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Enviado: Qui Ago 25, 2005 11:16 am
por A-29
Mas esse combate nem chegaria a acontecer, afinal, nossa artilharia anti-aérea acabaria com o F-16 muito antes de eles encontrarem nossos M2000...
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
gostaram da minha piada?
Enviado: Qui Ago 25, 2005 11:22 am
por Rui Elias Maltez
Enviado: Qui Ago 25, 2005 8:41 pm
por Degan
Estimado talharim,
La información pública es que el gobierno de Holanda ha ofrecido a Chile una flota de entre
20 a 28 aviones F-16A/B MLU por solo 150 millones de US$.
En el año 1998, durante el programa CAZA 2000 que derivó en la compra de los 10 F-16C/D Block 50 Plus, Holanda ya avía ofrecido estos aviones, pero esa vez eran F-16 básicos, sin MLU, por lo que la oferta en ese momento fue rechazada.
Yo comparto la opinión de que se trata de un excelente negocio.
Recordemos que un F-16 MLU, poseen tantas mejoras electrónicas y estructurales que los hacen aviones plenamente actualizados y con una larga vida útil por delante.
Tal como decía otro amigo, El costo de solo el programa MLU debe haber costado mas que 150 millones.....
Saludos cordiales,
Enviado: Qui Ago 25, 2005 9:08 pm
por Spectral
Total modification cost per aircraft (1998)
HFL × million
MLU (development/production) * 1,946
Engine upgrade 220E 179
ALQ-131 modification fase 1 88
ALQ-131 modification fase 2 38
Missile Warning / Approach System 52
Protection radar guided systems 105
Total for 138 aircraft 2,408
Total per aircraft 17.4
* This includes night vision and targetting equipment, FACE, expanded chaff/flare capacity, Electronic Warfare Management System,and Helmet Mounted Display. Not included are procurement of a new recce system, AIM-120, or AGM-65.
http://home.wanadoo.nl/tcc/rnlaf/mlu_back.htmlPreço em florins, que convertendo para euros (1€ =2.2Hfl) dá 7.9mi €.
Isto a preços de 98, portanto eu diria que nos dias de hoje um upgrade MLU deve custar mais de 10M€.
edit:
A situação mais recente é a dos F-16s tugas :
In 1996 the Portuguese AF requested 25 USAF-surplus F-16A/B's (re-engined), together with 5 spare F100-PW-220E engines. The estimated cost is $258 million. The second-hand Block 15 aircraft are to be used in the ground attack role (replacing the 50 A-7P's) starting in 1998.
On November 20th, 1997, the Pentagon announced it had made available for transfer 25 used F-16A/B Block 15 Falcons from the USAF (ex-ANG or stored D.M. examples). The aircraft are transferred free of charge (Portugal has to bring them to Europe, either by disassembly or flown-in by PoAF pilots). It appears that Portugal also has to buy new engines and spares.
On November 14th, 1998, the Portuguese government gave the FAP the go-ahead for the acquisition. The contract includes 25 (21 A's and 4 B's) used aircraft, which will be re-engined (probably with the F100-PW-220E). Of these only 20 (16A's and 4 B's) will be used to form an attack squadron. The five other airframes will be used as spare sources. According to the newspapers the 20 aircraft will be upgraded for day & night all-weather operations. Total value of the deal is 45.000 million PTE (some USD 268 million) which includes aircraft shipment, modification kits, logistics support and training and is to be paid for in parts until 2004 . Portugal signed the Letter of Offer and Acceptance (LOA) on November 30th, 1998, for 25 F-16 aircraft and 20 upgrade kits to modernize its air force.
http://www.f-16.net/f-16_users_article16.html
Portanto, como dá para ver, um F-16A/B usado da USAF em meados da década de 90 era avaliado em ~10mi $, e poucos anos mais tarde o upgrade MLU+reforço estrutural ficava por aproximadamente outros tantos.
Mas como aparentemente os holandeses meteram alguns F-16AM directamente da fábrica para o armazém, compreende-se a vontade de vender...
Enviado: Qui Ago 25, 2005 9:46 pm
por Degan
Puede que hoy ande lento....
Mas como aparentemente os holandeses meteram alguns F-16AM directamente da fábrica para o armazém, compreende-se a vontade de vender...
No entendi....
Saludos.
Enviado: Sex Ago 26, 2005 8:00 am
por Spectral
Olá Degan
Lembro-me que por volta de 2000/2001, quando os últimos F-16 holandeses sofreram o upgrade MLU, alguns nem chegaram a voar nas esquadras operacionais e foram colocados imediatamente em situação de reserva devido a cortes orçamentais. Acho que fizeram o mesmo com alguns Apaches. Um belo desperdício de dinheiro não ?
Enviado: Sex Ago 26, 2005 9:12 am
por Degan
Ahora entendí...
Si amigo, es increíble como pierden dinero en estas ventas. Esta situación explica en parte el rápido cambio de armamento de Chile....
Respecto a los Apaches, Holanda tiene en venta 5 de ellos, en algún momento se pensó en Chile, yo lo creo muy difícil.
Saludos cordiales,
Enviado: Sex Ago 26, 2005 12:59 pm
por smaerd
La información pública es que el gobierno de Holanda ha ofrecido a Chile una flota de entre 20 a 28 aviones F-16A/B MLU por solo 150 millones de US$.
Dios que ganga!!
20 aviones por solo 150mill$ ?
Pero si cuestan mas 2 EFA,s que esos 20 F16
Enviado: Sex Ago 26, 2005 1:31 pm
por Degan
Pero si cuestan mas 2 EFA,s que esos 20 F16
Pues así es... aunque mas que “ganga de F-16”, diría “vergüenza de EFA”
Saludos cordiales,
Enviado: Sex Ago 26, 2005 4:33 pm
por Lauro Melo
Spectral escreveu:Total modification cost per aircraft (1998
HFL × million
MLU (development/production) * 1,946
Engine upgrade 220E 179
ALQ-131 modification fase 1 88
ALQ-131 modification fase 2 38
Missile Warning / Approach System 52
Protection radar guided systems 105
Total for 138 aircraft 2,408
Total per aircraft 17.4
* This includes night vision and targetting equipment, FACE, expanded chaff/flare capacity, Electronic Warfare Management System,and Helmet Mounted Display. Not included are procurement of a new recce system, AIM-120, or AGM-65.
http://home.wanadoo.nl/tcc/rnlaf/mlu_back.htmlPreço em florins, que convertendo para euros (1€ =2.2Hfl) dá 7.9mi €.
Isto a preços de 98, portanto eu diria que nos dias de hoje um upgrade MLU deve custar mais de 10M€.
edit:
A situação mais recente é a dos F-16s tugas :
In 1996 the Portuguese AF requested 25 USAF-surplus F-16A/B's (re-engined), together with 5 spare F100-PW-220E engines. The estimated cost is $258 million. The second-hand Block 15 aircraft are to be used in the ground attack role (replacing the 50 A-7P's) starting in 1998.
On November 20th, 1997, the Pentagon announced it had made available for transfer 25 used F-16A/B Block 15 Falcons from the USAF (ex-ANG or stored D.M. examples). The aircraft are transferred free of charge (Portugal has to bring them to Europe, either by disassembly or flown-in by PoAF pilots). It appears that Portugal also has to buy new engines and spares.
On November 14th, 1998, the Portuguese government gave the FAP the go-ahead for the acquisition. The contract includes 25 (21 A's and 4 B's) used aircraft, which will be re-engined (probably with the F100-PW-220E). Of these only 20 (16A's and 4 B's) will be used to form an attack squadron. The five other airframes will be used as spare sources. According to the newspapers the 20 aircraft will be upgraded for day & night all-weather operations. Total value of the deal is 45.000 million PTE (some USD 268 million) which includes aircraft shipment, modification kits, logistics support and training and is to be paid for in parts until 2004 . Portugal signed the Letter of Offer and Acceptance (LOA) on November 30th, 1998, for 25 F-16 aircraft and 20 upgrade kits to modernize its air force.
http://www.f-16.net/f-16_users_article16.htmlPortanto, como dá para ver, um F-16A/B usado da USAF em meados da década de 90 era avaliado em ~10mi $, e poucos anos mais tarde o upgrade MLU+reforço estrutural ficava por aproximadamente outros tantos.
Mas como aparentemente os holandeses meteram alguns F-16AM directamente da fábrica para o armazém, compreende-se a vontade de vender...
Amigo Spectral,
Muito interessante seus dados.
Ninguém até hoje tinha colocado nada parecido.
Valeu mesmo Spectral.
Agora uma dúvidas; em alguns sites são mostrados que os F-16 A/B holandeses que foram para a reserva são os que NÃO FORAM MODERNIZADOS.
http://www.aeroflight.co.uk/waf/neth/klu/nethaf2.htm
http://www.aeroflight.co.uk/waf/neth/klu/nethaf4.htm
http://www.scramble.nl/klu.htm
Um grande braços,
Enviado: Sex Ago 26, 2005 5:10 pm
por FinkenHeinle
Rui Elias Maltez escreveu:Entretanto, no Brasil, continua-se a sonhar cm faraónicos projectos FX que nunca chegarão e se um dia chegarem será para rechear os bolsos dos fornecedores.
O meu conselho:
Deixem-de dessas coisas de repasse de tecnologia, e comprem logo o que houver no mercado (dispensa-se sucata), ou ficarão irremediavelmente para trás.
Caro Rui!
Se não consegues perceber que nosso problema em nada tem à ver com Orçamento ou Recursos, ou com possíveis "sonhos" com "delírios", como Transferência Tecnológica e fabricação local, então, me desculpe, mas não pode ficar dando palçpites!
Enviado: Sex Ago 26, 2005 6:18 pm
por Spectral
Olá Lauro
Segundo os meus dados, e confirmados pela página do Scramble, 136 F-16s sofreram o upgrade a MLU, de 213 modelos A/B originalmente recebidos. Este upgrade tinha sido realizado em todos os 136 aparelhos em 2002/2003 (
o f-16.net refere :
Mid-life Update
All operational F-16A/B's operated by the Netherlands went through the Mid-Life Update (MLU) by 2003. A Multinational Operational Test and Evaluation center for the F-16A/B Mid-Life Update was established at Leeuwarden air base during 1997. As part of continuing defense cuts, the number of KLu F-16s to undergo MLU was reduced from 170 to 138 in mid-1993.
)
Como aliás vem na página, o número de MLUs é aproximadamente 135-140
http://www.aeroflight.co.uk/waf/neth/klu/nethaf4.htm ) dependendo da fonte.
Em 2003 o número de aparelhos no serviço activo foi novamente reduzido para 108, portanto o balanço de cerca de 30 aparelhos é feito de MLUs
Fleet Reduction
In 2003, the Dutch government decided to cut the F-16 force by 25%. From 2004 onwards, The Netherlands will provide 108 F-16s to NATO, with 90 being available for operational deployments. As many as 36 F-16s would be sold; however, increased attrition losses might reduce this numbe
http://www.f-16.net/f-16_users_article8.html
aproximadamente na mesma altura em que os 5 Apaches holandeses (também com pouquíssimo tempo de serviço) referidos pelo Degan foram retirados de serviço e oferecidos no mercado ( os boatos também puseram Portugal como interessado).
Portanto é deste grupo de 36 F-16AMs retirados ao serviço em 2003 que saem os aparelhos que foram oferecidos ao Brasil, por exemplo.
Além que ainda devem ter F-16A/Bs em reserva, dos cortes dos anos 90.
Enviado: Sex Ago 26, 2005 6:56 pm
por Lauro Melo
MUITO OBRIGADO Spectral.
O que foi feito com 77 F-16 A/B ?
Perdas operacionais ?
Desgaste da célula ?
Foram usadas como fonte de peças ?
Um grande abraço,
Enviado: Sex Ago 26, 2005 10:32 pm
por Degan
Hola Lauro,
Respecto a los F-16 de Holanda te puedo contar lo siguiente (resumen de
http://www.f-16.net):
Holanda fue uno de los primeros usuarios NATO del F-16, ordenando inicialmente 102 aviones (80 F-16A y 22 F-16B) armados por Fokker en 1979.
Una segunda compra fue hecha por 111 aviones mas (97 F-16A y 14 F-16B) en 1983, totalizando 213 aviones (117 F-16A y 36 F-16B).
En 2003, el gobierno Holandés decide reducir en un 25% su flota de F-16, totalizando 36 aviones, número que ha disminuido por accidente en algunos aparatos.
Aunque Holanda decidió subir a estándar MLU todos sus 170 F-16 restantes, las reducciones de su flota significaron que solo 136 fueran finalmente actualizados.
Respecto a los accidentes de F-16 Holandeses, aquí está el detalle:
http://www.f-16.net/f-16_mishaps_airfor ... -num1.html
Saludos cordiales,
Enviado: Sáb Ago 27, 2005 5:33 am
por smaerd
Degan escreveu:Pero si cuestan mas 2 EFA,s que esos 20 F16
Pues así es... aunque mas que “ganga de F-16”, diría “vergüenza de EFA”
Saludos cordiales,
Hombre no me compare usted un F16 usado con un caza de superioridad aerea nuevo.
Simplemente me llamo la atencion las "ofertas" que se aprovechan en material de 2ª y su bajo precio.