Luís Henrique escreveu:O Mirage 2000 B/C não é grande coisa mas é melhor que o F-5 BR.
Sei...
Luís Henrique escreveu:O Derby tem alcance de 50 km, o Derby 2 ainda não está operacional. O F-5BR ainda está sem armamento BVR.
O Derby tem alcance máximo de 60km assim como o Mica... além disso, já é maior que o alcance do Super-530D.
Luís Henrique escreveu:Mas mesmo que o Derby 2 estivesse disponível, o que adiantaria o melhor armamento se o Mirage detectaria o F-5 antes e voando a baixa altitude só seria detectado pelo F-5 BR quando fosse tarde demais.
Que avião hj em dia voa sozinho ?! coloque o R-99A para funcionar e essa "vantagem" do Mirage2000C será plenamente anulada.
Agora, como você planeja anular a vantagem do F-5BR lançar dois BVR ARH pra cima do Mirage2000C e dar meia volta ?!
Luís Henrique escreveu:Isto já foi discutido em outro tópico. Eu postei uma mensagem que não vou perder tempo em procurá-la mas que mostra que o radar do F-5 BR consegue detectar aviões a baixa altitude no máximo a 37 km de distância.
Novamente, analisar vetores de forma independente hoje em dia é ingênuidade... os R-99A estão ai para serem usados!
Luís Henrique escreveu:Isto significa que o Mirage 2000 B/C tendo um radar que detecta aviões a 100 km de distância (mesmo em baixa altitude) "enxergaria" o F-5 BR bem antes e teria tempo suficiente de se posicionar da melhor forma possível para engajar o alvo. Ou seja, o Mirage assumiria uma posição baixa para dificultar a detecção pelo radar do F-5 e se colocaria em ângulo de ataque dificultando o escape do F-5 e dificultando um possível engajamento feito pelo F-5.
O R-99A enxerga caças a muito mais que 100km! é pra isso que a FAB está gastando dinheiro integrando F-5BR/AMX/ALX e o R-99A através de data-link.
Luís Henrique escreveu:O Super R-530 D não é a melhor maravilha do mundo mas para abater um F-5 é mais do que suficiente. Devemos lembrar que não é o R-530 e nem a primeira versão do Super R-530. É a última versão e tem várias melhorias. O míssil vai a mais de Mach 4, tem uma manobrabilidade razoável e dificilmente perderia um F-5. (levando em consideração a manobrabilidade e sistemas defensivos do F-5).
Dificilmente dois Derbys que são muito superiores ao Super-530D perderão um Mirage2000C.
Luís Henrique escreveu:O alcance do míssil Super R-530 D é de aproximadamente 45 km como citou o colega Vinícius Martins. Como o Mirage seria detectado a apenas 37 km de distância (no máximo), o piloto do Mirage teria tempo suficiente para explodir o F-5 no ar.
Achar que o Mirage2000C seria detectado a apenas 37km é ingênuidade! A FAB está gastando tanto $$$ e integração entre as aeronaves via enlace de dados atoa ?!
Luís Henrique escreveu:Além disto o Mirage tem:
alcance bem melhor;
tem velocidade melhor;
é mais manobrável;
leva maior quantidade de armamento;
tem boa capacidade para ataque ao solo;
Concordo em quase tudo... agora "boa capacidade para ataque ao solo" foi dose! o Mirage2000C não tem "nenhuma" capacidade de ataque ao solo! não estamos falando do Mirage2000 D ou N (inclusive equipados com outro radar...), mas da versão C.
Além do mais... se maior velocidade, alcance, manobrabilidade e quantidade de armamento fossem requesitos tão importantes para ganhar um combate ar-ar, veríamos a extinção dos caças.
Acontece, que HJ o que ganha a guerra é tecnologia, comando e controle, consciência situacional... sem isso não adianta de nada atributos físicos! perceba que hoje o mundo corre atrás de tecnologia embarcada, computadores, softwares, eletrônica e etc! não estamos mais na era da WWII onde a pura performance de uma plataforma ditava as regras.
Luís Henrique escreveu:Com relação ao R-99A ai seria outra batalha. Ou melhor, uma batalha injusta. Os A&WC´s fariam muita diferença, mas devemos considerar que temos poucos aparelhos e que não temos a capacidade de vigiar todo o país 24 hs por dia com estes aparelhos. De qualquer forma, no futuro podemos ter os Mirage integrados com os R-99 e talvez operando o Mica.
Injusta pq ?! Coloque um R-99A para o F-5BR e mais um R-99A para o Mirage2000C e continuariamos a ter vantagem para o F-5BR pois poderia disparar seus mísseis primeiro e de forma autônoma... coisa que o Mirage2000C não pode fazer.
Acho que você precisa ler um pouco mais... já foi dito que para integrar o Mirage ao R-99 seria necessário "reconstruir" o avião devido a falta de espaço para instalar o datalink! Essa novela de MICA também já enxeu o saco e já foi intensamente discutida... não vale a pena tentar integrar o MICA no Mirage2000C, os próprios Franceses já disseram isso! contente-se com um míssil projetado a mais de 20 anos atrás e com restinga da WWII.
Luís Henrique escreveu:Com relação a logística e manutenção eu coloco uma pequena parte de um texto retirado do site defesanet:
Mirage 2000
- Conceito Logístico Moderno, Demanda Pequena Qantidade de Pessoal e Material.
- Inspeções Preventivas Calendáricas Semestrais,
até 1.000 Horas de Võo.- Aeronave equipada com BIT (BUILT IN TEST) Panes Arquivadas na Memória e com Facilidade de Consulta, Diinuindo o Tempo de Pesquisa e Solução das Panes.
Só para comparar os Mirage III faziam inspeções preventivas a cada
75 horas de vôo.Para quem quiser analisar melhor acesse estes links:
http://www.defesanet.com.br/fx/mirage2000_gda_1.htmhttp://www.defesanet.com.br/fx/mirage2000_gda_2.htm
Mesmo assim eu duvido que sua manutenção seja mais barata que as do F-5BR...
Luís Henrique escreveu:Novamente escrevo que não era a melhor opção. Mas melhor isto do que nada. O caça não é tão ruim. Tem muita coisa melhor, mas se, no futuro, colocarmos o Mica operacional e integrarmos os caças ao radar dos R-99, ai teriamos a melhor aviação de caça da América Latina.
A melhor aviação de caça da AL nós vamos ter... graças ao F-5BR e não ao Mirage2000C. O Caça não é tão ruim... se estivéssemos na década de 80 quando o Peru adquiriu seus Mirage2000C eles realmente não seriam, mas hj devido a obsolência era sim o pior caça a ser escolhido no FX/B e o que tinha menos capacidades tanto ar-ar quanto ar-solo (nenhuma diga-se de passagem...)
Essa é a terceira vez que eu falo... o MICA não ficará operacional no Mirage2000C (para de sonhar...) e muito menos o enlance de dados com o R-99A!
Logo eu pergunto... O que esse avião tem a acrescentar em termos realísticos de combate a FAB ?! NADA!