Venezuela se torna objetivamente a primeira potência militar

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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LEO
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#46 Mensagem por LEO » Sáb Jul 29, 2006 3:16 pm

A Venezuela opera várias versões do Mirage III e do Mirage 5/50...


Os Mirage III e 5 estão praticamente inativos.

Além disso operam F-5 ex-Canadá e Holanda e F-16A/B.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

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#47 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 29, 2006 3:25 pm

Fred escreveu:50 - Mig-29
12 - Mig-25
10 – Su-25 ( Marinha ? )


Isso e serio?????

Duvido.




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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
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#48 Mensagem por juarez castro » Sáb Jul 29, 2006 6:01 pm

Pessoal, o chapolim, pode comprar o que quiser, eu quero ver ele operar efetivamente.Duas dúzias de aviões, todos nós sabemos, não são o cartão de boas vindas para nenhuma vitória, quem ganha as guerras são as estruturas de manutenção e logística. Israel nas duas semanas de combate no sul do Libano já gastou um bom dinheiro(US$ 200.000.000 em munição e combustível). Alguns colegas alegam que a FAV é que tem padronização com SU30. Não tem coisa nenhuma e se tiver, vai ser daqui a uns 3 anos, quando isto estiver operacional, pois as coisas na aárea de defesa precisam de tempo, você não estala os dedos e começa a voar um troço que não conhece.

Grande abraço




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#49 Mensagem por pt » Sáb Jul 29, 2006 7:08 pm

A venezuela torna-se a primeira potência militar do ponto de vista da Força Aérea.

A Venezuela, controlará com superioridade o espaço aéreo próprio, o da Colombia, o das Guianas e o do Brasil na margem norte do rio Amazonas.

As compraz venezuelanas são de cariz ofensivo, e não é preciso estudar muito para entender isso.

Hugo Chavez, poderia comprar o Mig-35 (atenção que tanto quanto sei nunca se falou de Mig-25, mas sim de Mig-35 que é o Mig-29OVT, há casos em que gralhas produzem isto)

Poderia mesmo comprar 50 Mig-35 (Mig 29) com tecnologia e sensores em tudo id~enticos ao dos SU-30Mk mas não comprou.

Qual é a diferença principal entre um SU-30 e um MiG-29/35 ?

Simples: Alcance!!!

Com o SU-30, a Venezuela consegue controlar com facilidade o espaço aéreo em redor, e consegue mesmo chegar a Cuba com facilidade.

As aeronaves não transformam a Venezuela numa potência, mas aumentam tremendamente a capacidade da Venezuela, quando analisamos o tipo de equipamentos que estão a comprar para a Força Aérea mas também para o exército.

Cumprimentos




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Matheus
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#50 Mensagem por Matheus » Sáb Jul 29, 2006 7:19 pm

Acho bem provável que compre tb SAM, quem sabe até dois ou 3 S-300, TOR, Tunguskas e Iglas. Faltaria alguns Il-76 na versão KC e AEW, bem como aviões de transporte da classe do Cn-295. Acredito que tb vá comprar submarinos Kilo e blindados novos. Apesar de ser um falastrão, não acho que esteja blefando em tudo.




juarez castro
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#51 Mensagem por juarez castro » Sáb Jul 29, 2006 7:20 pm

Caro amigo PT, comprar não siguinifica operar. Para controlar o espaço aéreo ele precisa muito mais do que os SU 30, precisa rede de radares, AWACS, comando e controle, e precisa o mais importante, gente para operar com conhecimento, o que leva muiiiito tempo e muiiito dinheiro.

Grande abraço




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#52 Mensagem por Nandokabala » Sáb Jul 29, 2006 7:22 pm

Falando em Cuba, com a transição do ditador os EUA já doaram não sei quantos milhões pra ajudar na democracia, e informou que não vai permitir nenhuma força externa interfirir na transição de cuba ( obviu que menos eles ), na minha visão uma bela de uma indireta pra venezuela, e com esses caças ajudaria muito o chavez nessa onda de cuba




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#53 Mensagem por pt » Sáb Jul 29, 2006 9:01 pm

Huares Castro escreveu:Caro amigo PT, comprar não siguinifica operar. Para controlar o espaço aéreo ele precisa muito mais do que os SU 30, precisa rede de radares, AWACS, comando e controle, e precisa o mais importante, gente para operar com conhecimento, o que leva muiiiito tempo e muiiito dinheiro.


De facto precisa.
Mas a realidade é que a Venezuela está no bom caminho.
Não se deve menosprezar um potêncial adversário.

A verdade, é que a capacidade de ataque a long distância de um numero(mesmo reduzido) de SU-30 torna por exemplo o SIVAM numa completa irrelevância.

Num potêncial conflito, os radares do sistema SIVAM são alvos preferênciais e dentro de alguns anos, o Brasil poderá até ter os 12 Mirage-2000C operacionais, mas essas aeronaves constituem o nucleo da defesa de Brasilia no planalto central. Para outras operações haverá alguns F-5M.

Eu estou muito longe de ser um defensor dos equipamentos russos, que até acho que são mais propaganda que outra coisa (vide os alcances exagerados dos misseis ar-ar russos), mas a verdade é que um F-5M não é "páreo" para um SU-30MK, mesmo que equipado com mísseis BVR.

Dependendo do radar que tiverem instalado, os SU-30 vão ter uma capacidade bastante consideravel (os alcances dos radares russos são mais confiáveis e correctos que os alcances mirabolantes atribuidos a alguns mísseis russos).

Ou seja:

A obtenção da superioridade aérea por parte da Venezuela na região que vai desde Caracas até Manaus, pode até demorar algum tempo, mas não pode ser discutida com F-5M ou com uma duzia de Mirage-2000C.
Sería, em caso de conflito, apenas uma questão de tempo.

A Venezuela já demonstrou intenção de ter reservas de guerra. O Chavez é um militar e conheceou tem a obrigação de conhecer os problemas que uma força armada pode encontrar quando em combate.

Estabelecido o controlo aéreo, pode utilizar-se helicópteros de ataque, que podem ser utilizados para apoiar forças no terreno.

Não adianta ter Tucanos em vez de Mi-24/35. Com os SU-30 no ar, não vai haver pura e simplesmente haver Tucanos, é impossível.

Quando muito a Venezuela podería ver a sua superioridade contestada, mas no fim do dia, poderia controlar, porque com aviões como o SU-30, é possível estar mais tempo no ar, e ter aviões disponíveis para mais missões e com maior prontidão.

No entanto, há coisas que podem ser feitas, para minorar o problema, mesmo sem comprar novos aviões. Mas isso implica alterações a nível táctico e estratégico, como por exemplo, mudar as bases para os Mirage-2000C e acima de tudo desenvolver capacidade de resistir a um primeiro ataque. Isso implica necessidade de equipamento antiaéreo.
E o Brasil não tem sistemas de defesa antiaérea eficazes contra aeronaves com capacidade para lançar bombas e mísseis a distâncias muito consideráveis.

É uma situação típica e que se decreve com a frase: "Apanhado com as calças na mão"

Se até a Holanda tem temores de que Chavez opte por soluções militares estilo Malvinas...
Se há quem diga que se não se tivessem lançado sobre as Falkland (porque achavam que era mais fácil) os generais argentinos tinham-se voltado para o Chile...
Se amanhã há problemas na Venezuela e o Chavez precisa do apoio popular para continuar no poder...

Enfim, esperemos que não.

Cumprimentos




Editado pela última vez por pt em Dom Jul 30, 2006 10:09 am, em um total de 1 vez.
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#54 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Jul 29, 2006 9:07 pm

Ótimo PT, boa analise.

Mas com 24 Su-30, eles conseguiriam manter a superioridade 24 horas em todo Norte do Brasil?

Um grande abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
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#55 Mensagem por The Baaz » Sáb Jul 29, 2006 9:14 pm

Lauro Melo escreveu:Ótimo PT, boa analise.

Mas com 24 Su-30, eles conseguiriam manter a superioridade 24 horas em todo Norte do Brasil?

Um grande abraço,


24 aeronaves. Jogamos uma disponibilidade de 80%, seriam 19 aeronaves em condição de vôo.

Para tentar manter uma superioridade 24 horas em todo o norte do Brasil, na atual situação da FAV, sem AWACS e sem REVO, acho que seriam necessários no mínimo 48 aeronaves, que com a mesma disponibilidade de 80% (podendo ser maior ou menor, só chutando um valor médio para uma Força Aérea com recursos para manter sua frota em condição de vôo) teríamos 38 aeronaves.

38 aeronaves dariam 6 patrulhas de 6 aeronaves + 2 reserva, ou 7 patrulhas de 5 aeronaves ou qualquer outra combinação. Um número pequeno de aeronaves em vôo sem suporte de AWACS correriam o risco de ser surpreendidos por uma esquadrilha comandada por um AWACS, e uma esquadrilha muito grande não possibilitaria alternar a patrulha com outras aeronaves baseadas em terra e assim vai.

Chavito deu um grande passo para ter a mais poderosa Força Aérea da América Latina. Só falta investir pesado em treinamento, uns 4 AWACS e 4/5 REVO para tal.




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#56 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Jul 29, 2006 9:16 pm

Boa The Baaz :wink:

Lembrando que eles teriam que ter caças em seu território, buscando defender-se de um possível contra-ataque.




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#57 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 29, 2006 9:20 pm

O amigo PT sintetizou minha opinião! :shock: :D

Não adianta nada essa ladainha de AWACS se eles terão completo controle do espaço aéreo desde o mato Grosso até as Beiras do México! :shock:

O SU-30 Não é nenhum "Chuck Norris", mas é notável a capacidade do seu radar! Portanto os AWACS são primordiais e essenciais para aeronaves com radares muito limitados como o F-5BR e os Mirage 2000-C!

Temos que reconhecer que em caso de conflito, a Venezuela podería em questão de 72 Horas o total controle do espaço aéreo Brasileiro! :shock:

Abraços!




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#58 Mensagem por Piffer » Sáb Jul 29, 2006 9:21 pm

Concordo plenamente com o Lauro e o Baaz.

Os 24 Su-30 são muito melhores que os nossos M-2000. Mas não são suficientes para a interdição do espaço aéreo de todo um TOT no norte do Brasil sem um AWACS (ou até mesmo com). Também acho que 80% é muito otimista. O cálculo em tempo de paz e condições ideais é de 70%.

A vantagem da Venezuela é inconteste. Mas serve para manter a superioridade em locais e prazos definidos e não uma supremacia aérea onde só a FAV voe.

Temos que reconhecer que em caso de conflito, a Venezuela podería em questão de 72 Horas o total controle do espaço aéreo Brasileiro!


Só por que os aviões chegam até um determinado ponto, não quer dizer que eles estarão lá o tempo todo.

Abraços,




Carpe noctem!
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#59 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 30, 2006 12:16 am

iSrs.! Por favor, parem com esse psicoldelismo com esse fanfarrão. Amigos de nada adiante ter os Su 30, sem controle de terra e comando adequados, nós já vimos este filme na Etiópia., eles eram moscas perdidas no céu. E eu já falei,mas não me fiz entender, esse babaca não consegue manter aviões de 3ª linha operacionais. Quanto vocês acham que custa manter operacional o super, mega top hiper SU 30?
COMPRAR É UMA COISA OPERAR É OUTRA BEM DIFERENTE.
Não depende só de dinheiro e sim de dominio da tecnologioa e principalmente da doutrina operacional e essa só se consegue com muito treinamento e tempo.
O colega PT citou o caso dos radares do Sivam serem alvejados, perfeito só que apesar da FAB ser um b.... para algumas coisas, não são estúpidos ao ponto de não se anteciparem para uma situação dessas, a menos que o Chaves queira nos "Trafalguear a la Nelson", o que realemente não dá para descartar.

Grande abraço




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Degan
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#60 Mensagem por Degan » Dom Jul 30, 2006 1:03 am

Os Mirage III e 5 estão praticamente inativos.


Están inactivos, pues fueron reemplazados por los Mirage 50, con radar Cyrano IV y capacidad de usar misiles AM-39

Além disso operam F-5 ex-Canadá e Holanda e F-16A/B.


Que yo sepa, los 15 CF-5A y 3 CF-5B fueron comprados nuevos a Canadá en 1972....

A venezuela torna-se a primeira potência militar do ponto de vista da Força Aérea.

A Venezuela, controlará com superioridade o espaço aéreo próprio, o da Colombia, o das Guianas e o do Brasil na margem norte do rio Amazonas.


Lo dudo....está casi confirmado que los Sukhoi comprados por Venezuela son los Su-30MK2, que son la versión más “simple” del modelo, similares a los de China o Vietnam, con electrónica 100% Rusa y radar Bars estándar...
No es un mal avión, pero su electrónica no es la mejor del área y tienen un RCS fenomenal.

Venezuela seals deal for Russian fighters, helos
Venezuela has signed a contract to purchase 24 Su-30MK2 multirole fighter aircraft and 53 helicopters for around USD1 billion. The head of state arms ...
28-Jul-2006

http://jdw.janes.com/public/jdw/index.shtml

De facto precisa.
Mas a realidade é que a Venezuela está no bom caminho.
Não se deve menosprezar um potêncial adversário.


No se entiende ese “buen camino”, mezclando apresuradamente sistemas, doctrinas y logísticas muy incompatibles solo por razones políticas.

A verdade, é que a capacidade de ataque a long distância de um numero(mesmo reduzido) de SU-30 torna por exemplo o SIVAM numa completa irrelevância.


El alcance ferry del Su-30MK2 es de 3000 km, que no es muy distinta a la de los F-16 actuales de Venezuela.

Eu estou muito longe de ser um defensor dos equipamentos russos, que até acho que são mais propaganda que outra coisa (vide os alcances exagerados dos misseis ar-ar russos), mas a verdade é que um F-5M não é "páreo" para um SU-30MK, mesmo que equipado com mísseis BVR.


Un F-5M con Data Link al sistema SIVAM, y misiles Derby/A-Darter es un enemigo MUY peligroso para cualquier adversario.

Dependendo do radar que tiverem instalado, os SU-30 vão ter uma capacidade bastante consideravel (os alcances dos radares russos são mais confiáveis e correctos que os alcances mirabolantes atribuidos a alguns mísseis russos).


:? ....Por ejemplo, el radar Bars N011M del Su-30MK2, no supera al APG-66(v)2.

Não adianta ter Tucanos em vez de Mi-24/35. Com os SU-30 no ar, não vai haver pura e simplesmente haver Tucanos, é impossível.


Con 50 F-5M, los Su-30 ya tienen suficiente entretención, mientras los A-1 les dejan recuerdos en casa... :wink:

Quando muito a Venezuela podería ver a sua superioridade contestada, mas no fim do dia, poderia controlar, porque com aviões como o SU-30, é possível estar mais tempo no ar, e ter aviões disponíveis para mais missões e com maior prontidão.


Perdón, pero los F-5M son más del doble y con capacidad REVO....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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