Sniper escreveu:JLRC, sem querer abusar da vossa boa vontade, mas daría pra esclarecer o significado destas siglas usadas pela US Navy?
A 4 anos tento compreende-las...
Abraços!
Vou só completar o que o Patton disse mas em linguagem que a "gente" entenda
Em primeiro lugar deixa-me explicar o significado das letras. Para muitas classes de navios os americanos usam as iniciais do tipo do navio em inglês. Por exemplo:
CC=cruzador
DD=destroyer
FF=Fragata
SS=submarino
CV=porta-aviões (carrier vessel)
PC=patrulha costeiro
L=navio de desembarque anfíbio (Landing)
MH=caça-minas (mine hunter)
MS=draga-minas (mine sweeper)
À medida que os navios foram adquirindo características específicas foram-lhes acrescentadas outras letras ou em alguns casos a 2º letra letra foi substituída por outra referente à característica específica do navio. As principais letras acrescentadas foram o G (guided=navio lançador de mísseis guiados com alcance superior a 10 mn), o N (nuclear=navio movido a energia nuclear), B (ballistic=míssil balístico), P (personel=navio de desembarque de pessoal), D (dock=navio com uma doca alagável), H (helicopter=navio com capacidade de transportar e operar helicópteros), A (attack=navio capaz de lançar um ataque anfíbio). Julgo que não me esqueci de nenhuma. Agora já podemos construir outras definições.
SSN=submarino movido a energia nuclear. Se lançar mísseis balísticos acrescenta-se um B e passamos a ter SSBN (submarino lançador de mísseis balísticos), se lançar mísseis de cruzeiro como o Tomahawk passamos a ter SSGN (submarino lançador de mísseis de cruzeiro). Da mesma maneira à sigla de porta-aviões CV acrescenta-se um N se for movido a energia nuclear e teremos CVN.
Os cruzadores lançadores de mísseis anti-aéreos (guided missiles) em vez de CC passarão a serem CG. Os destroyers anti-submarinos, como os Spruance eram DD, porque os Sea Sparrow tinham alcance inferior às 15 mn e não eram considerados destroyers anti-aéreos. Já os Kidd e os actuais Arleigh Burke são considerados destroyers lança-mísseis e portanto designados por DDG. O mesmo acontecia anteriormente às fragatas OHP que eram FFG mas ao perderem os mísseis Standard passaram a serem simplesmente FF, assim como eram também FF as Knox, por serem simplesmente fragatas anti-submarinas.
Os MH e MC (neste caso a sigla refere a navio com as capacidades de draga e caça-minas, tem portanto as duas valências) referem-se a navios com capacidade de luta anti-minas. Se forem costeiros podem ser MHC, se forem fluviais MHI e se forem oceânicos MHO o mesmo se passando para os MS. Neste caso temos a excepção MCM que é um draga-caça-minas oceânico.
LCC (landing command) é um navio de comando anfíbio embora actualmente essa designação não esteja actualizada pois estes navios são utilizados para comando de operações conjuntas e de esquadras numeradas. Os seus substitutos deverão serem designados por JCC (joint command).
LHD=porta-helicópteros anfíbio com doca.
LHA=porta-helicópteros de assalto anfíbio
LPD=navio anfíbio de desembarque de pessoal com doca.
LSD=navio anfíbio de desembarque de material com doca
LST=navio anfíbio de desembarque de tanques
LPH=porta-helicóptero de assalto sem doca
Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa e que tenha percebido. Poderia também explicar as siglas dos navios auxiliares mas é melhor ficar para outra vez para não complicarmos mais. Lembra-me depois e terei muto gosto em explicar as outras siglas. Muitas destas designações são exclusivas dos americanos. LHA é uma designação que só os americanos utilizam. LSD é outra que também só os americanos e agora os ingleses com a nova classe Bay utilizam mas as restantes são na sua maioria designações OTAN.