TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4471 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Jun 25, 2008 10:20 am

Uma das armas que serão então integradas, deverá ser um potente binóculo :roll: :roll: :roll: :roll:



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4472 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Jun 25, 2008 12:57 pm

Com lentes bi-focais (visão pra perto e longe) e foto-cromáticas (pra proteger do sol e enchergar melhor a noite). :lol: :twisted: :lol: :twisted:
Immortal Horgh escreveu:Uma das armas que serão então integradas, deverá ser um potente binóculo :roll: :roll: :roll: :roll:



[ ]s




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4473 Mensagem por Skyway » Qua Jun 25, 2008 3:49 pm

Olá pessoal, só pra esclarecer que eu estava tendo um detabe bem interessante com o membro G-Loc, mas acabei sofrendo um imprevisto, nada sério, e tive que me ausentar por um tempo, agora estou voltando aos poucos, e assim que possível e se o G-Loc tiver interesse ainda, retomo a discussão.

Um abraço a todos!




AD ASTRA PER ASPERA
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4474 Mensagem por rcolistete » Qua Jun 25, 2008 7:34 pm

knigh7 escreveu:
rcolistete escreveu: Druida : Panoramix. Ceguinho, acho que não ? (nem o druida nem o Rafale, seus pobres fãs de AT-26 Xavante...)

O boato da semana dá então Rafale ? Qual, F3 ou F3+ ? Só para descontrair, não acredito em nada até que assinar a droga do contrato para o FX-2. Pode vir o brig. Saito dizer na minha frente que a FAB comprará Su-35BM ou Rafale F3+ que eu digo "só acredito quando estiver assinado pois vocês são enrolões de FX há 10 anos".

[]s, Roberto

E se vier Rafale Downgraded???? :shock:
Para barateá-lo... :(
É um risco.... :?

Se entrar políticas escusas no meio, para favorecer a aquisição de uma aeronave, sem o mérito, isto pode ocorrer...

O Roberto agora deve estar pondo as mãos na cabeça do tipo, "ah, não, já não chega ter gente lascando o pau no Radar, agora surge um levantando esta questão!!!"
Olá pessoal,

Pelo histórico da FAB (inclusive 10 anos de enrolação de FX), eu tenho minha opinião de que qualquer caça escolhido para o FX-2 virá meio que "simplificado" (avião e/ou sistema de armas dele), sem usar toda a sua potencialidade face a :

- desculpa de que no contexto latino-americano não há necessidade de equipamento topo-de-linha (vide Chile sem míssil anti-radiação);

- falta de recursos da FAB em comprar caças no FX-2 em quantidade;

- dificuldade da FAB em equipar plenamente tais caças do FX-2 com armas e sistemas em diversidade e quantidade.

Acredito que vai rolar algo "oh, temos US$2,2 bi, então vamos comprar 24 caças X, com contrato incluindo somente 2 anos de suporte e manutenção, sem armas. Depois a gente se vira". "Se formos comprar caças com contrato de 10 anos de suporte e armamento adequado, só dará para 12 caças, isso não queremos, é pouco demais". Aí, 2 anos depois, teremos os 24 caças com taxa mediana de disponibilidade, usando poucas armas, etc.

Acredito nisso ocorrendo com qualquer caça bimotor, mas com o Gripen C/D/NG ocorreria menos (devido a menores custos de aquisição e manutenção). Por isso hoje eu defendo o Gripen C/D/NG para o FX-2.

[]s, Roberto




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4475 Mensagem por rcolistete » Qua Jun 25, 2008 7:54 pm

jp escreveu:Vamos para com toda essa especulação inútil e desconfortável, vamos começar, sim, especular sobre quais armas serão intergradas ao imbatível Rafa.
O resto é pura perda de tempo.
Olá jp,

Das armas franceses/européias para o Rafale F3/F3+, eu escolheria :

- Meteor;
- AASM (muito mais flexível e com maior desempenho que bombas laser, porém mais caro);
- Scalp.

Mísseis sem equivalente no Brasil agora e a médio prazo.

Adicionaria armamentos que a FAB usa/usará em outros caças :

- MAA-1B Piranha e/ou A-Darter;
- Derby se tiver datalink e esse for compatibilizado com o Rafale;
- kits de bombas laser e IR israelenses;
- MAR-1;
- míssil anti-navio compartilhado com P-3Br, etc.

[]s, Roberto




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4476 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 25, 2008 8:32 pm

Skyway escreveu:Olá pessoal, só pra esclarecer que eu estava tendo um detabe bem interessante com o membro G-Loc, mas acabei sofrendo um imprevisto, nada sério, e tive que me ausentar por um tempo, agora estou voltando aos poucos, e assim que possível e se o G-Loc tiver interesse ainda, retomo a discussão.

Um abraço a todos!
[009] [100] Seja bem-vindo novamente :D !

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4477 Mensagem por Carcará » Qui Jun 26, 2008 8:14 am

knigh7 escreveu:
Carcará escreveu: Prezado Knight7,

Entendo sua linha de raciocínio e até concordo que no seu íntimo a FAB já tenha um escolhido (ou preferido, pois ainda penso que não será ela a decidir). Mas, pensar que os grandes fabricantes de aeronaves militares receberão e responderão RFI/RFP (documentos tão complexos) para depois de 4, 5, 6 ou 8 meses a FAB chegar e anunciar que analisou os documentos e decidiu, é pensar que eles são muito ingênuos ou imbecis. Eles vão investir (ou já estão investindo) milhões em publicidade, lobby, homens/hora para confecção de documentos, representantes (a Gripen a pouco tempo anunciou o seu), etc, etc, etc já sabendo que vão perder??

Realmente tem um caso parecido, mas foi com a Engesa.

Grande Abraço,

“Carcará” Mascarenhas
Carcará,

1-Quaato você acha que uma empresa deessas gasta com ações para promover o produto? Vou citar um exemplo: a empresa encarregada para a divulgação do Sukoi FX1 e FX1,5 gastou, ao longo de 3 anos e meio quase US$1milhão. Com base nisso, quanto você acha que a EADS vai gastar agora? US$250mil? US$300mil? O que é isso para ela?
2-Veja o caso da concorrência de caçãs da Coréia do Sul. Você por acaso achava que não ganharia uma aeronave norte americana?
3-Ao pedir um RFI e um RFP dando chances a todos, a FAB acaba por fazê-los a colocar no papel aquilo que realmente farão, dá uma satisfação às empresas concorrêntes do porquê elas foram preteridas, deixando uma maior lisura ao processo de escolha.
4-No FX1 o Gripen era o favorito e fora o escolhido pela FAB. A Instituição fizera o RFP em cima dele.
5-Na concorrência de helis de ataque a FAB fez o RFP em cima do Hind. A AgustaWestland, que não é tola, partiu para cima com a intenção de mudar esta preferência. Possível?Sim.Provável?Não.

Saudações
Mas aí, prezado amigo, eu concordo. É claro que a FAB já tenha suas preferências (como afirmei no meu post acima), porém, como você mesmo afirmou, ela irá "pedir um RFI e um RFP dando chances a todos", com isso "deixando uma maior lisura ao processo de escolha."

Isso é diferente do afirmado anteriormente, onde ninguém teria chances.

Até porque a única que tem a ganhar com isso é a FAB, vai que os que falam muito na hora do papel dão meia-volta e os que estão muito quietos cobrem a oferta?

Grande Abraço!

"Carcará" Mascarenhas




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4478 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 26, 2008 11:51 am

Alcantara escreveu:Eu sou mais o F-15K do que o F-18E. Fora isso, tá tudo ok...


Abraços!!!

O primeiro grupo são as aeronaves que possuem: baixo RCS e radar potente
O segundo grupo são aeronaves que possuem: baixo RCS e radar fraco ou RCS acima da média e radar potente
E o terceiro grupo são aeronaves que possuem: RCS acima da média e radar fraco

:mrgreen:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4479 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 26, 2008 12:11 pm

RCS acima da média e radar potente
Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também... :roll:


Abraços!!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
brekut
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 6:27 pm

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4480 Mensagem por brekut » Qui Jun 26, 2008 12:54 pm

vi na nova proposta do f-x2, que a Lockheed ficou de fora e eu acho isso péssimo. pos se eles oferecem o f-35 e nos firmamos com os russos parceria ( pelo menos ate onde eu saiba) para o pak f/a, nos teriamos algo parecido com o melhor de 2 mundos. caças de 5 geração russos e americanos. + como nos estamos no brasil e certo que um pensamento como este seria considerado blasfemai , e iria tirar o sono do hugo (32 mi-28 novos ) e nossos pobres e inocentes vizinhos, paraguai, equador, bolivia, tec.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4481 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 26, 2008 4:14 pm

Alcantara escreveu:
RCS acima da média e radar potente
Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também... :roll:


Abraços!!!! :wink:
Os Su-30MKi, principalmente após a modernização com a instalação do radar Irbis E poderia ficar no 2º grupo mesmo.

Mas o BM fica no primeiro por ter uma significativa redução de RCS. Diferente do F-15 que não foi grandemente melhorado.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4482 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 26, 2008 4:21 pm

Luís Henrique escreveu:
Alcantara escreveu: Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também... :roll:


Abraços!!!! :wink:
Os Su-30MKi, principalmente após a modernização com a instalação do radar Irbis E poderia ficar no 2º grupo mesmo.

Mas o BM fica no primeiro por ter uma significativa redução de RCS. Diferente do F-15 que não foi grandemente melhorado.
Você que pensa.

Já foi feito a muito tempo e a F-15K não é ultima versão, mas sim a F-15SG.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4483 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 26, 2008 5:38 pm

Ao contrário dos russos, que aproveitam um projeto até o último parafuso, os EUA partem depois de um certo tempo para o desenvolvimento de um novo projeto. Acho que um F-15 sensivelmente "melhorado" não vai sair do forno. E sabem porque? Não porque o projeto não possa ser melhorado, mas sim porque vai que o Eagle passa a dominar os céus novamente? Nesse caso, pra que F-22? A industria belica norte-americana não vai deixar isso acontecer, não mesmo...

Bem, a não ser que essa versão "Improved Eagle" fosse vendida FORA dos EUA, assegurando assim o mercado para o Raptor dentro dos States, rsrsrsrs... :twisted:


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4484 Mensagem por Tigershark » Qui Jun 26, 2008 5:43 pm

Se os americanos entrassem na concorrência com os F-15SG eu não ficaria nem um pouco triste.Improved ou não para o nosso cenário é um belo avião.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4485 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 26, 2008 6:48 pm

Alcantara escreveu:Ao contrário dos russos, que aproveitam um projeto até o último parafuso, os EUA partem depois de um certo tempo para o desenvolvimento de um novo projeto. Acho que um F-15 sensivelmente "melhorado" não vai sair do forno. E sabem porque? Não porque o projeto não possa ser melhorado, mas sim porque vai que o Eagle passa a dominar os céus novamente? Nesse caso, pra que F-22? A industria belica norte-americana não vai deixar isso acontecer, não mesmo...

Bem, a não ser que essa versão "Improved Eagle" fosse vendida FORA dos EUA, assegurando assim o mercado para o Raptor dentro dos States, rsrsrsrs... :twisted:


Abraços!!! :wink:
Exatamente. Não tenho nada contra o Eagle, aliás sou fã desse caça. Mas por causa do F-22, ele não foi extensivamente melhorado como a família Flanker, apresentando agora o novo Su-35-BM.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder