Mensagem
por Rodrigoiano » Qui Jul 09, 2009 7:54 pm
Desde o início do processo, disse preferir o Gripen pelo custo de utilização/manutenção. Depois, ao ser negado o radar francês e ser oferecido o desenvolvimento conosco da versão, o que seria muito bom para nossas empresas, a luz amarela se acendeu, pois haveria também severo aumento no custo de desenvolvimento, no longo desenvolvimento/utilização do radar, mas, mantive minha preferência pelo Gripen. Sempre com os pés no chão. Nunca disse que o Gripen é melhor que o F-22!!! Acompanhei e opinei as supostas melhorias nas propostas, que ora beneficiavam o Gripen, ora o SH, ora recompunham o favoritismo (devido as declarações públicas antigas de NJ) ao Rafale.
Mas agora que está decidido pelo Rafale (pelo menos considero que só falta a formalidade oficial), não vou culpar Lula por supostamente desrespeitar o processo (o que não concordo diga-se de passagem, pois creio que NJ está muito bem a par do processo da FAB), afinal, a própria força escolheu dentre 6 iniciais, 3 finalistas, ora, se um desses será seu vetor, certamente ficará satisfeita.
Resumindo: para mim, acabaram-se as críticas de qual melhor, qual preferido, qual transferirá mais o que, enfim o caça da força aérea do meu país, será até o presente, o mais avançado no teatro sulamericano. Estou feliz e congratulo a força. Que os setores que eventualmente preferiam outro vetor, acolham a decisão e trabalhem para que ele tenha a melhor utilização possível.
Evitemos, pois, nobres amigos, brigas de quem está mais certo ou se as demais ofertas eram superiores. Discutamos agora os armamentos, a quantidade, possíveis lotes futuros adicionais, o que a França oferecerá para seguirmos na direção da END, se 5ª geração sairá derivada do Rafale ou se novo projeto, ou se a França seguirá direto para UCAV etc.
Parabéns FAB. Parabéns Brasil. Estou feliz com seu novo caça e torço que chegue mais rápido possível para eu ir visitar a BAAN, a cerca de 60/70 km aqui de casa. A, para o prezado Marino, que sobrem recursos financeiros para os F1 virem também, aprendamos as doutinas de defesa aérea em conjunto com ataque (A4), para quando do A-13, a MB possa, ou utilizar o F-3+ ou quiça o 5ª geração!!!
Grande abraço a todos!
Editado pela última vez por
Rodrigoiano em Qui Jul 09, 2009 7:57 pm, em um total de 1 vez.