Dogfight : Mirage III ( FAB ) x F-16 A ( FAV )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Fábio Nascimento
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#46 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Fev 03, 2005 12:59 pm

Se eles passarem a usar jatos, aí haverá uma necessidade de colocar vetores a jato na Amazônia. Mas eles não utilizam, portanto ainda não é nada que não possa esperar.


Mas então você acha quedevemos atender ao velho ditado que o brasileiro só fecha a porta após roubado?
Só vamos desocar caças para lá depois da umilhação de ter aviões civis escapando da FAB?




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Vinicius Pimenta
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#47 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 03, 2005 4:12 pm

Fábio Nascimento escreveu:Mas então você acha quedevemos atender ao velho ditado que o brasileiro só fecha a porta após roubado?
Só vamos desocar caças para lá depois da umilhação de ter aviões civis escapando da FAB?


Infelizmente nesse caso sim. Ou eu muito me engano ou está difícil de manter os esquadrões atuais e nem conseguiram escolher um F-X.

Humilhação...

Humilhação maior do que acontecia há até muito pouco tempo atrás quando a FAB só podia dar tchauzinho pro avião intruso, pois não havia lei do abate?

Humilhação maior que ter 60% da frota no chão por falta verbas?

Humilhação maior do que ficar praticamente sem combustível e ter a Força quase INTEIRA no chão?

Humilhação maior do que não conseguir fazer os pilotos voarem o mínimo de horas de vôo por ano?

Humilhação maior do que só conseguir fazer a modernização do seu principal caça (sic) o "incrível" F-5E com 10 anos de atraso?

Humilhação maior do que operar seu principal caça de ataque (AMX) sem radar e bombas inteligentes até hoje?

Humilhação maior que não ter nada além de mísseis WVR que ainda por cima são ultrapassados?

Humilhação maior que ter que arrastar um projeto de míssil por 20 anos e no final ter um míssil já atrasado?

Quer que eu continue? Tem muuuuito mais. Ou seja, Fábio, temos tantas necessidades que eu imagino que colocar um esquadrão de caças na Amazônia quando ainda não se tem necessidade, ainda mais quando desenvolvemos uma aeronave específica para patrulhamento da área (ALX) está bem abaixo da lista de prioridades.

O dia que a aviação de caça atual estiver bem, podemos pensar em expansão. Enquanto isso, lamento, mas a verdade é essa: não dá!




Vinicius Pimenta

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#48 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Fev 03, 2005 4:42 pm

Tudo bem Vinicius, eu entendo e concordo com você, mas o caso não seria nem de se criar um esquadrão novo e sim de deslocar, porque a base de santa cuz por exemplo tem que abrigar mais de um esquadrão de caça?




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rodrigo
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#49 Mensagem por rodrigo » Qui Fev 03, 2005 5:08 pm

porque a base de santa cuz por exemplo tem que abrigar mais de um esquadrão de caça?
A doutrina de combate da FAB prevê a dispersão dos esquadrões em caso de guerra. As bases aéreas são apenas centros logísticos e de treinamento. A FAB possui uma capacidade de operar em pistas isoladas muito boa. Existem um containeres que se transporta dentro do C-130, e que se tornam um pequeno centro de comando e manutenção em qualquer lugar que se queira, e o combustível é levado nos KC-130, que se tornam reabastecedores no chão.

A criação de novas Bases Aéreas demandariam recursos que a FAB não pode abrir mão. Na época da vinda dos MIRAGE para Anápolis, cogitou-se da compra de um 2º lote para criar e equipar a Base Aérea de Manaus, mas como sempre faltou dinheiro... e se tivesse dado certo, a autonomia dos MIRAGE não ajudaria muita coisa.

hoje os narcotraficantes usam pequenos aviões de baixo desempenho, mas e se eles mudarem de estrateja e começarem a usar jatinhos? será que o ALX conseguirá interceptalos? qual a distancia da base mais próxima do amazonas, que se não me engano é a do 1º GDA?
Realmente a nossa capcidade é muito pequena, e a própria Lei do abate é uma grande besteira, já que a FAB intercepta apenas 10% dos võos ilícitos, o que houve foi a regulamentação do abate, para se ter o mecanismo legal para a ação. Mas o equipamento da FAB para essa ação é irrisório, além do mais existem aviões à hélice que tem praticamente a mesma velocidade do TUCANO, então se juntarmos o tempo de detecção/alerta/decolagem/vetoração do vôo/ interceptação, o avião clandestino já está fora do alcance ou fugiu. Ainda podem ser usadas rotas fora do alcance das Bases Aéreas da região, ou mesmo o avião despiste, que ocupa o interceptador enquanto o verdadeiro carregado de pó passa tranquilamente. O uso de jatinhos na região já é uma realidade, mas por enquanto somente para transportar os figurões do tráfico, mas mesmo que o brasil usasse os MIRAGE ou F-5 na região, qual deles teria autonomia de interceptação supersônica para atingir o clandestino? Aliás, acho que só um F-15 ou um SU-27 chegaria neles.




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aperta e daí afrouxa,
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#50 Mensagem por César » Qui Fev 03, 2005 5:19 pm

Encontrei! :lol:

Base de Supersônicos Permanente no Norte do Brasil (F-5E/F)

E esse daqui debaixo foi o que eu tive o debate com o Vinicius. Originalmente, o objetivo do tópico era outro. Mas lá pelas páginas 4 ou 5 a discussão sobre isso começou.

Combate Ar-Ar

E só pra deixar registrado. Eu não acho viável a instalação de um Esquadrão agora, e o Vinicius nesse ponto está certo. Mas acho sim, necessário.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#51 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 03, 2005 9:04 pm

Sim, acima de tudo é inviável, a palavra é essa. Se formos ver, temos necessidade de muitas coisas. Mesmo que sendo interessante a disposião de caças naquela região, temos muito mais coisas a fazer antes, já que não há ameaças realmente grandes.




Vinicius Pimenta

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