Trem Bala

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Lucasleck
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Re: Trem Bala

#46 Mensagem por Lucasleck » Qui Mai 15, 2008 11:43 pm

Bolovo escreveu:
faterra escreveu:80 minutos entre Rio e São Paulo se os prefeitos do Vale do Paraíba não reinvidicarem paradas em suas cidades.
Eu acho que vai ter Estações pelo menos em SJC e Volta Redonda. Uma linha expressa sem paradas SP-Rio e uma outra com paradas. Orra, simplesmente dentro do normal, como qualquer país faz.

Só zuando.... é que era só pra ser entre sp e rj de repente tão pensando em ligar a curitba florianopolis e até buenos aires ehheeheheheeh




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bruno mt
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Re: Trem Bala

#47 Mensagem por bruno mt » Sex Mai 16, 2008 5:09 pm

uia, já que tá crescendo, faz mais um pedaço para o nordeste ,dai a gente vai te todo o litoral "TREM BALADO"
depois a gente inmenda um pedaço que vai até Brasilia e termina em Cuiabá(tambem quero sô). :lol: :lol: :lol:




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Brasileiro
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Re: Trem Bala

#48 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 16, 2008 6:03 pm

13/05/2008 - 19h52
Governo estuda trem-bala ligando Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba
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LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

Antes mesmo do fim dos estudos do trem-bala ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação um novo trem de passageiros. O trecho, que ainda será estudado, passaria por Belo Horizonte (MG) a São Paulo seguindo para Curitiba (PR).

De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a tendência é que seja também um trem de alta velocidade. "São áreas com grande concentração urbana, com nível de renda compatível", completou.

A MP incluindo o segmento no plano foi publicada ontem. O trecho teria 1.150 quilômetros. Segundo Passos, os estudos de viabilidade ainda serão feitos.

Além do trecho de passageiros, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação novos trechos de ferrovia para o transporte de cargas. Somente os principais somam mais de 4 mil quilômetros. Entre eles a extensão da Ferrovia Norte-Sul até Panorama (SP) e a construção da Ferrovia Leste-Oeste entre Ilhéus (BA) e Alvorada (TO).

Além disso, a MP prevê a transformação da Valec Engenharia em empresa pública. A empresa foi criada em 1972 como sociedade por ações com a Vale do Rio Doce e a USS Engineers como sócias. Mais tarde, o capital foi repassado para a União, mas a empresa nunca foi transformada oficialmente em empresa pública.

Com isso, a Valec passará a ser responsável por estudos e concessões dos novos trechos de ferrovia à iniciativa privada.
Brasil pode ter trem-bala ligando BH a Curitiba

LEONARDO GOY - Agencia Estado
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BRASÍLIA - O Brasil poderá ter, no futuro, mais de uma linha de trem de alta velocidade, o chamado trem-bala. Além do projeto da ligação Rio/São Paulo/Campinas, que está em estudos, o governo incluiu hoje, por Medida Provisória, a ligação ferroviária para passageiros entre Belo Horizonte e Curitiba, de 1.150 quilômetros, no Plano Nacional de Viação. O plano lista os investimentos que podem vir a ser feitos pelo governo no setor de transportes.



O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, disse que a previsão é de que a linha Belo Horizonte/Curitiba também seja percorrida por um trem de alta velocidade. "No momento, o governo está focado no projeto do trem-bala Rio/São Paulo/Campinas, mas é de se imaginar que uma vez implantada esta linha, o governo estude uma modelagem para a ligação Belo Horizonte/Curitiba", declarou.



Oliveira Passos evitou, porém, mencionar prazos, ressaltando que o segundo possível trem-bala não deve entrar, por enquanto, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esta segunda linha passaria, em Minas Gerais, por Divinópolis, Varginha e Poços de Caldas; em São Paulo por Campinas, São Paulo, Sorocaba e Itapetininga; no Paraná, por Apiaí e Curitiba.


abraços]




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Re: Trem Bala

#49 Mensagem por Maximos669 » Sex Mai 16, 2008 7:05 pm

Sorocaba que bom .... Parece que o "progresso" está chegando.




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Re: Trem Bala

#50 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 16, 2008 11:46 pm

Como eu previ.

Trem bala BH-SP-Curitiba.

:mrgreen:




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Re: Trem Bala

#51 Mensagem por faterra » Sáb Mai 17, 2008 12:24 am

Imaginem a situação.
O Vale do Paraíba tem praticamente uma cidade atrás da outra. O trem sai de São Paulo, vai de marcha lenta até Cumbica (acho que vai ter ligação entre Viracopos-Cumbica-Galeão), pára. Aí, começa a ganhar velocidade, atinge a velocidade máxima e já começa a frear, está chegando em SJCampos. Pára. Arranca e inicia o trecho mais produtivo, consegue andar na velocidade máxima por um tempo maior. Mas não entusiasmem, logo, logo, começa a frear pois está chegando em Volta Redonda (ou Rezende). Pára. Após algum tempo cai no trecho novamente e inicia a subida da serra em uma marcha mais lenta e começa a frear - aeroporto do Galeão. Reinicia e faz o último trecho em marcha lenta. O passageiro curioso olha pela janela e vê o ônibus, que saiu junto com o trem bala de São Paulo, entrando garboso na rodoviária. E ele ainda nem chegou na estação. :shock: 8-] :evil: :lol:




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Um abraço!
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Re: Trem Bala

#52 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 17, 2008 12:37 am

faterra escreveu:Imaginem a situação.
O Vale do Paraíba tem praticamente uma cidade atrás da outra. O trem sai de São Paulo, vai de marcha lenta até Cumbica (acho que vai ter ligação entre Viracopos-Cumbica-Galeão), pára. Aí, começa a ganhar velocidade, atinge a velocidade máxima e já começa a frear, está chegando em SJCampos. Pára. Arranca e inicia o trecho mais produtivo, consegue andar na velocidade máxima por um tempo maior. Mas não entusiasmem, logo, logo, começa a frear pois está chegando em Volta Redonda (ou Rezende). Pára. Após algum tempo cai no trecho novamente e inicia a subida da serra em uma marcha mais lenta e começa a frear - aeroporto do Galeão. Reinicia e faz o último trecho em marcha lenta. O passageiro curioso olha pela janela e vê o ônibus, que saiu junto com o trem bala de São Paulo, entrando garboso na rodoviária. E ele ainda nem chegou na estação. :shock: 8-] :evil: :lol:
Hehehe :mrgreen:

Mas vai ser assim não.

Parece que vai ser assim:

SP - Cumbica (Expresso Aeroporto, sem paradas, 230km)
SP - Guarulhos (é paralelo, mas com paradas, 60km)

SP - Viracopos (Expresso, sem paradas)
SP - Jundiaí - Campinas (Expresso Bandeirante)

SP - Rio (Expresso direto)
SP - SJC - Volta Redonda - Rio (com paradas, mas de alta velocidade também)


Os com cores iguais é porque vão usar o mesmo sistema de trilhos, ou compartilhar alguma coisa, o resto é todo diferente.




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Re: Trem Bala

#53 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 20, 2008 1:18 am

Não tem nem como comparar um trem bala RJ-SP com um na Argentina... O Brasileiro COM CERTEZA vai custar muito mais.

Sobre o SP-BH, de São Paulo a Belo Horizonte pela BR-381 só tem 2 túneis, tudo bem que "a coisa" (porque "trem" aqui em MG é um curinga e podem confundir) precisa andar mais em linha reta, mas a quantidade média de túneis deve ser a mesma de SP-RJ.




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Re: Trem Bala

#54 Mensagem por Edu Lopes » Ter Mai 20, 2008 12:30 pm

Brasileiro poderá viajar de trem-bala do Rio para São Paulo por R$ 130

Publicada em 20/05/2008 às 10h44m
O Globo Online


RIO - A passagem do trem-bala que deve ser construído ligando o Rio de Janeiro a São Paulo pode sair por apenas R$ 130 para os brasileiros, uma média entre os preços atuais do tíquete de ônibus (na faixa dos R$ 90) e de avião (entre R$ 150 a R$ 400). A informação é do Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, com base em um estudo de mercado realizado pela empresa italiana Itauplan.

Lopes comentou o valor durante a apresentação da primeira proposta para o Trem de Alta Velocidade (TAV), pelo consórcio japonês Jorsa, formado por Mitsubishi, Mitsui, Kawasaki e Toshiba. O secretário destacou a segurança deste meio de transporte e disse acreditar que com a ligação entre Rio e São Paulo será criada uma megalópole. Também devem apresentar propostas grupos coreanos, franceses e alemães.

- O TAV, no Japão, quando registra atraso é de no máximo 18 segundos. Aqui no Brasil será uma nova maneira da população se locomover, mais segura, confortável e confiável - garantiu o secretário, acrescentando que este trará novas possibilidades de crescimento econômico nas regiões por onde o traçado passar.

Os representantes das empresas japonesas definiram, através de estudos, que a velocidade comercial máxima do TAV brasileiro seria de 320 km/h. A linha poderia operar cinco trens por hora, com oito carros, atendendo aproximadamente três mil passageiros/hora. A viagem entre Rio e São Paulo teria uma duração de 80 minutos.

O projeto deve ter investimentos entre US$ 9 e US$ 17 bilhões. Em outubro, será apresentada a versão final do estudo de viabilidade e a licitação para o início das obras deve ser realizada no início de 2009. O governo federal, um dos financiadores do empreendimento, tem pressa, pois o projeto deve ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil.

De acordo com o plano de investimento em transportes para o evento, apresentado nesta segunda-feira pela ministra Marta Suplicy , serão destinados R$ 15,3 bilhões ao trem-bala.
Prazo só pode ser definido a partir do estudo de viabilidade

Entretanto, um dos representantes do grupo japonês que apresentou a proposta para o trem-bala RJ-SP lembrou que o governo deve definir o traçado que será utilizado e tratar a questão da desapropriação e a licença ambiental. Só depois disso será possível calcular em quanto tempo o projeto ficará pronto.

O estudo de viabilidade está sendo feito pelo consórcio que venceu a licitação realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em janeiro deste ano. Este é formado pelas empresas brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos, e a inglesa Halcrow Group, que fez estudo para Eurotúnel (que liga Inglaterra e França sob o Canal da Mancha).

- Para que o Shinkansen (trem-bala) tenha sucesso no Brasil, como foi no Japão, é necessário que os usuários tenham confiança no TAV. Isso se consegue através de segurança, estabilidade e flexibilidade na operação do sistema, pontualidade, conforto, e a redução da poluição ambiental - afirmou Massao Suzuki, vice-presidente da Mitsui no Brasil.

Para Suzuki, para o sucesso do empreendimento é importante que se explore outras receitas além da renda obtida com a venda de passagens, como shopping centers, escritórios e edifícios comerciais, hotelaria e publicidade.


Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 451807.asp




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Re: Trem Bala

#55 Mensagem por Tigershark » Ter Mai 27, 2008 3:39 pm

27/05/2008 - 14h34 - Atualizado em 27/05/2008 - 14h40

Trem-bala terá licitação nacional e internacional, diz Dilma
Da Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo pretende fazer a licitação para a construção do trem-bala, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, em fevereiro do ano que vem, em duas etapas, uma internacional e uma nacional", anunciou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.



Em palestra sobre modernização da infra-estrutura, no Fórum Nacional, que se realiza no BNDES, Dilma falou da divisão da licitação, que ao final formaria uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre consórcios nacionais e estrangeiros.



"Quem ganhar, seja um consórcio japonês, coreano ou francês, se formaria de um lado, e nós formaríamos um consórcio de outro. Os dois consórcios que ganhassem a licitação se fundiriam para constituir uma SPE, que faria o material rodante e também a estrutura operacional", explicou Dilma.



O trem-bala, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está orçado em 9 bilhões de dólares, e a ministra Dilma Rousseff viajou recentemente para o Japão e a Coréia, onde apresentou o projeto. O trajeto ligaria os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Cumbica (São Paulo) e Viracopos (Campinas).



Dilma afirmou também que o governo negocia com os Estados Unidos uma parceria para viabilizar a Ferrovia Bioceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico. O trecho brasileiro compreenderia uma malha entre a cidade de Paranaguá (PR) e Maracajú (MS), com custo estimado de 800 milhões de reais.



Do Mato Grosso do Sul, a ferrovia que facilitaria o escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste, seguiria para Mejillones ou Antofagasta, no Chile. Cada quilômetro da ferrovia custaria entre 1,2 e 1,6 milhão de reais, segundo cálculos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).



"Identificamos para o governo americano um único projeto que a gente gostaria de parceria, que é a Biocêanica. Eu estou falando apenas de financiamento", disse Dilma.



A ministra afirmou que o governo deve fazer uma reavaliação do orçamento do PAC, e disse que o sucesso do programa depende da continuidade dos projetos nos próximos governos.



O PAC teve um orçamento inicial de 504 bilhões de reais, e enfrenta um cenário de pressão de preços que pode impactar no custo do programa.



"Estes valores se modificam necessariamente até porque algumas obras estimadas em um valor, tem o seu valor diminuído, e outras ganham outro valor...Possivelmente, ao longo desse ano nós faremos a reavaliação do valor de 2008", disse ela.



Dilma ressaltou que o sucesso do programa depende da continuidade dos projetos que já estão sendo iniciados.



"Daqui para a frente, quando a gente olhar um governo, vamos perguntar duas coisas: o que você deixou de obra e o que você deixou de projeto para o próximo. É uma continuidade. Um vai deixar para o outro senão não temos condição de fazer as obras necessárias." (Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)




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