QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%
 
Total de votos: 172

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#46 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2012 3:54 pm

O M2000-9 é caso o EAU comprar o Rafale. É complicado, mas se rondou por muito tempo essa possibilidade...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#47 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 01, 2012 4:11 pm

Mas tens aí alguns "se"...

Se os EAU comprarem Rafale, e se a França aceitá-los de volta e se a França quiser vendê-los ao Brasil, pois ela pode muito bem querer substituir alguns dos seus M2k mais surrados...

Entre tantos "se", eu lembro de um ditato, que sempre escutei, onde dizia que se vaca voasse, chovia leite... [003]

Eu prefiro um outro "se": E SE o Brasil finalmente decidisse o FX-2, para variar? :D
Mas, SE fosse possível, era o melhor tampão que poderíamos achar no mundo ocidental, na sua categoria.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#48 Mensagem por Bourne » Qua Ago 01, 2012 4:30 pm

Se os EUA comprarem Rafale, receberem as primeiras unidades e desovarem os Mirage2000 antes de 2020. Poderia ser possível. Só não estivessem defasados, se os franceses não o quisessem mais e se aceitassem vender a alguém. Tandos 'se" que me perdi. :(




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#49 Mensagem por felipexion » Qua Ago 01, 2012 4:57 pm

Bolovo escreveu:
Cross escreveu:Mirage 2000-9.
Esse ou o Mirage 2000-5. Se for parar pra pensar, é o mais lógico. Mas eu já disse... isso deveria ser pra FAA, não nós! [002]

Hoje, debatemos sobre a possibilidade da vinda de Mirage 2000-5 ou -9. E pensar que em 2002 estava sendo veiculado essa notícia:
Embraer quer exportar o caça Mirage 2000/BR

O interesse da Embraer em vencer a licitação para a renovação da frota de caças da FAB vai muito além dos US$ 700 milhões que o contrato deve gerar, e inclui também planos de exportar as aeronaves Mirage 2000-5/BR, fruto do consórcio da empresa brasileira com a francesa Dassault. A meta da Embrear é juntar o Mirage 2000-5/BR a sua carteira de exportação, que inclui os já consagrados jatos comerciais das famílias ERJ 135-145 e Embraer 170-190, que disputam o mercado mundial de aviação regional com a canadense Bombardier.

Segundo Maurício Botelho, presidente da empresa, seria ineficiente transferir, por exemplo, toda uma linha de produção dos Mirage 2000/BR, desenvolvido em parceria com a francesa Dassault, dona da linha Mirage, apenas para a fabricação das 12 ou 24 unidades em Gavião Peixoto (SP). No entanto, como o acordo permite exportar o Mirage 2000-5/BR para outros países, ganhar a concorrência e montar no Brasil uma linha de produção significa expandir a capacidade exportadora da Embraer.

Botelho evitou dar detalhes de quanto o novo caça poderia render à balança comercial brasileira. Mas, só no ano passado, sem os caças militares, a Embraer exportou US$ 2,897 bilhões, com alta de 7,23% sobre 2000. Botelho admitiu que a Embraer está bastante empenhada em ganhar a concorrência, que conta ainda com as participações dos consórcios Avibras-KnAAPO, Loockheed-Martin, Rac-Mig e Saab-Mae.

Ele reiterou que, caso vença a concorrência, o consórcio Embraer-Dassault vai fazer uma transferência completa de tecnologia, inclusive com códigos fonte e linha de montagem.

Botelho inaugurou hoje, na presença do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o Colégio Engenheiro Juarea Wanderley, de ensino médio, primeiro fruto do Instituto Embraer de Ensino e Pesquisa, fundado em maio do ano passado.

Na batalha para vencer a concorrência aberta pela FAB, a Embraer já ganhou um forte aliado: a Câmara dos Deputados. Na mesma cerimônia, o deputado federal Walfrido Mares Guia (PTB-MG) informou que mais de 400 deputados já deram seu apoio ao movimento pluripartidário encabeçado por Paulo Delgado (PT-MG). Os deputados querem que o governo utilize cláusula da própria lei de concorrência, que permite a dispensa da licitação em casos específicos.

O argumento dos deputados, segundo Guia, é de manutenção/criação de empregos e defesa do interesse nacional. Segundo o deputado, esse movimento será certamente prioridade na pauta da Comissão de Relações Internacionais da Câmara, na volta do recesso parlamentar.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#50 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 01, 2012 10:34 pm

Andre Correa escreveu:Mas tens aí alguns "se"...

Se os EAU comprarem Rafale, e se a França aceitá-los de volta e se a França quiser vendê-los ao Brasil, pois ela pode muito bem querer substituir alguns dos seus M2k mais surrados...

Entre tantos "se", eu lembro de um ditato, que sempre escutei, onde dizia que se vaca voasse, chovia leite... [003]

Eu prefiro um outro "se": E SE o Brasil finalmente decidisse o FX-2, para variar? :D
Mas, SE fosse possível, era o melhor tampão que poderíamos achar no mundo ocidental, na sua categoria.

[009]
A possibilidade da França ficar com os 2000-9 já foi descartada.
O custo para padronizar as aeronaves para operarem com a Otan é Muito alto.

Se os EAU adquirirem o Rafale, os m2k-9 estarão disponíveis para aquisição pelo Brasil.

O problema é que só serão disponibilizados após o recebimento dos Rafale.

OU seja, se fecharem o contrato este ano, até começarem a receber Rafales vai, no mínimo, uns 3 ou 4 anos.
Os primeiros m2k-9, na melhor das hipóteses, chegariam no Brasil por volta de 2015 - 2016.
E só receberíamos os últimos no final das entregas do Rafale.

Ai fica um gap fill que chega meio atrasado.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#51 Mensagem por pampa_01 » Qui Ago 02, 2012 11:59 am

O caça tampão deve ser o Super Tucano.
Fica tudo em casa e garante mais alguns empregos. Somos um pais pacifico, afinal..
'somos, um pais tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...'
'em fevereiro, tem carnaval, tem carnaval......' e segue o baile, digo, o carnaval.




Editado pela última vez por pampa_01 em Qui Ago 02, 2012 3:46 pm, em um total de 1 vez.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#52 Mensagem por Paisano » Qui Ago 02, 2012 3:34 pm

Caças Tampão: Mirage 2000C, F-5M e A1-M.




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#53 Mensagem por mmatuso » Qui Ago 02, 2012 4:35 pm

Acho que nem tampão vai ser, vai ser alguns F5 tampinha de algum deserto.




Avatar do usuário
Pedro H Serafim
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 136
Registrado em: Qua Set 12, 2007 6:46 pm

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#54 Mensagem por Pedro H Serafim » Qui Ago 02, 2012 7:46 pm

Vao modernizar os nossos Mirages....se podem modernizar F-5 que tem 50 anos podem muito bem modernizar Mirages que tem bem menos tempo de uso...é isso que vao fazer até a chegada dos caças de 5 geraçao...




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39188
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2784 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#55 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 03, 2012 7:44 am

Luís Henrique escreveu:
Andre Correa escreveu:Mas tens aí alguns "se"...

Se os EAU comprarem Rafale, e se a França aceitá-los de volta e se a França quiser vendê-los ao Brasil, pois ela pode muito bem querer substituir alguns dos seus M2k mais surrados...

Entre tantos "se", eu lembro de um ditato, que sempre escutei, onde dizia que se vaca voasse, chovia leite... [003]

Eu prefiro um outro "se": E SE o Brasil finalmente decidisse o FX-2, para variar? :D
Mas, SE fosse possível, era o melhor tampão que poderíamos achar no mundo ocidental, na sua categoria.

[009]
A possibilidade da França ficar com os 2000-9 já foi descartada.
O custo para padronizar as aeronaves para operarem com a Otan é Muito alto.

Se os EAU adquirirem o Rafale, os m2k-9 estarão disponíveis para aquisição pelo Brasil.

O problema é que só serão disponibilizados após o recebimento dos Rafale.

OU seja, se fecharem o contrato este ano, até começarem a receber Rafales vai, no mínimo, uns 3 ou 4 anos.
Os primeiros m2k-9, na melhor das hipóteses, chegariam no Brasil por volta de 2015 - 2016.
E só receberíamos os últimos no final das entregas do Rafale.

Ai fica um gap fill que chega meio atrasado.
A França vai sair outra vez da estrutura militar da OTAN.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#56 Mensagem por Bourne » Sex Ago 03, 2012 7:55 am

Continua tendo equipamento no padrão OTAN. No mínimo compatíveis com os parceiros da UE que fazem parte da OTAN.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#57 Mensagem por faterra » Sáb Ago 04, 2012 12:34 pm

O melhor caça tampão é o ZERO KM. Poderemos esperar pelo próximo FX por mais uns 40 anos! :roll: 8-]




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#58 Mensagem por delmar » Dom Ago 05, 2012 1:45 pm

faterra escreveu:O melhor caça tampão é o ZERO KM. Poderemos esperar pelo próximo FX por mais uns 40 anos! :roll: 8-]
Mas, se tu pode esperar 20, 30 ou 40 anos por uma coisa que deves usar, é sinal que tu realmente não está precisando dela. Se tu precisa mesmo de um automóvel para teu trabalho ou tua vida diária e fica sem, vais comprar de imediato um Gol usado ou um Fiat Uno usado, enfim qualquer condução, enquanto espera por um carro novo ideal. Agora se podes esperar, sem carro, um longo período, é sinal de que podes viver muito bem sem automóvel.
Assim, na minha opinião de leigo, penso que esta política de só aceitar material novo, mesmo que tenha que aguardar muito tempo, está equivocada. A política deveria ser a da necessidade imediata, da urgência, do "precisamos para ontem". Mas isto é o que eu penso e posso estar muito enganado.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#59 Mensagem por LeandroGCard » Dom Ago 05, 2012 1:57 pm

Pedro H Serafim escreveu:Vao modernizar os nossos Mirages....se podem modernizar F-5 que tem 50 anos podem muito bem modernizar Mirages que tem bem menos tempo de uso...é isso que vao fazer até a chegada dos caças de 5 geraçao...
Acho até uma boa idéia.

Desenvolvemos um padrão de modernização para nossos M-2000, aplicamos nos 12 que temos e depois esperamos mais deles ficarem disponíveis por aí para adquirir outras unidades. E daqui a uns 20 anos voltamos a falar em caças novos. Porque convenhamos, hoje não precisamos mesmo de caças melhores para nada.


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Dom Ago 05, 2012 3:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#60 Mensagem por henriquejr » Dom Ago 05, 2012 2:09 pm

LeandroGCard escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:Vao modernizar os nossos Mirages....se podem modernizar F-5 que tem 50 anos podem muito bem modernizar Mirages que tem bem menos tempo de uso...é isso que vao fazer até a chegada dos caças de 5 geraçao...
Acho até uma boa idéia.

Desenvolvemos um padrão de modernização para nossos M-2000, aplicamos nos 12 que temos e depois esperamos mais deles ficarem disponíveis por aí para adquirir outras unidades. E daqui a uns 20 anos voltamos a falar em caças novos. Porque convenhamos, hoje não precisamos mesmo des caças melhores para nada.


Leandro G. Card
É justamente pensando dessa forma que eu acho que a FAB deveria cancelar o programa FX e partir para uma modernização dos Mirage2000 atuais, padronizando toda frota (A-1, F-5 e F-2000), e partir para um desenvolvimento nacional, em conjunto com outro país.




.
Responder