Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA
Enviado: Qui Abr 10, 2014 11:43 am
Na verdade, quando se fala em capital humano é o conjunto de educação formal e experiência/habilidade que se chama de "skill". O problema é que mensurar o que é skill fica complicado e normalmente se mensura indiretamente pelos anos de escolaridade e tempo de experiência de trabalho. Os modelos mais recentes tentam capturar esses detalhes e como impactam no crescimento, produtividade e distribuição de renda.
O mérito dos sistemas educacionais mais desenvolvidos não são apenas os anos formais de estudos, mas ter condição de integrar e aperfeiçoar os ex-estudantes nas funções reais. Seja no ensino técnico, tecnólogo, graduação, pós-graduação e acadêmico. O exemplo de mais sucesso os países ricos da europa, especialmente Alemanha. Ou, mais seletivo de graduação e pós-graduação, os estados unidos. Apesar de também possuir uma enorme de rede de universidades comunitárias, públicas e privadas que fornecem ensino técnico e pós-médio quase de graça.
Enquanto o brasil é um dos poucos países do mundo que formam um doutor e mandam se virar no mundo real sem experiência, trabalho ou possibilidade de estagiar de fato em um grande projeto de pesquisa privada e pública. Na Alemanha, demora uma década para provar que realmente é bom e pode assumir uma cadeira relevante, idem nos EUA. Durante o período de experiencia é empregado com todos os direitos trabalhistas, auxiliando os doutores e realizando tarefas simples de aulas e auxílios aos alunos de graduação.
Outra coisa é que a educação pública e privada pode ser colocada como investimento devido a formar um capital humano, essencial para elevar a produtividade e utilizar o capital. Assim existe uma forte indicação de que a forma de mensurar investimentos como sendo apenas de capital físico esteja errada. E a educação deveria ir para a conta de investimento.
O mérito dos sistemas educacionais mais desenvolvidos não são apenas os anos formais de estudos, mas ter condição de integrar e aperfeiçoar os ex-estudantes nas funções reais. Seja no ensino técnico, tecnólogo, graduação, pós-graduação e acadêmico. O exemplo de mais sucesso os países ricos da europa, especialmente Alemanha. Ou, mais seletivo de graduação e pós-graduação, os estados unidos. Apesar de também possuir uma enorme de rede de universidades comunitárias, públicas e privadas que fornecem ensino técnico e pós-médio quase de graça.
Enquanto o brasil é um dos poucos países do mundo que formam um doutor e mandam se virar no mundo real sem experiência, trabalho ou possibilidade de estagiar de fato em um grande projeto de pesquisa privada e pública. Na Alemanha, demora uma década para provar que realmente é bom e pode assumir uma cadeira relevante, idem nos EUA. Durante o período de experiencia é empregado com todos os direitos trabalhistas, auxiliando os doutores e realizando tarefas simples de aulas e auxílios aos alunos de graduação.
Outra coisa é que a educação pública e privada pode ser colocada como investimento devido a formar um capital humano, essencial para elevar a produtividade e utilizar o capital. Assim existe uma forte indicação de que a forma de mensurar investimentos como sendo apenas de capital físico esteja errada. E a educação deveria ir para a conta de investimento.