Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Killergod
- Júnior
Mensagem
por Killergod » Seg Jul 09, 2007 11:49 am
Eleição das 7 maravilhas foi "farsa em escala global", diz jornal
da BBC Brasil
Um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal espanhol "El Mundo" afirma que a eleição das sete novas maravilhas mundiais -entre as quais figura a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro- foi uma "farsa em escala global".
O jornal afirma que os espanhóis ficaram "profundamente decepcionados" ao saber que o candidato do país, o monumental palácio muçulmano da Alhambra, na Andaluzia, não receberá o status.
"A explicação é bem simples: a eleição se deu por votos através da Internet e de telefones celulares. O Brasil tem 188 milhões de habitantes, por isso existia um potencial de votantes muito maior que a Espanha ou a Grécia (que concorria com a Acrópole)."
Apesar de considerar alto o número de votos na eleição -100 milhões, segundo os organizadores- o "El Mundo" disse que o processo foi "um grande negócio" marcado por "simpatias nacionais".
"O que [o organizador Bernard] Weber fez não foi divulgar estas grandes maravilhas artísticas do mundo, e sim tirar proveito delas do ponto de vista econômico. O que é incrível é que prefeituras e instituições públicas em todo o mundo tenham se prestado a participar desta farsa global."
"Após o sucesso comercial deste concurso, é certo que dentro de muito pouco tempo serão organizados outros para eleger as sete belezas naturais do mundo ou os onze melhores jogadores de futebol da história", diz o texto.
"O negócio está assegurado, porque o público está ávido por este tipo de espetáculos, baseados nas possibilidades de participação oferecidas pela Internet e as novas tecnologias. Tudo, entretanto, é apenas espelho criado por um gênio de marketing que deve estar rindo do mundo a estas horas", conclui o jornal.
França e Alemanha
A crítica ao concurso -e a contestação à eleição do Cristo Redentor- ecoou em outros jornais da imprensa européia. Do país que concorria com a Torre Eiffel, o francês "Le Figaro" lançou a crítica ao número oficial de votantes:
"A organizadora new7wonders reivindica 100 milhões de votos. 100 milhões de votantes? Certamente não: o 'direito' estava limitado a um voto por endereço eletrônico, nada impedia de utilizar vários endereços por pessoa e multiplicar da mesma forma os votos por mensagens de celular para 'rechear as urnas' virtuais", criticou o jornal.
"Ninguém achava que a Grande Muralha ficaria ausente. Em comparação, as autoridades do Camboja (13 milhões de habitantes) antecipavam a ausência entre os finalistas do principal sítio arqueológico do país, o templo de Angkor."
Por sua vez, o alemão Berliner Zeitung diz que a ausência do castelo Neuschwanstein entre os sete escolhidos mostra que "o gosto mundial poderia ser mais refinado".
"A nova lista se firmará? Dificilmente. A África e a América do Norte estão ausentes. Também porque a América Latina votou por si e contra os 'gringos', a Estátua da Liberdade de Nova York não teve chance", criticou o diário.
"A pré-seleção dos monumentos foi surreal, com campanhas histéricas sendo lançadas na Jordânia, no Brasil e mesmo na Bavária."
"Além disso, a lista não foi menos eurocêntrica que a antiga, ao contrário do que diz o organizador, o cineasta suíço Bernard Weber: com exceção da Grande Muralha da China e do Taj Mahal, o significado de todas as maravilhas do novo mundo foi originalmente definida por arqueólogos e historiadores da arte ocidentais."
E dê-lhe inveja...
O Brasil tem 180 milhões de habitantes, mas quantos destes têm acesso a internet? Ô paísecos preconceituosos...
-
P44
- Sênior
- Agradeceu: 2752 vezes
- Agradeceram: 2433 vezes
Mensagem
por P44 » Seg Jul 09, 2007 11:53 am
não é inveja, é constatação de factos (e Portugal não tinha nenhum monumento concorrendo ás 7 maravilhas do mundo , portanto sou insuspeito)
E me desculpem, mas considero a Acrópole de Atenas ou Ang-Kor no Kambodja muito mais "maravilha" da Humanidade, não queiramos comparar.
podem começar a atirar as pedras, cá estarei para responder.
Triste sina ter nascido português
-
manuel.liste
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Mensagem
por manuel.liste » Seg Jul 09, 2007 12:02 pm
Angkor vat, Camboya. Construido en el Imperio Jemer en el siglo XII:
-
P44
- Sênior
- Agradeceu: 2752 vezes
- Agradeceram: 2433 vezes
Mensagem
por P44 » Seg Jul 09, 2007 12:10 pm
Taj-Mahal
Angkor-Vat
Muralha da China
Torre Eiffel
Petra
Neuschwanstein Castle
Kremlin/St. Basil
Estes foram os meus votos
Triste sina ter nascido português
-
Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Mensagem
por Skyway » Seg Jul 09, 2007 1:07 pm
P44 escreveu:não é inveja, é constatação de factos (e Portugal não tinha nenhum monumento concorrendo ás 7 maravilhas do mundo , portanto sou insuspeito)
E me desculpem, mas considero a Acrópole de Atenas ou Ang-Kor no Kambodja muito mais "maravilha" da Humanidade, não queiramos comparar.
Mas P44, a questão não essa, com certeza tem monumentos e construções bem mais importantes e merecedoras do título, mas isso não é motivo para a reação espanhola puramente invejosa. Chamar o Cristo Redentor de "merda" como muito chamaram....Aí não, o monumento é "meu", está na minha cidade e eu não vou ficar quieto vendo um bando de desinformados e ignorantes falando isso tudo. Só não respondo de maneira igual por que já ficou clara a diferença de cultura que se tem lá e a que se tem aqui, que apesar de ser um país em desenvolvimento, se mostra bem melhor nessa questão.
AD ASTRA PER ASPERA
-
Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Seg Jul 09, 2007 1:18 pm
P44 escreveu:
Da minha parte esta liberado as criticas porque eu também acredito que esse tal concurso é furado. Mas não retiro o que eu disse sobre como esse tal concurso afetou e irá afetar muita gente. E quando eu disse isso eu me referia aos paises da américa do sul, porque o normal é que esse tipo de sentimento venha de alguém que esta numa posição inferior ou igual a nossa, mas pelo jeito daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo que os europeus votaram no cristo por caridade, porque o Brasil precisa do turismo para sair do subdesenvolvimento. É só esperar.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Seg Jul 09, 2007 1:33 pm
Skyway escreveu: Só não respondo de maneira igual por que já ficou clara a diferença de cultura que se tem lá e a que se tem aqui, que apesar de ser um país em desenvolvimento, se mostra bem melhor nessa questão.
A ira argentina tem origem na crise que eles estão passando. A classe média argentina esta em queda e busca a diferença dos pobres pela raça, mas a xenofobia esta na formação do argentino.
Segundo um argentino: "Principalmente em Buenos Aires, sempre houve um complexo muito grande de se sentir europeu. E tudo que não é europeu é discriminado."
...é dos argentinos que estamos falando ou não!?
-
Skyway
- Sênior
Mensagem
por Skyway » Seg Jul 09, 2007 1:36 pm
SGT GUERRA escreveu:Skyway escreveu: Só não respondo de maneira igual por que já ficou clara a diferença de cultura que se tem lá e a que se tem aqui, que apesar de ser um país em desenvolvimento, se mostra bem melhor nessa questão.
A ira argentina tem origem na crise que eles estão passando. A classe média argentina esta em queda e busca a diferença dos pobres pela raça, mas a xenofobia esta na formação do argentino.
Segundo um argentino: "Principalmente em Buenos Aires, sempre houve um complexo muito grande de se sentir europeu. E tudo que não é europeu é discriminado."
...é dos argentinos que estamos falando ou não!?
Eu particularmente estava falando dos espanhóis...rs
AD ASTRA PER ASPERA
-
Sniper
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Seg Jul 09, 2007 1:48 pm
Em parte as criticas tem um fundo de verdade, mas são um choro de perdedor.
Concordo que para mim o Cristo Redentor não ficaría sequer entre as 10 maravilhas da humanidade, porém votei 2 vezes (por celular e pela internet) simplesmente por ser o "representante Brasileiro" no concurso.
Históricamente, arquitetônicamente, etc... o Cristo não tem nem comparação com outros concorrentes que ficaram de fora do concurso!
Abraços!
-
pt
- Sênior
- Agradeceram: 161 vezes
-
Contato:
Mensagem
por pt » Seg Jul 09, 2007 4:01 pm
Só para dizer que (e conforme muitos já aqui afirmaram) que creio que o Cristo do corcovado não faz sentido como «Maravilha do Mundo».
Pensar que lugares com a importância da Acropole de Atenas ficaram de fora é suficiente para o demonstrar.
A inclusão do Cristo do corcovado é tão absurda como o seria a eleição da Estatua da liberdade em Nova Iorque.
Eu já lá estive no cimo do morro. A vista é absolutamente de tirar a respiração, e ela sim é uma maravilha, mas o que seria maravilha nesse caso seria a cidade do Rio de Janeiro e não a estátua.
O «caso» do corcovado acaba por tirar alguma respeitabilidade à ideia.
Ao mesmo tempo essa eleição não deixa de ser interessante, porque para mim ela é mais um marco na decadência da Europa, onde a unica coisa que representa o continente é exactamente o Coliseu de Roma.
Cumprimentos
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Seg Jul 09, 2007 4:09 pm
Mas essas tais "maravilhas" não eram "novas maravilhas"? Mas isso não tira a razão quanto a eleição do cristo. A unica coisa que eu chamo a atenção é que depois da "eleição" virou falcatrua. Tipo: não se enganem, vocês não estão com essa bola toda.
-
Skyway
- Sênior
Mensagem
por Skyway » Seg Jul 09, 2007 5:00 pm
Po**a gente, na boa, a eleição foi justa, como já foi dito aqui, quem votava no site tinha que votar em outras tambem da lista, então quem escolheu a Muralha da China, tambem acabou escolhendo o Cristo.
Concordo MESMO que tem algumas maravilhas na lista e fora dela que mereciam bem mais que o Cristo, mas não foram escolhidas ué, fazer o que? A eleição acabou e o Cristo foi eleito em 3º lugar. Bom pra quem gosta do Cristo, mal pra quem não gosta e fim de papo.
Só não concordo em ficar denegrindo a imagem e tratando como nada um símbolo da minha cidade. Cidade que atrai todos os anos durante todos os 12 meses turistas "a rodo" mesmo com violência e caos aéreo. Cidade que tem copacabana, pão de açucar, baia de guanabara e...cristo! e tudo isso sendo visitado diariamente por pencas de turistas.
Alguns mereciam bem mais, alguns até que nem na lista estavam, mas meu Cristo merecia tambem. E ganhou em 3º.
E se vier algum extrangeiro falando que não estamos com essa bola toda como salientou o nobre colega Sgt.Guerra, digo que moro em COPACABANA e SEI que estamos sim.
Pra mim, fim de papo.
AD ASTRA PER ASPERA
-
pt
- Sênior
- Agradeceram: 161 vezes
-
Contato:
Mensagem
por pt » Seg Jul 09, 2007 6:07 pm
As "novas" maravilhas têm por objectivo substituir as "maravilhas" do mundo antigo, as quais já não existem.
Portanto as "novas" não são necessáriamente as mais modernas, porque nesse caso teriamos que ter apenas "maravilhas" recentes.
A questão das "maravilhas do mundo" ou seja, monumentos que são representativos da História da Humanidade, não tem que ser, nem pode ser um caso de bairrismo, mas sim de análise racional.
É por isso que a ideia de pôr as pessoas a votar indiscrimidadamente, impede a racionalidade porque cada um acaba por votar na "maravilha" do seu bairro, esquecendo a lógica.
Na verdade, se há quase 2500 anos atrás havia 7 maravilhas no mundo, provavelmente o que acontece é que tantos séculos depois, provavelmente teria que haver um concurso para as 70 maravilhas do mundo...