Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Pablo Maica
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Re: Aviação do Exército

#4411 Mensagem por Pablo Maica » Qui Fev 25, 2021 12:33 pm

italo clay escreveu: Qui Fev 25, 2021 9:44 am
gusmano escreveu: Qua Fev 24, 2021 9:39 am

Concordo, por isso me referia a AvEx.. os sherpas não são para suprir uma demanda bem especifica do EB, que a FAB não da conta?

A MB deveria ter cancelado esse trem assim que aposentou o NAe, a não ser que o custo de rescindir os contratos (compra/manutenção/treinamento etc)fosse ainda mais alto...ai nesse caso, deveria passar essa bomba para frente.

abs

concordo, baita compra sem sentido. outra coisa que a MB deveria ter não ter feito foi a modernização dos A-4. devia ter vendido para uma ATAC da vida. e pra manter os pilotos bastava alocar um em cada esquadrão de caça da FAB
Eu até acho que a MB deve manter um núcleo de aviação, pois o treinamento com a FAB, fora o básico na AFA, provavelmente fique aquém do que seja necessário para um aviador naval, e a FAB criar novos estágios em seus cursos avançados para atender a uma pequena quantidade de aviadores da MB não seria o ideal.

Logo a MB poderia ter adquirido alguns treinadores avançados, com uma capacidade de ataque leve, para manter uma capacidade mínima de treinamento e aperfeiçoamento de ataque e combate aéreo, a um custo de hora de voo e manutenção baixos, e necessitando de uma infra estrutura básica. Ficar torrando dinheiro em aeronaves da década de 60 cuja manutenção deve ser uma viagem no tempo, e achar peças uma verdadeira descoberta arqueológica, é burrice completa, tal qual manter a aviação de patrulha na FAB.


Um abraço e t+ :)




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Re: Aviação do Exército

#4412 Mensagem por JavaLindo66 » Qui Fev 25, 2021 1:07 pm

Pablo Maica escreveu: Qui Fev 25, 2021 12:33 pm Eu até acho que a MB deve manter um núcleo de aviação, pois o treinamento com a FAB, fora o básico na AFA, provavelmente fique aquém do que seja necessário para um aviador naval, e a FAB criar novos estágios em seus cursos avançados para atender a uma pequena quantidade de aviadores da MB não seria o ideal.

Logo a MB poderia ter adquirido alguns treinadores avançados, com uma capacidade de ataque leve, para manter uma capacidade mínima de treinamento e aperfeiçoamento de ataque e combate aéreo, a um custo de hora de voo e manutenção baixos, e necessitando de uma infra estrutura básica. Ficar torrando dinheiro em aeronaves da década de 60 cuja manutenção deve ser uma viagem no tempo, e achar peças uma verdadeira descoberta arqueológica, é burrice completa, tal qual manter a aviação de patrulha na FAB.


Um abraço e t+ :)
Acho que o problema todo é que a FAB vai chiar alto caso a aeronave não seja embarcada. Por sorte vi essa notícia recentemente:
(...) Dabundo also revealed that Boeing was in talks with the US Navy about a T-7 trainer version that could possibly replace the service’s T-45 Goshawk jet trainer. The navy is in search for a new trainer aircraft and has already issued a request for information seeking off the shelf solutions that could be fielded by 2028 and be capable of supporting aircraft carrier training. (Fonte)
Ai das duas, uma: ou a MB pega uns Goshawk usados só pra manter doutrina, ou pode partir pros T-7 navais junto com a USN.

Ps.: Se algum moderador quiser mover meu comentário, fique a vontade. Tá meio OFF-TOPIC mesmo.




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Re: Aviação do Exército

#4413 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 06, 2021 8:06 pm

Uma opção interessante a ser estudada pelo EB, para finalmente ter uma capacidade de ataque na Avex:

FOTOS: Light Armed Helicopter (LAH) da Coreia do Sul


By Alexandre Galante

O helicóptero armado leve (LAH) é baseado no Airbus H155B1 (EC155), que é uma versão modernizada do antigo AS365 Dauphin, e está sendo desenvolvido para substituir os antigos helicópteros MD500 Defender do Exército da República da Coreia.

A KAI assumiu a licença de fabricação do modelo e está desenvolvendo modelos militares (LAH) e civis (LCH).

Enquanto isso, a Airbus mudou seu foco para seu mais recente helicóptero H160.

https://image.newsis.com/2021/02/25/NISI20210225_0017195117_web.jpg?dt=20210301120000

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter-7.jpg

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter-5.jpg

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter-4.jpg

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter-3.jpg

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter-2.jpg

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2021/03/Light-Armed-Helicopter.jpg

https://www.forte.jor.br/2021/03/05/fot ... ia-do-sul/


Um abraço e t+ :)




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Re: Aviação do Exército

#4414 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mar 08, 2021 6:30 pm

Será que é mais barato de adquirir e operar em custo por unidade, do que os Mi-35 que a FAB opera?




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Re: Aviação do Exército

#4415 Mensagem por Túlio » Seg Mar 08, 2021 7:29 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Mar 08, 2021 6:30 pm Será que é mais barato de adquirir e operar em custo por unidade, do que os Mi-35 que a FAB opera?

Nem sei se precisa tanto, um Esquilo com Msl AT já faz o serviço por uma fração do custo:


Imagem


(((Eu via fotos assim na T&D e S&D lá nos anos 80, com HOT e Milan, até MMSS já tinham)))




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Aviação do Exército

#4416 Mensagem por gogogas » Seg Mar 08, 2021 7:31 pm

Pelo que ouvir falar dos Sabre da FAB, deram uma baita dor de cabeça para ter seu uso , começando que o sistema russo é totalmente diferente do sistema OTAN que é o padrão da FAB , além da manutenção , dependendo do escalão , tem que mandar pra fabricante , além de outros problemas que não sabemos ...




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Re: Aviação do Exército

#4417 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Mar 13, 2021 8:55 pm

Exército Brasileiro se prepara para operar drones armados,
finalmente. depois de NK, todos os exércitos se interessaram em drones armados, basta saber se iremos importar, ou desenvolver aqui.

https://www.edrotacultural.com.br/exerc ... BTGZf8ejlY
a entrevista:




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Re: Aviação do Exército

#4418 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Mar 13, 2021 9:16 pm

O exercito irá receber da xmobots um drone categoria 2 Nauru 1000, eu não encontrei nenhuma imagem do mesmo, somente do nauru 500:
Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4419 Mensagem por JavaLindo66 » Sáb Mar 13, 2021 9:49 pm

Fui procurar essa empresa e também não achei esse Nauru 1000. Mas achei um outro produto com um nome similar (pelo menos em numeração), o 'Apoena 1000'.

Imagem

Talvez seja esse? Achei essas fotos nesses slides de 2013 da própria empresa:





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Re: Aviação do Exército

#4420 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 14, 2021 1:20 pm

Fico feliz de saber que há empresas brasileiras projetando novos meios na área de VANT.

Na minha opinião estamos ainda muito aquém do necessário e desejável no uso e doutrina deste tipo de recursos na seara militar. Precisamos avançar mais rápido, do contrário vamos estar sempre um pé atrás em um setor que já se mostrou inquestionável para o resultado de qualquer conflito.

No caso da entrevista, nenhuma novidade a não ser os próprios VANT sob a tutela da Avex.

A Avex completa 35 anos de recriação sem novidades e sem perspectivas de crescimento e modernização nos próximos anos ainda que tenha sido elevada a categoria de projeto estratégico do EB.




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Re: Aviação do Exército

#4421 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 15, 2021 2:26 pm

Aim For The Top escreveu: Sáb Mar 13, 2021 8:55 pm Exército Brasileiro se prepara para operar drones armados,
finalmente. depois de NK, todos os exércitos se interessaram em drones armados, basta saber se iremos importar, ou desenvolver aqui.

https://www.edrotacultural.com.br/exerc ... BTGZf8ejlY
a entrevista:
Helicóptero de ataque só em 2030?! Jesuis... Tá igual a MB com um possível NAe. Melhor investir nos Vants (não que uma coisa substitua a outra, mas se não tem $$$, melhor focar naquilo que tem potencial para ser promissor).


Abraços,

Wesley




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Re: Aviação do Exército

#4422 Mensagem por Matheus » Seg Mar 15, 2021 3:15 pm

Lá em 2030 adquirem o S. Cobra, fecham um contrato pra modernizar 18 unidades, após 5 anos, reduzem para 12. e quando entregam todos, apenas 8 estão operacionais, usando foguetes e Tow.
FIGHTERCOM escreveu: Seg Mar 15, 2021 2:26 pm
Aim For The Top escreveu: Sáb Mar 13, 2021 8:55 pm Exército Brasileiro se prepara para operar drones armados,
finalmente. depois de NK, todos os exércitos se interessaram em drones armados, basta saber se iremos importar, ou desenvolver aqui.

https://www.edrotacultural.com.br/exerc ... BTGZf8ejlY
a entrevista:
Helicóptero de ataque só em 2030?! Jesuis... Tá igual a MB com um possível NAe. Melhor investir nos Vants (não que uma coisa substitua a outra, mas se não tem $$$, melhor focar naquilo que tem potencial para ser promissor).


Abraços,

Wesley




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Re: Aviação do Exército

#4423 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 15, 2021 9:53 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Mar 15, 2021 2:26 pm Helicóptero de ataque só em 2030?! Jesuis... Tá igual a MB com um possível NAe. Melhor investir nos Vants (não que uma coisa substitua a outra, mas se não tem $$$, melhor focar naquilo que tem potencial para ser promissor).
Abraços,
Wesley
Ainda que o EB esteja restrito a VANT de cat 0 a 3, mesmo assim se olharmos a demanda que isto geraria na força, e o atraso em que estamos neste aspecto, esses 10 anos que faltam vai ser pouco tempo para o tamanho dos espaços vazios a serem preenchidos em todas as áreas, inclusive a Avex. E não deve haver recursos suficientes, como de praxe, para atender todas essa demanda.

Com alguma sorte talvez esses helos de ataque cheguem em 2030. E mesmo se forem usados, o que acredito cada vez mais, já podemos nos dar por satisfeitos.




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Re: Aviação do Exército

#4424 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 17, 2021 3:30 pm

Parece que o EB cancelou no ano passado a aquisição dos C-23 Sherpa por divergências com a FAB...

https://www.defensa.com/brasil/ejercito ... no-armados

abs.

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Re: Aviação do Exército

#4425 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 17, 2021 7:12 pm

Penso que a coisa é simples. Continua o cada um por si e Deus por nós todos.

Assim como em outras áreas, cada força continua olhando para o seu umbigo e seus próprios projetos indiferente as ações do MD de tentar gestar de forma comum os interesses de todas. Na prática a BID trabalha de acordo com as demandas individuais das forças, e portanto, sem uma coordenação de esforços, recursos e meios a fim de atingir objetivos comuns em função do MD.

O EB estar limitado a VANT cat 3 é apenas mais um exemplo de como as intempéries institucionais e suas diferenças )e consequências) ainda dão o tom da Defesa no país.

VANT são objeto de desejo de todas as armas, quadros e serviços de qualquer exército hoje em dia. Se VANT cat 0 a 3 podem dar conta de todas elas é uma pergunta que o EB vai ter que responder pelo jeito da pior forma possível.




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