TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44806 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 1:26 am

Uma Executiva do Banco em que eu trabalho...que está bem, beeeem acima que eu na hierarquia da empresa...
Motivo da frase na minha assinatura...




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44807 Mensagem por pafuncio » Sáb Set 04, 2010 2:22 am

Deverias ter perguntado ao Bourne, não ao Pepê ...

:mrgreen:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44808 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 2:57 am

Desculpem por me intromenter no diálogo dos 2. Mas como estao travanod diálogo de forma aberta, no fórum, pressupõe que outros participem.
sapao escreveu:Dispersão de forças e ideal na doutrina de lassidão, o seja, do Brasil contra uma potencia militarmente superior. Concentrar suas forças so vai fazer com que ela gaste menos misseis...

As FFAA vislumbram essa possibilidade, como você bem sabe; pois ultimamente vimos que isso é suicidio ir para o combate convencional contra a OTAN ou contra os USA.

Dispersa, se mistura e combate como guerrilha aguardando 5, 10, 15 anos ate eles irem embora; infelizmente e so isso que se pode fazer.

Agora, para se misturar tem que conhecer o local, a comunidade, ter contatos para montar uma rede de resistencia.
Pepê Rezende escreveu: Temos um problema grave. Onde há população, não temos cobertura. Onde há cobertura, não há população. Além disso, faltam cachês de armas. Em apenas um, encontrado no Iraque, havia mais de 1 milhão de armas de todos os tipos. Ou seja, faltam as condições efetivas para uma guerrilha e duvido muito que uma potência superior se metesse, num primeiro momento, na Amazônia (as FARC e o ELN se concentram no Altiplano). Um ataque de uma grande potência partiria do mar e eliminaria o centro produtivo e político do país. Seria voltado contra São Paulo, Rio, Minas e Brasília. Por incrível que pareça, o melhor palco para a resistência seriam as grandes cidades.

A Amazônia brasileira é grande demais com populução excessivamente esparça. Dá para forças invasoras EVITAREM a guerrilha o quanto quiserem...
as acões de uma Forca da OTAN/EUA contra o Brasil seria a favor da internacionalizacão da Amazônia ou para tomar de nós as áreas petrolíferas do préssal . Portanto, a ocupacão militar da Coalisão da região do Centro-Oeste, Sul, NE e Sudeste não tem sentido. Eles procurariam destruir via aérea ou com acões de Comandos Especializados nessas regiões que eu citei. Ocupacão militar mesmo deles, ocorreria mesmo na Amazônia. A região norte, deveria sim, ter um aumento de contingente, preparado para acões de guerrilha, conhecedores da região, e portanto, pressuposto expalhar unidades lá, como é estratégia do EB de aumanto de contingente naquela região. E deve-se haver um mais treinamento temporário de tropas estacionadas em outras regiões lá. 100 mil soldados do EB aptos a serem transferidos para atuar lá como gueiirlheiros, juntamnete com armas distribuidas para a populacào daquela localidade daria sim, problemas para a Coalisão, semelhante ou até maior que o que ela vem enfrentando no Afeganistão nesse momento, ou com o que os russos enfrentaram na dácada de 80 lá também, ou o que os norte-americanos enfrentaram no Vietnã. Mas eu concordo com vc o EB não deve aumentar o número de contingente.
Portanto, concordo com o Sapão.
E deve realizar uma reforma administrativa, enxugando os quadros burocráticos.

sapao escreveu:Sobre os PEF, os militares que ali servem sabem que eles estão ali de sentinela, ou seja, serão os primeiros a cair para avisar o restante.
Essa é a realidade, e no Traira bem como em outros encontros, como em Vila Bitencourt e Querari isso ficou evidente.

Agora imagina sem PEF, a gente so ia saber que tem guerrilheiro aqui dentro quando eles chegassem em Manaus, mais de 1000km depois.
Pepê Rezende escreveu: Para isso teria a PF, integrada ao sistema de defesa, satélites, aviões equipados com sensoriamento remoto e sistemas terrestres de vigilância. Pode entrar, mas em lugar de pegar 13 homens cansados, estressados e sonolentos, vai encarrar uma brigada aeromóvel completa, com 3 mil homens armados até os dentes, apoio aéreo e artilharia helitransportada... Tem mais, a Brigada seria o núcleo de uma nova cidade, com alojamentos decentes, escolas, hospital, supermercado, banco.
.
Se o próprio EUA, com toda a parafernália eletronica e aeronaves tem dificuldades de parar imigrantes clandestinos que cruzam sua fronteira com o México, que é de deserto, pior ainda numa região de floresta densa como a Amazônia, com uma fronteira extensiva bem maior que a outra. A Instalacão de PEF e espalhar várias unidades do Exército na região norte está correto.
Pepê Rezende escreveu:
sapao escreveu:Grã-Bretanha, Espanha, Japão... Todos são aliados incondicionais dos USA com muito pouca margem de manobra.

O UK, mesmo tendo apoio de armamento e inteligencia americano, passou um sufoco aqui com uma Argentina que foi a guerra sem o devido preparo.
No papel é uma coisa, na real vejo o conflito entre o Japão e Brasil impossivel visto que suas FFAA são feitas para defesa do territorio, e como não temos fronteiras fica dificil; com a Espanha sozinha e sem OTAN, SE ela conseguisse cruzar o atlantico sem ter que voltar no meio do caminho devido a perdas atribuidas a nossos submarinos, TALVEZ ele tivesse alguma chance de estabelecer uma cabeça de praia no NE do pais; que ia abandonar apos negociar a paz por ver que é insustentavel atualmente um pais do tamanho da Espanha subjugar um pais do tamanho do Brasil.

Agora, você que tem mais informações que eu, compara para a gente o efetivo do Brasil, da India, da China, da Russia e dos USA hoje.

Agora projeta daqui a 15 anos, você acha que vai ter mais algum player individual no mundo alem destes? Como é que a gente vai falar grosso sobre o pre-sal e amazonia com eles tendo 150 mil combatentes no EB?
Vc tenta distorcer meus argumentos ou não os entendeu. Quem está melhor equipado? Brasil ou Espanha? Gastamos o mesmo. É esse o ponto. Temos orçamentos semelhantes. Veja a quantidade de armas disponíveis para o país europeu e compare com o nosso. Quando fiz o programa militar do Covas (posso enviar em privado para quem quiser) destaquei esse problema.

Hoje, quem fala grosso tem armas e produção de equipamento à altura. Só para vc ter uma idéia, a China reduziu seus efetivos a 25% do que eram há 10 anos. Saíram de 12 mil aviões de combate para pouco mais de 2.500. Em compensação, o país hoje possui AWACS equipados com antena AESA, mais de 50 submarinos disponíveis e equipamentos extremamente inovadores, como um ICMB antinavio que dispara nove ogivas a mais de 1.500km.

O EB, A MB e a FAB da maneira como estão organizados são bucha de canhão. Nossos conhecimentos de guerra eletrônica são, no mínimo, rudimentares. Os recrutas são mal treinados, falta munição... Em compensação, temos 190 mil recrutas e vamos chegar a 250 mil!
.
Pepê Rezende escreveu:
sapao escreveu:Parabens a você sobre a lei, e disso que acho que precisamos.
Não pense que solto a porrada sem pensar, passo o tempo todo buscando soluções. Uma delas seria uma lei que criaria um fundo de pensão para as carreiras de Estado, autogerível e administrado pelos próprios servidores civis e militares.
.
Concordo com essa atitude sua, Pepê.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Set 04, 2010 9:44 pm, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44809 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 3:15 am

Pepê Rezende escreveu:

Para seu conhecimento, defendo uma lei que destine parte dos royalties da mineração em terras indígenas às FFAA.
Não vai resolver esse seu projeto. Porque o Executivo vai contingenciar esse orcamento. A MB tem acesso a parte dos Royalties do Petróleo. Adianta alguma coisa? Não.
No caso da Chile e a Lei do cobre é diferente: é um alto valor auferido e não é contingenciado.
Só vai resolver o problema de investimento e custeio nas nossas F.As se o modelo for igual ao do Chile, ou então, algum caso parecido, onde se reserva uma fonte de verba, não contingenciável, e o suficiente para, somente com ela, proporcionar um bom fluxo de verba para custeio e investimento.
E há bastante meios para proporcionar isso.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Set 04, 2010 3:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44810 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 3:16 am

pafuncio escreveu:Deverias ter perguntado ao Bourne, não ao Pepê ...

:mrgreen:
Vou voltar a dar um pulo lá, mas não para zoar como fazia. :mrgreen:




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Set 04, 2010 3:39 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44811 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 3:27 am

Guerra escreveu:
Sobre a previdencia acho voce entendeu que concordamos que foi feito o maximo possivel, dentro da lei, para se acabar com essas distorções.
Mas acho que seria difiicil imaginar uma reforma previdenciaria mais funda so dos militares, sem que ocorra uma na sociedade como um todo, correto?
Exatamente! O que tinha de ser feito só para os militares já foi feito. Qualquer coisa que for feita terá que ser feita para todos.
Sim, todo o sistema Previdenciário (civis, militares) tem de ser mudado, a fim de acabar com o déficit da previdência.

O Brasil encontra-se na segunda pior proporcão investimento/PIB dos países, e isso com uma carga tributária de 37% do PIB. Não é devido simplesmente aos juros altos. Há outros fatores de relevancia importancia para a contribuicão desse problema, como o déficit previdenciário.




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44812 Mensagem por pafuncio » Sáb Set 04, 2010 4:13 am

knigh7 escreveu:
pafuncio escreveu:Deverias ter perguntado ao Bourne, não ao Pepê ...

:mrgreen:
Vou voltar a dar um pulo lá, mas não para zoar como fazia. :mrgreen:

Sempre achei que havia um pequeno Bourne dentro de ti ...
:mrgreen:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44813 Mensagem por soultrain » Sáb Set 04, 2010 5:59 am

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Um militar nunca pode ser comparado com civis, nem mesmo com policia civil, embora compreenda que no Brasil existem forças policiais civis "para-militares", devido a algumas especificidades decorrentes.

Um militar tem prerrogativas físicas e psicológicas muito diferentes de qualquer civil, sem me alongar muito, basta ver quem foi para o Haiti.

Militar não faz greve, não pode tirar licença sem vencimento, baixa psicológica sem ser prejudicado, não pode participar na politica, não recebe horas extras, quando ás vezes trabalha uma semana ou mais seguida, não diz que não vai ou não faz. Não tem sindicato para o defender nas doenças profissionais, por exemplo. Não diz que tem saudade da família e por isso precisa regressar etc etc.

Nunca se comparem por favor a funcionários públicos, a vossa profissão é mais que uma profissão, é verdadeiramente um modo de vida diferente do resto da sociedade e é assim porque tem de ser, desde os tempos dos primeiros militares no mundo.

Esta função na sociedade tem de ser reconhecida e bem paga, melhor que as outras equivalentes, ponto!

Infelizmente não é assim no meu país e no vosso, mas têm de ter como objectivo mudar esse cenário.

[[]]'s
Salve Soultrain véio!!!

Belo post, estou com você neste barco (apesar da clássica e pejorativa forma de rótulo: Ufanista!!!). Sim, sou, assumo, não chego a Policarpo, nem Quaresma, mas sou Brasileiro (com B maiúsculo), sou civil e prá lá de lá admiro o trabalho dos militares (de qual ordem for)!!!

Prefiro chamar tudo isso de Patriotismo, aceitando -- ou não -- o rótulo de ufanista, mas é justamente que falta ao meu País (talvez ao seu): amor real e puro ao significado das cores da bandeira pátria. Os militares sabem (aqueles impedidos de sentir saudades dos seus...), mas nós civis... Ah, nós civis... Ainda falta muito!!!

Não acuso, falo por mim, sou um estúpido. Sim, estúpido por não ter visto estas coisas desde sempre; sim, errei, julguei prematuramente; mas os estúpidos sempre julgam e sempre prematuramente. Pra dar o sangue, nas retóricas, todos dão, mas na hora do vamos ver, dão sim, mas o sangue do próximo.

Os militares erram? Não tenho dúvida alguma, pois antes de tudo são seres e humanos, mas erram ante suas convicções, não por interesses primários. Há exceções? Claro que sim, mas estes não são Militares (com M maiúsculo), apenas são "vestidores" de fardas.

Vamos dar valor à carreira, vamos da valor à defesa, vamos acabar com o ranço ideológico que impede o avanço (sem nenhuma apologia ao desodorante. :? ) do País, aquele câncer que mata aqui, mas que alegra "lá"; isto é um desserviço à nação, à nação brasileira (e, talvez, portuguesa), mas um serviço à nação outra...


Forte abraço, véio.

Quaresma, Policarpo.
Pois é mestre, aqui querem equiparar praticamente um militar a um servidor publico, com a desculpa que vende bem, da crise e da poupança, enfim...

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39187
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2784 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44814 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 04, 2010 7:41 am

knigh7 escreveu:Uma Executiva do Banco em que eu trabalho...que está bem, beeeem acima que eu na hierarquia da empresa...
Motivo da frase na minha assinatura...
Se for como em Portugal lamento-o muito pá! É que as caixas são por norma boas todos os dias, agora as executivas...são de fugir. :mrgreen:

Já agora, quando é que sai o resultado?

PS: acho que já devo ter feito esta pergunta 500 vezes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39187
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2784 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44815 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 04, 2010 7:45 am

soultrain escreveu:
Pois é mestre, aqui querem equiparar praticamente um militar a um servidor publico, com a desculpa que vende bem, da crise e da poupança, enfim...

[[]]'s
E estão a conseguir, basta ver os ataques que se está a fazer às poucas regalias que os militares AINDA têm.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44816 Mensagem por Penguin » Sáb Set 04, 2010 8:02 am

sapao escreveu:Como disse, não questiono que a Espanha tem maior poderio belico, mas a que custo?
Vale lembrar que devido a suas alianças eles tem gente no Iraque e Afeganistão, alem de terem sofrido um ataque a bomba, tudo isso para ter equipamento baratinho via FMS.
Não acho que essa seja a solução para a gente.

Já disse que sou partidario de uma estrategia mais parecida com a da Russia e da China, pois me parece mais adequada ao nosso caso, mas nçao necessariamente com equipamento russo ou chines, e sim auqele que aceitar produzir aqui sob licença utilizando mão de obra brasileira. Algo como a Elbit fez é o minimo que temos que exigir.

Acho que como o Guerra disse, a estrategia existe e pode ser implantada se necessário; partindo do pressuposto que um conflito não acontece de uma hora para outra sem ter as fases de tensão, crise, rompimento de relações e por ai vai...

Acho que a Venezuela realizou um bom processo de modernização das FFAA. Mas na minha opinião estão sendo cometidos dois erros gravissimos:
-politização as FFAA, e como voce bem disse nossa historia mostra que isso e um erro;
-criação de milicias armadas recrutadas com base na filiação partidaria, lembra de como isso acabou na alemanha?

Boa Viagem,
aproveite a experiencia,
abraço
Prezado Sapao,

A Espanha possui uma indústria bélica sofisticada e diversificada e desenvolve/fabrica localmente parte expressiva do seus sistemas de armas.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Set 04, 2010 12:58 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44817 Mensagem por Penguin » Sáb Set 04, 2010 8:04 am

soultrain escreveu:
Pois é mestre, aqui querem equiparar praticamente um militar a um servidor publico, com a desculpa que vende bem, da crise e da poupança, enfim...

[[]]'s
Soultrain,

Como é o sistema de aposentadorias em Portugal? Sistema único?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44818 Mensagem por Penguin » Sáb Set 04, 2010 8:40 am

Retomando o tema das tecnologias demandadas pelo Brasil...
Alide: A Boeing se encontra disputando tenazmente a concorrência MMRCA na Índia. Como no Brasil, lá eles esperam uma proposta profunda de transferência de tecnologia, incluindo até a fabricação das aeronaves pela indústria local. Quais as semelhanças e diferenças entre os requerimentos de transferência de tecnologia da Índia e do Brasil?

BG: É verdade, ambos os países incluíram cláusulas de transferência de tecnologia nas suas concorrências, mas, os objetivos específicos aparentemente são bem distintos. Enquanto a Índia foca sua intenção na construção local dos aviões selecionados, o Brasil busca um conjunto estreito de tecnologias que avancem o potencial de sua indústria de uma forma mais ampla, bem além dos limites do programa F-X. O Brasil tem uma indústria bastante avançada e de competência reconhecida no mundo aeroespacial. Eu vejo o Brasil buscando estabelecer relações industriais internacionais de natureza mais igualitária (“peer-to-peer”) ao invés de se bastar com um formato mais simples, algo como “pai-filho”. Dentro do “Request for Information” havia um item que especificava cerca de 10 tecnologias-chaves que o Brasil deseja adquirir. Algumas destas teriam que ser absorvidas por órgãos de pesquisa do setor, como o CTA/ITA. Outras, naturalmente, seriam mais da alçada da Embraer, e outras, ainda, viriam a ser úteis para alguma das várias empresas médias de componentes para a indústria de defesa/aeroespacial que começam a se destacar no Brasil.
Eu acho inclusive que esta estratégia da FAB para obter novas tecnologias está, sem dúvida, sendo implementada de uma maneira particularmente inteligente. Parece que o objetivo deles é “aprender a pescar” e não apenas “obter os peixes”. A Força Aérea Brasileira está buscando maneiras de capacitar a indústria local para aprender a projetar e desenvolver suas próprias “caixas”. Um elemento importante é lembrarmos que a tecnologia avançada também tem seu “prazo de validade”. Se a indústria local não tiver como aproveitar essa tecnologia dentro de um prazo curto, o valor da transferência pode diminuir, ou mesmo, vir a desaparecer.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18574
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44819 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 04, 2010 11:04 am

cabeça de martelo escreveu:
knigh7 escreveu:Uma Executiva do Banco em que eu trabalho...que está bem, beeeem acima que eu na hierarquia da empresa...
Motivo da frase na minha assinatura...
Já agora, quando é que sai o resultado?

PS: acho que já devo ter feito esta pergunta 500 vezes.
Segundo o que o Saito disse em entrevista, em Farnborough, a decisão sobre o FX2 deve ocorrer após as eleicões.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39187
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2784 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44820 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 04, 2010 11:18 am

Hein? Tão f...lixados.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder