F-2000 deve utilizar R-Darter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Degan
Sênior
Sênior

#46 Mensagem por Degan » Qua Abr 12, 2006 11:21 pm

Calma aí. A sua arrogancia tem de ter limites. Em vários tópicos se provou que voce nao tinha razao e voce nunca admitiu.

Amigo...el arrogante aquí eres tú, acaso crees que pudiste demostrar algo.....???.
Descontextualizar así para tratar de “ganar” casos no definidos no es de caballeros.
Si tienes algún antecedente que aportar a este topic hazlo, mira que entrar solo a criticar en el montón, no se ve bien...

Agora vem com essa conversa. Chega de criançada e de ser sempre do contra O.K?

Me gustaría saber quién te definió moderador....
Yo estoy aportando datos técnicos, si tienes algo que corregirme hazlo.

Voce está a gerar um ambiente desagradável, aqui a finalidade é debater, nao fazer birra e achar que tem sempre razao!

Este es el colmo....seguramente tu estás ayudando al ambiente o al debate, o estás aportando algo útil....

Se fosse-mos todos donos da razao nao estariamos aqui, tem de ser menos arrogante nos seus argumentos!

Y quién dice que alguien aquí es el dueño de la razón.
Lo que sucede es que abundan los que como tú, se toman los debates en forma personal y cuando no pueden demostrar su punto se enojan....

O Archer pode equipar aeronaves pequenas como o Mig-AT. A Vympel produz lançadores inteligentes para aeronaves ocidentais capazes de traduzir os comandos e a troca de dados entre o míssil russo e o databus ocidental 1553. A integração pode durar 15-18 meses após a aprovação.

Carlos, eso puede que suceda con los misiles rusos y sus “lanzadores”, respecto a los buses 1553 (cosa que hasta ahora es una oferta sin comprobación). Esos 15-18 meses también tienen un alto costo, el mismo de integrar cualquier misil compatible electrónicamente con un avión que no los usa.
Por último, ese lanzador ya lo abrían desarrollado los rusos...pero ¿quién ha desarrollado un lanzador similar pero para data bus propietario Francés....?

Para cerrar este punto quiero hacer algunas puntualizaciones:

1. Los mismos franceses reconocen que la única forma conocida hoy, para hacer que un M2kC pueda usar misiles BVR activos es haciendo Up Grade a “-5”.
2. Esto se debe entre otras cosas a que el radar RDI no puede entregar el “datum” necesario al sistema de navegación del misil.
3. Con esto, el misil no sabe a donde dirigirse al momento del disparo y en que momento encender su radar de búsqueda, es decir, sin eso es solo un cohete.
4. Esto demuestra que la idea de disparar sin que exista comunicación, en una especie de LOBL (lock-on before launch) degradado, solo sería útil a corta distancia WVR (como real y únicamente es usado este modo) y en disparos en línea recta.... :roll: , ¿cuál serías el aporte de un R-Darter en esas condiciones?, al menos en los WVR el dato lo entrega el HMS vía bus de datos.....
5. Lo anterior es así aunque el BVR no use data link para correcciones de medio curso.
6. Para empeorar las cosas, aunque el radar o el HMS diera el dato, el R-Darter usa el bus de datos 1553B, el mismo de casi todos los aviones occidentales como el Gripen sudafricano....MENOS los aviones franceses...con lo que ni siquiera habría comunicación entre el avión y el misil antes del disparo...
7. Así, es imposible hacer esa integración sin cambiar el radar, el computador de misión y el bus de datos (este último se “podría” sustituir por un lanzador traductor específico que no existe).

En resumen,

· El M2kC si puede usar misiles BVR activos, pero solo después de un profundo y caro up grade, y
· No existen alternativas más económicas.

Por último, yo no soy culpable de esto, así que no me culpen a mi.

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos
Avançado
Avançado

#47 Mensagem por Carlos » Qua Abr 12, 2006 11:25 pm

Bom ser for verdade é uma ótima notícia. A FAB evita ter dois BVRs o que economiza custos.

Pelo que eu entendi, o R-Darter no Mirage não vai ter uma comunicação depois de disparado certo, o datalink?

É válido ter um míssil BVR sem o datalink?

É bem melhor do que não ter nenhum?

Acho que o pessoal tá confudindo o DATALINK com a comunicação que a aeronave tem com o míssel durante o lançamento. Pô, BVR é BVR, é do tipo dispara e esqueça.

Falou,

Carlos.

Carlos
Avançado
Avançado

#48 Mensagem por Carlos » Qui Abr 13, 2006 12:01 am

Lo lamento…el Cheetah C utiliza el radar Elta 2032B (el mismo que el F-5 TIII) y no el RDI. El Elta 2032B es capaz, de fábrica, de usar misiles BVR F&F…el RDI no, además, los buses de datos del Cheetah C son compatibles occidentales (Bus 1553), el del M2kC no…

Es decir, el R-Darter es “adivino”…..

Que no está integrado en el M2kC….

Degan, em negrito está as palavras e frases que o pessoal achou ofensivas (minha opinão). Do jeito que você colocou parece que está chamando a pessoa que postou de mentirosa, sendo que ela não está afirmando nada, apenas repassou uma informação que recebeu. Somos todos leigos nesse Forum, qualquer um pode dizer algo que talvez seja um tremendo absurdo para quem conhece do assunto. Se o R-Darter pode ser integrado do Mirage 2000C é uma informação que somente os engenheiros da Dassault e da Kentron podem afirmar com certeza. Você poderia mostrar os seus argumentos de outra forma (que por sinal são construtivos) sem utilizar palavras ou ironias que ofendem a pessoa que postou a mensagem, como os abaixo:

1. Los mismos franceses reconocen que la única forma conocida hoy, para hacer que un M2kC pueda usar misiles BVR activos es haciendo Up Grade a “-5”.
2. Esto se debe entre otras cosas a que el radar RDI no puede entregar el “datum” necesario al sistema de navegación del misil.
3. Con esto, el misil no sabe a donde dirigirse al momento del disparo y en que momento encender su radar de búsqueda, es decir, sin eso es solo un cohete.
4. Esto demuestra que la idea de disparar sin que exista comunicación, en una especie de LOBL (lock-on before launch) degradado, solo sería útil a corta distancia WVR (como real y únicamente es usado este modo) y en disparos en línea recta.... , ¿cuál serías el aporte de un R-Darter en esas condiciones?, al menos en los WVR el dato lo entrega el HMS vía bus de datos.....
5. Lo anterior es así aunque el BVR no use data link para correcciones de medio curso.
6. Para empeorar las cosas, aunque el radar o el HMS diera el dato, el R-Darter usa el bus de datos 1553B, el mismo de casi todos los aviones occidentales como el Gripen sudafricano....MENOS los aviones franceses...con lo que ni siquiera habría comunicación entre el avión y el misil antes del disparo...
7. Así, es imposible hacer esa integración sin cambiar el radar, el computador de misión y el bus de datos (este último se “podría” sustituir por un lanzador traductor específico que no existe).

Desculpa, sei que não sou moderador para postar uma mensagem dessa forma. Estou apenas respondendo uma mensagem sua desse tópico (apesar de não ter nada a ver com ele).

Saludos cordiales,

Carlos.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 13, 2006 12:11 am

Pessoal, com todo o respeito, essa idéia de embicar o avião para apontar e disparar um míssil mirando "no olho" me parece muito pouco eficaz, para não dizer outra coisa. Se for assim, acho que é melhor ficar com os Matra mesmo.
Mas se conseguirem passar as coordenadas do radar para o sistema de navegação vai ser muito bom.
Vai ser mesmo F-2000? Já li não lembro onde que seria F-200.

Abraços

César
Sênior
Sênior
Contato:

#50 Mensagem por César » Qui Abr 13, 2006 12:17 am

Inicialmente não irei chamar a atenção de ninguém. Cada um deve ser auto-crítico e saber o que fez ou não de respeitoso ou não.

Peço aos usuários nesta discussão, calma no debate. Levá-lo para o lado pessoal só irá prejudicar a conversa, os usuários(que não estarão aprendendo nada, apenas se ofendendo) e o próprio fórum.

Este é apenas um aviso. Confio em vocês e acho que as provocações irão parar. Se não, alguns usuários podem ser advertidos ou chamado a atenção. Ou mais, dependendo do que for dito.

Abraços

César, moderador

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
A-29
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por A-29 » Qui Abr 13, 2006 8:47 am

Desculpem a ignorância, mas o ponto principal de toda essa discução parece ser o tal databus. Gostaria muito que um dos colegas mais chegados à área técnica nos explicasse o que ele é.

Tenho a impressão de que seja uma interface de transferência de dados entre o computador do avião e o do míssil. Parece que a idéia seria proporcionar essa ligação entre o R-darter e o M2000, onde o míssil seria alimentado com os dados do alvo somente no momento do lançamento, exatamente como ocorre com um míssil de curto alcance, não havendo qualquer transferência de dados entre avião e míssil depois do lançamento.

O Degan nos mostrou que o databus do míssil difere do databus do M2000, de modo que seria impossível integrá-los. Já os demais foristas encaram ser possível realizar a comunicação a partir de algum tipo de modificação no databus do avião, de modo que as interfaces de transferência de dados tanto do avião como do míssil possam se entender.

Como o R-darter não tem datalynk, sendo, portanto, um míssil mais "simples" que, por exemplo, o Mica, ele não depende de atualização de meio curso, de modo que acredito não ser necessária uma modificação no radar ou no computador de missão do M2000 para operá-lo. Mas continuo na mesma quanto ao databus. Ilustrei há pouco que os indianos pretendem integrar em seus M2000H um míssil BVR local de especificações até superiores ao R-Darter, daí supor que seja possível fazer dois databus diferentes conversar.

Afinal de contas, será possível ou não criar alguma espécie de adaptador entre o Databus francês e o 1553 do R-Darter?

otaolive
Intermediário
Intermediário

#52 Mensagem por otaolive » Qui Abr 13, 2006 8:47 am

Carlos escreveu:Bom ser for verdade é uma ótima notícia. A FAB evita ter dois BVRs o que economiza custos.

Acho que o pessoal tá confudindo o DATALINK com a comunicação que a aeronave tem com o míssel durante o lançamento. Pô, BVR é BVR, é do tipo dispara e esqueça.

Falou,

Carlos.

Com certeza é melhor ter BVR do que não ter nenhum.

Mas o meu questionamento é justamente esse Carlos.

O BVR é dispare e esqueça, mas se não houver essa comunicação com o míssil depois de ele ser lançado, a eficácia dele não cai bastante??

Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#53 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Abr 13, 2006 9:07 am

otaolive escreveu:
Carlos escreveu:Bom ser for verdade é uma ótima notícia. A FAB evita ter dois BVRs o que economiza custos.

Falou,

Carlos.

Com certeza é melhor ter BVR do que não ter nenhum.

Mas o meu questionamento é justamente esse Carlos.

O BVR é dispare e esqueça, mas se não houver essa comunicação com o míssil depois de ele ser lançado, a eficácia dele não cai bastante??

mas se ele é dispare e esqueça, não significa que o avião vai evadir-se da zona de combate e não vai ficar com a aeronave inimiga iluminada pelo seu radas, ,então como ele poderia atualizar os parametros de voo do seu alvo , se ele não o tem mais ??
acho qque este tipo de míssil só precisa do parametros iniciais, ele voa até um ponto pre-determinado e liga seu proprio radar não?? :?
Ou falei um mone de merda?!?! :oops:

_______________________________________________.
Carlos Mathias

#54 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 13, 2006 10:51 am

A falata de um datalink deixa um BVR capenga sim. A não ser que o inimigo permaneça numa linha reta em direção ao lançador, ao perceber o radar o iluminando(no caso o do M-2000) muito provavelmente este ira tomar uma posição defensiva e ficará alerta, manobrando para tal. Pelo que eu tenho lido, não é esse "mistério insondável" a comunicação entre o míssil e o avião enquanto este estiver preso ao caça. Após o lançamento, o míssil estará por conta própria, sem dados de atualização sobre os movimentos e posição do alvo. Na minha humilde opinião, se a FAB e a Dassault dizem que dá prá fazer e fizeram, quem somos nós prá ficar aqui negando... :wink:

CFB
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por CFB » Qui Abr 13, 2006 11:00 am

The Baaz escreveu:Como sempre o Degan não aceita que a FAB pode fazer isso e que só os Super hiper mega fodões destruidores de EF-2000/RafaleFlanker que mata até o Chuck Norris - F-!6 Chileno pode.

Só quero ver a FAB esfregar na cara dele os M2000 com R-Darter, quem sabe ele aprende :evil:

Bem ate pode ser q aconteca isso, mas no meu ponto d vista so valeria apenas se esse missil pode-se ser integrado ao caça q for escolhido pela FAB no FX-2

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#56 Mensagem por chm0d » Qui Abr 13, 2006 11:02 am

CFB escreveu:
The Baaz escreveu:Como sempre o Degan não aceita que a FAB pode fazer isso e que só os Super hiper mega fodões destruidores de EF-2000/RafaleFlanker que mata até o Chuck Norris - F-!6 Chileno pode.

Só quero ver a FAB esfregar na cara dele os M2000 com R-Darter, quem sabe ele aprende :evil:

Bem ate pode ser q aconteca isso, mas no meu ponto d vista so valeria apenas se esse missil pode-se ser integrado ao caça q for escolhido pela FAB no FX-2

Com certeza isso vai ser pre-req no proximo fx.

Abs.

Carlos Mathias

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 13, 2006 11:05 am

MAs o "FX-2, a revanche final [041]" vai ser um caça moderno sem estes problemas de integração, muito provavelmente com capacidade de integração de tudo quanto é arma.

CFB
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por CFB » Qui Abr 13, 2006 11:08 am

luisabs escreveu:
Mariana Toledo escreveu:O pessoal pode ficar bravo, mas que as informações do Degan tem embasamento disso não há dúvida

Oops! Levei um susto!
Quando vi o avatar da Mariana, pensei que estava no tópico Mulheres bonitas! :D

HAHAHAHAHA

CFB
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por CFB » Qui Abr 13, 2006 11:11 am

chm0d escreveu:
CFB escreveu:

Com certeza isso vai ser pre-req no proximo fx.

Abs.

Isso nos so vamos ficar sabendo na hora, sabe como e aqui no Brasil eu so acredito vendo

CFB
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por CFB » Qui Abr 13, 2006 11:12 am

Carlos Mathias escreveu:MAs o "FX-2, a revanche final [041]" vai ser um caça moderno sem estes problemas de integração, muito provavelmente com capacidade de integração de tudo quanto é arma.

Tomara

Responder