillo y economico dadas las virtudes del Captor.
http://www.planet-aerospace.com/pas/con ... 455116.pdf
From Demonstrator to Product
In April 2002, the Euroradar consortium started developing an AESA radar designated “CAESAR“ (CAPTOR Active Electronically Scanned Array Radar). The companies pooled their expertise and funding in order to demonstrate that the path from a mechanically scanned CAPTOR to an electronically scanned CAPTOR derivative could be readily accomplished in a fast, low risk programme.
The design focus was that, on the one hand, CAESAR should be fully adapted to the installation environment of the Eurofighter Typhoon platform and, on the other hand, should keep essential components of the existing CAPTOR radar in view of constant system evolution. To achieve this, CAESAR uses the Receiver and Processor of the CAPTOR and, in addition, has a new power supply adapted to the AESA, an ACU (Antenna Control Unit) and the actual AESA antenna.
In a period of slightly more than three years, the new LRIs (Line Replaceable Items) have been developed, tested and integrated into the overall system. There followed the installation in the BAC 1-11 trials aircraft and the ground testing of the system.
February through April 2006 the practical test took place: CAESAR completed its maiden flight on board the trials aircraft flying over the South-West of the UK.
During the following flight campaign lasting five weeks and involving seven individual flights, CAESAR spent more than 20 hours in the air without registering any failures.
After completion of the flight tests, an enormous quantity of data is undergoing evaluation.
The initial analysis shows that CAESAR by far exceeded expectations.
For the remainder of 2006, a further test series is planned with the BAC 1-11 and also several flights on board the Eurofighter Typhoon – this event is being eagerly awaited, and not only by the radar development team.
This success of CAESAR has paved the way for using an AESA radar in the Eurofighter Typhoon. Euroradar has laid the foundations for further evolution of the CAPTOR, through the productionisation of CAESAR, which will give front-line pilots radar capability which will match all future requirements and threats
Por ultimo recordar que las pruebas del Rafale se iniciaron el 1986 y las del Efa en 1994 y aun asi y todo el EFA ya adelanto al Rafale.
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old escreveu:Por ultimo recordar que las pruebas del Rafale se iniciaron el 1986 y las del Efa en 1994 y aun asi y todo el EFA ya adelanto al Rafale.
Uma correção, tanto Rafale com o Typhoon voaram em 1986, o detalhe é que eram protótipos.
Rafale 4 de julho
http://www.rafale-marine.com/historique ... Rafale.php
Typhoon 8 de agosto
http://www.eurofighter.com/Evolution/EAP/
Abraços,
Heronim