Fábio Nascimento escreveu:Mas então você acha quedevemos atender ao velho ditado que o brasileiro só fecha a porta após roubado?
Só vamos desocar caças para lá depois da umilhação de ter aviões civis escapando da FAB?
Infelizmente nesse caso sim. Ou eu muito me engano ou está difícil de manter os esquadrões atuais e nem conseguiram escolher um F-X.
Humilhação...
Humilhação maior do que acontecia há até muito pouco tempo atrás quando a FAB só podia dar tchauzinho pro avião intruso, pois não havia lei do abate?
Humilhação maior que ter 60% da frota no chão por falta verbas?
Humilhação maior do que ficar praticamente sem combustível e ter a Força quase INTEIRA no chão?
Humilhação maior do que não conseguir fazer os pilotos voarem o mínimo de horas de vôo por ano?
Humilhação maior do que só conseguir fazer a modernização do seu principal caça (sic) o "incrível" F-5E com 10 anos de atraso?
Humilhação maior do que operar seu principal caça de ataque (AMX) sem radar e bombas inteligentes até hoje?
Humilhação maior que não ter nada além de mísseis WVR que ainda por cima são ultrapassados?
Humilhação maior que ter que arrastar um projeto de míssil por 20 anos e no final ter um míssil já atrasado?
Quer que eu continue? Tem muuuuito mais. Ou seja, Fábio, temos tantas necessidades que eu imagino que colocar um esquadrão de caças na Amazônia quando ainda não se tem necessidade, ainda mais quando desenvolvemos uma aeronave específica para patrulhamento da área (ALX) está bem abaixo da lista de prioridades.
O dia que a aviação de caça atual estiver bem, podemos pensar em expansão. Enquanto isso, lamento, mas a verdade é essa: não dá!