Reginaldo Bacchi escreveu:helio escreveu:
Já que o numero de Leo 1Be é escasso e a disponibilidade dos M113 é baixa, aguardando reforma que pode ainda demorar anos, é preferivel desativar alguns RCB, e reativá-los quando tiver condições. Loucura? Não sei, afinal o 3RCC ficou desativado por quase 5 anos.
Hélio
Bastante logico!
Bacchi
Contrariando a opinião do meu mestre e guru Bacchi, diria que pode ser lógico, mas não seria sensato desativar unidades militares. O que é desativado só volta a funcionar com muito esforço ou corre o risco de nunca mais ser reativado. É a pergunta que o administrador fará: "se não fazia falta porque razão voltar à ativa?". Creio que o comando do exército não fará esta opção de maneira alguma. Eu não faria.
Num livro que falava sobre o exército alemão após a primeira guerra e o tratado de Versalhes, que limitava o tipo de armas que eles poderiam usar, tinha uma foto de manobras militares com soldados alemães segurando grandes painéis de madeira com blindados desenhados neles. A explicação era que, como não tinham carros de combate, os militares colocavam os painéis no campo de manobras numa função didática de como deveriam posicionarem-se, como avançar, etc. Sobrava para os pobres recrutas movimentarem os painéis de um lado para outro.
O exército brasileiro poderia fazer o mesmo. Como não tem os CC compraria algo que servisse de "painel". Penso na possibilidade do Marder, um veículo pesadão, alemão, que existe em grande quantidade na Alemanha. Nas manobras e treinamentos eles fariam o papel dos Leopard, até conseguir algo para os substituir.