PONTES VAI PRO ESPAÇO

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm

#46 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Qua Mar 29, 2006 5:40 pm

Sera que a Rede Globo vai transmitir ao Vivo o lançamento???

Abraços até mais!




Avatar do usuário
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm

#47 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Qua Mar 29, 2006 5:41 pm

Logo logo , los Hermanos Argentinos vão mandar algum Portenho para o Espaço tambem :lol: :lol: :lol:




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#48 Mensagem por pafuncio » Qua Mar 29, 2006 6:28 pm

Parece que o Chile está com um astro/cosmo/nauta na fila.

Posso estar enganado, claro.

Quanto à Argentina, não sei.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#49 Mensagem por Clermont » Qua Mar 29, 2006 8:38 pm

César escreveu: Mas, no fundo, tenho para mim que essa viagem tem um objetivo muito mais político e retórico que científico mesmo. O governo foi criminosamente negligente com o programa espacial. O tratavam mais como uma espécie de curiosidade divertida e algo pra dizer pros seus vizinhos amiginhos "Lero lero, eu tenho um programa espacial, você não teeeem".

Acho que o programa espacial é de suma importância. Não vou dizer vital, mas com certeza é estratégico. E aí a falha, se investe pouquíssimo, 3 lançamentos de VLS falham e agora tentam usá-lo politicamente pagando a passagem de um astronauta.

Fico revoltado, de certa forma, pois o governo não merecia ganhar nenhum dividendo político por tamanha negligência. Mas vai ganhar. E se bobear essa viagem vai render alguns votos a mais para o Lula na eleição.


Basicamente, é isso mesmo.

Mais um ato irresponsável, moleque e de desconsideração com o país, por parte do Governo Lula.

Minutos atrás, vi na telinha, o chefe do programa espacial brasileiro, e custei a acreditar. O que ele disse é que o simples fato de "entrar" para o clube de países que tiveram astronautas enviados ao espaço - pelos outros -compensa os 10 milhões de dólares dispendidos. :shock:

Também me espantou uma declaração de um figurão da SBPC, que deu uma declaração meia-sola, tentando justificar a viagem com a esperança de que isso incentive os jovens a se interessar mais por física e pelo espaço.

É inacreditável que se precise de 10 milhões de dólares para seduzir jovens para isso. Algum prêmio para atividades estudantis da área, concedido, em pessoa, pela Bárbara Borges, deveria obter o mesmo resultado.

Um estudioso afirmou - se prestei atenção - que, 10 milhões de dólares seria o equivalente a um terço das verbas reservada pelo governo, este ano, para todo o programa espacial brasileiro.

Propaganda, proganda e mais propaganda...




Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#50 Mensagem por Carlos » Qua Mar 29, 2006 10:18 pm

Mais um ato irresponsável, moleque e de desconsideração com o país, por parte do Governo Lula.


O astronauta já está em treinamento há quase 10 anos. Não ir para o espaço só porque o presidente é o Lula ou porque é ano de eleição é um pensamento no mínimo incoerente.


É inacreditável que se precise de 10 milhões de dólares para seduzir jovens para isso. Algum prêmio para atividades estudantis da área, concedido, em pessoa, pela Bárbara Borges, deveria obter o mesmo resultado.


Boa parte do reconhecimento da NASA como instituição de tecnologia de ponta vem das missões tripuladas e do pouso na Lua. Mandar satélites para o espaço ou sondas para explorar planetas trazem muito mais benefícios para a ciência do que um astronauta dando "cambalhota" na gravidade zero dentro de uma estação espacial. Porém isso não chama atenção das pessoas que pagam os impostos que mantém a NASA funcionando. É preciso mexer com os sonhos da pessoas para manter um programa tão caro e com resultados tão demorados.

Um estudioso afirmou - se prestei atenção - que, 10 milhões de dólares seria o equivalente a um terço das verbas reservada pelo governo, este ano, para todo o programa espacial brasileiro.


Eu fiquei supreendido com o fato de 10 milhões corresponderem a somente um terço. Então são gastos 60 milhões de reais por ano para manter um programa que apresentou somente resultado até hoje pífios (quem sabe depois que o Pontes for para o espaço eu mudo a minha opinião e acho que os gastos valem a pena :lol: ).

Falou,

Carlos.




Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#51 Mensagem por Carlos » Qua Mar 29, 2006 10:33 pm

Imagem


Marcos Pontes (esq.), Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams conversaram com os jornalistas nesta quarta-feira. "Quando aquela bandeira do Brasil que já está pintada lá bem grande no foguete estiver decolando, eu gostaria que as pessoas vissem não só a bandeira subindo, mas o orgulho de ser brasileiro", afirmou Pontes.




Imagem

O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira fez questão de marcar o fato de a missão estar acontecendo no ano do centenário do vôo de Santos Dumont, e disse que espera "acender a chama" do interesse em ciências e tecnologia entre os jovens brasileiros. Na foto, Marcos Pontes (esq.) e Pavel Vinogradov. Os cosmonautas estão atrás de um vidro, de quarentena.


Imagem

Pontes confirmou que tem uma camisa da seleção brasileira ? "no ano do hexacampeonato mundial do Brasil" ? e que o mais importante é que leva uma bandeira do Brasil, corrigindo-se em seguida: "Talvez eu devesse dizer que a bandeira nacional é que vai me levar". O cosmonauta está atrás de um vidro para evitar contaminação.


Imagem


Os cosmonautas deverão ficar em uma posição quase fetal durante o vôo para evitar a forte pressão na coluna gerada pelo impulso dado durante a partida do foguete. O tenente-coronel Marcos Pontes disse que o lançamento é "o dia da realização de um dos sonhos". A missão que ele integra é a de número 13 :lol: para a Estação Espacial Internacional (EEI).


Imagem

A nave espacial Soyuz TMA-8 levá o primeiro brasileiro ao espaço. Marcos Pontes vai passar oito dias realizando os experimentos da missão Centenário, batizada em homenagem aos 100 anos do vôo do 14 Bis, de Santos Dumont. Sua foto já foi adicionada ao acervo do Museu Gagarin, no Cosmódromo de Baikonur.


fonte das fotos e citações: http://www.bbc.co.uk/portuguese/

Pô, tá faltando uns holofotes "stiles" sobre a nave :( . O russos tem muito o que aprender sobre publicidade :D .

Falou,

Carlos.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#52 Mensagem por Clermont » Qua Mar 29, 2006 10:52 pm

Carlos escreveu:
Mais um ato irresponsável, moleque e de desconsideração com o país, por parte do Governo Lula.


O astronauta já está em treinamento há quase 10 anos. Não ir para o espaço só porque o presidente é o Lula ou porque é ano de eleição é um pensamento no mínimo incoerente.


Mas, dentro dos meus conhecimentos de notinhas de jornal, não me parece que ele estivesse, há dez anos, esperando uma vaga num foguete russo. Ele, se não estou enganado, estava programado para viajar com os americanos.

Já li - numa notinha de jornal - que ele poderia, dentro de algum tempo (não sei quanto tempo) viajar em nave americana. Por um custo muito menor. Só que, é claro, não seria no atual governo.

Portanto, aqueles que sabem das coisas, poderiam confirmar isso. Se for mesmo verdade, então é comportamento irresponsável utilizar dinheiro público, dessa forma, só para se autopromover.

Portanto, na qualidade de leigo, eu só posso escolher entre opiniões dos entendidos. Eu fico com a opinião daqueles que contestam esse ato do governo Lula, como um esbanjamento de recursos preciosos.

Agora, é claro que isso não tem nada a ver com a missão pessoal do astronauta. Desejo a ele que tenha êxito em sua missão e que, de qualquer modo possível, ela traga benefícios à Nação.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#53 Mensagem por talharim » Qua Mar 29, 2006 11:29 pm

Agora que o cara tá para ir para o espaço representando o nosso país,só nos resta rezar para que dê tudo certo e volte sã e salvo.

Pensamentos positivos para que ele nos orgulhe !!!




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#54 Mensagem por Paisano » Qua Mar 29, 2006 11:42 pm

Amém.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Alcantara » Qua Mar 29, 2006 11:52 pm

Bem, senhores!! O nosso astronauta já está em órbita!!!
Parabéns, Marcos!!! Parabéns Brasil!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#56 Mensagem por MILEO » Qua Mar 29, 2006 11:54 pm

Galera, sensacional o lançamento, algo para nunca mais esquecer.... estamos em orbita.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#57 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 30, 2006 12:01 am

Muito bom, nossa emocionante.

Mas o legal mesmo foi o ursinho do russo uhauha o bicho ficou na frente da cemera e ele tirou com a varetinha huahuehu foi demais!! :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#58 Mensagem por talharim » Qui Mar 30, 2006 12:01 am

Ele não levou nenhuma camisa do Corinthians ? :roll:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#59 Mensagem por Paisano » Qui Mar 30, 2006 12:06 am

Soyuz é lançada levando o 1º astronauta brasileiro

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese

Pontualmente às 8h30 desta quinta-feira (23h30 de quarta-feira, em Brasília), a explosão provocada pelo acionamento dos foguetes acoplados à nave espacial Soyuz TMA-8, que levou o primeiro brasileiro, ao espaço ressonou nos campos desertos do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Poucos segundos mais tarde, a nave desapareceu no céu rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), onde o cosmonauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, de 43 anos, vai passar oito dias realizando os experimentos da missão Centenário, batizada em homenagem aos 100 anos do vôo do 14 Bis, de Santos Dumont.

O lançamento foi assistido por dezenas de jornalistas e algumas autoridades brasileiras, entre elas o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudenzi, e o seu vice, João Azevedo, e uma comissão de políticos, entre eles o senador Saturnino Braga (PT-RJ) e o deputado Aroldo de Oliveira (PFL-BA), além da mulher do cosmonauta, Francisca de Fátima Pontes e seus dois filhos, Fábio Francisco e Ana Carolina.

Nos próximos dois dias, navegando em torno da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a tripulação da Soyuz, composta pelo russo Pavel Vinogradov e pelo americano Jeffrey Williams, além de Pontes, vai corrigir gradativamente a rota da nave até que ela se iguale à órbita da EEI, a cerca de 360 quilômetros de altitude.

A acoplagem está programada para acontecer à 1h13 do dia 1º de abril (hora de Brasília), mas o encontro com os atuais ocupantes da estação orbital; o russo Valery Tokarev e o americano William McArthur; só vai acontecer três horas depois.

Durante este intervalo, as atmosferas entre as duas naves são igualadas para que as escotilhas possam ser abertas e os três recém-chegados possam flutuar para dentro da EEI.

Cerca de três horas antes do embarque, Pontes, Vinagradov e Williams fizeram os últimos testes e ajustes na roupa pressurizada que utilizariam depois na Soyuz.

Antes de embarcarem no ônibus que os levou até a plataforma de lançamento Gagarin; a mesma de onde partiu o vôo do primeiro homem a ir para o espaço, Yuri Gagarin -, os três astronautas se apresentaram a Nikolai Moiseev, co-presidente da alta comissão da Energia, uma das empresas que integram a agência espacial russa.

Do dia 1º ao dia 8 de abril, Marcos Pontes vai executar os oito experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Durante sua permanência no espaço, Pontes vai se comunicar com a Terra várias vezes por dia.

O primeiro contato será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O cosmonauta deve falar também com jornalistas brasileiros, técnicos da missão e com seu médico, o tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis.

Lutiis afirmou que entre suas principais preocupações, está a possível falta de descanso do cosmonauta.

"Ele vai estar em uma situação parecida com a de uma criança cheia de brinquedos novos. Um estado de hiperatividade que pode dificultar o sono", disse Lutiis.

O médico ressaltou também o incômodo representado pelo barulho constante das máquinas em funcionamento na estação orbital.

"O ruído fica por volta de 60 a 70 decibéis, o equivalente a uma sala grande cheia de gente falando ao mesmo tempo."

O custo da viagem de Pontes para o governo brasileiro foi de cerca de US$ 10 milhões, metade do preço cobrado pelos russos para esse tipo de missão graças a uma parceria firmada entre Brasil e Rússia.




Avatar do usuário
kobra
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 270
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 4:26 pm
Localização: São Paulo-Brasil

#60 Mensagem por kobra » Qui Mar 30, 2006 12:17 am

Primeiro Astronauta Brasileiro no espaco e a globo em vez de mostrar exclusivamente ao vivo preferio mostrar jogo de futebol...Lamentavel




Responder