RAFALE M1 x F-16 Block 52+ HAF

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Jan 25, 2007 9:38 am

Bolovo escreveu:Também tem nos MIGs, no Gripen tem o OTIS, no Eurofigter tem o PIRATE, e no Rafale tem esse aí. São todos bons sistemas.

Negativo, os sistemas russos são SEMPRE melhores. Sempre.

chm0d escreveu:Imagem

Mas que josta de gráfico, hein chm0d! Adder passivo IIR?! Adder Ram-Jet?!


EHUAEHUAHEHAUEHUAHEUHAUEHUAWEHUAWEHUAWEH

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#47 Mensagem por Sintra » Qui Jan 25, 2007 10:30 am

Bolovo escreveu:
Degan escreveu:
Também tem nos MIGs, no Gripen tem o OTIS, no Eurofigter tem o PIRATE, e no Rafale tem esse aí. São todos bons sistemas.


Claro....pero los F-35 y F-22 no....¿extraño no? :wink:

Esses tem sistemas passivos alternativos.


Degan

O F35 também vai receber um sistema de detecção IR...
O Northrop Grumman DAS (Distributed Aperture System) thermal imaging system. Extremamente sofisticado por falar no caso, em vez de ter um unico sensor na parte frontal do nariz do avião vai ter uma série deles espalhados por todo o aiframe, o que permite um cobertura de 360º.
O Irst do F22 foi um dos primeiros sistemas a receber o machado das "cost saving measures", o projecto inicial da Lock Mart que ganhou o concurso ATF tinha um sistema IRST incluido.

Outra coisa

Os Viper´s 52+ Gregos não têm sistemas de ECM internos?!!!!!!!!!!!!!!!!
Então posso saber o que é que o AN/ALQ-187 Advanced Self-Protection Integrated Suite está lá a fazer?!!!!!!!!!
Melhor, o artigo da revista indica que os sistemas de ECM e ECCM do F16 funcionaram perfeitamente sob "jaming"...

http://www.dsca.mil/PressReleases/36-b/ ... _06-17.pdf
http://www.deagel.com/news/Hellenic-Air ... 00867.aspx




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#48 Mensagem por Jacobs » Qui Jan 25, 2007 11:58 am

Estava tentando imaginar como esse tal sistema de detecção passiva do rafale funciona. Das duas uma:

1. O RWR dele deve ser avançado o suficiente pra determinar não somente a proa do alvo, como também a sua localização exata. Isto não deve ser impossivel, visto que a Vympel desenvolvia uma versão de guiagem passiva do R-27 (R-27P, que logicamente, deve funcionar de uma forma parecida ao de um missil anti-radar, como o HARM).

ou

2. O Rafale deve usar algum sistema que integra o RWR com o tal OSF. O RWR passa a proa do alvo pro OSF, e este usa seu mirabolante sistema de cameras IR e telemetros laser (este sendo mais provavel) e consegue localizar o alvo.

Outra coisa que deve ser observada no Rafale, é a questão do sistems de contramedidas SPECTRA, que segundo publicado em alguns sites, é um "virtual-Stealth"




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#49 Mensagem por chm0d » Qui Jan 25, 2007 12:16 pm

FinkenHeinle escreveu:
Bolovo escreveu:Também tem nos MIGs, no Gripen tem o OTIS, no Eurofigter tem o PIRATE, e no Rafale tem esse aí. São todos bons sistemas.

Negativo, os sistemas russos são SEMPRE melhores. Sempre.

chm0d escreveu:Imagem

Mas que josta de gráfico, hein chm0d! Adder passivo IIR?! Adder Ram-Jet?!


EHUAEHUAHEHAUEHUAHEUHAUEHUAWEHUAWEHUAWEH

Nas buenas, essa foi de cair os butiá do bolso...


Foi achado no site da venerada Australia Air Force.

Abs.




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#50 Mensagem por Degan » Qui Jan 25, 2007 12:46 pm

1) O AIDEWS de ITT é uma suite ECM que não tem a capacidade supra-mencionada, como a capacidade de detecção descrita pelos pilotos gregos e que permitiu a localização precisa dos F-16. Para a detecção de emissões eletromagnéticas não foge do padrão RWR e não faz detecção IR ou Laser.


Amigo….el sistema EW del Rafale…el SPECTRA es precisamente un SIRFC, del mismo estilo del AIDEWS….

2) Os F-16 da Grécia usam o ALQ-187 I-DIAS.


Projeto, el ALQ-187 es un jammer, que es parte del sistema ASPIS de los F-16 griegos….y aquí si que puedes aplicar lo que dices, pues ASPIS es solo la integración del sistema RWR ALR-93(V), el ALQ-187 jammer, y ALE-47 dispensador de chaff/flare.
El AIDWS además de eso, integra un sistema de localización geográfica de las fuentes captadas…por algo es un sistema que se usa en supresión de defensas….

3) O OSF supera o seeker que qualquer míssil IR porque além do papel de IRST ele tem integrado câmera CCD-TV de alta resolução e telêmetro laser que permitem não só a detecção como a telemetria simultânea. Além disso acompanha 8 alvos simultâneamente e ainda dirige o disparo do MICA. Fora outros detalhes.


Disculpa, pero un sistema CCD-TV no tiene mayor utilidad en acciones Aire-Aire, pues tiene menos alcance y NO DETECTA, solo clasifica.
El telémetro láser convierte al sistema en NO pasivo…..teniendo alcance limitado a WVR….
Ningún IRST “dirige” misiles, pues no son activos….
Para misiones aire-tierra los IRST son demasiado limitados respecto a un pod dedicado como litening, convirtiéndose en una carga muerta. En Aire-Aire no aporta más que un seeker de misil moderno, pues una ves detectado el enemigo, lo demás es pasivo.

O F35 também vai receber um sistema de detecção IR...
O Northrop Grumman DAS (Distributed Aperture System) thermal imaging system. Extremamente sofisticado por falar no caso, em vez de ter um unico sensor na parte frontal do nariz do avião vai ter uma série deles espalhados por todo o aiframe, o que permite um cobertura de 360º.


Claro…y estarás de acuerdo que eso no es precisamente un IRST…. :shock: , es un “súper” detector de aproximación de misiles…con capacidades extras…
Además, para trabajos aire-tierra y Aire-Tierra, el F-35 agregaría el Electro-Optical Targeting System (EOTS), que es como un Litening interno.

O Irst do F22 foi um dos primeiros sistemas a receber o machado das "cost saving measures", o projecto inicial da Lock Mart que ganhou o concurso ATF tinha um sistema IRST incluido.


Si…y eso demuestra que para aplicaciones aire-aire, el IRST es secundario.

Os Viper´s 52+ Gregos não têm sistemas de ECM internos?!!!!!!!!!!!!!!!!
Então posso saber o que é que o AN/ALQ-187 Advanced Self-Protection Integrated Suite está lá a fazer?!!!!!!!!!
Melhor, o artigo da revista indica que os sistemas de ECM e ECCM do F16 funcionaram perfeitamente sob "jaming"...


Tranquilo…lee bien lo que dije…dije “sistema EW adecuado”.
El ALQ-187 es un JAMMER, yo hablo de un sistema de detección, clasificación y ubicación geográfica precisa de la fuente emisora….
Algo que permite entregar la data al computador de misión de lo que detectó y su posición….
Eso no lo hace en el F-16 griego, ni el ALQ-187, ni su RWR asociado (ALR-93(v)).




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#51 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 25, 2007 1:57 pm

Degan,

1) O Spectra permite a localização precisa de emissões eletromagnéticas e o AIDEWS não.
O AIDEWS é uma versão da suíte ECM SIRFC, usada basicamente em helicópteros, para a utilização em caças F-16 com a mesma designação AN/ALQ-211 . Apenas Chile e Oman a utilizam em caças.
Esse sistema NÂO TEM a capacidade que você alega para a DETERMINAÇÃO ESPACIAL PRECISA da fonte emissora e não há documentação alguma que informe o contrário.
Repito que essa vantagem tática o F-16 não tem. Ficou claro que os pilotos gregos se surpreenderam com essa capacidade do Rafale.

2) O AN/AQL-187 é uma variante interna do pod ECM AN/AQL-184, que é o pod padrão da USAF e de outras FFAA que usam o F-16. Causa espanto saber que essa suíte seja inferior a AN/AQL-211, usada basicamente nos helis do US-ARMY.

3) Sobre o OSF já está confuso demais. Como disse ele é mais que um IRST e não só detecta como também faz a pontaria dos MICAS.
Para maiores informações vou repetir o SdA:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst2.html

Saudações




Alberto -
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#52 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 25, 2007 2:12 pm

Jacobs escreveu:Estava tentando imaginar como esse tal sistema de detecção passiva do rafale funciona. Das duas uma:

1. O RWR dele deve ser avançado o suficiente pra determinar não somente a proa do alvo, como também a sua localização exata. Isto não deve ser impossivel, visto que a Vympel desenvolvia uma versão de guiagem passiva do R-27 (R-27P, que logicamente, deve funcionar de uma forma parecida ao de um missil anti-radar, como o HARM).

ou

2. O Rafale deve usar algum sistema que integra o RWR com o tal OSF. O RWR passa a proa do alvo pro OSF, e este usa seu mirabolante sistema de cameras IR e telemetros laser (este sendo mais provavel) e consegue localizar o alvo.

Outra coisa que deve ser observada no Rafale, é a questão do sistems de contramedidas SPECTRA, que segundo publicado em alguns sites, é um "virtual-Stealth"


Jacobs, segundo os franceses (Thales, Dassault, etc.), os sensores passivos do Rafale permitem a localização precisa da fonte de emissões eletromagnéticas, como um RWR muito sofisticado da sua primeira hipótese.
Eles também dizem que o SPECTRA é capaz de outras coisas interessantes, como a diminuição do RCS através de jamming, como você mesmo comentou.
A parte dos sensores passivos parece que foi confirmada pelos gregos.

[]'s




Alberto -
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#53 Mensagem por Sintra » Qui Jan 25, 2007 2:43 pm

Degan escreveu:
1) O AIDEWS de ITT é uma suite ECM que não tem a capacidade supra-mencionada, como a capacidade de detecção descrita pelos pilotos gregos e que permitiu a localização precisa dos F-16. Para a detecção de emissões eletromagnéticas não foge do padrão RWR e não faz detecção IR ou Laser.


Amigo….el sistema EW del Rafale…el SPECTRA es precisamente un SIRFC, del mismo estilo del AIDEWS….

2) Os F-16 da Grécia usam o ALQ-187 I-DIAS.


Projeto, el ALQ-187 es un jammer, que es parte del sistema ASPIS de los F-16 griegos….y aquí si que puedes aplicar lo que dices, pues ASPIS es solo la integración del sistema RWR ALR-93(V), el ALQ-187 jammer, y ALE-47 dispensador de chaff/flare.
El AIDWS además de eso, integra un sistema de localización geográfica de las fuentes captadas…por algo es un sistema que se usa en supresión de defensas….

3) O OSF supera o seeker que qualquer míssil IR porque além do papel de IRST ele tem integrado câmera CCD-TV de alta resolução e telêmetro laser que permitem não só a detecção como a telemetria simultânea. Além disso acompanha 8 alvos simultâneamente e ainda dirige o disparo do MICA. Fora outros detalhes.


Disculpa, pero un sistema CCD-TV no tiene mayor utilidad en acciones Aire-Aire, pues tiene menos alcance y NO DETECTA, solo clasifica.
El telémetro láser convierte al sistema en NO pasivo…..teniendo alcance limitado a WVR….
Ningún IRST “dirige” misiles, pues no son activos….
Para misiones aire-tierra los IRST son demasiado limitados respecto a un pod dedicado como litening, convirtiéndose en una carga muerta. En Aire-Aire no aporta más que un seeker de misil moderno, pues una ves detectado el enemigo, lo demás es pasivo.

O F35 também vai receber um sistema de detecção IR...
O Northrop Grumman DAS (Distributed Aperture System) thermal imaging system. Extremamente sofisticado por falar no caso, em vez de ter um unico sensor na parte frontal do nariz do avião vai ter uma série deles espalhados por todo o aiframe, o que permite um cobertura de 360º.


Claro…y estarás de acuerdo que eso no es precisamente un IRST…. :shock: , es un “súper” detector de aproximación de misiles…con capacidades extras…
Además, para trabajos aire-tierra y Aire-Tierra, el F-35 agregaría el Electro-Optical Targeting System (EOTS), que es como un Litening interno.

O Irst do F22 foi um dos primeiros sistemas a receber o machado das "cost saving measures", o projecto inicial da Lock Mart que ganhou o concurso ATF tinha um sistema IRST incluido.


Si…y eso demuestra que para aplicaciones aire-aire, el IRST es secundario.

Os Viper´s 52+ Gregos não têm sistemas de ECM internos?!!!!!!!!!!!!!!!!
Então posso saber o que é que o AN/ALQ-187 Advanced Self-Protection Integrated Suite está lá a fazer?!!!!!!!!!
Melhor, o artigo da revista indica que os sistemas de ECM e ECCM do F16 funcionaram perfeitamente sob "jaming"...


Tranquilo…lee bien lo que dije…dije “sistema EW adecuado”.
El ALQ-187 es un JAMMER, yo hablo de un sistema de detección, clasificación y ubicación geográfica precisa de la fuente emisora….
Algo que permite entregar la data al computador de misión de lo que detectó y su posición….
Eso no lo hace en el F-16 griego, ni el ALQ-187, ni su RWR asociado (ALR-93(v)).


O AIDEWS não tem qualquer semelhança com as capacidades operacionais do Spectra, e muito menos é capaz de detectar de uma forma passiva e precisa a localização de um emissor radar a centenas de km´s de distância, se você acredita nisso...
Quanto ao DAS do F35 não ser um IRST, de acordo, é um sistema integrado. Mas já agora, sabe como é que o conjunto de sensores IR do DAS se chama? SAIRST... Não~, não se trata de um detector de AMM´s IR glorificado, muito longe disso.
Veja isto, é do site oficial. http://www.jsf.mil/images/f35/f35_technology_das.jpg
e já agora:
http://www.aviationtoday.com/av/categor ... /1145.html

The DAS

Like EOTS, the F-35's distributed aperture system is incorporated in the fuselage design and does not require a pod. Six IR cameras--Porter calls them situation awareness "eyeballs" that create a flying "Imax"--are embedded in the aircraft, positioned to provide full spherical imagery around the aircraft.

The IR sensors form an integrated detector assembly inside the IR camera. The sensors form a total, passive picture around the aircraft, with "all of the information all the time," according to Porter. They give the F-35 pilot missile approach warning, countermeasures deployment, passive air-to-air radar, off-axis targeting for air-to-air missiles, and wide field-of-view day/night pilot vision. With off-axis targeting the pilot can assign a display of interest to the HMD and point his head to the intended target, designate and shoot. Providing through-the-cockpit-floor viewing, the DAS even assists the pilot in landing the aircraft. It can be used for after-dark, bomb damage indication (BDI), too, offering the pilot an alternative to using night vision goggles for damage assessment.


Cumprimentos :wink:




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#54 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 25, 2007 2:59 pm

chm0d escreveu:Foi achado no site da venerada Australia Air Force.

Abs.

Nops, foi num site dum entusiasta australianos, o ausairpower.

O cara dono do site (esqueci o nome) é conhecido por ser Flankeiro nato. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#55 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 25, 2007 3:04 pm

Pô Bolovo, o cara é tudo menos Flankeiro. O que ele faz é usar as características do Flanker como agumento para "forçar" uma compra de F-35 em lugar dos F-18.
Seria como eu dizer que você é Flankeiro, fala das características dos SU-30MKV. Mas fala como forma de justificar uma compra brasileira de Gripen, como resposta à altura da ameaça destes aviões.




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#56 Mensagem por Sintra » Qui Jan 25, 2007 3:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Bolovo, o cara é tudo menos Flankeiro. O que ele faz é usar as características do Flanker como agumento para "forçar" uma compra de F-35 em lugar dos F-18.
Seria como eu dizer que você é Flankeiro, fala das características dos SU-30MKV. Mas fala como forma de justificar uma compra brasileira de Gripen, como resposta à altura da ameaça destes aviões.


NÃO NÃO NÂO :shock:
O tipo não é "Flankeiro", o tipo é completamente doido (ou talvez não)...

O Carlos Mathias está certo, só que é ainda pior.
O Carlo Koop e sus muchachos não são "Flankeiros", utilizam é as caracteristicas de tudo quanto seja equipamento Russo ou Chinês para promover a sua própria agenda...
Quando vejo um documento/artigo assinado pelo Koop fujo a sete pés...
O homem DETESTA o F35, por ele a RAAF utilizaria os F111 até, qualquer coisa como, 2040, adquiria 3 esquadrões de F22´s e agarraria num pontapé de 747´s e transformaria em "tanker´s" e isto supostamente caberia dentro do orçamento actual do MOD Australiano... :shock:
O homem é um Engenheiro de Telecomunicações e anda a escrever livros e artigos sobre defesa já à umas décadas. Supostamente isso quereria dizer que ele sabia umas coisas, o que até é verdade, o problema é que o tipo tem um caso de amor mal esclarecido com o "Aardvark" (F111 para os amigos) e meteu na cabeça que os 4 Flanker´s Indonésios são uma enorme ameaça :shock: Vai daí, considera que F35, Tiffies, Rafale´s, não servem, a Australia deve adquirir o F22... E muitos de preferência...
O grande desastre é que o tipo não é um vulgar "amador interessado" como eu ou como a maior parte da malta, o homem é escutado por determinados circulos politicos Australianos, o que dá merda. É unanimemente detestado pela RAAF, é gozado por uma boa parte do circuito de defesa Australiano (experimentem abrir uma conta no "Defencetalk" e criem um tópico chamado "Carlo Koop", vão perceber o que é que eu quero dizer :twisted: ). O tipo chega a manipular nºs ou informação, apenas como exemplo: à uns anos atrás (final da década de 90) o homem participou num simpósio da RAAF sobre o planeamento da próxima década (a actual) e apresentou uma série de argumentos sobre a manutenção do F111 e da compra do F22, a certa altura apresenta um mapa da zona Pacifico com circulos de alcance de aviõesde combate das várias Forças Aereas e um destes circulos tinha o centro no sul da China e cobria quase todo o territorio Australiano :shock: :? Quando interrogado sobre qual era o avião a que ele se referia, a resposta foi um comprometido "bombardeiro Tupolev", quando pressionado o tipo admitiu que tinha calculado aquele circulo baseado na informação do TU126, um avião que os Chineses NÃO possuem e, que mesmo na altura, não existia nenhuma indicação que estivessem interessados (mesmo porque a fábrica estava praticamente encerrada).
O tipo olha para o F22 e o F111 como alguns de nós discutem o Benfica e o Sporting, existem alegações de "influências" monetárias por parte da Lock "qualquer coisa"...




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#57 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 25, 2007 3:46 pm

É, me enganei, mas era disso que eu estava falando, o cara é doido mesmo, já conheço a "reputação" dele, vendo em outros forums internacionais... :mrgreen:




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#58 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 25, 2007 4:39 pm

Bolovo escreveu:É, me enganei, mas era disso que eu estava falando, o cara é doido mesmo, já conheço a "reputação" dele, vendo em outros forums internacionais... :mrgreen:


Então é uma "Bad Fuente" :wink: !

Bem que eu estava achando esses gráficos muito viagem na maionese!

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#59 Mensagem por Degan » Qui Jan 25, 2007 4:58 pm

1) O Spectra permite a localização precisa de emissões eletromagnéticas e o AIDEWS não.
O AIDEWS é uma versão da suíte ECM SIRFC, usada basicamente em helicópteros, para a utilização em caças F-16 com a mesma designação AN/ALQ-211 . Apenas Chile e Oman a utilizam em caças.
Esse sistema NÂO TEM a capacidade que você alega para a DETERMINAÇÃO ESPACIAL PRECISA da fonte emissora e não há documentação alguma que informe o contrário.
Repito que essa vantagem tática o F-16 não tem. Ficou claro que os pilotos gregos se surpreenderam com essa capacidade do Rafale.


Creo que hablas sin saber….
Que solo Chile y Oman lo usen es bastante claro…está disponible solo desde el 2002.
Recuerda que se trata de un sistema relativamente nuevo, que hasta ahora se usa en los útimos modelos de helicóptero de combate, como el Apache o el Osprey, y ahora está en version dedicada para avión de combate.
Déjame copiarte lo que dice Jane´s Radar and Electronic Warfare Systems:

Description

The AN/ALQ-211 SIRFC system's wide frequency range, high-precision direction-finding, threat geolocation and electronic countermeasures response capabilities provide threat warning and self-protection to aircrews. SIRFC's multispectral (radio frequency, laser and infra-red) sensor data fusion capability provides comprehensive situational assessment and awareness that provides aircrews with a real-time picture of the air defence threats on the battlefield. The same information is transmitted off board (via datalinks), to ground commanders and other airborne platforms. ALQ-211 provides an embedded capability directly supportive of battlefield digitisation initiatives. The system allows aviators to evade or defeat a diversity of airborne and ground-based threats and has been designed to enhance the survivability and lethality of rotary-wing and special operations aircraft well into the 21st century.
SIRFC's in-flight reprogrammability provides the combat pilot with the capability to meet changing threat scenarios instantaneously. MIL-STD-1553B and high-speed databus structures facilitate system integration and pilot interface. ALQ-211 also features extensive built-in test and the system makes use of standard processors and incorporates the extensive use of both application specific and monolithic microwave integrated circuits. Packing techniques include the use of Standard Electronics Modules (SEM-E) and composite materials. The complementary use of these technologies allows SIRFC to achieve its weight requirement of approximately 45 kg while increasing system performance.


2) O AN/AQL-187 é uma variante interna do pod ECM AN/AQL-184, que é o pod padrão da USAF e de outras FFAA que usam o F-16. Causa espanto saber que essa suíte seja inferior a AN/AQL-211, usada basicamente nos helis do US-ARMY.


No inventes….nunca he comparado JAMMERs, y tampoco me asustaría mucho hacerlo… :wink:

3) Sobre o OSF já está confuso demais. Como disse ele é mais que um IRST e não só detecta como também faz a pontaria dos MICAS.
Para maiores informações vou repetir o SdA:


Por favor hombre….entiende, un IRST no puede GUIAR misiles, solo puede designar.
Me gustaría que me explicaras como entregará la posición de curso intermedio al MICA, sin el Data Link del radar….?.
Su uso es en condiciones WVR…

Jacobs, segundo os franceses (Thales, Dassault, etc.), os sensores passivos do Rafale permitem a localização precisa da fonte de emissões eletromagnéticas, como um RWR muito sofisticado da sua primeira hipótese.
Eles também dizem que o SPECTRA é capaz de outras coisas interessantes, como a diminuição do RCS através de jamming, como você mesmo comentou.
A parte dos sensores passivos parece que foi confirmada pelos gregos.


Todos los fabricantes dirán que sus sistemas son muy precisos…

O AIDEWS não tem qualquer semelhança com as capacidades operacionais do Spectra, e muito menos é capaz de detectar de uma forma passiva e precisa a localização de um emissor radar a centenas de km´s de distância, se você acredita nisso...


A si….????...DEMUESTRALO. :wink:

Quanto ao DAS do F35 não ser um IRST, de acordo, é um sistema integrado. Mas já agora, sabe como é que o conjunto de sensores IR do DAS se chama? SAIRST... Não~, não se trata de um detector de AMM´s IR glorificado, muito longe disso.
Veja isto, é do site oficial. http://www.jsf.mil/images/f35/f35_technology_das.jpg
e já agora:
http://www.aviationtoday.com/av/categor ... /1145.html


Sintra…insisto, el DAS no es un IRST, es otro concepto que se integra con el EOTS:
1) Su función principal es de missile approach warning (MAWS), pero con capacidades “glorificadas”, capacidades que ningun MAWS o IRST actual provee.
2) El mismo Link dice que para tareas aire-aire y aire-tierra de gran alcance está el EOST, tal como si lo hace un pod externo Litening
3) En Resumen, el F-35 tiene internamente un MAWS con esteroides y un Litening, todo interno e integrado…¿Qué lindo no?. :o

NÃO NÃO NÂO
O tipo não é "Flankeiro", o tipo é completamente doido (ou talvez não)...

O Carlos Mathias está certo, só que é ainda pior.
O Carlo Koop e sus muchachos não são "Flankeiros", utilizam é as caracteristicas de tudo quanto seja equipamento Russo ou Chinês para promover a sua própria agenda...


Bamos Sintra….y quién no lo hace….???
Es parecido a EUROJET que dice tener a un avión
No stelath…pero casi….
Con radar no AESA….pero casi…
Que no fue diseñado para alcanzar tácticamente el supercrucero….pero ahora lo alcanza…
Etc….
Carlo Koop, al menos a mi me parece que argumenta sus opiniones (pero como todas, son discutibles).




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#60 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 25, 2007 5:08 pm

Me gustaría que me explicaras como entregará la posición de curso intermedio al MICA, sin el Data Link del radar….?.


Que eu saiba, não se usa o radar para mandar informações para o míssil. É um equipamento de rádio criptografado, se podemos dizer assim, que envia as atualizações de meio curso. Daí, caças integrados por datalink podem disparar baseados nas informações de um R-99 por exemplo, ou outro caça que esteja acompanhando o alvo.

special operations aircraft well into the 21st century.


Aqui diz que serve em helicópteros, ou já tem caça fazendo operações especiais?




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