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Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Fev 13, 2018 3:34 pm
por FCarvalho
Com certeza vai sair da frota existente. Agora, de onde vai sair o dinheiro... :roll:

Abs

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Fev 13, 2018 7:27 pm
por Cassio
Arcanjo...

Não acredito que a informação procede. Por vários motivos... são poucas aeronaves para um suporte efetivo (se esta for a missão)... as modificações nas mesmas podem ser muito extensas, já que as aeronaves da FAB não tem os equipamentos e não estão preparadas para recebe-los.

Quais são suas fontes?

Seria mais lógico levar helicópteros. Qual seria a função dos ST?

Re: Super Tucano News

Enviado: Ter Fev 13, 2018 9:20 pm
por Thor
Cassio escreveu:Arcanjo...

Não acredito que a informação procede. Por vários motivos... são poucas aeronaves para um suporte efetivo (se esta for a missão)... as modificações nas mesmas podem ser muito extensas, já que as aeronaves da FAB não tem os equipamentos e não estão preparadas para recebe-los.

Quais são suas fontes?

Seria mais lógico levar helicópteros. Qual seria a função dos ST?
Eu não sei de fato quais missões seriam atribuídas aos ST, e se realmente isso vai ocorrer, mas analisando o cenário da MINUSCA, tem empregos bem interessantes para uma aeronave como o ST. Exemplos: reconhecimento de área rápido e mais seguro que com helicópteros para partidas de comboios de interesse da UN ou mesmo nos corredores humanitários; reconhecimento armado em trechos ou áreas de interesse, caso as ROE permitam; Apoio Aéreo Aproximado, em caso de emboscada de rebeldes; alerta para reconhecimento imediato e coordenação; ataque pré-planejado; PCOM Ar; Escolta leve; Defesa de Ponto...e por ai vai... claro, considerando o cenário de baixa intensidade.
Eu colocaria junto a esses 2 ST um RQ-900/450.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qua Fev 14, 2018 12:07 am
por FCarvalho
Thor, acreditas mesmo que dê para fazer tudo isso na RCA com apenas duas aeronaves disponíveis? Eu honestamente não acredito.
Já existem UAV's a serviço da ONU por lá. O que não tem, mas nós bem que poderíamos oferecer, são os Mi-35, que poderiam complementar muito bem a presença dos ST.
De qualquer forma, se forem levar estas aeronaves para lá, seria no mínimo prudente, que fossem 4, e não apenas 2.

abs.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qua Fev 14, 2018 12:15 am
por Viktor Reznov
Cassio escreveu:A FAB vai encomendar estes dois tucanos??? Ou vai modificar dos de sua Frota? Pois os dela não tem estes equipamentos... Teriam de ser modificados, o que pode sair caro.
Muito possivelmente vai modificar o que já tem.

Re: Super Tucano News

Enviado: Qua Fev 14, 2018 10:19 am
por arcanjo
Cassio escreveu:Arcanjo...

Não acredito que a informação procede. Por vários motivos... são poucas aeronaves para um suporte efetivo (se esta for a missão)... as modificações nas mesmas podem ser muito extensas, já que as aeronaves da FAB não tem os equipamentos e não estão preparadas para recebe-los.

Quais são suas fontes?

Seria mais lógico levar helicópteros. Qual seria a função dos ST?
As informações que dei com relação as modificações nos Super Tucanos da FAB se baseiam em uma videoreportagem do jornalista Roberto Caiafa.

Julgo necessárias para o cenário das prováveis missões naquela região.

A ida de contingente brasileiro para a República Centro-Africana ainda é objeto de estudos. Pode não se concretizar.

Não acredito que tais modificações teriam maiores impedimentos para serem implementadas nas aeronaves da FAB. A aviônica dessas aeronaves possui uma arquitetura aberta com os barramentos de dados MIL-STD 1553, o que ajuda a integração de sistemas como o telêmetro laser.

Algumas das missões que poderão ser realizadas pelos Super Tucanos são explicitadas no vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=4Eh11oZ1_aQ

Links correlacionados.

Comitiva da ONU vistoria esquadrão de caça em Porto Velho (RO) http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... lho%20(RO)

FAB se prepara para atuar em missões de paz em 2018 http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 0em%202018

Próxima missão do Brasil terá riscos maiores http://www.fab.mil.br/notimp/mostra/26-08-2017#n126047

abs.

arcanjo

Re: Super Tucano News

Enviado: Qua Fev 14, 2018 3:24 pm
por FCarvalho
Um tipo de sistema que acredito ser importante para as missões que se prevê para estes ST seria o foguete guiado que a Avibras está desenvolvendo derivado do SBAT-70.
Seria bem útil na RCA e com menos efeitos colaterais para o tipo de alvos que existem por lá.
No mais, ainda insisto na aquisição de vários tipos de bombas nacionais de 120 kg a 250 kg com kits da Friuli e Britanite.
E para não deixar o pessoal da AEL muito triste, uns kits Lizard e Griffin também.
Um sonho de consumo seria o uso dos falecidos FOG-MPM da Avibrás nestas aeronaves também. Um conceito muito avançado para a época mas que talvez hoje não fosse algo tão difícil de fazer e encontrar diversos usos nas 3 ffaa's.

abs

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Mar 11, 2018 1:10 am
por Vinícius Almeida
O cliente não revelado daquela compra de 6 Super Tucanos era a Força Aérea Chilena.

http://tecnodefesa.com.br/confirmado-cl ... e-o-chile/

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Mar 11, 2018 1:19 am
por FCarvalho
Em várias mídias na net dão conta de que um ST afegão caiu por pane no motor. Os dois pilotos ejetaram e estão bem.
Investigações militares americanos e afegãos posteriormente irão tentar descobrir o problema.

Abs

Re: Super Tucano News

Enviado: Dom Mar 11, 2018 10:14 pm
por Diupa
FCarvalho escreveu:Em várias mídias na net dão conta de que um ST afegão caiu por pane no motor. Os dois pilotos ejetaram e estão bem.
Investigações militares americanos e afegãos posteriormente irão tentar descobrir o problema.

Abs
Tá aí:

https://www.military.com/daily-news/201 ... eport.html

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 12, 2018 12:48 am
por Bruno Falcão
Nossa, os dois pilotos primeiro perceberam uma perda na RPM da Hélice e perda de potência, logo depois eles mesmos noticiaram uma falha no sistema (a matéria nao diz qual) e mesmo assim decidem continuar voando e treinando por mais 1 hora!
Esses ae pediram para caírem com a aeronave mesmo :?

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 12, 2018 5:27 am
por Cassio
Essa notícia é de um acidente ocorrido ano passado nós EUA, e já amplamente divulgado. Traz de novo informações sobre a provável causa.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 12, 2018 10:41 am
por Túlio
Amigo Cássio, eu compreendo e tenho certeza de que vários outros também mas, ao menos no meu caso, sequer tinha ficado sabendo do acidente. Por este ângulo, é novidade sim, mas em nada desmerece o Super Tucano, afinal, é brabo um modelo de aeronave voar uma montanha de horas, inclusive em zonas de combate pelo mundo todo e nunca cair; já aconteceu - até aqui no Brasil - e nada disso foi considerado problema da aeronave. Vai seguir voando, combatendo e vendendo, pois não há rival à altura nem sinal de algo equivalente ou mesmo melhor (vimos faz pouco no que deu o blefe da NOVAER)...

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 12, 2018 5:51 pm
por FCarvalho
Bem, os PT6-6C do Super Tucano são pra lá de conhecidíssimos no meio aeronáutico, afinal é um motor civil que equipa milhares de turbohélices mundo afora. E até no Afeganistão tem oficina pra eles.

Se foi falha no motor, pode ter sido muito coisa, tendo em vista que estes motores costumam ser muito mais exigidos nos ST naquele TO do que em outros ST que não operam em CAS/REC e treinamento o tempo todo como os afegãos.

FOD pode ser uma das questões a serem vistas, pois apesar de operarem de bases aéreas, bem, o clima no Afeganistão não é exatamente dos melhores.

abs.

Re: Super Tucano News

Enviado: Seg Mar 12, 2018 6:28 pm
por Cassio
Bem... tão vendo a confusão...

Túlio, meu velho... É verdade que a notícia pode ser inédita para alguns, mas o título da matéria pode causar confusão, como causou pela resposta do amigo FCarvalho...

Vejam um trecho:
"Simulating a "close-air attack" roughly 35 miles from Moody Air Force Base, Georgia, an Afghan student pilot and an American instructor pilot assigned to the 81st Fighter Squadron were flying in a two-aircraft formation on March 6, 2017, when the pilots noticed a significant reduction in propeller speed, the Air Education and Training Command investigation board report said."

OU seja caro FCarvalho... a aeronave caiu a exatamente um ano atrás, e foi nos EUA e não no TO do Afeganistão. Além disso caiu num voo de treinamento, no qual estava em instrução um piloto afegão e outro americanó.

Por isso é preciso cuidado com estas notícias... Num outro fórum já tinha gente (teóricos da conspiração) achando que a aeronave na verdade tinha sido abatida por fogo do Talibã... mas como se ela se acidentou nos EUA???