Misseis IR de terceira geração x caças altamente manobraveis

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Delta Dagger
Sênior
Sênior

#46 Mensagem por Delta Dagger » Ter Jun 13, 2006 11:14 am

Degan escreveu:La verdad es que si Venezuela compró un escuadrón de Su-30MKI, totalmente armado....y tiene sus pilotos ya entrenando...

Pues la FAB tiene problemas....

Pero no se preocupen:

1) Brasil no tiene problemas con nadie, ni se ven problemas por delante... :?
2) Tiene suficiente armamento...AAM-1, Python 3, y el año 2015 A-Darter
3) Posiblemente tenga a fines de este año misiles Derby BVR.
4) Tienen un NAe con aviones A-4...
5) Tienen un proyecto SNB...

Con todo eso...no hay de que temer...

Saludos,

Podemos não ter as Forças Armadas de nossos sonhos, mas em caso de guerra tenho certeza de que não ha país na AL capaz de nos vencer.
Temos grande capacidade industrial, grande número de reservistas, forças auxiliares e temos dinheiro, sim podem ter certeza que temos (governo não investe nas forças armadas por que não lhe interessa, mas em caso de guerra a situação muda radicalmente). Somos auto-suficientes em petróleo e devido a nosso vasto litoral é praticamente impossível de alguém nos fazer um bloqueio naval.

Por outro lado todos aqui conhecem as limitações orçamentárias que nossas FA´s enfrentam, inclusive temos ciência das decisões políticas tomadas na escolha de equipamento.

Porém nós podemos lavar nossa roupa suja aqui no fórum já que somos brasileiros e fazemos criticas construtivas.

Já um estrangeiro, nos fazer críticas irônicas em nossa casa é um tanto deselegante e fere a etiqueta. Até porque seu país também não é nenhuma potência militar.

Adriano
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por Adriano » Ter Jun 13, 2006 11:44 am

Sou um modesto participante do Forum mas creio que todos aqui ganham com a participação de estrangeiros. Mas realmente, devemos evitar os insultos e ironias contra quem for. De minha parte, faço as vezes críticas pesadas à FAB e políticos brasileiros, mas devo lembrar que sou brasileiro. Certeza que os colegas portugueses percebem isso pela forma como escrevo, meu nome, etc, mas talvez os brasileiros do site não, e acham que as críticas vêm de um português.
Bom..... era só pra esclarecer e evitar futuros desentendimentos.

Abraços a todos!

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 13, 2006 11:52 am

Adriano escreveu:Sou um modesto participante do Forum mas creio que todos aqui ganham com a participação de estrangeiros. Mas realmente, devemos evitar os insultos e ironias contra quem for. De minha parte, faço as vezes críticas pesadas à FAB e políticos brasileiros, mas devo lembrar que sou brasileiro. Certeza que os colegas portugueses percebem isso pela forma como escrevo, meu nome, etc, mas talvez os brasileiros do site não, e acham que as críticas vêm de um português.
Bom..... era só pra esclarecer e evitar futuros desentendimentos.

Abraços a todos!

Agora se o seu nome fosse Manuel ou Joaquim..... :lol: :lol: :lol: :lol:

Koslova
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por Koslova » Ter Jun 13, 2006 11:53 am

talharim escreveu:

Eu retiro o QUALQUER QUE FOSSE.

Minha afirmação não tem argumentação.

----------------------------------------------

Dependendo de qual fosse a plataforma realmente poderia haver um possível abate de Su-30 com mísseis Phyton-3 ou Piranha.(o F-5BR não se inclui nessa lista)

É possível,porém muito improvável.

Agora concordamos 100%. Possivel, porem improvavel.

Infelizmente este tópico ficou completamente esculhambado, como tantos outros no forum.

Não é o seu caso Talharin, acho que foi de alto nivel a nossa conversa sobre misseis de terceira geração x caças manobraveis, mas tem um pessoal que bagunça o coreto com colocações emotivas e desnecessarias, fica parecendo aquelas mesas redondas de programas de esporte, muito bla bla bla e pouca sustancia.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#50 Mensagem por Alitson » Ter Jun 13, 2006 12:29 pm

Malandro escreveu:E aquele pod que parece uma tabua que vi em uma propaganda de uma empresa israelense que estava num F5Br em uma foto montagem ? Aquilo era um ECM logo podemos supor que o F5 BR não tem nada?

Não, o F-5 tem ECMs sim, mas aquele pod é um extra, um auxiliar para aumentar a potencia!!!!!!!!!

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#51 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 13, 2006 3:30 pm

Koslova, meu nome tá nesse meio?

mas tem um pessoal que bagunça o coreto com colocações emotivas e desnecessarias

Koslova
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Koslova » Ter Jun 13, 2006 3:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Koslova, meu nome tá nesse meio?

mas tem um pessoal que bagunça o coreto com colocações emotivas e desnecessarias

Não é ninguem em especial... apenas a forma como as vezes bons assuntos são disvirtuados.......

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#53 Mensagem por pafuncio » Ter Jun 13, 2006 6:29 pm

Doutora,

Desde já peço desculpas pelas infantilidades e desviadas no tópico por minha parte.

Prometo me comportar melhor (não estou sendo irônico) doravante, em especial nos tópicas que a doutora participar.

Sua presença é mais que bem vinda, nos oferece subsídios (aspectos técnicos) e muitas vezes informações internas para nós desconhecidas.

Toca ficha, Dra. Koslova ! Não esmoreça com eventuais infantilidades e chauvinismos.

Cordialmente, Alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Degan
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Degan » Ter Jun 13, 2006 6:44 pm

Lauro Melo escreveu:
projeto escreveu:Degan, as vezes parece que tens um rancor estranho.
Não seja fanático meu amigo, cada um faz o seu da maneira que achar melhor. :?
Abraços

:wink: rancor estranho, FALOU TUDO ! ! ! ! !

¿Rencor extraño….? :shock: P O R F A V O R….

Es decir, hay que tener “rencor” a Brasil para poder opinar de lo que yo opino que está mal….y debe estar muy mal, ya que toda esa lista no es de mi invención….son los argumentos que he recibido de este mismo foro.
Si esos argumentos ahora les parecen RENCOROZOS….pues cambien los argumentos. :evil:

Sinceramente yo sería feliz si la FAB contara con una mucho más poderoza cantidad de aviones…..el único punto es que creo que es imposible lograr eso con Rafales u Su-27/30…., tampoco ayuda tener proyectos como el MAA-1.

Lo mismo para la MB….que necesita urgentemente fragatas AAW o modernización de las Type22….para lo que no ayuda nada el NAe o el SNB (al mismo tiempo.... :shock: )….

Por último, cundo me alegro de los nuevos Leopard 1A5….la gran mayoría lloriquea… :?

Já um estrangeiro, nos fazer críticas irônicas em nossa casa é um tanto deselegante e fere a etiqueta. Até porque seu país também não é nenhuma potência militar.

Disculpa…pero yo no represento a Chile…por lo que si las FFAA de Chile son o no una “bosta”…..no me impide opinar…

Hasta aquí mi “emotiva” respuesta…..sin ironía… :(

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#55 Mensagem por talharim » Ter Jun 13, 2006 7:06 pm

Voltando a falar de mísseis de 3° geração.

Mais especificamente Piranha e Phyton-3.

Disparados contra caças altamente manobráveis e ágeis caças de 4° e 5° geração como Typhoon,Fanker ou F-22...........se esses mísseis conseguirem ultrapassar a barreira de contra-medidas infravermenlhas dos caças (fato difícil porque foram concebidos muito posteriormente ao desenvolvimento desses mísseis não são contemporâneos)................haveria ainda o recurso do piloto de manobras evasivas.............havendo sucesso nessa manobra evasiva eu pergunto :

O míssil se perde ? Por ser Infravermelho ele se perde ?

Carlos Mathias

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 13, 2006 7:16 pm

Sim, uma vez passado do alvo ele segue em modo de busca mas voando em linha reta da última proa voada até perder o travamento no alvo.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#57 Mensagem por Penguin » Ter Jun 13, 2006 8:42 pm

[
quote="Alitson"]
Malandro escreveu:E aquele pod que parece uma tabua que vi em uma propaganda de uma empresa israelense que estava num F5Br em uma foto montagem ? Aquilo era um ECM logo podemos supor que o F5 BR não tem nada?

Não, o F-5 tem ECMs sim, mas aquele pod é um extra, um auxiliar para aumentar a potencia!!!!!!!!!
[/quote]

Pelo que me consta o F-5BR nao esta equipado com ECM/ECCM interno. Se necessitar, tera que levar pods externos, penalizando ainda mais o limitado Tiger.

Algue tem mais informacoes sobre isso?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#58 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 13, 2006 11:04 pm

jacquessantiago escreveu:
Alitson escreveu:

Pelo que me consta o F-5BR nao esta equipado com ECM/ECCM interno. Se necessitar, tera que levar pods externos, penalizando ainda mais o limitado Tiger.

Algue tem mais informacoes sobre isso?

Tenho certeza que o colega juarez castro aqui do fórum poderá responder. :wink:

Editado pela última vez por Bolovo em Ter Jun 13, 2006 11:44 pm, em um total de 3 vezes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

Hummmm...

#59 Mensagem por Cougar_PH » Ter Jun 13, 2006 11:23 pm

Pessoal sou novo aqui, mais pelo topico e com opinião pessoal e própria o meu ponto de vista é o seguinte:
Considerando o AAM-1, é um fiasco pois ele já derrubou mais aviões em lançamento do que em acidentes, o alcance é minimo, capacidade de explosivo é pqna, e ele tem um temporizador pra armar o missel 2s depois do disparo para não detonar o lançador claro q hoje já estão sanados esses problemas imagino.
O Python 3, é um maravilhoso missel que Israel começou trocar a pouco tempo pelo 4 e agora pelo 5, não é atoa que ele é chamado de matador de piloto.
Em relação a capacidade de manobras deles em relação a aeronaves de ultima geração. Vai depender apenas do lançador, pois mesmo o caça mais manobravel do mundo não é mais rapido que um missil. O que pode influenciar no resultado é a velocidade de resposta do alvo com manobras evasivas, chamarizes e o mais importante que distancia entre alvo e lançador.
E outro ponto isso é bem mais facil de ocorrer do que o contrario, pois imaginemos:
Uma aeronave fazendo uma CAP, e daqui a pouco ele recebe um contato no Radar e vai investigar, esse contato some qndo ele consegue um travamanto o alvo está em torno de menos de 10 milhas e ele não sabe se inimigo ou amigo, então vai ter q ser no visual, com certeza ele não vai usar um missil BVR, pois a chance de errar pela pequena distancia é muito grande.
Com isso os pontos a serem levados é:
- distancia do alvo e lançador,
- velocidade de resposta do alvo,
- e o mais importante o piloto que está no cockpit.
Abraço

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jun 14, 2006 8:30 am

Desculpem a todos por ter ajudado a desvirtuar o tópico.

Acho perfeitamente possível que um míssil de terceira geração como o nosso MAA-1 possa derrubar um caça altamente manobravel como um Flanker. O problema maior nesse caso é se obter a posição favorável para o disparo, o que seria mais fácil na hipótese de um Flanker carregado na configuração de ataque ao solo.

No caso da FAB, acharia mais plausível a hipótese do M2000 com mísseis Magic ou MAA-1 se for integrado, vetorado por R-99 ou radar SISDACTA. Em relação aos F-5 o M2000 tem maior velocidade, maior taxa de subida e manobrabilidade e acho que o RDI tem melhor desempenho para esse tipo de missão que o Grifo.

Quanto ao MAA-1, que mesmo na sua versão inicial é um míssil válido para o nosso cenário, o mais importante é que há sinais que está sendo melhorado e nos possibilitou acertar uma importante parceria com a África do Sul.

Abraços a todos

Responder