EB apresenta radar de defesa antiaérea e viatura leve

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 233 vezes
Agradeceram: 536 vezes

#46 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 15, 2006 12:08 am

Nesse negocio de colocar ATGM em tanques é coisa dos peruanos, isso não funciona, o tanque teria que ficar parado para guiar o míssil e assim seria um alvo fácil, diferente de um veiculo pequeno e leve que pode se esconder ou fugir mais rápido do que um tanque.

Funciona, tanto que Israel tem um míssil com um sistema de guiamento parecido com o MSS-1.2 lançado de dentro do tubo do canhão. E seja jipe ou tanque, ambos ficarão parados e 'inseguros' durante o vôo do míssil até o alvo. Sem contar que nesse tempo 'paralisado' o jipe pode ser alvejado, e como não tem blindagem, bau bau fuzileiros.
Gosto da idéia de instalar no Guará, ou mesmo um blindado ainda mais leve, mas blindado, protegido de Minimis e Barrets da vida. Ágil como um veículo leve e blindado.

abraços]

Malandro
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por Malandro » Qua Nov 15, 2006 1:30 am

projeto escreveu:Koslova, essa primeira gambiarra não é chilena? Pela camuflagem, paisagem desértica, uniformes...mas, por outro lado, a viatura e o "jeitinho brasileiro"... fiquei na dúvida.

abraços

É peruana se não me falha a memória

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Sideshow » Qua Nov 15, 2006 2:27 am

ERRO

Editado pela última vez por Sideshow em Qua Nov 15, 2006 2:28 am, em um total de 1 vez.
Sideshow
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por Sideshow » Qua Nov 15, 2006 2:28 am

Malandro escreveu:
projeto escreveu:Koslova, essa primeira gambiarra não é chilena? Pela camuflagem, paisagem desértica, uniformes...mas, por outro lado, a viatura e o "jeitinho brasileiro"... fiquei na dúvida.

abraços

É do Peru mesmo.

O EP tem ele com uma camuflagem "escola de samba."

Imagem

Essas rodas larajandas são para ofuscar a vista dos inimigos. [082] [082]

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#50 Mensagem por Skyway » Qua Nov 15, 2006 2:31 am

Isso parece um Gurgel! :shock:

AD ASTRA PER ASPERA
Sideshow
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por Sideshow » Qua Nov 15, 2006 2:35 am

Skyway escreveu:Isso parece um Gurgel! :shock:

Isso mesmo, um jipe gurgel feito de fibra e com motor de fusca.

Nos anos 80 era uma farra mesmo, até a gurgel ganhava uns trocados no mercado de defesa.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#52 Mensagem por chm0d » Qua Nov 15, 2006 3:04 am

Sideshow escreveu:
Malandro escreveu:

abraços

É do Peru mesmo.

O EP tem ele com uma camuflagem "escola de samba."

Imagem

Essas rodas larajandas são para ofuscar a vista dos inimigos. [082] [082]

Na boa? isso parece sacanagem... uheuheuhuehuee

:lol: :lol: :lol:

Sideshow
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por Sideshow » Qua Nov 15, 2006 7:57 am

Alguém tem foto desse radar de abertura sintética da Orbisat?

Putz fiquei sonhando com um pod com esse radar para os AMX ou se o radar for muito grande um mini R99B com esse radar + algumas coisinhas instalado num Phenon 8-]

Outra coisa, estava lendo no site da Orbisat e eles estão fazendo um mapeamento da Venezuela com esse radar. Será que eles tem backup? :twisted:

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#54 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 15, 2006 9:55 am

Esta viatura não é aquela que estava sendo desenvolvida em conjunto com a Argentina? Se não me engano os hermanos chamavam de gaúcho...

Não. Esse veículo é apenas brasileiro e concorrente do Gaúcho.

Não sei porque. Se ja tem o Gaucho, projeto binacional, para que desenvolver outro. :?

------

sobre o radar, excelente notícia mesmo......
da-lhe Brasil..... :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6273 vezes
Agradeceram: 6624 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Túlio » Qua Nov 15, 2006 10:38 am

Sideshow escreveu: Imagem

O jipe pode num ser grande kôza, mas o RPG... :wink:

Ah, se inveja matasse... :(

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 15, 2006 11:15 am

http://youtube.com/watch?v=SJwlbsTjbDo& ... ed&search=

Se o patrão usa a gambiarra porque nós temos que colocar em cima de um CC? Êita complexo de vira-lata dando, hein? E olha aí o tempo que os nego(ou branco) vão ter prá reagir...

http://www.youtube.com/watch?v=efv9-vQ2 ... ed&search=

E aí, uma demonstração da "seriadade" dos GIs. Aí vêm aqui reclamar de bomba e RPG no lombo. Tudo muito engraçado, mas as consequências destas ações se refletem nos sacos pretos cada vez mais numerosos. Que sirva de exemplo prá quem acha que existe invasor bonzinho.

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 77 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#57 Mensagem por zela » Qua Nov 15, 2006 12:03 pm

="Carlos http://www.youtube.com/watch?v=efv9-vQ2 ... ed&search=

E aí, uma demonstração da "seriadade" dos GIs. Aí vêm aqui reclamar de bomba e RPG no lombo. Tudo muito engraçado, mas as consequências destas ações se refletem nos sacos pretos cada vez mais numerosos. Que sirva de exemplo prá quem acha que existe invasor bonzinho.

Realmente merecem um chute no saco. Mas eu acho que esse vídeo não tem nada a ver com o tópico

Carlos Mathias

#58 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 15, 2006 12:09 pm

É mesmo, mas eu não resisti... :(

artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#59 Mensagem por artenobre » Qua Nov 15, 2006 12:15 pm

alguem sabe o prazo pré determinado para conclusão deste radar? e tb se esta viatura será construida e quantidade suficiente para as unidades móveis?

Koslova
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Koslova » Qua Nov 15, 2006 2:07 pm

Eu me referia não a problemas de escape das chamas, que em todos míssil desta classe é controlada por meio de dois estágios de ignição para proteger o operador.

Minha critica é no sentido de alcance do míssil e proteção da viatura. Existe uma referencia para este tipo de combinação (Míssil + Viatura)

O MSS 1.2 é um ATGM de infantaria, seu alcance de referencia é de 2500m (3000m é o alcance máximo em condições ideais).

Normalmente o emprego de ATGM em viaturas blindadas acontece com mísseis na classe intermediaria, isto é com 4500m de alcance de referencia, como o TOW, HOT, INGWE.

A viatura na qual são empregados este tipo de míssil também é normalmente mais protegida, a referencia para a o TOW normalmente é o M-113, mas poderia ser um blindado leve de reconhecimento.

Uma referencia para o Brasil poderia ser o emprego do Guará com um míssil de maior porte, que poderia equipar também alguns Esquilos da AvEX.

Até mesmo a adoção do MSS 1.2 no Guará poderia ser considerada, mas os 1500m de alcance (-34%) em relação a um míssil de maior porte fazem muita diferença entre viver e morrer caso esta combinação encontre uma coluna de MBT's em ordem de batalha.

Uma pena mesmo que com a quebra da Engesa o EB não pode adquirir o Ogun, este seria o veiculo ideal para adoção de sistemas ATGM e SHORAD em pró de tropas aerotransportadas.

Responder