O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#4366 Mensagem por PRick » Ter Dez 06, 2011 11:19 pm

Túlio escreveu:É, melhor falar de navio mesmo... :roll: :roll: :roll: :roll:
Num é melhor não, afinal lá nos navios estão falando em coisa velha também, por sinal, logo o Fabio aparece por aqui, isso me lembra aquela peça de teatro, "por falta de roupa nova, passei o ferro na velha." Esse devia ser o lema de nossas FA´s. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#4367 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 07, 2011 12:22 am

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Ué, entrei nas 'Navaes' por engano? Jurava que aqui era sobre AAAe... :wink: 8-]
Eu também! :shock: :shock: Só para voltar ao tema aqui vão duas fotinhos. :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Imagem
Prick,

Esses Misseis acoplados nas laterais da torre, no caso do Brasil, poderiam ser os Iglas? A integração seria possível entre um sistema padrão OTAN e outro procedente da Rússia?

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#4368 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 07, 2011 12:32 am

Pessoal,
Ouvi dizer que o que esta sendo ofertado pelos alemães ao Brasil é bem diferente do que foi oferecido ao Chile, inclusive o modelo trazido ao Brasil seria a última versão fabricada e ainda utilizada pela Alemanha. Além disso também esta sendo oferecido um pacote de manutenção por um bom preço.
Considerando o que temos e todas as nossas necessidades acho uma boa opção, desde que as coisas não parem por aí nesse setor. Vejam que imagino que estes sistemas viriam a substituir os velhos canhões Bofors 40 mm mod.1947 que mobilham as Bias AAe das nossas brigadas de Cavalaria e Infantaria. Portanto muito melhores do que temos disponível hoje.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#4369 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Dez 07, 2011 9:18 am

Já estava programada. O Plano de Articulação de Equipamento de Defesa (PAED) era algo virtual, precisava, virar PAPER. É o que vai acontecer agora.

Pepê[/quote]

Olha aí, o que o PP está falando:

DEFESA – Reunião do Ministro com Comandantes Define Prioridades – PAED
O ministro da Defesa Celso Amorim reuniu-se com os comandantes e respectivos Chefes de Estado-Maior, para definir prioridades das Forças

O ministro da Defesa Celso Amorim reuniu-se com os comandantes e respectivos Chefes de Estado-Maior, para definir prioridades das Forças

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

O ministro da Defesa Celso Amorim reuniu o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Gen Ex De Nardi, e os comandantes das Forças (General Enzo Peri, Almirante Moura Neto e Brigadeiro Juniti Saito), com os respectivos Chefes de Estado-Maior neste Sábado para definir prioridades da Defesa.

A reunião ocorreu no Rio de Janeiro e durou todo o Sábado (03 Dezembro). O objetivo é de consolidar o PAED - Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED). Instituído pela Portaria Normativa Nº 1.065-MD, de 28 de Junho de 2010, que “Dispõe sobre a Diretriz para a coordenação de programas e projetos comuns às Forças Armadas”. (Link para a Portaria)

O chamado de Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED), foi apresentado como a consolidação dos Programas de Aquisição e Articulação de cada Força.

Os programas de aquisição e articulação das Forças foram desenvolvidos para um prazo de implantação de 20 anos (2011 – 2031), tiveram vários nomes sendo os mais recentes:

Marinha - PAEMB - PLANO DE ARTICULAÇÃO E EQUIPAMENTO DA MARINHA;
FAB - PEMAER - Plano Estratégico Militar da Aeronáutica 2010-2031
Exército - ESTRATÉGIA BRAÇO FORTE / PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

O ministro Celso Amorim procura criar uma lista de programas estratégicos da Defesa, já conhecidos, por exemplo: KC-390, Blindado Guarani, PROSUB, EC-725, SISFRON, SISGAAz, etc. E ordenar os mais de 1000 programas das três Forças, que vão de aquisição de equipamentos novos e modernizações à construção de moradias para oficiais e praças em lugares remotos do território nacional.

Coube a cada Comandante e o respectivo Chefe do Estado-Maior definir as prioridades de sua Força. A intenção do ministro Celso Amorim é de criar um compromisso de longo prazo das Forças. E também levar o documento à chancela presidencial.

Um dos objetivos não escritos, mas que está nas mesas importantes da Defesa Nacional, é a preocupação com as chamadas “compras de oportunidade”. Vários países e indústrias têm oferecido ofertas de equipamentos usados em condições vantajosas.

As “compras de oportunidade” são interessantes para preencher necessidades nas Forças. Porém, o Ministério da Defesa quer uma aderência a um compromisso formal de que se uma compra for realizada, ela terá reflexo na lista do PAED. Assim como modificações de prioridades e inconstâncias de programas e projetos, fato comum aos comandos militares.

Nesta terça-feira (06 Dezembro), a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em reunião com a imprensa, através do seu presidente Orlando Ferreira Neto, fez um veemente libelo contra as “compras de oportunidade”.

O ministro Celso Amorim além defende que o PAED seja apresentado como um plano de investimentos e aquisição da área de Defesa. Assim mais defensável frente à burocracia dos Ministérios Planejamento e Fazenda. E também frente à própria Presidência da República.

Assim o PAED será um documento que assuma a função de planejamento de investimentos e um ordenador de despesas e recursos para as três Forças e o Ministério da Defesa como um todo.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#4370 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Dez 07, 2011 10:24 am

lobo_guara escreveu:Pessoal,
Ouvi dizer que o que esta sendo ofertado pelos alemães ao Brasil é bem diferente do que foi oferecido ao Chile, inclusive o modelo trazido ao Brasil seria a última versão fabricada e ainda utilizada pela Alemanha. Além disso também esta sendo oferecido um pacote de manutenção por um bom preço.
Considerando o que temos e todas as nossas necessidades acho uma boa opção, desde que as coisas não parem por aí nesse setor. Vejam que imagino que estes sistemas viriam a substituir os velhos canhões Bofors 40 mm mod.1947 que mobilham as Bias AAe das nossas brigadas de Cavalaria e Infantaria. Portanto muito melhores do que temos disponível hoje.
Ninguém está discutindo a compra de Guepards em Brasília...

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#4371 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Dez 07, 2011 10:27 am

lobo_guara escreveu: Prick,

Esses Misseis acoplados nas laterais da torre, no caso do Brasil, poderiam ser os Iglas? A integração seria possível entre um sistema padrão OTAN e outro procedente da Rússia?
Seria possível, mas, repito, ninguém discute o tema por aqui.

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#4372 Mensagem por Super Flanker » Qua Dez 07, 2011 10:30 am

O problema do Brasil é que toda solução temporária vira solução definitiva.
A aquisição dos Geopard daria um salto na defesa anti aérea, mas ainda estará aquém do que necessitamos.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#4373 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Dez 07, 2011 10:51 am

Super Flanker escreveu:O problema do Brasil é que toda solução temporária vira solução definitiva.
A aquisição dos Geopard daria um salto na defesa anti aérea, mas ainda estará aquém do que necessitamos.
É incrível!!! Repeti duas vezes e continuam insistindo:

NINGUÉM DISCUTE GEPARD POR AQUI!

Vamos discutir algo mais sensato, como mísseis de média altura?

Abraços

Pepê

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#4374 Mensagem por Super Flanker » Qua Dez 07, 2011 10:53 am

Ué, você está ditando as regras do fórum agora? Onde está falando nas regras que não posso falar do Gueopard? Se eu quiser dar minha opinião sobre, no tópico adequado eu o faço.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
PRick

#4375 Mensagem por PRick » Qua Dez 07, 2011 11:28 am

Exatamente, e ele aceita outro Manpad, pode ser Igla, por sinal, eu vi um debate sobre a possibilidade de usar o RBS 70, porque ele possui equipamento laser de pontaria. Esse eu não sei se seria viável pelo lado dos custos.

Gepard é a solução para o EB na baixa altura. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#4376 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Dez 07, 2011 11:28 am

Calma, meus amigos!!!! :D

Talvez boas notícias nessa área estejam entrando no forno. Média altura é o objetivo. 8-]

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
PRick

#4377 Mensagem por PRick » Qua Dez 07, 2011 11:41 am

lobo_guara escreveu:
PRick escreveu: Eu também! :shock: :shock: Só para voltar ao tema aqui vão duas fotinhos. :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Imagem
Prick,

Com certeza, por sinal, esse modelo da foto já é antigo, a nova montagem é diferente. Essas foram as melhores fotos que vi da última versão, é só clicar sobre a foto menor que ela abre grande. [000] [000]

http://img.blog.yahoo.co.kr/ybi/1/24/56/shinecommerce/folder/25/img_25_29198_2?1278607921.jpg

http://img.blog.yahoo.co.kr/ybi/1/24/56/shinecommerce/folder/25/img_25_29198_3?1278550321.jpg

Aqui o modelo Holandês com radar diferente. Por sinal, essa camuflagem é bem interessante.

http://img.blog.yahoo.co.kr/ybi/1/24/56/shinecommerce/folder/25/img_25_29198_5?1278607921.jpg

[]´s

gaitero
Sênior
Sênior

#4378 Mensagem por gaitero » Qua Dez 07, 2011 12:13 pm

Super Flanker escreveu:Ué, você está ditando as regras do fórum agora? Onde está falando nas regras que não posso falar do Gueopard? Se eu quiser dar minha opinião sobre, no tópico adequado eu o faço.
Eu acho que quando ele disse aqui, ele se referia a Brasília e não ao fórum.

:lol:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#4379 Mensagem por gaitero » Qua Dez 07, 2011 12:17 pm

PRick escreveu:
Exatamente, e ele aceita outro Manpad, pode ser Igla, por sinal, eu vi um debate sobre a possibilidade de usar o RBS 70, porque ele possui equipamento laser de pontaria. Esse eu não sei se seria viável pelo lado dos custos.

Gepard é a solução para o EB na baixa altura. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
Pera ai, o modelo oferecido é o A2, é mais atual que o oferecido ao Chile que era o 1B, mas nem um dos dois esta operacional na Alemanha, já que esta aposentou seus A2 e os colocou a venda... :roll:

e acoplar um MANPAD em um blindado de 50 toneladas me parece piada...

bom, cada um pensa como quiser, espero que o EB tome a decisão correta, ou seja, não aceitar ferro velho de terceiros... e pensar em uma modernização de verdade, com misseis de média altura.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
ZeRo4
Sênior
Sênior

#4380 Mensagem por ZeRo4 » Qua Dez 07, 2011 12:22 pm

O maior problema do equipamento oferecido ao Chile não era em relação a manutenção e etc e sim em relação a adaptação dos mísseis ao sistema em geral. Esse Gepard que o PRick adora postar fotos é apenas um exemplar de testes que foi equipado com mísseis Stingers, os Chilenos avaliam e viram que essa adaptação sairia muito caro para transformar o Gepard é um sistema Stinger móvel.

Os seus canhões 35mm já não são páreos para as principais ameaças de hoje em dia. Todo mundo está apostando em sistemas que vão de 20mm até 20mm ou sistemas 40mm com munição inteligente. O 35mm tem o pior dos dois mundos, não tem a alta cadência dos canhões até 30mm e não tem munição inteligente como os 40mm.

Então os Chilenos chegaram a mesma conclusão dos Alemães e Holandeses: Se é para ter um Stinger móvel, eu não preciso de um Gepard, eu posso colocá-lo num veículo, leve, de manutenção barata e aerotransportável.

Os Alemães e Holandes escolheram sistemas diferentes mas parecidos: Os Alemães montaram todo seu sistema num mini-tanque aerotransportável e os Holandeses montaram seu sistema num veículo 4x4. O mini-tanque alemão utiliza motor audi 4 cilindros, muito semelhante aos utilizados em Audis e VW aqui no Brasil.

Então, eles tem um sistema com mais eficiente do Gepard, que custa menos de se adquirir e custo menos para se manter e aerotransportáveis... por isso ao avaliar o sistema, o Chile concluiu que não vale a pena comprá-los.

[]s

Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Dez 07, 2011 12:26 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder