Esquadrão Corsário

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#46 Mensagem por faterra » Qui Jul 20, 2006 9:56 pm

Luiz Padilha escreveu:
Bolovo escreveu:
Luiz Padilha escreveu:
Pablo Maica escreveu:Nossa... uma linha de vôo com 8 Kc ia ficar muito bonita 8-]


Um abraço e t+ :D


Nem fala. Eles vão faser um Mokup com aquele 707 que eles cortaram para pecas.,
Eu fotografei e eles disseram que vão fazer, como o 1º/1ºGt tb tem do C-130.
Quando ficar pronto, eu coloco o antes e o depois.
[]'s
Padilha

Então está falando do B707 RE

Imagem


http://www.bredow-web.de/ILA_2002/Trans ... 07_re.html



Grande Bolovo !!!!
Eu não tinha as fotos.
Eu vi outras dele com os cocares da USAF. Mas essas são exatamente o que eu vi.
É isso. São velhas, antigas, mas reformadas ficam em estado de zero e se até a USAF está cogitando nisso para baratear os custos, o que dirá nós.
Só pra ter uma idéia, o custo para por uma CFM era o mesmo que comprar os 4 da AMI.
[]'s
Padilha


E com relação ao ruído? Conseguiram colocá-lo dentro do padrão exigido?




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Luiz Padilha

#47 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Jul 20, 2006 10:02 pm

faterra escreveu:
Luiz Padilha escreveu:
Bolovo escreveu:
Luiz Padilha escreveu:
Pablo Maica escreveu:Nossa... uma linha de vôo com 8 Kc ia ficar muito bonita 8-]


Um abraço e t+ :D


Nem fala. Eles vão faser um Mokup com aquele 707 que eles cortaram para pecas.,
Eu fotografei e eles disseram que vão fazer, como o 1º/1ºGt tb tem do C-130.
Quando ficar pronto, eu coloco o antes e o depois.
[]'s
Padilha

Então está falando do B707 RE

Imagem


http://www.bredow-web.de/ILA_2002/Trans ... 07_re.html



Grande Bolovo !!!!
Eu não tinha as fotos.
Eu vi outras dele com os cocares da USAF. Mas essas são exatamente o que eu vi.
É isso. São velhas, antigas, mas reformadas ficam em estado de zero e se até a USAF está cogitando nisso para baratear os custos, o que dirá nós.
Só pra ter uma idéia, o custo para por uma CFM era o mesmo que comprar os 4 da AMI.
[]'s
Padilha


E com relação ao ruído? Conseguiram colocá-lo dentro do padrão exigido?


Sim, este problema tb estaria resolvido.
O custo não chega a 1 milha por motor. Mas o valor que eu sei eu não tenho como confirmar.
[]'s
Padilha




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Corsário

#48 Mensagem por juarez castro » Qui Jul 20, 2006 10:11 pm

Padilha! Como fica o consumo com essa modificação?

Grande abraço




Luiz Padilha

Re: Corsário

#49 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Jul 20, 2006 11:05 pm

juarez castro escreveu:Padilha! Como fica o consumo com essa modificação?

Grande abraço


Desculpe, esqueci de colocar que a info é de que o consumo cai tb junto com o ruído.
Ou seja, se a FAB quiser, terá KC137 por muito tempo ainda.
[]'s
Padilha




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#50 Mensagem por A-29 » Qui Jul 20, 2006 11:07 pm

ACho uma ótima idéia essa remotorização.

E sabia que tinha lido algo em português sobre isso, dêem uma olhada:

http://www.defesanet.com.br/fx/fabb707/




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Corsário

#51 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 20, 2006 11:34 pm

Luiz Padilha escreveu:
juarez castro escreveu:Padilha! Como fica o consumo com essa modificação?

Grande abraço


Desculpe, esqueci de colocar que a info é de que o consumo cai tb junto com o ruído.
Ou seja, se a FAB quiser, terá KC137 por muito tempo ainda.
[]'s
Padilha


O problema dessa JT8 é que se trata de um TurboJato e não de um TuboFan que é muito mais eficiente em termos te potencia, economia de combustivel e ruido. Mas so em ser um motor mais novo que os que estao instalados ja é uma evolução bastante desejavel.




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#52 Mensagem por A-29 » Sex Jul 21, 2006 12:38 am

Pela notícia acima, a remotorização custaria em torno de US$ 12 mi, não sei se por avião ou para os quatro.

Notícias de internet circulam referindo uma redução de consumo da ordem de 10% com a remotorização.

Já aqui tem outras informações:
The JT8D-219 engine was selected above the CFM56, V2500 and BR715 as it offered the following advantages:
XXXX No major wing modifications required

XXXX Original pylons replaced by new pylons

XXXX Cost is 30% to 40% less

XXXX Range increased by up to 30% by a combination of climb thrust, specific fuel consumption and increased long range cruise speed

XXXX Infra red signature is less than 1/10 of that of other engines

XXXX Engine maintenance costs lowest in the industry

XXXX Long-range cruise speed is 5% greater than all other engines with zero fuel penalty.

http://www.fuelbirds.com/sevenq7.html

No Key publishing teve um cara em 2004 dizendo que havia visto um 707 identificado como "B707RE" estacionado e sem os motores nos EUA. E mais, não se encontra nada sobre o programa de remotorização com as JT8 depois de 2002. Não sei não se o programa foi para frente.

Pelo menos achei uma foto maior do protótipo (que, se o boato do cara for verdadeiro, foi "desmotorizado").

Imagem




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#53 Mensagem por Alitson » Sex Jul 21, 2006 11:25 am

Luiz Padilha escreveu:
Alitson escreveu:
Luiz Padilha escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Os motores usados nestas modernizações são os mesmos dos 737-300 em diante. Acho que são da CFM. Muito, mas muuuuuito superiores a estas bombas antigas do 707 véio de guerra. Não deve ser tão caro assim não esta remotorização, o que mais tem no mercado de carga é 707 e DC-8 remotorizado desta maneira. Ficam simplesmente excelentes. Mais alcançe, muito menos manutenção e bem mais barata, menos pista na decolagem e etc, etc, etc. Na minha humilde e ignorante opinião, acho que vale muito à pena o custo deste serviço nos nossos "sucatões".


Negativo.
vc está muito enganado. A nova motorização utiliza um outro motor que não é o do 737.
Vou ver se acho o nome e te passo. Mas vi no esquadrão as fotos dos KC americanos com este motor e eles vão voar muito tempo por lá ainda.
Inclusive teve um oficial da FAB que estava em Washington e disse que eles não entendem o por que chamarmos os KC 137 de sucatões.
[]'s
Padilha


Acho que aki Padilha estão as informações que você de seja...

http://www.fas.org/nuke/guide/usa/bomber/kc-135r.htm

Abraços...


Não são essas que vc colocou.
Existem outros KC-135 que utilizam a JT-8-219 e são identicas as que o MD-80 usava.
Elas permitem uma melhora acentuada em desempenho e redução de ruido.
São infinitamente mais baratas e o principal, as modificações para se usar as CFM seriam por demais profundas, tendo que mexer no trem de pouso e na estrutura do avião, neste caso a FAB não teria verba. No caso das JT-8-219, o custo seria irrisório, comparativamente.
Mas depende de certificação e a USAF está trabalhando nisso. Assim que sair, quem sabe.
[]'s

Padilha

PS: Eu vi várias fotos dos KC135 usando elas em testes. O Tio Sam tb está com a grana curta e resolveu usar estas; Se ainda não aparecem em Wikpedias da vida, é por que estão para ser certificadas. Todas elas serão retificadas.


Eu não fazia idéia de que era tão comlicado para instalar as CFM nos 707... Mas então que venham as JT-8, com instalação de sistemas de auti-defesa(chaff/flares), RWR e novo painel a lá C-130H modernizado da FAB!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#54 Mensagem por Alcantara » Sex Jul 21, 2006 4:38 pm

Eu tinha postado algo sobre essa modernização em um outro tópico alguns meses atrás.



Alcantara escreveu:
faterra escreveu:Se algum forista entender alemão e tiver paciência pode traduzir. A única coisa que consegui entender é "Pantsir".

Moleza!!! Era para o Eins traduzir, mas como ele "moscou"... :wink:



faterra escreveu:A FAB tem alguma intenção em modernizá-los, trocando inclusive seus motores por outros mais modernos?

A FAB tem (tinha?) a intenção de modernizar os KC-137, o que incluía a troca os motores Pratt & Whitney JT3D pelos bem mais modernos e economicos JT8D-219, já em testes no Boeing 707-RE (Re-engined)


Imagem


Being The Best When It Matters
The Omega Boeing 707 Re-engined Aircraft

In direct response to a need within the aerospace industry for an engine capable of updating Boeing aircraft, Seven Q Seven was formed by Omega Air and Edward Swearingen in 1996. The company developed the concept, engineered the design and procured the partners needed. Those partners were Pratt & Whitney, B.F. Goodrich and Nordam.

Seven Q Seven, a fully owned subsidiary of Omega Air, is located in San Antonio, Texas. There, under the direction of Edward Swearingen, extensive research identified the combination of a Pratt & Whitney engine, Nordam struts and a B.F. Goodrich manufactured nacelle as being the ideal combination to meet the B707 re-engining requirement.

The JT8D-219 engine was selected above the CFM56, V2500 and BR715 as it offered the following advantages:

:idea: No major wing modifications required

:idea: Original pylons replaced by new pylons

:idea: Cost is 30% to 40% less

:idea: Range increased by up to 30% by a combination of climb thrust, specific fuel consumption and increased long range cruise speed

:idea: Infra red signature is less than 1/10 of that of other engines

:idea: Engine maintenance costs lowest in the industry

:idea: Long-range cruise speed is 5% greater than all other engines with zero fuel penalty.


In August 2001 successful test flights were completed on a fully re-engined prototype. As a result FAA Certification in the form of a Supplemental Type Certificate is expected during the second half of 2002. B707 owners will then have an FAA certified option that will offer substantial savings over aircraft replacement. Apart from the obvious military market, operators of B707 freighter aircraft will be able to continue using these aircraft rather than investing in newer more costly equipment. The use of the JT8D-219 engine will give operators a minimum of 22% fuel saving as well as making the aircraft Stage 4 compliant.

The new operational features of the re-engined aircraft are:

:idea: Shorter take-off distance (up to 2,900 feet)

:idea: Steeper climb gradient (0·4 to 1·6%)

:idea: Higher service ceiling (up to 4,500 feet)

:idea: 60% faster time to climb to 35,000 feet

:idea: Increased fuel offload (up to 87% increase)

:idea: 48% more time on stations above 35,000 feet

:idea: Increased mission range (up to 62% higher)

:arrow: http://www.fuelbirds.com/sevenq7.html





Technology update
Re-engining the Boeing 707

To enhance the economic benefits for Boeing 707 operators, the Seven Q Seven consortium is currently conducting a flight test program to certify the Pratt & Whitney JT8D-219 engine for the aircraft. The Seven Q Seven consortium is made up of Pratt & Whitney; Omega Air, which is providing financing; noted aircraft designer Ed Swearingen, who is supervising the technical aspects of the program; DER Engineering, which is coordinating the certification effort; BFGoodrich, which is integrating nacelle components, inlets, and reversers; and NORDAM, which is handling the cowl doors and struts. The consortium estimates that there are between 250 and 300 707 aircraft, which are candidates for this re-engining effort.

For the flight test program, the JT8D-219 engine was installed in the number one position of the 707 demonstrator, replacing the existing Pratt & Whitney JT3D/TF33 engine. According to Pratt & Whitney, this was the first time the JT8D-219 engine was flown in an under-wing position because it was originally developed for the MD-80, which features a fuselage-mounted configuration. Initial flight testing (over 20 h) demonstrated the engine's operability and compatibility with the 707. The next phase of the flight test program will entail another aircraft outfitted with three more JT8D-219 engines for full FAA certification to be completed by mid-2000.

The JT8D-219 engine, which is rated at 21,000 lb thrust, will provide a significant boost in power for the 707 while reducing fuel burn, operating and maintenance costs, and increasing range. The engine also meets all ICAO Stage III noise and emissions requirements.

http://www.sae.org/aeromag/techupdate/10-1999/10.htm




Vejam que sem grandes mudanças no air frame (sobejamente conhecido pela FAB e pela VEM) a FAB conseguiria um grande aumento no desempenho da aeronave e uma redução considerável do consumo e da emissão de ruídos. E olha que este motor não é nem tão novo assim (eram usados nos MD-80) e provavelmente a sua relação ao custo / benefício deve ser bem interessante.

Um ponto que eu acho que merece uma certa reflexão é o fato de que, com o uso destes motores, não haveria grandes alterações na altura destes em relação ao solo, o que não ocorreria se fossem trocados pelos CFM 56, por exemplo. Acho que a FAB levou esse fator em consideração na sua escolha, afinal, ela utiliza os seus KC-137 muitas vezes em aeroportos secundários onde a estrutura de apoio não é a mesma de um grande aeroporto e a ocorrência de detritos na pista pode ser grande.

Bem, era isso. Agora, como a grana é curta... :oops:





Abraços!!!


:idea: http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=2114&postdays=0&postorder=asc&highlight=707re&start=540




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

#55 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 21, 2006 5:19 pm

Eu não fazia idéia de que era tão comlicado para instalar as CFM nos 707... Mas então que venham as JT-8, com instalação de sistemas de auti-defesa(chaff/flares), RWR e novo painel a lá C-130H modernizado da FAB!!!!!!!!!!


Falando em modernização do C130H, alguem tem fotos dele, do cockpit tambem?




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#56 Mensagem por Alitson » Sex Jul 21, 2006 6:06 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

abraços!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#57 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 21, 2006 6:08 pm

Ficou bonito o bicho... valeu pelas fotos! :D

Alguém sabe quantos já foram modernizados/estão sendo modernizados no momento?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
interregnum
Avançado
Avançado
Mensagens: 599
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm

#58 Mensagem por interregnum » Sex Jul 21, 2006 6:12 pm

Os nossos 130 ficaram nos trinques em. Pq não fazem o mesmo com o Bandeirante. Ia economizar uma grana.




zerouno

#59 Mensagem por zerouno » Sáb Jul 22, 2006 9:22 pm

Por falar em C-130, todos vão receber chaff/flare? E verdade que os C-130 contam com um sistema para apagar incêndios florestais?




Luiz Padilha

#60 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Jul 22, 2006 10:54 pm

zerouno escreveu:Por falar em C-130, todos vão receber chaff/flare? E verdade que os C-130 contam com um sistema para apagar incêndios florestais?


Chaff e flare tudo bem, mas apagar inc~endio negativo.




Responder