Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5730 vezes
Agradeceram: 3266 vezes

Re: Aviação do Exército

#4426 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 12:28 am

Se o EB quer armar seus Fennec e Pantera K2 acho que ele pode encontrar a solução aqui.

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/GSViEoFGimUM7475wxurz44PtnjVWGwRg5Nf6GZUefsrIpwpg_csSvUjIbDKjH74np1fJeBir7l0dzdeP1Z2RmRveZxBSb_KjEir8w

http://cfdintl.com/oms_2/

Carpe Diem
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#4427 Mensagem por Pablo Maica » Qua Abr 07, 2021 12:58 am

O Exercito australiano está aposentando 27 Black Hawks, uma pena a frota ser velha, apesar das aeronaves deles não sofrerem e serem tão surradas como as do US army.

Um abraço e t+ :)

FCarvalho
Sênior
Sênior

#4428 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 1:23 am

Tenho aqui para mim que novos Black Hawk nas ffaa's não aparecem tão cedo. Quando a economia parar de andar de lado, sabe-se lá quando, e dependendo do (des)interesse do governo da hora, pode ser que haja uma nova concorrência internacional para escolher um helo que substitua os Cougar e BH do EB, e complemente a frota da FAB e MB.
Aí o MD vai ter de lidar com três problemas diferentes: os interesses, e pressões, particularistas de cada força, o lobby da Helibrás/Airbus e a falta de dinheiro para comprar tudo o que for preciso.
Novamente, nas minhas contas de padaria, Avex são mais 16 no lugar de HM-2/HM-3, a FAB mais 6 a 8 para equipar o 2o/10 Gav e a MB com mais 6 a 8 para substituir os antigos UH-14. Bem, algo então entre 28 e 32 novas unidades.
Acho difícil a MB querer outro helo diferente do H225M para fazer as mesmas funções. Na FAB eles ficariam de bom grado com os Black Hawk mesmo que capados. Já o EB tem a questão do lobby da Helibrás/Airbus que vai precisar fazer mais do que baixar o preço dos HM-4 para conseguir convencer o pessoal verde-oliva a aceitar mais destes helos na força.
Aliás, são poucos os países que operam o H225M. E não há expectativas de novas vendas. Somos na verdade os maiores usuários entre todos. Maiores do que a França, inclusive. Só não tenho certeza se somos os mais felizes.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#4429 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 1:53 am

Pablo Maica escreveu: Qua Abr 07, 2021 12:58 am O Exercito australiano está aposentando 27 Black Hawks, uma pena a frota ser velha, apesar das aeronaves deles não sofrerem e serem tão surradas como as do US army.
Fui curioso e procurei informações sobre os BH australianos e são do modelo UH-60L, os mesmos da FAB e EB e acabei encontrando isso aqui.

https://web.archive.org/web/20180730234727im_/https://www.sncorp.com/media/2516/snc-sierra-force-infographic-2018.jpg
https://web.archive.org/web/20180730234 ... placement/

Se esta Sierra Nevada Corporation for a mesma com que a Embraer fabrica os ST na Flórida em colaboração, então pode ser que seja algo interessante. É uma notícia de 3 anos atrás, mas isso não descarta a expertise e capacidades alegadas pela empresa.
A proposta acima incluía a modernização e remanufaturar os UH-60 de forma a trazê-los a condição de zero km.
Não sei se é jogo para nós, mas a venda destes BH australianos deve ser por um preço bem acessível, vide a idade deles, mesmo para nós. E se estiverem, pelo menos parte deles, em boas condições, pode ser que esse pacote da SNC fosse uma saída viável para nós no sentido de obter mais helos de forma a sanar as necessidades da Avex e FAB. E por um custo muito abaixo do que seria a aquisição de UH-60M novos.
Como eu costumo dizer, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.

Carpe Diem
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#4430 Mensagem por Pablo Maica » Qua Abr 07, 2021 3:11 pm

Exato, foi justamente nisso que pensei quando vi essa notícia, e os australianos mantém bons estoques de peças e componentes que serão vendidos. Seria interessante para dar uma reforçada nas frotas da FAB e EB. O problema é que se brincar não teremos grana para aceitar nem doação, uma boa opção na hora errada, se bem que para a defesa no Brasil nunca há hora boa.

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#4431 Mensagem por FABIO » Qua Abr 07, 2021 3:35 pm

Amigo Pablo esses helicópteros black hawk australianos devem esta no osso.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#4432 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 4:03 pm

Pablo Maica escreveu: Qua Abr 07, 2021 3:11 pm Exato, foi justamente nisso que pensei quando vi essa notícia, e os australianos mantém bons estoques de peças e componentes que serão vendidos. Seria interessante para dar uma reforçada nas frotas da FAB e EB. O problema é que se brincar não teremos grana para aceitar nem doação, uma boa opção na hora errada, se bem que para a defesa no Brasil nunca há hora boa.
Imagino que o MD e respectivos comandos das forças tem a exata dimensão da lama em que estamos metidos do ponto de vista das contas públicas, da qual não se deve sair tão cedo. E a julgar pelo nosso histórico, esta pode ser uma oportunidade única em muitos anos. Mesmo sendo helos usados, a principal preocupação é saber quantas horas de voo cada célula possui e se as manutenções foram feitas no tempo e forma corretas como manda o fabricante. Isto feito, eles podem servir ainda por mais 15/20 anos em nossa realidade, que está bem longe da australiana em matéria de utilização e esforço de seus recursos materiais.
Acho até que a FAB até se arriscaria a propor um negócio entre amigos para o EB no sentido de repassar todos os seus H225M para a Avex em troca ficar com estes BH australianos. E aí eu não sei dizer quem ficaria mais feliz. O EB em receber mais Caracal ou a FAB de ter se livrado deles. :roll:

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#4433 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Abr 07, 2021 4:49 pm

Por que é que alguns braços das Forças Armadas tem tamanha birra com o Caracal?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#4434 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 6:34 pm

Viktor Reznov escreveu: Qua Abr 07, 2021 4:49 pm Por que é que alguns braços das Forças Armadas tem tamanha birra com o Caracal?
Eu não sei se ele não é bom o suficiente para os militares ou se são forças armadas é que estão abaixo do nível de capacidade do H225M.

Carpe Diem
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#4435 Mensagem por gogogas » Qua Abr 07, 2021 7:18 pm

Minha impressão , é que foi uma decisão política ao invés de técnico ! Os Caracal e os Sabre ....

Gogogas !
FCarvalho
Sênior
Sênior

#4436 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 8:25 pm

Ambos foram decisões políticas no que tange a compra em si. Mas nenhum dos dois deixa a desejar em quase nada a seus concorrentes.
Uma penas que não temos grana para sustentar bem a um e culhões para sustentar a outro.

Carpe Diem
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#4437 Mensagem por gogogas » Qua Abr 07, 2021 10:06 pm

Acredito que se não fosse compra política , dava Black Hawk para as 3 forças , e de ataque dava algum europeu ....

Gogogas !
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#4438 Mensagem por Pablo Maica » Qui Abr 08, 2021 12:02 am

gogogas escreveu: Qua Abr 07, 2021 10:06 pm Acredito que se não fosse compra política , dava Black Hawk para as 3 forças , e de ataque dava algum europeu ....
Por mais que tenha sido uma compra para equalizar a balança comercial Brasil/Russia o MI-35 está se saindo muito bem em serviço no Poti, aliás mais um lote de 12 para o EB não seria nada mal. A única alternativa possível ao MI-35 Seria o T-129 já que o tiger além de caro foi fiasco.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#4439 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 1:11 pm

Uma das poucas, senão raras, vezes em que as três forças estiveram em consenso foi quanto à adoção do Black Hawk como o helo militar padrão. E só não foi assim por que o Lula entrou no meio do negócio e melou o sonho de consumo dos militares empurrando os H225M. Quem não por acaso não deixam nada a desejar, pelo contrário, é um puta helo. Talvez bom demais para nós.

No caso da Rússia, nós só não temos mais Mi-35 porquê o pessoal do EB faz vista grossa e bate pé no que tange helos de manobra e ataque. E a vantagem da balança comercial continua a nosso favor até hoje. Mas o pessoal gosta mesmo é de pensar que por adotar padrão OTAN/Stanag nós parecemos mais um pouco fodão na vizinhança...

Só parecemos. :roll:

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#4440 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Abr 09, 2021 3:13 pm

FCarvalho escreveu: Sex Abr 09, 2021 1:11 pm Uma das poucas, senão raras, vezes em que as três forças estiveram em consenso foi quanto à adoção do Black Hawk como o helo militar padrão. E só não foi assim por que o Lula entrou no meio do negócio e melou o sonho de consumo dos militares empurrando os H225M. Quem não por acaso não deixam nada a desejar, pelo contrário, é um puta helo. Talvez bom demais para nós.

No caso da Rússia, nós só não temos mais Mi-35 porquê o pessoal do EB faz vista grossa e bate pé no que tange helos de manobra e ataque. E a vantagem da balança comercial continua a nosso favor até hoje. Mas o pessoal gosta mesmo é de pensar que por adotar padrão OTAN/Stanag nós parecemos mais um pouco fodão na vizinhança...

Só parecemos. :roll:
Pois é, quem desdenha do Mi-35 merece ficar é com Esquilo mesmo e foguetinhos.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder