Olá Xandov,
xandov escreveu:Num radar tridimensional, as vias de recepção normais são Sigma e Delta, sendo a primeira para detecção e a segunda para determinação de atimetria. A via Ômega seria uma terceira criada para receber de uma segunda antena cujo diagrama de irradiação teria justamente o ganho inverso da antena principal. Assim seria possível determinar eletronicamente se o eco estaria sendo recebido pelo lóbulo principal ou por um lóbulo sencundário. Se o eco recebido tiver intensidade superior na via Ômega ao da via Sigma, significa que ele foi recebido pelos lóbulos secundários. Os radares secundários usam esse recurso para eliminar o problema de respostas parasitas.
Obrigado pela explicação! Eu desconhecia completamente esse assunto.
Sobre mim, só posso dizer que tenho especialização em Guerra Eletrônica.
Para bom entendor, meia palavra basta.
Agora eu é que estou em dúvida. O que seria uma antena AESA? Seria uma antena plana com técnica de "phase array"?
AESA: Active Electronically Scanning Array. É isso mesmo que você falou combinado com o que o Victor colocou.
Comentei isso porque me lembrei de uma aula de engenharia de antenas em que o professor comentou sobre uma antena de radar chamada de "antena inteligente". Pelo o que eu entendi, seria uma antena composta por diversos módulos T/R (por isso a defini como uma antena AESA) que opera com alguma espécie de chaveamento eletrônico na alimentação de cada módulo de forma a gerar um diagrama de irradiação ótimo, ou seja, com diversos lóbulos (feixes) principais exatamente na direção dos alvos potenciais. A foto da antena que ele mostrou em sala foi essa:
Dado essa "habilidade" da antena de rastrear diversos alvos simutaneamente e alterar o seu diagrama de irradiação da maneira mais oportuna possível, acredito que seja possível minimizar os efeitos desse tipo de interferência de despistamento que você mencionou desde que, obviamente, o radar tenha um poder de processamento suficiente grande para lidar com quantos alvos seja necessário.
Eu achei um texto em um site paquistanês razoavelmente completo sobre o TRS 2230 e pelo impressão que tive seria um radar também com excelentes capacidades mas não exatamente do tipo que mencionei acima uma vez que o controle do feixe nessa antena é feito apenas em elevação (a antena é rotativa em vez de estática como no caso que mencionei antes). Link:
http://www.pakdef.info/pakmilitary/airf ... radar.html
Abraços