AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A-29
Sênior
Sênior

#46 Mensagem por A-29 » Qua Fev 07, 2007 12:06 am

O exército tem 4, recebidos em 1994 (eu acho).
A força aérea comprou 6. Acho que já recebeu 2 em 2006.
Comenta-se que o exércio compraria mais 4, mas até agora nenhuma confirmação.

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#47 Mensagem por Clermont » Ter Fev 13, 2007 3:00 pm

Uma pequena dúvida terminológica.

As tropas de helicópteros do Exército se chamam como? Elas são "batalhões" ou "esquadrões" de aviação?

E suas subunidades são o quê? "Esquadrões" ou "Esquadrilhas"?

E as frações são "pelotões" ou são "esquadrilhas"?

Não sei se é impressão minha, mas eu vejo todo tipo de nome sendo utilizado e não estou conseguindo correlacionar com os escalões tradicionais do Exército.

Valeu.

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Piffer » Ter Fev 13, 2007 5:11 pm

As unidades são batalhões (eram esquadrões até dois anos atrás)
As subunidades são esquadrilhas.
As frações são pelotões.

A confusão maior é porque na cavalaria as subunidades são esquadrões. Agora, com a nova terminologia, o problema sumiu.

Mas, por incrível que pareça, boa parte do Exército tem a mesma dúvida. Acham que o que temos aqui em Taubaté é simplesmente a "Aviação do Exército" e não têm a mínima noção da divisão entre as unidades.

Abraços,

Carpe noctem!
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#49 Mensagem por Clermont » Ter Fev 13, 2007 6:09 pm

Piffer escreveu:Mas, por incrível que pareça, boa parte do Exército tem a mesma dúvida. Acham que o que temos aqui em Taubaté é simplesmente a "Aviação do Exército" e não têm a mínima noção da divisão entre as unidades.

Obrigado mesmo pela informação Piffer.

Alguém que precisa se atualizar é o Webmaster do 4º Batalhão de Aviação de Manaus. Lá, eles ainda estão no "tempo dos esquadrões". Apesar disso, o site deles é um dos mais bem feitos que eu já vi.

http://www.4esqdavex.eb.mil.br/

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#50 Mensagem por jauro » Ter Fev 27, 2007 9:12 pm

Blackhawk

Imagem

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Fireman Sam
Júnior
Júnior

#51 Mensagem por Fireman Sam » Ter Fev 27, 2007 9:27 pm

Os BH brasileiros, tantos os da FAB como os do exército foram comprados novos?

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#52 Mensagem por Carcará » Qua Fev 28, 2007 11:33 am

Fireman Sam escreveu:Os BH brasileiros, tantos os da FAB como os do exército foram comprados novos?

Sim!

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#53 Mensagem por binfa » Sáb Mar 10, 2007 8:28 pm

Piffer boa noite!

você tem alguma novidade quanto a parte de instrução???

o Schweizer vem no lugar dos Esquilo ou não??

obrigado pela sua atenção

att
Alexandre Rubin (binfa)

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#54 Mensagem por Piffer » Dom Mar 11, 2007 12:13 am

Não sei. Preciso ver com o pessoal do CIAvEx.

No ano passado, metade dos alunos e alguns instrutuores fizeram a primeira metade do curso num 300 alugado. não sei como vai ser neste ano.

Abraços,

Carpe noctem!
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#55 Mensagem por binfa » Dom Mar 11, 2007 7:31 am

ok obrigado

att
Alexandre Rubin (binfa) Rio Claro/SP

A-29
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por A-29 » Sex Mai 18, 2007 3:00 pm

CFB escreveu:
Sideshow escreveu:
Piffer escreveu:Vou falar bem baixinho aqui e não respondo a nenhuma pergunta sobre o assunto até ser veiculado oficialmente:

A AvEx vai para o Haiti.

O bicho vai pegar em Piffer :twisted:

Pelo visto vc vai estar em ação né Piffer, boa sorte e td de bom p/ vc lá

Alguém lembra dessa revelação bombástica do nosso querido colega?
Pois vejam só o que saiu hoje na imprensa:

Panorama Haiti
Defesanet 18 Maio 2007
Agência Estado 17 Maio 2007

Força Pampa
ONU pede e Brasil negocia aumento de militares no Haiti Decisão é política e depende também de autorização do Congresso; parlamentares-chave integram comitiva de avaliação que se encontra no país desde quarta-feira

Tahiane Stochero

SÃO PAULO - Os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, estão no Haiti desde a tarde da última quarta-feira, 16, avaliando o desempenho brasileiro na Missão das Nações Unidas na Estabilização do Haiti (Minustah). Eles negociam com o representante da ONU no país, o guatemalteco Edmond Mulet, o aumento do efetivo militar do Brasil no país caribenho.

As Nações Unidas pedem que o Brasil eleve seu atual efetivo em cem homens - 80 na Companhia de Engenharia e mais 20 fuzileiros navais. Atualmente, o Brasil possui o maior contingente na Minustah, 1.200 militares, sendo cerca de mil do Batalhão Brasileiro e 200 da Engenharia.

A solicitação é para que o acréscimo seja realizado já no sétimo contingente brasileiro - a Força Pampa, proveniente na maioria do Rio Grande do Sul e com homens da engenharia do Mato Grosso do Sul, que começa a chegar ao Haiti no final de maio - e decorre da “pacificação” das regiões mais violentas do país e a mudança de rumos da Minustah.

A ONU quer, como Mulet disse ao estadão.com.br, que a missão tenha uma nova cara a partir de agora, deixe de ser "peace-enforcement" (imposição da paz) para ser "peacebuilding" (construção da paz). A importância dos militares da engenharia decorre da necessidade do país em infra-estrutura básica, como a abertura de poços de água, construção de saneamento básico, recolhimento de lixo, asfaltamento de vias e energia elétrica.

"O que queremos são menos armas e mais tratores e motores botando o país para andar. A segurança foi conseguida, mas ainda não há estabilidade. Contudo, o que precisamos agora é construir o Estado e atrair investimentos”, disse Mulet.

O pedido da ONU inclui três helicópteros (os hoje empregados são do Chile e estão sendo devolvidos ao país). Para o Brasil seria vantajoso o envio, apontam militares ouvidos pelo estadão.com.br, pois as Nações Unidas pagam em dólar pelo uso do equipamento e seria uma oportunidade para pilotos do Exército terem experiência em missões de combate ao crime organizado.

Decisão política

Como o aumento de efetivo militar em uma missão de paz é uma decisão política e depende também de aprovação de recursos do Congresso, a comitiva conta com “políticos-chave” que podem ou poderão a vir a colaborar para que o Brasil acate o pedido da ONU.

São um senador e sete deputados, a maioria em primeiro mandato e todos titulares ou presidentes de comissões parlamentares. Entre os que estão sendo levados ao Caribe para conhecer o trabalho que vêm sendo realizado lá estão dois do PT (o deputado Anselmo de Jesus e o senador João Pedro), um deputado do PP (Jair Bolsonaro), dois do DEM - ex-PFL -(Francisco Rodrigues e Davi Alcolumbre), um do PMDB (Édio Lopes), um do PSDB (William Woo) e a deputada do PCdoB Vanessa Grazziotin.

Hospedados no Hotel Montada, o mais caro do Haiti, os parlamentares tiveram na tarde da última quarta-feira encontros com o Legislativo haitiano, que enfrenta um processo de reformulação e pretende realizar diversas modificações na Constituição. Segundo o embaixador Mulet, a intenção do presidente René Préval é alterar pontos que impedem cidadãos que deixaram o país de investir no Haiti e o burocrático e custoso sistema eleitoral haitiano.

Entrega de medalhas

Na noite desta quinta-feira, a ONU entrega a todos os militares brasileiros uma das mais valiosas comendas por trabalhos realizados em missões de paz. A UN Medal Parede ocorrerá na Base Bravo, uma antiga universidade que até então era sede do batalhão brasileiro e que está sendo devolvida à comunidade, e decorre devido ao término do período de seis meses do sexto contingente brasileiro e da pacificação das regiões mais violentas do país.

As medalhas serão entregues pelo representante do secretário-geral da ONU no país e o comandante das tropas internacionais da Minustah, o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos. Autoridades brasileiras e haitianas, os comandantes do Exército e da Marinha e o embaixador brasileiro no Haiti, Paulo Cordeiro Pinto, participarão da cerimônia.

E aí, qual aeronave vai ser enviada???
Eu voto em três Pantera.

Aparentemente os Cougar são poucos frente à demanda do EB, e os esquilo são muito pequenos para substituir os Sapões chilenos. Quem sobra???

Vamos ver no que dá.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#57 Mensagem por Einsamkeit » Sex Mai 18, 2007 3:01 pm

Quem sabe os Blackhawk?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#58 Mensagem por Dieneces » Sex Mai 18, 2007 3:23 pm

Einsamkeit escreveu:Quem sabe os Blackhawk?
Quatro Panther , já podiam ficar por lá , quando as tropas brasileiras voltassem . Em troca , quatro UH-60M , novinhos , a ONU poderia bancar . :D

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#59 Mensagem por Einsamkeit » Sex Mai 18, 2007 3:26 pm

Prefiro o AH-60L

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#60 Mensagem por Sniper » Sex Mai 18, 2007 5:10 pm

Einsamkeit escreveu:Quem sabe os Blackhawk?

E os índios deixam ? :roll:

Imagem
Responder