PRick escreveu:morcego escreveu:cicloneprojekt escreveu:orestespf escreveu:Sempre achei que a FAB não tem como manter pelos próximos 20 anos um vetor "pesado" que pudesse substituir todos os seus caças, mas acho que estes são imprescindíveis.
Imagino a FAB com o mix "hi-lo" que sempre defendi por aqui. A minha escolha seria o Gripen para substituir os F-5 e A-1, e cerca de 36 ou pouco mais de um caça mais "pesado". Como um caça de padrão mais "elevado" poderia ser o Rafale, SU-35-1, Typhoon ou o F-15 K ou SG.
Seria irreal imaginar a FAB com os citados caças "pesados" como substitutos dos F-5 ou A-1, seriam cerca de 100-120 caças no mínimo, haja grana!
Porém o que precisamos é comprar um lote de caças de melhor nível hoje, cerca de 36 ou pouco mais, pois os "lo" nós já temos, os F-5M e A-1M, e isso não vai mudar tão cedo.
Porém, tecnicamente isso é meio complicado... Como comprar Rafale, SU-35-1 ou mesmo Typhoon hoje e deixar o Gripen ou até mesmo o F-16 para mais adiante? Sem chances!
Será que a FAB não poderia optar por uma escolha "intermediária? Por exemplo, o F/A-18E/F não seria um caça "mediano" entre os citados e que poderia ser o caça natural para substituir os F-5M e A-1M no futuro, sendo hoje o nosso "hi"?
Confesso que não sei... Deixo com os amigos.
Saudações,
Orestes
Concordo com o colega. Essa hist[ória de caça para substituir todos é uma convesa meio sem nexo, diante da realidade brasileira.
Vai ter que ter um Hi e um LOW. Espero que o High saia logo no início do ano que vem. o Low a gente poderia negoiciar com os suecos, o tal do Gripen N ou o BR mesmo e ainda pescar aqueles usados que estão estocados.
vamos supor que optemos por gripen, os estocados poderiam servir de tampão em quanto tempo estes poderiam estar em operação-tampão para nos?
SEGUNDONA,
O Gripens estocados estavam para serem vendido as uns 45 milhões a unidade, isto não é tampão, pelo preço, é um caça bueiro! Que adianta ter um custo de manutenção mais barato, com o custo de usado neste nível.
Só para lembrar, temos propostas de M-2000 usados de graça, e 20 milhões de retrofit total. Pode-se conseguir F-16 por preços semelhantes, e comparados a Gripen A, M-2000 e F-16 tem vantagens bem grandes.
[ ]´s
Ai ai, eu acho que não me expressei direito.
VAMOS SUPOR que compremos GRIPEN padrão N, estes só chegariam aqui la pra 2011 acho, logo, na eventualidade de isso acontecer poderiamos contar com os A/B como tampão em quanto tempo?