EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Carlos Lima
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4366 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 09, 2015 5:14 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Eis o que aparece:

Erro Geral

SQL ERROR [ mysql4 ]

Incorrect string value: '\xEF\x81\xAC Th...' for column 'post_text' at row 1 [1366]

Um erro SQL ocorreu enquanto processava está página. Contate o administrador caso o problema persista.

Bacchi
As vezes isso acontece com alguma acentuação inválida (eu tenho esses problemas de vez em quando).

Se você precisar de ajuda, eu vou te mandar o meu email via MP, você me manda o artigo e eu tento postar.

[]s
CB_Lima




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4367 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 09, 2015 5:57 pm

OK.

Bacchi




juarez castro
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4368 Mensagem por juarez castro » Qui Jul 09, 2015 8:26 pm

Caro Sr. Bachi, parabéns, desculpe pelo atraso mas eu estive na estrada por dois dias.

Grande abraço




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4369 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 09, 2015 8:57 pm

Juarez, obrigado.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4370 Mensagem por Lucas Lasota » Sex Jul 10, 2015 5:15 am

jauro escreveu:REMAX apresentado ao Exército Brasileiro
(...)
Em 2006 a ARES foi contratada pelo Exército Brasileiro para pesquisa e desenvolvimento de uma Estação de Armas Remotamente Controlada (EARC) para uso nos veículos do Projeto GUARANI. Em 2009, foram apresentados dois protótipos que foram aprovados em 2012 nas avaliações de tiro (parado e em movimento) e de resistência. Neste mesmo ano, foi assinado o contrato para produção do lote piloto de 76 unidades.
http://tecnodefesa.com.br/remax-apresen ... rasileiro/
O batch 3 da Remax está muito melhor apresentado do que os modelos iniciais de alguns anos atrás. A torreta agora parece robusta e foi dissipado o medo que tínhamos de não ser integrado o visor noturno.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4371 Mensagem por eligioep » Sex Jul 10, 2015 11:57 am

Reginaldo Bacchi escreveu:P.S.: Ontem fiz 85 anos e continuo a todo vapor!!!
Mestre,
embora atrasado, gostaria de deixar aqui registrado os meus parabéns. Muita saúde e Paz.
E paciência para nos aguentar neste fórum.... :mrgreen:

E é um prazer imenso tê-lo de volta aqui, e poder aprender mais um pouco.

À propósito, se Deus o permitir, gostaria de chegar aos 85 com os a Vossa serenidade, disposição e discernimento. Ainda me faltam 37, mas espero lá chegar.

Abraços fraternais, Mestre!




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4372 Mensagem por Túlio » Sex Jul 10, 2015 12:10 pm

Clermont escreveu:Sobre essa suposta dualidade "comandante de viatura" e "comandante de GC", também seria interessante citar o modelo da Rifle Section do Exército canadense (equivalente ao GC brasileiro).

A viatura LAV-III canadense, de certa forma, é similar à "Bradley" americana. O LAV-III também é armado com canhão 25 mm, e é guarnecido por três homens: chefe de viatura (graduação equivalente a um cabo brasileiro) que é o subcomandante da seção de fuzileiros/GC (Second-In-Command ou 2IC); o atirador e o motorista (soldados especializados). A viatura transporta sete fuzileiros: o sargento (que é o comandante da seção) e mais seis soldados. Mas isto tudo pelo manual, a prática do combate real encontrava cabos canadenses comandando a seção, e soldados na chefia da viatura. E, em vez de sete combatentes desmontados, às vezes a seção só possuía quatro homens para lutarem à pé.

O que deve ser enfatizado é que a seção é uma TOTALIDADE, composta pela viatura e pelos soldados desmontados, e é comandada pelo sargento, ou seja, não existe nenhuma dualidade. Na teoria, o sargento poderia atuar na viatura ou desembarcado, mas tem quem diga que é fundamental que ele SEMPRE desembarque, já que a missão da infantaria é o combate desmontado, a viatura é só um meio e um apoio para a finalidade última.

Creio que concordo. O fato de uma determinada VTR ser capaz de conduzir "x" tripulantes não significa necessariamente que é obrigada a fazer isso; depende da visão do Cmt sobre a natureza da Missão, que em muitos casos exige o desembarque de menos homens. Não obstante e, claro, apenas a meu ver, a limitação de um Bldo qualquer em poder levar um GC completo já é uma fraqueza.

Por exemplo, os citados LAV e Bradley têm de fato suas similaridades, considerando-se que o segundo é um IFV e o primeiro não (sua blindagem é incapaz de deter um disparo de sua própria arma principal e esta é uma definição-chave de IFV; para isso teria de cumprir com a Norma STANAG 4569 em seu Nível V), é um APC com peça 25 (*), do mesmo modo que o Guarani é um APC com peça 30. Ambos (Bradley e LAV) são limitados em sua capacidade de transporte pela sua torre tripulada e penetrante do casco (o que já "rouba" pelo menos quatro assentos, o equivalente a uma Esq Tir completa). Isto, é claro, fez com que o que destaquei em itálico no post do amigo Clermont se tornasse não exatamente uma opção mas sim uma limitação.

Para ilustrar, volto ao Guarani: notemos que o assento do Cmt é em tandem em relação ao do Mot e mais ou menos paralelo ao do Atdr (que fica atrás do motor e ao lado do radiador), ficando o resto do GC em duas fileiras de quatro militares em assentos frente a frente. A primeira conclusão é que, seja qual for a torre, o GC pode embarcar, ser transportado, protegido e desembarcado completo, sem limitações impostas pelo Bldo. A diferença é que o Cmt (que tem visores que lhe permitem acesso a todos os dados do Mot e do Atdr) tem sempre a OPÇÃO de desembarcar com a tropa ou não, de levá-la completa ou não, o que resulta em muito maior flexibilidade operacional. Que, aliás, falta aos outros citados, QED.

Para ser perfeito, bastava ser 8x8... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


(*) - A GDLS-Canadá está pondo em prática uma modernização (550 unidades) chamada LAV UP / 6.0 que supostamente dará ao LAV III a capacidade IFV mas elevará seu peso de cerca de 20 para 25 toneladas ou mais).




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Carlos Lima
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4373 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 10, 2015 2:09 pm

Olá Srs,

Aqui está o texto que o Mestre Bacchi estava tentando publicar.

De maneira alguma isso foi de minha autoria ou pesquisa! :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Reginaldo Bacchi escreveu:Graças a gentileza de gitanoba, parece que lendo (não todo) o FM 27.71, consegui chegar a uma conclusão sobre a questão do Chefe do Carro no Batalhão de Infantaria Blindado (designado como: Mechanized Infantry Battalion) do exército dos EUA.

Pelo que entendi não existe Chefe do Carro permanente.

Existe Chefe do Carro no período de movimentação antes do desembarque do pelotão.

Neste caso o Bradley 1 tem como Chefe do Carro o temente comandante do pelotão e o Bradley 2 tem como chefe do carro o Sergeant First Class adjunto do comandante do pelotão. Presumo que os 2 outros carros tem como chefe Staff Sergeants comandantes dos GC.

Algumas citações:

1-14. Bradley Infantry platoon and squads are a versatile force that can fight mounted, dismounted while being supported by the BFVs, or dismounted and independent of the fighting vehicles. The BFV is an extremely powerful and robust weapons system that enables the mechanized Infantry to find and destroy the enemy at long ranges while the dismounted Infantry, supported by the BFV, can destroy the enemy in close combat.
Once the rifle squads have dismounted, the mounted element provides a base of fire for the rifle squads as they close with and destroy the enemy.

MOUNTED ELEMENT

1-18. The mounted element consists of four BFVs that are organized into the following two sections:
The A section with the platoon leader as the section leader and the second BFV as his wingman.
The B section with the platoon sergeant as the section leader and the second BFV as his wingman.

BRADLEY COMMANDER

1-31. The platoon leader, platoon sergeant, and the two section leaders serve as the Bradley commander for their BFVs. In the platoon leader’s absence, the gunner assumes the responsibilities of the Bradley commander.
1-32. The Bradley commander—
Creates digital overlays.
Creates messages (free text or standard format).
Acquires targets.
Commands the vehicle relative to the section and platoon.
Controls vehicle fires.
Ensures the welfare of the crew.
Holds the vehicle’s position in platoon formations.
Issues fire commands.
Lays the gun for deflection.
Maintains the BFV hull and turret.
Maintains the BFV weapons systems.
Monitors the commander’s tactical display for vehicle position, digital overlays, and digital reports.
Navigates correctly.
Sends situation reports as requested or when the vehicle makes contact.
Trains Soldiers to use weapons.
e outros

BRADLEY GUNNER

1-33. The gunner observes the battlefield to detect enemy targets. The gunner is responsible for—
Operating the turret weapons as directed by the Bradley commander to engage and destroy targets.
Serving as Bradley commander when only two men remain in the BFV.
Bearing the responsibility for performing unit-level maintenance on the turret and its weapons systems.
Helping with navigation and with radio operation.
e outros.

Na minha opinião nem todas as duvidas são respondidas. Muito é subentendido ou sofre de explicação deficiente.

Em todo caso parece-me que não resta duvida de que, desembarcado o pessoal, quem comanda o veículo é o atirador (gunner).

Bacchi




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cassiosemasas
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4374 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Jul 11, 2015 2:45 am

Carlos Lima escreveu:Olá Srs,

Aqui está o texto que o Mestre Bacchi estava tentando publicar.

De maneira alguma isso foi de minha autoria ou pesquisa! :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Reginaldo Bacchi escreveu:Graças a gentileza de gitanoba, parece que lendo (não todo) o FM 27.71, consegui chegar a uma conclusão sobre a questão do Chefe do Carro no Batalhão de Infantaria Blindado (designado como: Mechanized Infantry Battalion) do exército dos EUA.

Pelo que entendi não existe Chefe do Carro permanente.

Existe Chefe do Carro no período de movimentação antes do desembarque do pelotão.

Neste caso o Bradley 1 tem como Chefe do Carro o temente comandante do pelotão e o Bradley 2 tem como chefe do carro o Sergeant First Class adjunto do comandante do pelotão. Presumo que os 2 outros carros tem como chefe Staff Sergeants comandantes dos GC.

Algumas citações:

1-14. Bradley Infantry platoon and squads are a versatile force that can fight mounted, dismounted while being supported by the BFVs, or dismounted and independent of the fighting vehicles. The BFV is an extremely powerful and robust weapons system that enables the mechanized Infantry to find and destroy the enemy at long ranges while the dismounted Infantry, supported by the BFV, can destroy the enemy in close combat.
Once the rifle squads have dismounted, the mounted element provides a base of fire for the rifle squads as they close with and destroy the enemy.

MOUNTED ELEMENT

1-18. The mounted element consists of four BFVs that are organized into the following two sections:
The A section with the platoon leader as the section leader and the second BFV as his wingman.
The B section with the platoon sergeant as the section leader and the second BFV as his wingman.

BRADLEY COMMANDER

1-31. The platoon leader, platoon sergeant, and the two section leaders serve as the Bradley commander for their BFVs. In the platoon leader’s absence, the gunner assumes the responsibilities of the Bradley commander.
1-32. The Bradley commander—
Creates digital overlays.
Creates messages (free text or standard format).
Acquires targets.
Commands the vehicle relative to the section and platoon.
Controls vehicle fires.
Ensures the welfare of the crew.
Holds the vehicle’s position in platoon formations.
Issues fire commands.
Lays the gun for deflection.
Maintains the BFV hull and turret.
Maintains the BFV weapons systems.
Monitors the commander’s tactical display for vehicle position, digital overlays, and digital reports.
Navigates correctly.
Sends situation reports as requested or when the vehicle makes contact.
Trains Soldiers to use weapons.
e outros

BRADLEY GUNNER

1-33. The gunner observes the battlefield to detect enemy targets. The gunner is responsible for—
Operating the turret weapons as directed by the Bradley commander to engage and destroy targets.
Serving as Bradley commander when only two men remain in the BFV.
Bearing the responsibility for performing unit-level maintenance on the turret and its weapons systems.
Helping with navigation and with radio operation.
e outros.

Na minha opinião nem todas as duvidas são respondidas. Muito é subentendido ou sofre de explicação deficiente.

Em todo caso parece-me que não resta duvida de que, desembarcado o pessoal, quem comanda o veículo é o atirador (gunner).

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4375 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 11, 2015 10:11 am

Reginaldo Bacchi escreveu:Em todo caso parece-me que não resta duvida de que, desembarcado o pessoal, quem comanda o veículo é o atirador (gunner).
Olá Bacchi,

Li esse documento e não foi bem assim que entendi, alias, não é o único documento do tipo, mas vou falar apenas desse.

Primeiro, como os soldados são distribuídos entre os carros, estamos falando de um pelotão, com 4 carros e 3 grupos de combate, cada grupo de combate tem nove homens, cada carro uma tripulação de 3 homens e um deles tem um quarto homem, o líder do pelotão, no total isso da 40 homens, a capacidade máxima de tripulantes+passageiros dos 4 Bradley, ficam distribuídos assim:
BFV 1: Platoon Leader, Gunner, Aux Gunner, Driver, 6 pax (1º GC)
BFV 2: Platoon Master Gunner, Gunner, Driver, 7 pax (1º e 2º GC)
BFV 3: Bradley Commander, Gunner, Driver, 7 pax (2º e 3º GC)
BFV 4: Platoon Seargent, Gunner, Driver, 7 pax (3º GC)

O líder do pelotão geralmente desembarca e o seu carro fica com 3 tripulantes, o atirador assume o comando e o auxiliar assume as armas, o sargento do pelotão geralmente não desembarca e fica no comando dos 4 carros, mas, se desembarcar, o carro dele passa a ser comandado pelo atirador e fica com dois tripulantes, o comando dos carros é passado ao próximo da fila (PL MG?), o BC e o PL MC não desembarcam, então, na situação de desembarque normal cada carro ai contar com três tripulantes.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4376 Mensagem por Clermont » Sáb Jul 11, 2015 10:44 am

Esse sistema americano viola o princípio da simplicidade no campo de batalha. O pelotão precisa perder tempo para que seus elementos recuperem sua integridade, devido ao fato de os GCs estarem misturados. Como pode ser visto em certo texto que postei no tópico "Batalhas da Guerra do Iraque", se o pelotão não tiver tempo para tal reorganização, ocorre que os GCs lutam de forma desconjuntada.

Os canadenses e alemães são mais práticos com seus LAV-III e "Marder". Cada viatura comporta um GC desmontado, mesmo com somente sete homens. O fato é que o Exército americano por razões até compreensíveis, entende que é preciso que só exista UM modelo de Rifle Squad, em toda a infantaria. Seja infantaria blindada ("Bradley"), mecanizada ("Stryker"), paraquedista, aeromóvel, Ranger. Portanto, como a viatura "Bradley" só comporta sete desmontados (um total de 28 assentos), eles tem de fazer malabarismos para enfiar lá dentro, 27 bonecos (três GC à 9 elementos).




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4377 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 11, 2015 11:38 am

Senti falta dessa imagem no pdf
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4378 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 11, 2015 1:59 pm

Clermont, realmente, para mim é incompreensível que se projete um carro destinado a transportar um grupo de combate e o carro não consiga transportar este grupo na sua totalidade.

Eu trabalhei durante 9 anos em firmas estadunidenses (Chrysler e Ford) e durante todo este período não me cansei de admirar a objetividade e clareza de raciocínio do pessoal estadunidense.

Este carro é possivelmente a exceção que prova a regra.

Eu considero o Bradley como VBTP uma verdadeira bosta.

A única coisa que o salva é o sistema de armas.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4379 Mensagem por Moonwalker » Sáb Jul 11, 2015 9:39 pm

Longe de entender desse assunto como muitos aqui, mas acho que a imagem abaixo ajuda a ilustrar a discussao (vem do mesmo lugar da imagem postada pelo Marechal).

Bacchi, olhando essa imagem e refletindo sobre seu ultimo comentario me parece que o veiculo originalmente talvez tivesse o espaco para todos os 9 homens do GC americano, mas alguem deve ter resolvido colocar um sistema de armas melhor / mais pesado e assim o numero de passageiros acabou reduzido para sete?

Independente do que levou a essa decisao, creio que o consenso geral aqui nos EUA e mundo afora eh de que idealmente ele deveria ser capaz de levar o GC completo...

abs,

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4380 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 11, 2015 9:50 pm

Sim, ele deveria...

:?: :?: :?: :?: :?:

Bacchi




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