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Enviado: Qua Mai 09, 2007 5:04 pm
por Marino
Explique como alguém com o salário de almirante consegue um iate oceânico a motor para passear na Baía de Guanabara.

Você tem fixação no Alte Janot. Eu lhe escrevi anteriormante para checar o patrimônio familiar dele.
Se tem algum dado a mais:
Ministério Público Militar
Setor de Autarquias Sul
Praça dos Tribunais Superiores
Brasília (sua cidade)
CEP 70070-80

Foi parar na primeira página de O Globo. Fui eu quem escreveu a denúncia contra os problemas do Tigerfish, uma compra idiota sob todos os sentidos.

Sim, o mesmo tp da Royal Navy a época. Realmente idiota.

Imbecilidade é deixar lambris e escada de madeiras numa fragata depois da Guerra das Malvinas

este é seu mantra. O Degan tem o dele, este é o seu. OOOOOMMMMM.

Quanto ao Seawolf, ele sempre acerta os alvos nos exercícios. Os Aspides, até agora, falharam.

Tem certeza?

Um dos cânceres foi aposentado recentemente. Antes que eu pudesse lhe extirpar (estava com uma excelente documentação na mão, uma delas referente a equipamentos norte-americanos para os submarinos).

De novo:
Ministério Público Militar
Setor de Autarquias Sul
Praça dos Tribunais Superiores
Brasília (sua cidade)
CEP 70070-80

Enviado: Qua Mai 09, 2007 5:08 pm
por Marino
Pepê Rezende escreveu:
Marino escreveu:Caro Walter
Ao ler seu post falei com um colega de turma submarinista e o mesmo me falou que era um torpedo de exercício, em que as ordens de mudança de rumo do tp não foram atendidas (estepes de guinada), e houve uma interpretação de que o tp poderia ter atingido o submarino.
Mesmo que isso tivesse ocorrido, o sub teria somente uma mossa para pintar. Ou seja, nada do escândalo escrito por nosso colega jornalista.
Forte abraço


Não era um torpedo de exercício o que foi disparado na raia da Ilha Rasa. O comandante mandou o barco para o fundo e ordenou silêncio quando perdeu o sinal, o torpedo passou pelo barco sem atingí-lo graças à manobra brilhante que salvou mais de 70 vidas. Para azar do comandante, ele atingiu uma rocha não carteada no fundo. O fato está bem documentado e noticiei com todos os detalhes, inclusive alguns documentos secretos da Marinha. A propósito, o incidente foi reconhecido como verdadeiro por nota do ministro Sabóia, um cara digno.

Desculpe-me contradizê-lo

Pepê

Basta checar quando ocorreu o primeiro tiro real de Tigerfish pela MB.
Verá que foi na década de 90, e não nos 80.
A MB postergou por muito tempo o tiro real, até que o fabricante garantisse a solução do problema encontrado.
Tenho TOTAL confiança em quem me deu os dados, um dos mais brilhantes submarinistas na ativa.
Complementando - se foi na ilha Rasa, com certeza não foi real.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 5:19 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Marino escreveu:Caro Walter
Ao ler seu post falei com um colega de turma submarinista e o mesmo me falou que era um torpedo de exercício, em que as ordens de mudança de rumo do tp não foram atendidas (estepes de guinada), e houve uma interpretação de que o tp poderia ter atingido o submarino.
Mesmo que isso tivesse ocorrido, o sub teria somente uma mossa para pintar. Ou seja, nada do escândalo escrito por nosso colega jornalista.
Forte abraço


Não era um torpedo de exercício o que foi disparado na raia da Ilha Rasa. O comandante mandou o barco para o fundo e ordenou silêncio quando perdeu o sinal, o torpedo passou pelo barco sem atingí-lo graças à manobra brilhante que salvou mais de 70 vidas. Para azar do comandante, ele atingiu uma rocha não carteada no fundo. O fato está bem documentado e noticiei com todos os detalhes, inclusive alguns documentos secretos da Marinha. A propósito, o incidente foi reconhecido como verdadeiro por nota do ministro Sabóia, um cara digno.

Desculpe-me contradizê-lo

Pepê

Basta checar quando ocorreu o primeiro tiro real de Tigerfish pela MB.
Verá que foi na década de 90, e não nos 80.
A MB postergou por muito tempo o tiro real, até que o fabricante garantisse a solução do problema encontrado.
Tenho TOTAL confiança em quem me deu os dados, um dos mais brilhantes submarinistas na ativa.
Complementando - se foi na ilha Rasa, com certeza não foi real.



Pêpe. Fica muito difícil para mim te passar detalhes(até pq dos que eu estava autorizado a manusear já esqueci de alguns).

No entanto , tudo que está sendo postado pelo Marino "bate" exatamente com os FATOS que eu vivenciei.


Tiro com armação completa da ogiva, de fato só na década de 90. O Tigerfish teve uma entrada meio nervosa na MB. Era criticado por muitos. só que essas críticas eram eivadas de desconhecimento.

Pois o real problema ali era do sistema de direção de tiro-SDT, e não do torpedo propriamente dito. A MB solucionou este problema(o que gerou um tremendo Know How para o ConForSub/CASNAV/DSAM) e o Tigerfish não deu mais nenhum problema.

Se vc tomar por base os problemas do Tigerfish na RN, deverá ter uma surpresa de que técnicos da Marconi estiveram no Brasil para verificar nossas soluções com o torpedo. Curiosamente eles pararam de ter os probelams com Tigerfish após este Intercâmbio.(...)

Tanto é que o Tigerfish, continuou em serviço na RN em paralelo ao ESPEARFISH.

sds

Walter[/i]

Enviado: Qua Mai 09, 2007 5:22 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sei lá Srs,

O pessoal da MB é bem sério e super competente no que diz respeito a avaliações... se eles dizem não para algo é porque devem ter bons motivos para isso! :wink:

Acho que temos que dar crédito para eles... se eles não gostam dos russos é porque algo saiu muito errado ou não foi satisfatório para o que a MB espera (sem neura)!

[]s
CB_Lima


São extremamente competentes. Tão competentes que quasde perderam um submarino por causa da escolha errada de um torpedo, sem falar da compra do Aspide, uma imbecilidade sem tamanho, quando a era dos lançadores verticais já estava firmada.

São umas antas que adoram $$$$.

Abraços

Pepê



SE vc se refere ao sinistro verificado à bordo do sub Humaitá na década de 80 durante faina de disparo de um torp Tigerfish submerso, o incidente não é incomum, ocorreu de fato,(não estou autorizado a comentar à respeito), mas adianto que o fabricante foi devidamente comunicado da ocorrência do sinistro e instado a resolver o problema. O que foi tão logo implementado sem custos adcionais à MB tão logo a solução técnica foi encontrada.

sds

Walter

Caro Walter
Ao ler seu post falei com um colega de turma submarinista e o mesmo me falou que era um torpedo de exercício, em que as ordens de mudança de rumo do tp não foram atendidas (estepes de guinada), e houve uma interpretação de que o tp poderia ter atingido o submarino.
Mesmo que isso tivesse ocorrido, o sub teria somente uma mossa para pintar. Ou seja, nada do escândalo escrito por nosso colega jornalista.
Forte abraço


Positivo. Confirmo esse detalhe do torp com cabeça de exercício.

sds

Walter

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:12 pm
por Morcego
só pra promover a discordia:

OS RUSSOS PARECEM SABER BEM COMO PERDER SEUS SUBS COM OS PRÓPRIOS TORPEDOS..


Imagem

PELO MENOS AS ESCADAS DO AMRJ PARECEM ESTAR EM MELHORES CONDIÇÕES.

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:23 pm
por Pepê Rezende
cicloneprojekt escreveu: Não posso falar de gerenciamento, mas posso falar de bloqueio externo quase criminoso por parte de terceiros países(vide o famoso caso do motor elétrico que não voltou da Inglaterra, nós tivermos que aprender a fazer o serviço que não foi feito lá, aqui, e aprendemos.)


Sei disso, mas o gerenciamento foi falho. Sempre se domina uma área antes de passar para a seguinte. Não fizemos assim e dispersamos recurosos

cicloneprojekt escreveu: Tentaram sim. Não vou discutir com vc detalhes que nem me foram passados obviamente(eu era apenas um terceiro sargento) , mas garanto a vc que se vc está dizendo que não houve nada, a operação abafa em torno do caso foi bem feita.


Estou falando, especificamente, dos russos...

cicloneprojekt escreveu: O pessoal da casa Mayrink Veiga de fato, é personagem de várias estórias. No entanto como não posso provar nada disso, evito comentários. Qto. a atuação de altes. de maneira não condizente com sua condição de marinheiros impolutos, entrego a responsabilidade ao MPM, e no que couber, ao orgão adequado a investigação de pessoal diplomático.


Eu vi uma cena impagável numa comemoração no Ministério. O senhor Tony Mairink Veiga estava bebendo um uísque. Quando acabou, procurou um garçon. Ao não encontrar, colocou o copo na mão de um almirante e se mandou...

cicloneprojekt escreveu:Em tempo Pêpe. Ainda não te ocorreu que desde o epsódio do Tigerfish vc é brindado com contra-infos que acabam por dificultar seu entendimento sobre boa parte até mesmo de questões técnicas(principalmente aquelas que não estão ligadas à industria? :wink: . Talvez seja por isso que as informações que tenho invariavelmente sejam diametralmente contrárias às suas. Digo isso pq até na poderosa(PETROBRAS) onde trabalho atualmente, se faz isso. Sobre a o MODFRAG já discutimos á respeito, o Marino acabou por repetir todos os argiumentos que já coloquei, e sinceramente eu não mudei um centímetro de idéia.


Ou seja, vc concorda que se mantenha material inflamável nas fragatas depois de uma reforma cara e demorada. Quanto a questão da desinformação, acredito nas minhas fontes. Gastamos mais de US$ 2 bi no submarino nuclear e não temos nenhum resultado concreto para a Armada. França, Grã-Bretanha e China fizeram os seus gastando bem menos (estou levando em conta a desvalorização do dólar nesse período). A propósito, houve uma proposta norte-americana para a reforma dos Tupi e Tikuna, impulsionada por um certo almirante que passou a andar de iate novinho na Baía de Guanabara há uns seis meses... Graças a Deus, está fora. Acredite, me entristeceria demais jogá-lo nas páginas do jornal onde trabalho, como também me entristeceu ter de publicar o que publiquei sobre o quase acidente com o Tigerfish.

Pepê

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:38 pm
por Pepê Rezende
Marino escreveu: Basta checar quando ocorreu o primeiro tiro real de Tigerfish pela MB. Verá que foi na década de 90, e não nos 80.
A MB postergou por muito tempo o tiro real, até que o fabricante garantisse a solução do problema encontrado. Tenho TOTAL confiança em quem me deu os dados, um dos mais brilhantes submarinistas na ativa.
Complementando - se foi na ilha Rasa, com certeza não foi real.


cicloneprojekt escreveu:Tiro com armação completa da ogiva, de fato só na década de 90. O Tigerfish teve uma entrada meio nervosa na MB. Era criticado por muitos. só que essas críticas eram eivadas de desconhecimento. Pois o real problema ali era do sistema de direção de tiro-SDT, e não do torpedo propriamente dito. A MB solucionou este problema(o que gerou um tremendo Know How para o ConForSub/CASNAV/DSAM) e o Tigerfish não deu mais nenhum problema. Se vc tomar por base os problemas do Tigerfish na RN, deverá ter uma surpresa de que técnicos da Marconi estiveram no Brasil para verificar nossas soluções com o torpedo. Curiosamente eles pararam de ter os probelams com Tigerfish após este Intercâmbio.(...) Tanto é que o Tigerfish, continuou em serviço na RN em paralelo ao SPEARFISH.


O primeiro tiro BEM-SUCEDIDO ocorreu na década de 1990. O Tigerfish Mod 0 alijava o carretel de guiagem na hora de disparar o torpedo. Ele era ejetado por ar comprimido antes de ligar a propulsão do torpedo. O carretel ficava balançando embaixo do casco e o cabo de guiagem, quase que invariavelmente, se rompia. Entre as informações falsas passadas à MB para a compra dessa bosta de torpedo, estava a de que ele teria afundado o Belgrano.

O almirante que assinou o contrato, que já deve estar no inferno, endossou essa barbaridade (os britânicos usaram um torpedo concebido na Segunda Guerra Mundial porque não confiavam no Tigerfish Mod 0). O Reino Unido recusou-se a mudar o sistema dos torpedos até que minha matéria detonou o problema. Nossos torpedos receberam, então, o sistema de guiagem dos Tigerfish Mod 1, que permanecem no tubo durante toda a corrida do torpedo e só depois são alijados.

No caso do Humaitá, o cabo se rompeu graças ao processo dinâmico imposto ao cabo pelo deslocamento do submarino, UM DEFEITO CONHECIDO antes da compra do equipamento (no processo de aquisição havia um voto contrário de um capitão de fragata que destacava o problema).

Conheço bem o processo e fui até ameaçado de morte (acredito que pela turma do senhor Toni Mairink Veiga).

Abraços

Pepê

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:41 pm
por Matheus
Vcs não querem discutir isso em outro tópico?

o que isso tem haver com Hi-low para a FAB?

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:44 pm
por Kratos
É mesmo, já estamos em submarinos. :lol: :lol: :lol:

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:47 pm
por Pepê Rezende
Marino escreveu:Você tem fixação no Alte Janot. Eu lhe escrevi anteriormante para checar o patrimônio familiar dele.
Se tem algum dado a mais:
Ministério Público Militar
Setor de Autarquias Sul
Praça dos Tribunais Superiores
Brasília (sua cidade)
CEP 70070-80


Não preciso, o almirante sob suspeita foi para a reserva... Se tivesse concluído alguma das maracutaias que plantou eu colocaria seu nome aqui. O patrimônio dele era compatível com o veleiro que possuía antes, não com o troller que comprou da Inace (aliás, ele fechou alguns contratos com a Inace antes de ir para a reserva).

Marino escreveu:Sim, o mesmo tp da Royal Navy a época. Realmente idiota.


E porque compramos se havia um parecer contrário à compra? A propósito, tínhamos uma oferta para fabricar torpedos guiados aqui. A propósito, eram confiáveis, mas não ofereceram algumas vantagens. Uma delas, o almirante que comprou os Tigerfish foi contratado pela Mairink Veiga assim que deixou a Marinha.

Marino escreveu: Este é seu mantra. O Degan tem o dele, este é o seu. OOOOOMMMMM.


Se vc acha que isso é simples mantra, ainda bem que não está mais na ativa...

Marino escreveu: Tem certeza?


Foi o que ocorreu na última Unitas... Está documentado.

Marino escreveu:De novo:
Ministério Público Militar
Setor de Autarquias Sul
Praça dos Tribunais Superiores
Brasília (sua cidade)
CEP 70070-80


Não preciso. Foi extirpado!

Pepê

Se quiserem discutir

Enviado: Qua Mai 09, 2007 6:48 pm
por Pepê Rezende
Vcs têm meu EMail.

Pepê

Re: Se quiserem discutir

Enviado: Qua Mai 09, 2007 8:46 pm
por faterra
Totalmente off topic. Mas que está interessante, não tenho dúvidas. Se é que podemos dizer assim, está reinando um "silêncio" no tópico, ninguém está postando, talvez, com receio de desviar o assunto. :wink:

Re: Se quiserem discutir

Enviado: Qua Mai 09, 2007 11:01 pm
por Pepê Rezende
faterra escreveu:Totalmente off topic. Mas que está interessante, não tenho dúvidas. Se é que podemos dizer assim, está reinando um "silêncio" no tópico, ninguém está postando, talvez, com receio de desviar o assunto. :wink:


Eu estou desviando o tema. Em minha pobre opinião, o Sampa, que poderia ser um laboratório fantástico, transformou-se, pela má-gestão da Marinha, num elefante branco. É uma lástima. Eu o equiparia com Rafale ou F-18A/B/C/D,. aviões já testados em seu convés. Poderia haver um mix de 20 Hornet (ou Rafale) e 20 Skyhawk (com turbinas F404, como os de Cingapura) a bordo. Um senhor poder de fogo.

Pepê

Enviado: Qui Mai 10, 2007 12:20 am
por Kratos
Pepê, você como jornalista da área teria idéia de quantos caças F-5 já foram modernizados? (se você puder ceder a informação é claro)

Enviado: Qui Mai 10, 2007 12:24 am
por Luís Henrique
Não parem. Assunto muito interessante... :lol: