Justin Case escreveu:Penguin,
"As tecnologias críticas ... passam pelo conceito ..., envolvendo, entre outras...
No plano de estruturas,..." - Orlando Neto - Embraer
Para mim, está longe de ser uma lista definitiva.
Abraço,
Justin
Olá, Justin.
Entrevista com Vice Presidente da Boeing, Bob Gower:
Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir. Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA. Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... wer-boeing
Foi noticiado também que a FAB encaminhou para as empresas nacionais de defesa as propostas de ToT dos concorrentes para elas serem avaliadas.
A END não dá importância a ToT? Pois bem, foi isso que a FAB fez: tracou um entendimento com as empresas de defesa e em parceria, formulou e avaliou com elas as Tranferências de Tecnologia.
A END dá importancia a tranferência de tecnologia, e a FAB seguiu isso no processo de avaliacão.
A FAB já entregou a avaliacão ao Ministério da Defesa há mais de 1 ano (protocolou no MD em 06 de janeiro 2010)!!!Será que o candidato que estava melhor posicionado pela avaliacão da FAB era o mesmo do Governo?
O GripenNG realmente não é dono de toda a tecnologia dele, e do Rafale, em grande parte é francesa. Mas desde quando isso é pressuposto que a oferta de transferência de tecnologia francesa é considerada melhor? Por que o Presidente Sarkosy escreveu, numa carta na madrugada de 7 de Setembro que a Indústria Francesa daria transferência irrestrita do caca? Não foi apenas o Governo francês que bancou os mais 40 Bilhões de Euros do desenvolvimento do Rafale. Só a Dassault e a Thales bancaram mais de 30%. Vão dar toda essa tecnologia GRÁTIS por uma concorrência do FX2?
Por fim, parece-me que vc tem um grande conhecimento sobre a área aeronáutica e vem contribuindo bastante com as discussões no Fórum. A tranferência de tecnologia depende de vários fatores para ocorrer e acho que vc sabe disso.
Atenciosamente,