Os novos Portugueses no Brasil

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#46 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 30, 2010 6:07 pm

Graças a Deus aqui não há xenofobismo nem nada!




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#47 Mensagem por tflash » Qui Set 30, 2010 6:19 pm

Carlos Mathias escreveu:Graças a Deus aqui não há xenofobismo nem nada!
Aqui no fórum ou aqui no Brasil?




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
PRick

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#48 Mensagem por PRick » Qui Set 30, 2010 7:39 pm

tflash escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Graças a Deus aqui não há xenofobismo nem nada!
Aqui no fórum ou aqui no Brasil?

Sem dúvida, os brasileiros costumam receber bem os estrangeiros, mas os Tugas não vão escapar das piadas sobre o sotaque de vocês. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55184
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2409 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#49 Mensagem por P44 » Sex Out 01, 2010 5:39 am

Rodrigoiano escreveu:não sei do porto de açu, mas da OGX é: http://www.ogx.com.br/cgi/cgilua.exe/sy ... m?tpl=home

A Petrobras creio que somente por concurso público.

e como é que isso funciona?????




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55184
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2409 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#50 Mensagem por P44 » Sex Out 01, 2010 5:42 am

pafuncio escreveu:O bacalhau necessita uma refundação, em terras brasileiras, por exempolo. Há todo um campo gastronômico a ser explorado, inclusive quanto às sobremesas.

Para ganhar dinheiro, nada supera São Paulo. O RJ tem seus encantos, é uma terra maravilhosa, com oportunidades incríveis na área do petróleo, Galp inclusa. No nordeste, há praias fantásticas próximas da terra natal, esperando pousadas familiares com boa gastronomia. Quanto ao RS, o Prepe com certeza daria tudo de si para se adaptar a tal torrão, por exemplo. Ou poderia se mudar ao Paraná, para pegar umas dicas do Bourne.

Em suma, há campo para todos os tugas se adaptarem aos trópicos ...

obrigadinho...oh amigo da onça :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39231
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2793 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#51 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 01, 2010 6:59 am

Carlos Mathias escreveu:Graças a Deus aqui não há xenofobismo nem nada!
Tens a certeza? Olha que eu quando fui aí não fui lá muito bem tratdo pela familia da minha ex.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#52 Mensagem por tflash » Sex Out 01, 2010 7:13 am

Haver deve haver sempre. Às vezes até podem ser pessoas decentes mas tem um preconceito à cerca de outras pessoas.

Em Portugal, tem gente que assume que todos os brasileiros que cá estão tem comportamentos e cultura de favelados. Tenho alguns Brasileiros conhecidos meus que se queixam e outros portugueses que eu conheço, tem uma atitude defensiva em relação aos brasileiros.

Também já vi, e considerei grave, por ser em Portugal, Brasileiros que assumem que as anedotas sobre os Portugueses são verdadeiras e que nós somos um povo de burros, agindo de um modo arrogante e trocista. Nesse caso a coisa não correu bem e só não lhes chamaram santos.

Agora, o que é raríssimo aqui, ao contrário de outros países da Europa é que essa xenofobia se transforme em violência verbal ou até física.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39231
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2793 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#53 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 01, 2010 7:49 am

Inclusive já houve uma casa habitada por casais Portugueses e Brasileiros atacados em Londres por Skins. Isso nunca houve em Portugal (ok, houve, mas foi entre ciganos e africanos nos bairros sociais). :twisted: :lol:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Dorfus
Júnior
Júnior
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:32 am
Localização: Paraná, Brasil

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#54 Mensagem por Dorfus » Sex Out 01, 2010 9:41 am

O que rola aqui em relação aos portugueses são apenas piadinhas. Entendam: imagine que você passou a vida inteira escutando piadas de português que são contadas pelo piadista usando sotaque português. Ao escutar alguém falando com esse sotaque, você está tão acostumado a associar ele com piada que você automaticamente acha engraçado... :lol:

E confesso que vez por outra é um pouco difícil entender o que foi dito por um português, mas nada que não dê pra resolver perguntando.

Brasileiros normalmente recebem estrangeiros muito bem, aliás, muitas vezes BEM ATÉ DEMAIS. Mas eu pelo menos vejo os portugueses de uma maneira distinta de qualquer outro estrangeiro. Portugueses fazem parte da nossa cultura tão profundamente, além do fato que por aqui quase todo mundo tem um pézinho em Portugual, que ao meu ver portugueses são quase brasileiros.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39231
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2793 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#55 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 01, 2010 9:48 am

Óptimo, é porque no futuro tenho a impressão que vai haver muito Português a fazer uso desse "quase".

Actualmente ainda se vive melhor em Portugal do que no Brasil em todos os aspectos (excepto na taxa de desemprego que neste momento está quase nos 11% cá em Portugal). Mas da forma como o Brasil tem andado a desenvolver-se e a Europa a engasgar-se...nunca fiando. Pode ser que ainda vamos ver aquela camada da população que neste momento emigra para França/Alemanha a ir também para o Brasil (classe baixa/média). Por enquanto a maior parte são "sôs" doutores e engenheiros (como de resto pode-se ler no artigo).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#56 Mensagem por tflash » Sex Out 01, 2010 11:09 am

Uma coisa que ainda rende por aqui é ter uma profissão como pedreiro, canalizador, electricista e estar disponível para ir a casa das pessoas depois do expediente. Por duas ou três coisas feitas em duas horas são logo 60 ou 100 euros livres de impostos.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Dorfus
Júnior
Júnior
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:32 am
Localização: Paraná, Brasil

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#57 Mensagem por Dorfus » Sex Out 01, 2010 11:09 am

Eu acredito que os maiores problemas aqui ainda são desigualdade (que diminuiu, mas ainda é grande) e a violência. Com uma formação razoável, interesse e alguns anos de experiência, nos grandes centros você consegue empregos com bons salários. Eu posso dizer que hoje, com 28 anos, casado e pai de uma criança, eu tenho um padrão de vida que meus pais jamais tiveram.

E vale lembrar que em certas áreas, aqui no Brasil há uma grande carência de certos tipos de profissionais. Formam-se muitos advogados e administradores de empresas, mas pouquissímos engenheiros. E um país que está crescendo precisa de muitos engenheiros... tugas engenheiros são mais do que bem vindos, e vão ganhar bem.




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#58 Mensagem por tflash » Sex Out 01, 2010 11:22 am

Eu tenho familiares que tinham um padrão de vida em SP que não conseguem ter cá. Negócios, empregados, etc.

Vieram por causa da violência mas tinham consciência que estavam numa das zonas mais violentas do Brasil. Aqui tem uma vida muito mais calma e tem a vantagem de ter casa própria no interior.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#59 Mensagem por Paisano » Sex Out 01, 2010 1:18 pm

P44 escreveu:
Rodrigoiano escreveu:não sei do porto de açu, mas da OGX é: http://www.ogx.com.br/cgi/cgilua.exe/sy ... m?tpl=home

A Petrobras creio que somente por concurso público.

e como é que isso funciona?????
http://www2.petrobras.com.br/portal/fra ... _index.htm
Constituição Federal:

(...)

Art. 12 - São brasileiros:

(...)

II - naturalizados:

a) - os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

(...)

§ 1º - Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.

(...)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/de ... D70436.htm

PS: Vide artigo 13. :wink:




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Os novos Portugueses no Brasil

#60 Mensagem por suntsé » Sex Out 01, 2010 1:24 pm

PRick escreveu:
tflash escreveu: Aqui no fórum ou aqui no Brasil?

Sem dúvida, os brasileiros costumam receber bem os estrangeiros, mas os Tugas não vão escapar das piadas sobre o sotaque de vocês. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
È, eu acho os portuguess engraçados. O Sutaque deles é hilário. Eu tenho alguns amigos portugueses e as veses fico com vontade de dar risada só de ouvir eles falando :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Responder