Túlio escreveu: ↑Dom Jun 06, 2021 1:28 pm
FCarvalho escreveu: ↑Dom Jun 06, 2021 1:20 pm
Resumo: ACHO,
ergo SEI.
Nem tanto. Se os 2% do PIB para a Defesa chegassem nas minhas mãos, e não tivesse que gastar 80% disso com despesa de pessoal, só investimento e custeio, eu fatalmente elevaria o nível da defesa do Brasil a outro patamar, usando simplesmente os instrumentos que a PND/END e legislação complementar nos dão.
A coisa é simples. Se deixar nas mãos apenas dos militares eles vão continuar brincando de "aliado extra-OTAN" o resto da vida e vamos continuar pagando troco para arrumar porcaria nos estoques alheios ad infinitum.
Compras militares são essencialmente políticas. E se eu puder usar a Política, com P maiúsculo, para colocar a nossa Defesa onde ela merece, todos os programas e/ou projetos do MD estariam andando para frente, e não de lado. O país ganha, os militares ganham, a indústria ganha, todo mundo ganha alguma coisa no mercado de defesa. Só não vê isso quem não quer ou é cego, ou hipócrita, por causa de ideologice.
Eu leio os documentos de planejamento das ffaa's e tudo no papel é muito bom e bonito, e totalmente exequível do ponto de vista financeiro/orçamentário. Mas, como Defesa não é assunto nem para conversa de butiquim no Brasil.