Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
PRick
#4351
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:22 pm
irlan escreveu:Enquanto ao super hornet?, porque ele é tão caro assim?, só as encomendas dos Estados Unidos já deveriam ter pago o "projeto".
Ninguém coloca o custo do projeto no caça de exportação, quem banca o custo do projeto Rafale é o tesouro francês. O mesmo ocorre com o F-18E. Não podemos esquecer que o F-18E deveria ser barato, porém, o custo para desenvolver ele e desbugar os graves problemas da célula, acabou consumindo uma fortuna.
E fabricar 300 ou 600 não faz a menor diferença no preço final, a economia de escala em quantidades tão pequenas não faz grande diferença, os caças modernos são produtos artezanais.
[]´s
-
GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
#4352
Mensagem
por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 1:23 pm
Duvido muito, a versão terrestre custa uns 62 milhões de euros, e o Typhoon é bem mais caro. O problema maior é a cotação do Euro, se tivesse com paridade, ele seria mais barato que o F-18E. Mesmo assim a diferença de preço não é significativa, dado que o F-18E não custa menos de 90 milhões de dólares a unidade.
Eu falo que seria salgada em relação ao SH o que faz o o Rafale ser muito caro é o Euro, porém se ocorrer vendas no exterior o preço dele tende a diminuir.
-
gaitero
- Sênior
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm
#4353
Mensagem
por gaitero » Sáb Jul 04, 2009 1:25 pm
GDA_Fear escreveu:Duvido muito, a versão terrestre custa uns 62 milhões de euros, e o Typhoon é bem mais caro. O problema maior é a cotação do Euro, se tivesse com paridade, ele seria mais barato que o F-18E. Mesmo assim a diferença de preço não é significativa, dado que o F-18E não custa menos de 90 milhões de dólares a unidade.
Eu falo que seria salgada em relação ao SH o que faz o o Rafale ser muito caro é o Euro, porém se ocorrer vendas no exterior o preço dele tende a diminuir.
Não se esqueçam dos nossos 200 bilhões de dólares lá no tesouro americano.... O que faz qualquer vendinha de 10 bilhões uma piada...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
PRick
#4354
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:27 pm
GDA_Fear escreveu:Duvido muito, a versão terrestre custa uns 62 milhões de euros, e o Typhoon é bem mais caro. O problema maior é a cotação do Euro, se tivesse com paridade, ele seria mais barato que o F-18E. Mesmo assim a diferença de preço não é significativa, dado que o F-18E não custa menos de 90 milhões de dólares a unidade.
Eu falo que seria salgada em relação ao SH o que faz o o Rafale ser muito caro é o Euro, porém se ocorrer vendas no exterior o preço dele tende a diminuir.
Os numeros dos contratos reais e oficiais não dizem isso, segundo o Congresso dos EUA, cada F-18E custou um pouco mais de 90 milhões de dólares, o contrato com a Austrália cada F-18F saiu por 129 milhões de dólares a unidade.
O último numero divulgado pela Assembleia Nacional da França para o Rafale, foi entre 60 e 70 milhões de euro, o mais caro para a versão naval.
[]´s
-
PRick
#4355
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:29 pm
gaitero escreveu:GDA_Fear escreveu:
Eu falo que seria salgada em relação ao SH o que faz o o Rafale ser muito caro é o Euro, porém se ocorrer vendas no exterior o preço dele tende a diminuir.
Não se esqueçam dos nossos 200 bilhões de dólares lá no tesouro americano.... O que faz qualquer vendinha de 10 bilhões uma piada...
Nossas reservas não estão em moeda corrente, a maioria, e duvido que os franceses não aceitassem dólares como pagamento, o importante são os preços finais dos pacotes, e seus conteúdos.
[]´s
-
GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
#4356
Mensagem
por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 1:32 pm
Eu não vejo os valores como algo importante no final, vejo que cada concorrente terá sua oferta e o que de fato vai contar serão as vantagens tecnológicas. Um SH sem vantagens tecnológicas pode ser bom a alguns, mas péssimos à nação, o Rafale com parceiras em demais áreas como, por exemplo, na produção do nEUROn ou no míssil meteor, seria algo muito interessante, já o gripen oferecendo uma grande parceria ao Brasil no desenvolvimento completo do Caça seria algo fantástico. Por outro lado cada qual tem seu risco e isto também deve pesar no final.
Outras vantagens no campo político e diplomático também contam agora e contam muito.
Já a qualidade do caça em si, esta já não é muito valiosa, porque todos sem exceção trarão vantagens à FAB, suprindo por completo suas necessidades, talvez uns ofereçam mais e outros menos, mas no final o que vai contar é como eles serão utilizados, se serão feitas novas bases, quais serão as estratégias que a FAB vai utilizar e tudo mais.
*Um SH sem vantagens ?? Vai haver TOTs creio que não seja um SH sem vantagem,caso contrário nem estaria na Short-List.
*Neuron é demonstrador de tecnologia 6°G, mal entramos na 5°.
*Meteor está pronto porém em fase de testes, logo não há como entrar nessa.
*O que eu estou dizendo é que se o caça vai oferecer X e outro também X devemos pegar os mais baratos.Resumindo ToTs x Preço. Capacidades de cada vetor eu não conto uma vez que todos atendem e muito os requisitos mínimos da FAB.
-
gaitero
- Sênior
- Mensagens: 4237
- Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm
#4357
Mensagem
por gaitero » Sáb Jul 04, 2009 1:35 pm
PRick escreveu:gaitero escreveu:
Não se esqueçam dos nossos 200 bilhões de dólares lá no tesouro americano.... O que faz qualquer vendinha de 10 bilhões uma piada...
Nossas reservas não estão em moeda corrente, a maioria, e duvido que os franceses não aceitassem dólares como pagamento, o importante são os preços finais dos pacotes, e seus conteúdos.
[]´s
Ora prick, ninguem faz uma compra desta e paga a vista....
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
PRick
#4358
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:42 pm
GDA_Fear escreveu:Eu não vejo os valores como algo importante no final, vejo que cada concorrente terá sua oferta e o que de fato vai contar serão as vantagens tecnológicas. Um SH sem vantagens tecnológicas pode ser bom a alguns, mas péssimos à nação, o Rafale com parceiras em demais áreas como, por exemplo, na produção do nEUROn ou no míssil meteor, seria algo muito interessante, já o gripen oferecendo uma grande parceria ao Brasil no desenvolvimento completo do Caça seria algo fantástico. Por outro lado cada qual tem seu risco e isto também deve pesar no final.
Outras vantagens no campo político e diplomático também contam agora e contam muito.
Já a qualidade do caça em si, esta já não é muito valiosa, porque todos sem exceção trarão vantagens à FAB, suprindo por completo suas necessidades, talvez uns ofereçam mais e outros menos, mas no final o que vai contar é como eles serão utilizados, se serão feitas novas bases, quais serão as estratégias que a FAB vai utilizar e tudo mais.
*Um SH sem vantagens ?? Vai haver TOTs creio que não seja um SH sem vantagem,caso contrário nem estaria na Short-List.
*Neuron é demonstrador de tecnologia 6°G, mal entramos na 5°.
*Meteor está pronto porém em fase de testes, logo não há como entrar nessa.
*O que eu estou dizendo é que se o caça vai oferecer X e outro também X devemos pegar os mais baratos.Resumindo ToTs x Preço. Capacidades de cada vetor eu não conto uma vez que todos atendem e muito os requisitos mínimos da FAB.
O NEURON é um projeto em andamento, não é um demonstrador de tecnologia, ele será usado junto com o Rafale, os modelos de 02 lugares do Rafale já foram encomendados em maior quantidade, visando o controle de NEURONS.
[]´s
-
Benke
- Sênior
- Mensagens: 1047
- Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am
#4359
Mensagem
por Benke » Sáb Jul 04, 2009 1:50 pm
Assim como o Gripen
ars longa vita brevis
-
PRick
#4360
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:59 pm
Sobre a participação no Meteor, creio que devemos encarar isso de outra forma, é bem possível que recebamos tecnologia e peças para fazer um Meteor dos pobres, que tal um S-530D com a cabeça de guiagem do Meteor e um novo motor.
[]´s
-
Benke
- Sênior
- Mensagens: 1047
- Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am
#4361
Mensagem
por Benke » Sáb Jul 04, 2009 2:16 pm
Interessante
Porque não trazer a Mectron para bordp?
ars longa vita brevis
-
GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
#4362
Mensagem
por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 2:54 pm
PRick escreveu:Sobre a participação no Meteor, creio que devemos encarar isso de outra forma, é bem possível que recebamos tecnologia e peças para fazer um Meteor dos pobres, que tal um S-530D com a cabeça de guiagem do Meteor e um novo motor.
[]´s
*É mais fácil recebermos os AIM-120C7
-
PRick
#4363
Mensagem
por PRick » Sáb Jul 04, 2009 3:30 pm
GDA_Fear escreveu:PRick escreveu:Sobre a participação no Meteor, creio que devemos encarar isso de outra forma, é bem possível que recebamos tecnologia e peças para fazer um Meteor dos pobres, que tal um S-530D com a cabeça de guiagem do Meteor e um novo motor.
[]´s
*É mais fácil recebermos os AIM-120C7
Esses americanófilos só gostam de pratileiras, e essa ainda fica estocada lá nos EUA.
[]´s
-
GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
#4364
Mensagem
por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 3:52 pm
PRick escreveu:GDA_Fear escreveu:
*É mais fácil recebermos os AIM-120C7
Esses americanófilos só gostam de pratileiras, e essa ainda fica estocada lá nos EUA.
[]´s
De acordo com as propostas receberiamos as TOTS das mesmas(aim-120c7) e outra se não recebermos só fazer engenharia reversa
, estocada eu te garanto que não fica,pode acreditar, nós não somos o Chile
com todo respeito.
-
Carlos Mathias
#4365
Mensagem
por Carlos Mathias » Sáb Jul 04, 2009 10:34 pm